08/03/2026
No Dia Internacional da Mulher celebramos a força e a importância das mulheres em todas as fases da vida! Envelhecer é um privilégio que reflete histórias, aprendizagens e conquistas onde, cada etapa traz uma beleza diferente: a energia da juventude, a confiança da maturidade e a sabedoria da idade.
Valorizar a mulher é respeitar o seu percurso e reconhecer que o tempo realça a sua essência e a sua força! ̶r
20/12/2025
O Núcleo de Estudantes de Gerontologia, agradece a todos os que contribuíram para a realização dos cabazes de Natal.
A vossa generosidade e espírito solidário fizeram a diferença nesta época tão especial.
Um agradecimento especial à Cruz Vermelha, Associação de Estudantes, Comissão de Praxe, Vemtuna e á Escola Secundária Santa Maria Maior, pelo apoio e dedicação fundamentais para o sucesso desta iniciativa.
Muito obrigado a todos!
20/12/2025
O Núcleo de estudantes de Gerontologia, agradece a todos os que contribuíram para a realização dos cabazes de Natal.
A vossa generosidade e espírito solidário fizeram a diferença nesta época tão especial.
Um agradecimento especial à Cruz Vermelha, Associação de Estudantes, Comissão de Praxe, Vemtuna e á Escola Secundária Santa Maria Maior, pelo apoio e dedicação fundamentais para o sucesso desta iniciativa.
Muito obrigado a todos!
06/12/2025
Estudantes da ESE vencem 3º prémio no hackathon de Aplicações Web no projeto Digit’All
Estudantes da licenciatura de Educação Social Gerontológica vencem o 3º prémio no hackathon Aplicações Web, uma maratona tecnológica de 28 horas que reuniu cerca de 140 estudantes do Ensino Superior. O hackathon decorreu no âmbito do projeto APNOR Digit’All, uma iniciativa conjunta dos quatro politécnicos da região Norte — P.PORTO, IPB, IPCA e IPVC e que visa reforçar competências digitais em estudantes e adultos provenientes de áreas fora das CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Esta colaboração interinstitucional pretende acelerar a capacitação digital do território, promovendo desafios reais de inovação.
No caso, o destaque foi para a plataforma inteligente "Ecossistema hexamind". Esta solução consiste na criação de uma fita sensorial inteligente, desenvolvida para ser leve, discreta e confortável, respondendo às necessidades específicas da população mais velha. Este dispositivo integra diversas funcionalidades essenciais para promover segurança, autonomia e bem-estar pois permite a monitorização contínua de sinais vitais e padrão diário de comportamento.
Toda esta informação é transmitida em tempo real para uma base de dados inteligente, estruturada a partir de valores normativos e parâmetros personalizados, possibilitando uma análise precisa da situação do utilizador.
Para além da monitorização, a fita incorpora um sistema avançado de deteção de quedas e identificação de situações de risco, através de acelerómetros que detetam movimentos bruscos ou perda súbita de equilíbrio. Com o apoio de algoritmos de inteligência artificial, é ainda possível reconhecer comportamentos atípicos ou sinais que indiquem risco iminente, como imobilidade prolongada ou alterações inesperadas nos indicadores vitais.
A solução integra também um sistema de alertas, no qual a plataforma compara continuamente os dados recolhidos com os parâmetros de referência. Sempre que é identificada uma discrepância significativa, é gerado um alerta automático dirigido aos gerontólogos responsáveis, aos familiares ou, em situações mais graves, aos serviços de emergência, assegurando
26/11/2025
À semelhança do ano letivo anterior, o Núcleo de Estudantes de Gerontologia (NEG) da ESE-IPVC volta a dinamizar a Campanha de Natal “O NATAL PERTO DE SI”.
O Natal é, por excelência, uma época de partilha, afeto e manifestação de carinho para com aqueles que nos são mais próximos, simbolizada muitas vezes na troca de presentes. Neste sentido, a campanha pretende mobilizar a comunidade e aproximar gerações através de um gesto solidário, promovendo o bem-estar nesta quadra tão especial.
A iniciativa tem como objetivo a recolha de meias, agasalhos, bens alimentares não perecíveis e produtos de higiene. Os donativos serão reunidos pelo NEG, organizados em cabazes de Natal e posteriormente entregues a pessoas mais velhas em situação de vulnerabilidade social.
A solidariedade vive-se em pequenos gestos, que têm um enorme impacto! Por isso, contamos com todos(as) e com cada um(a) de vós!
25/11/2025
Hoje não é apenas uma data no calendário.
É um lembrete urgente de que milhares de mulheres continuam a sofrer em silêncio.
A violência pode ser física, psicológica, económica, sexual ou digital — e todas deixam marcas profundas.
Por isso, neste dia, deixamos um apelo claro e direto:
👉 Acredita em quem pede ajuda.
Muitas mulheres são desacreditadas, julgadas ou silenciadas. Ser escutada pode ser o primeiro passo para sair do ciclo de violência.
👉 Denuncia.
A violência não é um assunto privado. É crime. A denúncia pode salvar vidas.
👉 Educa para o respeito.
O combate à violência começa na forma como falamos, agimos e educamos as novas gerações. Igualdade não é um ideal — é um compromisso diário.
👉 Oferece apoio, não julgamento.
Uma mulher em situação de violência precisa de segurança, compreensão e informação — nunca de culpa.
👉 Rejeita a normalização da violência.
Comentários, “piadas”, controlo, manipulação emocional — tudo isto também é violência. Não ignores sinais.
A mudança começa em cada um de nós.
A violência acaba quando a sociedade toda decide dizer BASTA.
♀️
30/10/2025
Retomamos ontem o Programa de Voluntariado Académico Janelas ConVida.💚
E que bom que foi!!
Trata-se de uma iniciativa dos cursos no âmbito do envelhecimento (licenciatura e mestrado em Gerontologia) que pretende contribuir para o envelhecimento bem-sucedido e saudável de pessoas mais velhas. Tem como objectivos específicos: (a) construir uma rede de suporte às pessoas mais velhas; (b) promover relações intergeracionais e de solidariedade; (c) combater sentimentos de solidão, isolamento social, insegurança ou exclusão social das pessoas mais velhas; (d) contribuir para o combate ao idadismo e minimizar os seus efeitos na população.
Um agradecimento especial à ESE, à Câmara Municipal de Viana do Castelo, à Junta de Freguesia da Montaria e à Cruz Vermelha Portuguesa (pólo de neiva) por continuarem a tornar este Projecto possível e com sentido!
16/10/2025
O Dia Mundial da Alimentação lembra-nos que uma nutrição equilibrada é essencial para um envelhecimento saudável e uma vida plena em todas as idades.”
10/10/2025
Quando pensamos nos nossos avós, pais ou pessoas mais velhas…
Quase sempre falamos da saúde física: da alimentação, das consultas, dos medicamentos.
Mas esquecemo-nos, muitas vezes, de cuidar de um pilar essencial: A saúde mental.
A solidão, o isolamento social e a falta de estímulos emocionais podem afetar profundamente o bem-estar psicológico e até a saúde cognitiva dos mais velhos.
Estar presente, ouvir, conversar, partilhar momentos …
Pequenos gestos podem prevenir depressão, melhorar a memória e aumentar a qualidade de vida.
Saúde mental não é um luxo. É uma prioridade.
A saúde mental importa, em todas as idades e em todas as formas de envelhecer.
Cuidar da mente também é cuidar da vida!