Eusoubilínguenojapão

Eusoubilínguenojapão

Share

MÃE BILÍNGUE SE CONSTRUINDO COM EMPATIA, E TRASNFORMANDO O EDUCAÇÃO NO JAPÃO

03/31/2026

Essa carta é de uma ex-aluna do Aceleração… hoje, formada 🎓💛

Histórias como a dela mostram que é possível — com apoio, orientação e coragem.

✨ Inscrições abertas ✨
Pode ser a sua vez.

02/01/2026

2025 foi um ano silenciosamente intenso.

Um ano em que precisei tomar decisões que eu nunca imaginei que teria força para tomar.

Decisões que não vieram da razão apenas… vieram com o coração apertado, com noites sem dormir e com a sensação de estar andando no escuro.

Houve momentos em que me senti perdida.
Como se tudo o que eu tinha construído precisasse ser revisto ao mesmo tempo.

Foi entender que redirecionar não é fracassar, é escutar o que já estava pedindo espaço há muito tempo.

2025 foi menos sobre conquistas e mais sobre reconstrução e alinhar a rota.
Sobre aceitar que crescer às vezes significa mudar de direção e isso pode doer.
E que, mesmo quando dói, descobrir novos caminhos também é uma forma de continuar.

07/16/2025
Photos from Eusoubilínguenojapão's post 07/03/2025

Eu cresci acreditando que as coisas seriam diferentes para meu filho.

Quando eu era criança, ouvi: “Volta pro Brasil”, “Você não entende japonês?”. Eu achava que era porque eu não falava bem, porque era brasileira, porque não era boa o bastante.

Por isso, fiz de tudo para que meu filho tivesse outro caminho: cuidei para que ele dominasse a língua, tivesse boas notas, orgulho de ser brasileiro e confiança em si mesmo.

Mas hoje ele voltou para casa chorando, depois de ouvir as mesmas palavras.

Percebi que o problema nunca esteve em nós. E que não dá para esperar a sociedade mudar para só então agir.

Por isso, tenho conversado com especialistas da educação para levar nossa experiência, com a nossa voz. E também entendi que precisamos ensinar nossos filhos a se protegerem dessas violências, que aparecem de repente.

Gostaria muito de ouvir as experiências de outras mães. Como têm enfrentado isso? O que tem ajudado vocês e seus filhos?

✨ Vamos falar sobre isso.

Photos from Eusoubilínguenojapão's post 06/29/2025

Hora de contar como foi Boston 🤭🇺🇸

Cresci no Homi Danchi, onde ser imigrante significava viver com menos — menos acesso, menos escuta, menos chance. Onde, se fosse pelos privilégios que nos foram negados, eu deveria estar muito atrás.

Mas ali, em Boston, algo aconteceu. Pela primeira vez, não precisei ser “a brasileira”, “a japonesa”, “a mãe”, “a esposa” ou “a imigrante esforçada”. Eu fui apenas Iassue — com tudo o que sou. E isso foi libertador. Tão novo pra mim.

Cheguei com uma mala e o coração aberto para recomeçar do zero. Desaprendi o que já não era meu. Aprendi o que me nutre. Em quatro semanas, fui reconstruída para uma nova fase da vida.

Todos os dias eu me surpreendia com o espaço que estava ocupando: tão preciso, tão privilegiado — mesmo tendo partido de um lugar com tão pouco.

Essa experiência me deu mais do que ferramentas. Me deu esperança: de que nossas crianças, mesmo nascendo em contextos invisibilizados, chegarão em lugares que hoje ainda nem conseguimos imaginar.

E então, minha musa de 82 anos, que criou essa formação em Boston para mulheres do Japão, segurou minhas mãos, me olhou nos olhos e disse:
“Look how far you made it!”
E isso… disse tudo. 💛

Photos from Eusoubilínguenojapão's post 05/04/2025

Às vezes a gente acha que certos lugares não foram feitos pra nós.

Quando fui chamada por uma fundação para um processo seletivo para representar mulheres líderes do Japão em uma formação na Babson College — uma das universidades mais respeitadas do mundo na área do empreendedorismo — eu nem cogitei a possibilidade de ser escolhida.

Naquele momento, eu enfrentava um dos períodos mais difíceis da minha trajetória no trabalho social. Manter uma NPO viva, oferecendo um serviço essencial para a comunidade, exige muito mais do que força de vontade. Mesmo com experiência em escrever projetos e buscar apoio, nada é garantido.

Entre idas e vindas, cansaços e silêncios, sigo tentando construir algo maior. E mesmo com inseguranças, dúvidas e medos, decidi aceitar quando recebi a notícia: fui selecionada, com formação, moradia e alimentação totalmente custeadas.

Aceitei porque acredito que essa conquista não é só minha. Ela também pertence a todos que depositaram fé, apoio e confiança em mim — e que sonham em ver mudanças reais dentro da nossa comunidade brasileira no Japão.

Se você é um brasileiro vivendo aqui e às vezes duvida do seu lugar nessa sociedade, só queria te dizer uma coisa:
não é o tamanho do seu começo que define onde você pode chegar.

03/05/2025

Uma conquista que é só o começo⭐️

Hoje, ao olhar para essa foto da minha formatura, sinto uma mistura de orgulho e gratidão. Como mulher e imigrante no Japão, cada passo dessa jornada foi uma superação, cada desafio foi uma oportunidade de crescimento.

