Alliance française Sao Tomé e Principe

Association de droit local créée en 2000 à Sao Tomé et Principe, l’Alliance Française appartient au réseau de la Fondation Alliance Française.

Funcionando normalmente

Timeline Photos 08/11/2021

ÚLTIMA SEMANA PARA SE INSCRIVER AOS EXAMES OFICIAIS DE LÍNGUA FRANCESA DELF-DALF
Mais informações na Aliança Francesa

ÚLTIMA SEMANA PARA SE INSCRIVER AOS EXAMES OFICIAIS DE LÍNGUA FRANCESA DELF-DALF
Mais informações na Aliança Francesa

01/11/2021

ENCERRAMENTO DA ALIANÇA FRANCESA DIA 2 DE NOVEMBRO

25/10/2021

BOLSAS EXTERNAS
Resultados dos exames escritos publicados na Aliança Francesa.
Entrevista final para os pré-selecionados na 6ªfeira (convocatório disponível na Aliança).

20/10/2021

As inscrições ainda estão abertas ! O clube iniciará no dia 16 de novembro !
Não perca a oportunidade de vir petiscar e conversar em francês!

19/10/2021

Estamos a procurar um-a professor-a de inglês.
Mais informações na Aliança Francesa.

19/10/2021

Inscrições abertas aos exames de DELF-DALF (novembro de 2021) e à preparação para os níveis B1, B2 e C1.
Mais informações na Aliança Francesa.

04/10/2021

AS AULAS REINICIARÃO NA 4ªFEIRA, DIA 6/10/21

28/09/2021

Os atestados dos exames de DELF-DALF estão disponíveis na Aliança Francesa.

27/09/2021

Você quer praticar a língua francesa mas perdeu as inscrições para as aulas ?
AS INSCRIÇÕES PARA O NOVO CLUBE "FRANCÊS E PETISCOS" estão abertas !

24/09/2021

Inscrições abertas para aulas de francês para crianças de 7-12 anos.
Mais informações na Aliança Francesa.

23/09/2021

A lista dos candidatos pré-selecionados pelas bolsas externas do Grupo TotalEnergies está publicada na Aliança Francesa.

Photos from Alliance française Sao Tomé e Principe's post 23/09/2021

Na semana do 12 até ao 17 de setembro de 2021, a nova diretora da Aliança Francesa, acompanhada por dois professores de francês, foi para a ilha de Príncipe para organizar pela primeira vez uma sessão de DELF-DALF (exame oficial de língua francesa).
Ela aproveitou da ocasião para encontrar o Presidente da Região Autónoma, visitar escolas e encontrar os bolseiros internos do Grupo Total.

20/09/2021

Conforme as medidas que foram decretadas no decreto-lei do conselho de ministros em 17.09.2021,
TODAS AS AULAS ESTARÃO SUSPENSAS A PARTIR DO DIA 20 DE SETEMBRO ATÉ AO DIA 3 DE OUTUBRO DE 2021.
A mediateca permanece aberta com cumprimento estrito das medidas sanitárias de prevenção.

Contamos com a sua compreensão.

Governo decidiu declarar, a partir de amanhã, 18 de setembro e até ao dia 3 de outubro de 2021, a Situação de Calamidade em todo o território Nacional.

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

COMUNICADO

Em face da situação epidemiologia atual que se vive no País, com a constatação de um aumento preocupante do número de casos positivos para a COVID 19, o Conselho de Ministros reuniu-se hoje, em Sessão Extraordinária, para fazer a avaliação profunda da situação e assumir as medidas que se impõem como absolutamente necessárias para tentar travar a onda crescente e alarmante desta pandemia em São Tomé e Príncipe.

Nesses termos, o Governo decidiu declarar, a partir de amanhã, 18 de setembro e até ao dia 3 de outubro de 2021, a Situação de Calamidade em todo o território Nacional, nos termos da Lei nº4/2016 - Lei de base da proteção civil e de bombeiros.

Assim, as seguintes medidas estarão em vigor durante este período:

1 - Confinamento domiciliar obrigatório para pessoas com resultado de teste do COVID 19 positivo e dos contactos diretos, com o forma de diminuir o risco de contágio;

2 - Obrigação de uso correto de máscara, por todos os cidadãos a partir dos 10 anos de idade, nos espaços fechados , recintos escolares e nas viaturas públicas e privadas, salvo se o condutor for o único ocupante.

