30/06/2022
O reitor da Universidade dos Açores, João Luís Gaspar, e a reitora eleita, Susana Mira Leal, receberam em audiência os líderes dos grupos parlamentares do PSD dos Açores, João Bruto da Costa, e da Madeira, Jaime Filipe Ramos, acompanhados das respetivas comitivas. Na agenda de trabalhos, entre outros aspetos, esteve o modelo de financiamento do ensino superior e a necessidade de se garantir a compensação dos sobrecustos de funcionamento das universidades dos Açores e da Madeira, decorrentes das especificidades insulares e ultraperiféricas das regiões autónomas.
30/06/2022
Estudantes da Universidade dos Açores, polo universitário de Ponta Delgada, celebraram a Benção das Pastas num evento realizado nas Portas da Cidade.
30/06/2022
Ao cessar funções como VI Reitor da Universidade dos Açores, João Luís Gaspar, atribuiu diversos louvores a técnicos dos Serviços Gerais pelo seu contributo para o bom funcionamento da Universidade, numa cerimónia realizada na Aula Magna, em Ponta Delgada.
O reitor atribuiu, ainda, dois louvores coletivos, respetivamente, à Biblioteca, Arquivo e Museu e aos Serviços de Ação Social Escolar, pela forma exemplar como garantiram o apoio presencial aos estudantes durante a fase mais crítica da pandemia.
30/06/2022
Teve lugar na Biblioteca, Arquivo e Museu do polo universitário de Ponta Delgada a cerimónia pública de inauguração do Espaço José Enes, em resultado da doação por empréstimo de um acervo bibliográfico de mais de 3500 obras, incluindo livros, periódicos e documentação diversa, da coleção privada do primeiro Reitor e Fundador da Universidade dos Açores. O reitor, João Luís Gaspar, agradeceu à professora doutora Fernanda Enes, viúva de José Enes, e família a decisão de entregar tão valioso património à guarda da Academia e sublinhou ser para si uma honra cessar funções como VI Reitor com tão distinto momento.
30/06/2022
O reitor da Universidade dos Açores deu hoje posse à nova presidente da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Maria Helena Cristina Vasconcelos, Na ocasião, e no âmbito das cerimónias de cessação de funções como VI Reitor, João Luís Gaspar atribuiu ainda louvores aos primeiros presidentes das faculdades do polo de S. Miguel, criadas em 2016: Patrícia Ventura Garcia (Faculdade de Ciências e Tecnologia), Ana Gil (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) e José Francisco Silva (Faculdade de Economia e Gestão).
28/06/2022
Realiza-se hoje, dia 28/6, pelas 10h30, a Cerimónia de Investidura da Reitora da Universidade dos Açores, Prof.ª Doutora Susana da Conceição Miranda Silva Mira Leal.
A cerimónia decorrerá na Aula Magna do campus de Ponta Delgada, com transmissão direta para os campi de Angra do Heroísmo e da Horta. Estará aberta aos órgãos de Comunicação Social, sendo transmitida online para o público em geral através do seguinte link: https://youtu.be/ir_m1r5W8ys.
22/06/2022
"Cuca", um dos póneis criados na Universidade dos Açores, venceu as categorias de "Melhor Pónei Fémea" e "Campeã dos Campeões" no concurso realizado no âmbito da Feira Agrícola dos Açores, realizada no Pavilhão da Associação Agrícola de São Miguel. A convite da organização, o reitor da Universidade dos Açores, João Luís Gaspar, entregou o prémio a Mariana Aguiar, estudante da Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente a quem coube apresentar o pónei em colaboração com Artur Machado professor da unidade orgânica.
21/06/2022
Numa cerimónia organizada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, que teve lugar na Aula Magna da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, jubilou-se o professor doutor Nelson José de Oliveira Simões, catedrático da área de Biologia e especialista em Fisiologia. Na ocasião Nélson Simões proferiu a sua última lição para um público que incluiu atuais e antigos estudantes, investigadores, técnicos e docentes, tendo os elogios públicos estado a cargo dos professores Francisco Martins, presidente da FCT, Vasco Garcia, antigo reitor da Academia e João Luís Gaspar, reitor em exercício de funções.
Num vídeo produzido por estudantes e colegas do homenageado, vários foram os que testemunharam a sua vivência com o professor doutor Nélson Simões, a quem a reitoria aqui expressa o seu reconhecimento e deseja os maiores votos de felicidade.
10/06/2022
É com profundo pesar que a Universidade dos Açores tomou conhecimento da morte do Professor Doutor António Manuel Bettencourt Machado Pires, professor catedrático aposentado da Academia e seu reitor entre 1982 e 1995.
Docente do Instituto Universitário dos Açores desde a sua fundação e personalidade marcante da cultura portuguesa, António Machado Pires conduziu o processo de instalação da Universidade dos Açores, que culminou com a publicação dos seus primeiros estatutos em 1990.
A reitoria, em nome da comunidade académica, expressa as suas sentidas condolências aos familiares e amigos do Professor Doutor António Manuel Bettencourt Machado Pires, tendo colocado, em sua memória, a bandeira da instituição a meia-haste em todos os polos universitários.
04/06/2022
A reitoria lamenta informar a comunidade acerca do falecimento no dia 3 de junho do doutor Marc Georges Ange Graff, que desempenhou funções de professor auxiliar convidado no então Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade dos Açores entre 1986 e 2012, tendo sido diretor do Centro de Língua e Cultura Francesas de 1986 a 2007. Era doutorado em Literatura Francesa pela Université Paris VIII. O funeral realizar-se-á no continente.
À família e amigos, as nossas condolências.
31/05/2022
Realizou-se no dia 27 de maio, no Anfiteatro A.026 do Complexo Científico da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, a cerimónia pública de entrega do Prémio de Excelência do Novo Banco dos Açores ao melhor estudante do Ciclo Básico de Medicina (CBM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores no ano letivo de 2019/20, Maria Inês dos Santos Marques Rocha, e ao melhor estudante do CBM no ano letivo de 2020/21, João Miguel Fonseca e Sousa.
O prémio atribuído pelo NBA ao estudante que termina o curso com a classificação final mais elevada tem o valor pecuniário de mil eurose visa promover a excelência na formação superior na área da Medicina, com base numa relação de parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Uac.
A reitoria esteve representada pela vice-reitora para a Área Académica, que na ocasião felicitou os docentes e o diretor do curso, assim como os estudantes premiados, a quem desejou os melhores sucessos.