E hoje, como presidente de uma NPO no Japão, muitas vezes me vejo em espaços onde sou a única mulher estrangeira representando uma instituição. São reuniões sobre políticas para a comunidade imigrante, cursos de liderança, seminários sobre multiculturalismo e diversidade. E, em cada um desses momentos, fico dividida entre o orgulho de chegar tão longe e a dor de perceber que, onde estou, o meu povo não está.

O termo “teto de vidro” fala de um obstáculo invisível, mas poderoso, que impede mulheres e minorias de alcançar certos lugares, mesmo quando têm o talento e a dedicação necessários. E, ao olhar para a nossa comunidade brasileira, vejo exatamente isso.

Temos tantos profissionais brilhantes, bilíngues e com uma bagagem incrível, mas muitas vezes invisíveis para a sociedade japonesa, com suas vozes abafadas. Isso dói. Dói porque sei o que temos a oferecer, sei o quanto podemos ir mais longe, mas esse “teto de vidro” nos impede de brilhar como deveríamos.

É por isso que nossa NPO existe. Para criar um espaço onde todos tenham a chance de ser vistos, reconhecidos e respeitados. Para mostrar que a diversidade não é só uma palavra bonita, mas uma força transformadora.

O Programa de Aceleração nasceu para isso: para ajudar você a construir sua carreira no Japão, a conquistar seu espaço e a ser protagonista da sua história.

Se você também acredita que chegou a hora de quebrar esse teto de vidro, junte-se a nós. Garanta seu nome na turma de 2025!🎓

12/03/2024

Você já ouviu falar em “mansplaining”? 🤔

Hoje quero compartilhar algumas experiências que vivi como brasileira criada no Japão e gostaria muito de saber as histórias e reflexões de vocês também — deixem nos comentários!

O que é mansplaining?

“Mansplaining” vem da junção de “man” (homem) e “explaining” (explicando). É o ato de um homem, baseado na ideia errada de que mulheres sabem menos ou são menos capazes, explicar algo de forma arrogante ou para mostrar superioridade.

No Japão, em 2020, aconteceu o famoso “ポテサラ事件” (incidente da salada de batata), quando um homem idoso disse a uma mãe com um filho pequeno:
“Se você é mãe, deveria pelo menos fazer uma salada de batata!”

Isso me faz pensar: será que, como imigrantes no Japão, não ouvimos algo parecido? Como por exemplo:
“Se você mora no Japão, deveria aprender japonês!”

Claro, aprender japonês é importante, mas será que essas pessoas já refletiram sobre as dificuldades que muitos de nós enfrentamos para aprender a língua?
Esses comentários muitas vezes vêm de quem não entende os desafios reais da vida de um dekassegui. Já participei de reuniões e palestras onde as falas mais pareciam uma tentativa de julgar ou se mostrar superior do que oferecer ajuda de verdade.

Mesmo com um mestrado e fluente em japonês, já vivi situações onde fui tratada de forma infantilizada ou arrogante, como se fosse inferior. Isso não é gentileza; é uma visão distorcida do conceito de “やさしい日本語” (japonês fácil).

Para refletir

A ONU Mulheres sugere três perguntas para evitar o mansplaining. Que tal usarmos essas perguntas para conscientizar? Anote aí e compartilhe com quem precisa refletir sobre isso!

1️⃣ Ela pediu essa explicação?
2️⃣ Será que ela sabe mais sobre o assunto do que eu?
3️⃣ Eu realmente considerei o contexto antes de falar?

Vamos refletir juntos para criar uma comunicação mais respeitosa e igualitária? 🌍✨

Deixem nos comentários o que acharam e compartilhem suas experiências ou ideias sobre o tema! 💬

Photos from Eusoubilínguenojapão's post 09/10/2024
Photos from Eusoubilínguenojapão's post 04/06/2024

🌸 サクラサク 🌸

Está na hora de dar um passo adiante! Esta semana, enquanto as cerejeiras continuam a desabrochar, temos o prazer de anunciar os resultados da seleção para a nova turma do programa de aceleração para universidades no Japão.

Assim como as despedidas e formaturas marcam o fechamento de um ciclo em março, abril traz consigo o florescer das cerejeiras e o início de uma emocionante jornada de aprendizado e descobertas.

Superar desafios e passar por seleções é crucial para alcançar esse novo estágio. Na década de 1950, a Universidade de Tóquio celebrava a aprovação dos alunos com a mensagem “サクラサク-SAKURA SAKU-“, simbolizando a beleza do desabrochar das cerejeiras.

Enquanto admiramos as cerejeiras hoje, refletimos sobre nossas conquistas passadas e aguardamos com esperança as oportunidades futuras. Nessa foto, eu encerro minha graduação em Administração e aguardo ansiosamente o início do mestrado em Política Cultural, além de estar esperando um bebê (🤡) em 2014, há 10 anos atrás..🥹

A todos os jovens que sonham sob as cerejeiras, envio um vibrante “サクラサケ〜!🌸😆”, que os Sakuras continuem florescendo em suas vidas. E mesmo que não aconteça na primeira tentativa, não desistam!!🌸

03/18/2024

Existem muitas oportunidades para quem sonha e sabe onde quer chegar.

Vem conhecer a história da Júlia, e como ela estudando em escola japonesa e o ensino médio em escola brasileira, conseguiu seu maior objetivo: ser aprovada com financiamento para o curso técnico que vai torná-la professora de educação infantil no Japão.

Hoje, dia 18/3 às 20h.

Want your school to be the top-listed School/college in Boston?

Click here to claim your Sponsored Listing.

Location

Category

Website

Address


Boston, MA