3 - Obrigação de lavagem das mãos com água e sabão ou de desinfeção com álcool gel, à entrada de todos os estabelecimentos comerciais e instituições públicas ou privadas de acesso público;

4 - Respeito pela orientação de distanciamento físico entre os cidadãos em todos os locais de acesso público (1,5 m de distância, no mínimo).

5 - Suspensão das aulas no ensino púbico e privado, para todos os níveis de ensino, com exceção dos infantários.

6 - Proibição de visitas aos reclusos, aos doentes internados no departamento de sintomáticos respiratórios e aos lares de idosos.

7 - Permissão de realização de missas e cultos, em dias alternados, com ocupação de 50% da capacidade de lotação das igrejas ou templos, respeitando as regras gerais sanitárias. Mantém-se ainda a proibição de realização de procissões.

8 - Permissão de realização de palestras e reuniões, em espaço fechados, que não devem exceder a lotação de 50% da capacidade da sala, respeitando as regras gerais sanitárias.

9 -Proibição da prática de desportos coletivos, com exceção dos treinos das equipas de futebol que participarão nos campeonatos da primeira e segunda divisão.

10 - Proibição da realização de piqueniques e vendas ambulantes nas praias.

11 - Proibição de realização de festas públicas, festivais musicais, do funcionamento das discotecas e dos "fundões".

12 - Permissão de funcionamento dos bares e restaurantes, com a ocupação de 50% da lotação dos espaços e um máximo de 6 pessoas por mesa.

13 - Autorização para realização dos casamentos e batizados que foram previamente marcados há mais de dois meses, com ocupação de 50% do recinto da igreja e do local da boda. No caso dos casamentos civis, está autorizada apenas a presença dos noivos e dos padrinhos no cartório.

14 - Obrigatoriedade de apresentação de teste de PCR negativo, imprenso em papel, realizado até 72 horas antes da data do voo, para as viagens com destino à São Tomé, para todos os cidadãos nacionais e est rangei os com mais de 5 anos de idade. No caso das viagens internacionais, será aplicada a norma em vigor nos países de destino.

15 - No caso das viagens entre São Tomé e o Príncipe, continua a ser obrigatório a realização dos testes rápidos nos dois sentidos, efeütados até 48 horas antes da data de partida.

O Governo informa que todas essas medidas serão regulamentadas por decreto-lei e que aos infratores serão aplicadas as correspondentes coimas e, em caso de reincidência, as autoridades competentes deverão apurar as eventuais práticas de infração administrativa previstas no Estatuto da Função Pública, bem como os crimes contra a saúde pública e os crimes de desobediência, ambos previstos na Lei n.º 06/2012, Código Penal.

Por outro lado, o Governo aconselha todos os cidadãos à aderirem à campanha de vacinação em curso, como a única arma até agora eficaz de combate à esta pandemia. As vacinas são gratuitas e têm funcionado como escudo de defesa em várias partes do mundo. No que toca aos profissionais da saúde e da educação, pessoal de risco que lida diretamente com um público especifico, o Governo está a estudar formas legais de contornar a recusa de alguns agentes desses sectores em tomar a vacina.
Por fim, o Governo lança, uma vez mais, um veemente apelo a todos os cidadãos, no sentido de vestirem a capa de agentes de saúde publica e contribuírem para a implementação das medidas sanitárias. Só com a compreensão, participação e mobilização de todos, conseguiremos vencer esta guerra contra esse inimigo invisível.

São Tomé, 17 de setembro de 2021.

O Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, da Comunicação Social e Novas Tecnologias

13/09/2021

SUSPENSÃO EXCEPCIONAL DAS AULAS

07/09/2021

Não percam a oportunidade de participar, o primeiro premio é uma viagem na França !

📣 Le concours international d'écriture d'un texte de chanson en français est lancé ‼️
🔸 UN MONDE INATTENDU c'est le thème d'écriture de cette 16e édition.
Un monde inattendu, c’est l’imprévisible, l’inespéré, la surprise, l’émerveillement ou la peur ; ce sont des rêves baroques, des voyages de science-fiction, une multitude d’éléments, de sensations, un petit grain de folie, peut être un monde nouveau… Dans tous les cas, un monde différent... 🦎🪐🏜 🐉🤖
Écrivez un texte de chanson en français ; écrivez votre monde !
➡️ Plus d'informations : https://www.chansons-sans-frontieres.fr/le-concours

Timeline Photos 25/08/2021

ENCERRAMENTO POR CAUSA DE COVID-19.

