SAE Seção São Paulo

SAE Seção São Paulo

Compartilhar

SAE - Sociedade de Engenheiros da Mobilidade A SAE BRASIL está presente em todo o território nacional por meio 10 Seções Regionais.

A Seção São Paulo é uma destas 10 Regionais integrantes da SAE Brasil e junto com as Seções Campinas, São Carlos, Piracicaba e São José dos Campos compõe a Região do Estado de São Paulo. Assim como o Escritório Central da SAE, as Regionais tem a missão de disseminar conhecimento aos profissionais da mobilidade. Seguindo a vocação tecnológica de cada região, implementam um calendário anual de eventos – Colloquiuns, Fóruns e Painéis – ligados aos mais diversos temas da mobilidade.

Photos 03/06/2013

Iniciou o simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia

27/05/2013

Ao logo dessa semana vamos dar uma palinha aos nossos seguidores sobre os blocos no nosso Simposio Novos Materias e Nanotecnologia a ser realizado na próxima semana

Painel Universidades, Institutos de pesquisa e órgãos do governo;

Neste painel o Sr. Afonso Abrami, sócio diretor da Piraciane Desenvolvimento de Empresas, mostrará aos presentes o impacto que o programa INOVAR AUTO pode ter para a pesquisa e desenvolvimento de materiais para o setor automotivo. Como este programa é uma nova oportunidade e ao mesmo tempo um desafio que pode mudar a relação indústria automotiva e universidade criando um canal forte e permanente de projetos de P&D ligados a área de materiais.

A Dra. Zehbour Panossian, Diretora de Inovação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e uma das maiores especialistas brasileiras em corrosão e proteção superficial, mostrará que a instituição centenária do IPT, criado a partir dos laboratórios de resistência de materiais da escola politécnica, esta mais renovada do que nunca, com novos laboratórios de como os de; bionanomanufatura, micromanofatura , corrosão, laboratório de ligas entre outros, e buscando uma relação cada vez mais forte com a indústria automotiva..

O Dr. Antonio J. Ramirez do Laboratório Nacional de Nanotecnologia- LNNNano estará apresentando os últimos avanços na área de soldagem e processamento de materiais por atrito – Friction Stir Welding – processo que tem revolucionado as uniões Al/Aço nos veículos mais modernos fabricados por montadoras asiáticas, incluindo exemplos das aplicações relevantes já existentes no Brasil.

O Prof. Dr. Gustavo Martini Daiplan- Vice reitor da Universidade Federal do ABC estará apresentando o que esta jovem Universidade, criada para desenvolver nichos de engenharia não cobertos pelas universidades tradicionais e localizada no berço da indústria automotiva brasileira está fazendo em termos de Nanotecnologia.

Para mais informçãoes acessem nosso site www.saebrasil.org.br

Photos 23/05/2013

Participem!!!!
Curtam!!!!!
Compartilhem, esse será um grande evento realizado pela Seção São Paulo em 03 de Junho

Photos 22/05/2013

SAE BRASIL - Seção São Paulo - Discute novos materiais e avanços na nanotecnologia em SP

A evolução dos estudos da nanotecnologia e o surgimento de materiais que inovarão e proporcionarão mais qualidade de vida ao ser humano são alguns dos assuntos que serão discutidos no Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia. O encontro será realizado dia 3 de junho, no Centro de Convenções Milenium (rua Dr. Bacelar, 1.043, Vila Mariana, SP).

A nanotecnologia estuda a manipulação da matéria numa escala atômica e ou molecular, e busca inovar invenções para proporcionar mais qualidade de vida ao ser humano e novas propriedades, nunca antes alcançadas pelos materiais tradicionais.

Promovido pela Seção São Paulo da SAE BRASIL, o encontro irá debater os avanços em novos materiais, o desenvolvimento de equipamentos que possibilitem a manipulação em escala manométrica e, ainda, levantar as evoluções sobre o assunto no mundo e no Brasil. “Além disso, este ano abordaremos os temas relacionados às novas regras Inovar Auto, que tem sido um grande desafio para a indústria nacional”, explica o chairperson do encontro, Marco Colosio.

Segundo o diretor da Seção São Paulo, Edgar De Lucas, o contínuo aparecimento de novas aplicações das chamadas nano formas na indústria automobilística não deixa dúvidas de que o futuro chegou. “E no Brasil, as necessidades de redução de massa e otimização de consumo de combustível impostas pelo novo regime automotivo trazem impulso adicional, permitindo que os novos desenvolvimentos globais possam chegar mais rapidamente ao nosso mercado”, comenta.

