05/11/2025
Nos dias 21 e 28 de outubro, os alunos do 2.º ano estiveram na biblioteca escolar, onde ouviram a história “Eu sou capaz”.
A história transporta-nos até uma floresta em pleno inverno, onde os esquilinhos se preparam para recolher as nozes, bolotas e pinhas que esconderam durante o outono. Essa é, habitualmente, uma tarefa da avó da Eva, mas, como ela não se sente bem, a pequena Eva decide fazer tudo sozinha. Cheia de determinação, quer provar que é capaz — após um incidente percebe que a tarefa é mais difícil do que imaginava. No final, a Eva aprende uma lição valiosa: ser capaz também é parar ... e saber pedir ajuda.
Após a leitura, houve tempo para perguntas, partilha de ideias e reflexão sobre a mensagem da história. Foi uma tarde especial, cheia de emoção, aprendizagem e partilha, na biblioteca escolar.
30/10/2025
Nos dias 15 e 28 de outubro, os alunos do 3.º ano participaram na atividade “Hora da História”, durante a qual ouviram o conto "Meninos de Todas as Cores".
A história inspirou uma partilha muito especial: os alunos refletiram sobre o valor da diversidade e da amizade, e os colegas de outras nacionalidades apresentaram curiosidades sobre os seus países de origem, incluindo pratos típicos.
27/10/2025
Hoje, o nosso agrupamento celebra o Dia da Biblioteca Escolar, um momento para reconhecer o papel essencial que as bibliotecas têm na formação de leitores, no desenvolvimento do pensamento crítico e na construção de uma comunidade mais informada e criativa.
Às 9h30 / 11h30, todas as escolas do agrupamento vão “Parar para ler” — uma pausa coletiva dedicada à leitura, ao silêncio das páginas e ao prazer de descobrir novas histórias.
Ler é abrir portas, criar pontes, imaginar o futuro.
24/10/2025
No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, partilhamos com orgulho o cartaz criado por uma aluna do 3.º ciclo, inspirado no mote deste ano: “Para além das estantes: IA, Bibliotecas e o futuro das histórias”.
Parabéns pela criatividade e talento!
O cartaz encontra-se afixado na Biblioteca da escola sede — vale a pena espreitar!
23/10/2025
Nos dias 9 e 16 de outubro, os alunos do 4.º ano estiveram na biblioteca para participar na Hora da História.
Durante a sessão, os alunos ouviram a história “O Leão da Biblioteca”, que gira em torno de um leão que surge inesperadamente numa biblioteca, causando um dilema curioso: há regras para não fazer barulho nem correr, mas nenhuma regra proíbe explicitamente um leão.
O leão acaba por se tornar parte do dia a dia da biblioteca, ajudando nas tarefas e ouvindo as histórias. Esta história, para além de encantadora, convida-nos a refletir sobre a importância das regras na biblioteca, bem como sobre valores como a adaptação, o respeito, a compreensão e a amizade.
Após a história, houve um momento de partilha e reflexão, onde os alunos expressaram as suas ideias sobre como as regras ajudam a manter a biblioteca um espaço acolhedor, tranquilo e agradável para todos.
No final, realizou-se uma formação de utilizadores, durante a qual os alunos aprenderam a registar a sua presença online — um passo importante para se tornarem utilizadores autónomos e responsáveis da biblioteca.
13/10/2025
Visitas à Biblioteca Escolar — 5.º e 6.º Anos
Desde setembro, os alunos do 5.º e 6.º anos têm visitado a Biblioteca Escolar, acompanhados pelos professores de Português ou Cidadania.
Estas sessões têm como objetivo dar a conhecer o espaço, os serviços e as regras de utilização da biblioteca, através de uma formação de utilizadores que promove a autonomia e o uso responsável dos recursos disponíveis.
Durante a visita, os alunos aprendem a fazer o registo de presença online, exploram as diferentes áreas da biblioteca e descobrem como procurar livros e compreender a organização das estantes.
Percebem que a biblioteca é muito mais do que um lugar para ler — é um espaço de descoberta, encontro e aprendizagem.
No final da sessão, chega o momento mais esperado: a requisição de livros!
Entre curiosidade e entusiasmo, cada aluno escolhe uma nova história para levar consigo, cultivando o prazer de ler.
A Biblioteca Escolar agradece a colaboração dos professores e o entusiasmo dos alunos, que fazem deste início de ano letivo um tempo de boas leituras e novas descobertas!
23/09/2025
A Biblioteca Escolar dá as boas-vindas a todos os alunos!
Desejamos um ano letivo cheio de aprendizagens, descobertas e muitas aventuras entre livros.
30/07/2025
Na segunda quinzena de junho, os alunos do 2.º ano deslocaram-se à Biblioteca Escolar para escutar a história "Quando eu nasci", da escritora Isabel Minhós Martins.
“Quando eu nasci nunca tinha visto nada.
Só um escuro, muito escuro na barriga da minha mãe.
Quando eu nasci nunca tinha visto o sol, nem uma flor, nem uma cara.
Eu não conhecia ninguém, nem ninguém me conhecia a mim...”
Através de uma linguagem simples e profundamente sensível, este livro convida os leitores a reviver o espanto das primeiras descobertas — respirar, provar, sentir, ver — numa celebração do mundo e da aventura de viver.
No final da leitura, desenrolou-se um diálogo espontâneo e cheio de ternura com os alunos, onde partilharam aquilo que mais gostaram na história e, com entusiasmo, contaram o que sabiam sobre o seu próprio nascimento. Foi um momento de grande envolvimento emocional e de partilha genuína.
Uma sessão especial que reforçou o poder da leitura como ponto de partida para a descoberta de si e dos outros, num ambiente acolhedor e inspirador.