ENCERRAMENTO POR CAUSA DE COVID-19.

Médiathèque numérique | Institut français 25/08/2021

Médiathèque numérique | Institut français

Venha ler o novo artigo do Institut Français "Mediathèque numérique, modernisation des servives et des ressources", que refere a realização da nova mediateca da Alliance Française de Sao Tomé-et-Principe ! 😃
https://www.pro.institutfrancais.com/fr/offre/mediatheque-numerique

Médiathèque numérique | Institut français Modernisation des services et des ressources Établissement : Alliance Française de Sao Tomé-et-Principe (ci-après dénommée : AFSTP) Responsables du projet : Judith Sylva (directrice) / Lauriane Chanel (Coordinatrice culture et communication)

Timeline Photos 17/08/2021

Timeline Photos

🇫🇷 Spontanément, nos étudiants ont tenu à faire partager leur culture à tous : danses, tenues traditionnelles, spécialités culinaires… Difficile de refuser cette généreuse proposition, c'est comme ça que cet été nous avons pu découvrir les cultures santoméenne, malaisienne, soudanaise,…. Et bien d'autres encore !
Vous êtes au CAVILAM - Alliance Française et souhaitez vous aussi présenter votre culture ? Rendez-vous au Service Culturel bureau n°005.

______

🇬🇧 Spontaneously, our students wanted to share their culture with everyone: dances, traditional dress, culinary specialities... It was hard to refuse this generous offer, and this is how we were able to discover the cultures of Saotome, Malaysia, Sudan this summer.... And many more!
You are at CAVILAM - Alliance Française and you too would like to present your culture? Visit the Cultural Service, office n°005.

16/08/2021

📢 CANDIDATURAS ABERTAS
📅 15 de agosto a 15 de setembro
🇬🇼 Guiné-Bissau, 🇸🇹 São Tomé e Príncipe, 🇹🇱 Timor-Leste

Não perca esta oportunidade para financiar a sua ideia de projeto ou negócio para qualquer área da economia criativa e cultural.

❌ Não tem financiamento?

👉 O PROCULTURA, através do DIVERSIDADE, quer apoiar as melhores ideias

🇬🇼 Guiné-Bissau, 🇸🇹 São Tomé e Príncipe, 🇹🇱 Timor-Leste: apoiamos o seu projeto até €10.000

⚠ O novo regulamento e os formulários de candidatura estão disponíveis em: https://www.instituto-camoes.pt/activity/o-que-fazemos/cooperacao/atuacao/financiamos/diversidade

🔎 Mais informação:
🇬🇼 [email protected]
🇸🇹 [email protected]
🇹🇱 [email protected]

Até 2024, o PROCULTURA apoiará a economia cultural e criativa nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e em Timor-Leste.

Ação financiada pela União Europeia e cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. Instrumento gerido em parceira com a EUNIC – Rede de Institutos Culturais e Embaixadas da União Europeia.

União Europeia em Moçambique
Camões, I.P.
EU National Institutes for Culture

União Europeia na Guiné-Bissau
União Europeia em Timor-Leste
Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau CP
Centro Cultural Português - São Tomé e Príncipe
Centro Cultural Português - Díli

#CamoesIP #Cultura #PROCULTURApaloptl #PROCULTURAdiversidade #EUNIC

Bolsas externas Grupo Total 10/08/2021

Bolsas externas Grupo Total

Encontre todas as informações sobre a bolsa externa para França através do vídeo disponível no nosso canal Youtube ! Inscrições abertas até ao dia 20 de Agosto pelas bolsas externas do Grupo Total.

https://www.youtube.com/watch?v=Ii3Yu_HTKf4

Bolsas externas Grupo Total Inscrições abertas pelas bolsas externas do Grupo Total

06/08/2021

🇸🇹 As inscrições para as bolsas externas (estudos na área científica) para França do Grupo Total estão abertas. Mais informações na Aliança Francesa.
🇫🇷 Les inscriptions pour les bourses externes (études scientifiques) pour la France du Groupe Total sont ouvertes. Plus d'informations à l'Alliance Française.