O simpósio reunirá empresas que integram a cadeia automotiva e as intuições de pesquisas que realizam estudos no campo de materiais e nanotecnologia. “Desta forma a junção de interesses pode servir de trampolim para as novas iniciativas daqui para frente”, diz.Colosio.

O engenheiro acredita que a necessidade de desenvolvimento de novos materiais e ou uso da nanotecnologia é um dos caminhos mais promissores para alcançar as reduções de massas e custos e aumento de desempenho, sempre perseguidos pelas montadoras. “Nunca estivemos com tantas oportunidades em viabilizar P&D como agora”, comenta.

Para Edgar De Lucas, a indústria vive uma era de profundas transformações na forma como trabalha os materiais e seus processos produtivos. “Novas ferramentas surgem em consequência, na simulação computacional e nos métodos de fabricação das nanoestruturas. Uma verdadeira mudança de patamar, da pura pesquisa científica, com seus laboratórios e prototipagem especializados, até a industrialização dos novos produtos, com seus desafios comerciais, de confiabilidade e produtividade”, diz.

Photos 22/05/2013

Participe desse importate Simpósio de Novos Materiais e Nanotecnologia a ser realizado dia 03 de Junho

20/05/2013

Meus amigos, a SAE BRASIL tem mantido seu comprometimento com as ações de difusão e capacitação de conhecimento de forma atuante e totalmente compassada com as necessidades da sociedade como um todo. Como parte deste time vitorioso, convido todos vocês que atuam e ou pretendem atuar e estejam relacionados ao segmento de materiais e nanotecnologia a participarem deste simpósio em junho. Com a colaboração de um comitê estruturado precisamente com profissionais reconhecidos deste meio foi possível a criação de uma grade de palestras e debates formados por especialistas e líderes de nossa comunidade que nos mostrarão a atual posição que estamos e para onde estamos indo. Instituições científicas, como o LNNano, UFABC e IPT participarão em conjunto com diversas empresas, dentre elas a GM, Volks, Mercedes, 3M, Novelis e muitas outras. Não poupamos esforços porque nossa sociedade merece um evento digno desta grandeza e vocês poderão fazer parte de sua efetivação.

Marco Colosio, Chairperson do Evento 2013

Simpósio SAE BRASIL de Veículos Eletricos e Híbridos 13/11/2012
31/10/2012

Estamos vivenciando uma das maiores reviravoltas na história automobilística.
Nunca o mundo se dedicou tanto à causa ecológica. E nesse cenário, o automóvel passou a se tornar um verdadeiro vilão.
Reinventar o automóvel para o século 21 se faz, portanto, urgente e necessário.
Uma corrida tecnológica se iniciou e, fundamentados em previsões reais de lucro futuro ou para sedimentar o poder de suas marcas, várias montadoras já possuem protótipos e até veículos de série para atender a esta incipiente demanda.
Diversas tecnologias estão sendo literalmente experimentadas no mercado, provindas em sua grande maioria dos mercados tradicionais como EUA, Europa e Japão, onde, justificadamente ou não, a necessidade por uma alternativa ao petróleo é mais eminente.
No Brasil está sendo formado um corpo técnico para atender a esta nova demanda tecnológica, tanto para aplicação como para desenvolvimentos específicos, bem como já se vislumbra um seguimento da tendência de mercado internacional, com a penetração gradativa, mesmo que talvez mais lenta que em outros mercados, dos modelos híbridos, puramente elétricos e os híbridos de autonomia estendida.
Neste simpósio, iremos abordar todos os aspectos desta tendência para o mercado brasileiro.
Quais as tendências mundiais? Quais tecnologias fazem mais sentido para o Brasil? Que tipo de infraestrutura é necessária e quais os planos de implementação? Já se planeja o “Smart-Grid”? Que tecnologias estão em desenvolvimento localmente? Quem são os principais players?
E o fundamental para a SAE Brasil: Qual será o papel da engenharia brasileira nesta nova onda da indústria automobilística, que temos o privilégio de vivenciar?.

Anexar o folder eletrônico: http://www.saebrasil.org.br/secoes_regionais/Default.aspx?cod_evento=792

Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos - Seção São Paulo

Photos 24/10/2012

Veja abaixo as últimas novidades sobre mobilidade elétrica no Brasil e exterior.

Quer que seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em São Paulo?

Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Localização

Entre em contato com a escola/colégio

Telefone

Endereço


São Paulo, SP