🇸🇹 As inscrições para as bolsas externas (estudos na área científica) para França do Grupo Total estão abertas. Mais informações na Aliança Francesa.
🇫🇷 Les inscriptions pour les bourses externes (études scientifiques) pour la France du Groupe Total sont ouvertes. Plus d'informations à l'Alliance Française.

Photos from Alliance française Sao Tomé e Principe's post 03/08/2021

A semana passada, o formador Moussa Barry, veio de Gabão para dar a formação de habilitação para a correção dos exames oficiais de língua francesa DELF-DALF.
A nossa equipa de 10 professores (incluindo um professor de Príncipe) está pronta para a próxima sessão de DELF-DALF prevista no mês de setembro !

02/08/2021

Aujourd'hui débute la 2nde phase de la formation linguistique des professeurs de français à Sao Tomé et Principe avec près de 150 participants.

Photos from Alliance française Sao Tomé e Principe's post 15/07/2021

No dia 12 de julho, os professores de francês que foram estagiar no Cavilam Vichy na França representaram São Tomé e Príncipe lá, na ocasião da Festa da Independência.

Timeline Photos 18/06/2021

Timeline Photos

10/06/2021

Os resultados dos testes de fim das aulas de francês geral já estão publicados na Aliança Francesa.
Alguns alunos que falharam terão a oportunidade de refazer um exame na 4ª feira, dia 16 de junho.

31/05/2021

🇫🇷 🇸🇹 Lors de son séjour à Sao Tomé, l'attaché de sécurité intérieure de l'ambassade, accompagné de la consule honoraire de France Siomara Viegas-Le Roux, a pu s'entretenir avec la ministre de la justice Ivete da Graca Correia. Cette rencontre a permis d'évoquer les perspectives de coopération bilatérale en matière d'échanges d'informations opérationnelles dans le cadre des investigations judiciaires.

Photos from Ambassade de France au Gabon et à São Tomé-et-Príncipe's post 31/05/2021

Photos from Ambassade de France au Gabon et à São Tomé-et-Príncipe's post

27/05/2021

📢 CANDIDATURAS ABERTAS
🗓 26 de maio a 7 de julho de 2021
Artes cénicas 🎭 e/ou música 🎼

👉 O PROCULTURA vai apoiar o desenvolvimento de quatro polos de criação artística contemporânea em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste

As atividades apoiadas podem incluir:
✅ investigação artística
✅ criação de novas produções/obras artísticas, nomeadamente em regime de residências
✅ programação de produções/obras preexistentes
iniciativas de caráter formativo e de capacitação
✅ ações específicas de envolvimento e desenvolvimento de públicos, habilitando comunidades locais a participarem ativamente na criação e fruição artística.

👉 Regulamento e formulário de candidatura em: https://gulbenkian.pt/apoios-lista/apoio-ao-desenvolvimento-de-polos-de-criacao-artistica-nos-palop-e-timor-leste/

Até 2024, o PROCULTURA apoiará a economia cultural e criativa em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Ação financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian.

União Europeia em Moçambique
Camões, I.P.
Fundação Calouste Gulbenkian

#CamoesIP #Cultura #PROCULTURApaloptl #PROCULTURAsubvecoes #PROCULTURAformacao

Photos from Alliance française Sao Tomé e Principe's post 14/05/2021

PT 🇸🇹: Ontem à tarde, no âmbito da abertura da nova mediateca e do programa de bolsas internas gerida pela Aliança e lançado em setembro de 2020, a Aliança Francesa teve a honra de receber a equipa de São Tomé e Príncipe da Total E&P Angola, representada por Rui Rodrigues, Diretor-Geral e Henda Ducados, Responsável de Relações Institucionais. Nesta ocasião, a Total E&P visitou a nova mediateca e teve a possibilidade de conversar com os estudantes beneficiáros do programa de bolsas, contando com a presença de Julieta Rodrigues, Ministra da Educação e do Ensino Superior, Wanda Costa, Diretora de Ensino Superior e Olégario Pires Tiny, Diretor da Agência Nacional do Petróleo de São Tomé e Príncipe.
_______________________________________________________________________
FR 🇫🇷 : Hier après-midi, dans le cadre de l'ouverture de la nouvelle médiathèque et du programme de bourses internes géré par l'Alliance et lancé en septembre 2020, l'Alliance Française a eu l'honneur d'accueillir l'équipe Total E&P Sao Tomé et Principe-Angola, représentée par Rui Rodrigues, Directeur Général et Henda Ducados, Responsable des relations institutionnelles. À cette occasion, Total E&P, a pu visiter la toute nouvelle médiathèque et s'entretenir avec les étudiants bénéficiaires du programme de bourses, avec la présence de Julieta Rodrigues, Ministre de l'Education et de l'Enseignement Supérieur, Wanda Costa, Directrice de l'Enseignement Supérieur et Olégario Pires Tiny, Directeur de l'Agence Nationale du Pétrole de Sao Tomé et Principe.

10/05/2021

As inscrições para a sessão de junho do exame oficial de língua francesa DELF/DALF já estão abertas !

Photos from Ambassade de France au Gabon et à São Tomé-et-Príncipe's post 03/05/2021

Photos from Ambassade de France au Gabon et à São Tomé-et-Príncipe's post

Photos from Ambassade de France au Gabon et à São Tomé-et-Príncipe's post 03/05/2021

Photos from Ambassade de France au Gabon et à São Tomé-et-Príncipe's post

Photos from Ambassade de France au Gabon et à São Tomé-et-Príncipe's post 03/05/2021

Photos from Ambassade de France au Gabon et à São Tomé-et-Príncipe's post

29/04/2021

Vídeos (mostrar todos)

Localização

Entre em contato com a escola/colégio

Telefone

Endereço


Rua Ex. Gago Coutinho
São Tomé

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 12:00
14:30 - 18:00
Terça-feira 08:00 - 12:00
14:30 - 18:00
Quarta-feira 08:00 - 12:00
14:30 - 18:00
Quinta-feira 08:00 - 12:00
14:30 - 18:00
Sexta-feira 08:00 - 12:00
14:30 - 18:00
Outra escolas/colégios em São Tomé (mostrar todos)
Liceu Nacional de São Tomé e Principe Liceu Nacional de São Tomé e Principe
São Tomé

Património Histórico e Cultural de STP

Centro de Formação Profissional Brasil-São tomé e Príncipe Centro de Formação Profissional Brasil-São tomé e Príncipe
Centro Politécnico
São Tomé, 258

O Centro de Formação Profissional Brasil-São Tomé e Príncipe, veio para dar futuro a Juventude do arquipélago.

Universidade de São Tomé e Príncipe Universidade de São Tomé e Príncipe
Rua Da Caixa, Nº 194
São Tomé, 546

A USTP é um estabelecimento público de ensino superior que integra a Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT), Instituto Superior de Educação e Comunicação (ISEC) e o Instituto Superior de Ciências da Saúde Dr. Victor Sá Machado.

Saotomean English School Saotomean English School
Budo Budo
São Tomé

Escola do Professor Beto Melo

Escola Internacional de São Tome e Principe Escola Internacional de São Tome e Principe
Avenida Amílcar Cabral
São Tomé, 43

Escola Internacional de STP - Ensino Básico 1º ciclo

São Tomé and Príncipe School of English São Tomé and Príncipe School of English
São Tomé

School of English in São Tomé und Príncipe.

Berçário TIA BELA Berçário TIA BELA
São João Da Vargem - São Tomé E Príncipe
São Tomé, 615

QUERO UM COLINHO E MUITOS BEIJINHOS

Escola de Mandarim Escola de Mandarim
Bairro SºJoão
São Tomé

Escola de Mandarim São Tomé e Principe

Colégio São Tomé Colégio São Tomé
Campo De Milho
São Tomé, CAMPO DE MILHO

Colégio São Tomé - Centro de estudos em grupo e individualizado, formações, whorkshops, actividades físicas e actividades artísticas

Saídos da Casca_STP Saídos da Casca_STP
Rua Da Caixa, N:4, Água Grande, Água Grande São Tomé �
São Tomé

Creche e Jardim de Infância: dos 2 meses aos 6 anos ATL: dos 6 aos 12 anos Rua da Caixa, N:4, Água Grande, São Tomé Horário: De 2a a 6a feira das 6h30 às 18h30 Contactos: [email protected] (+239) 9989771 (+239) 9934989

Zzvdisztmxmyyjd Zzvdisztmxmyyjd
Madre De Deus
São Tomé

Ateliê M Ateliê M
Praia Francesa
São Tomé

Ateliê M primeira escola informal de artes visuais em São Tomé e Príncipe. Educação artística.