Diário d'uma Teacher

Diário d'uma Teacher

Compartilhar

Instagram: @diariodumateacher
🍎 Professora de 2.° CEB (Mat e CN)
📚 Formada na ESELx (2015/17)

Photos from Diário d'uma Teacher's post 12/06/2026

✨ VAMOS LÁ POR OS PONTOS NOS ii ✨

Ontem, muitos docentes de 1.° ciclo e de pré escolar mostraram o seu desagrado - e bem - com a data de termo do ano letivo.

Desagrado esse que não é de agora, mas que deve ser mostrado sempre que sentimos estas injustiças na pele.

Não o dizemos por nós. Dizemos por todas as condições que NÃO existem para que o ano letivo dure até 30 DE JUNHO.

Mas há sempre alguém que se sinta atacado por esta ideia.

Quem mais me surpreendeu foram os colegas de profissão de outras valências cujas aulas terminaram precisamente hoje.

Sentiram que estavam a ser atacados porque o 1.° ciclo e o pré-escolar defendem que devíamos terminar todos mais cedo.

Justificaram com tarefas que ainda têm de ser feitas, como se os restantes colegas não as tivessem também de fazer, para explicar que não estavam de férias.

Mas nóss sabemos. Os docentes têm 22 dias úteis de férias como os restantes trabalhadores. Nós sabemos que temos muitas tarefas para fazer após o término das aulas.

Em momento algum essa questão é colocada. Agora, o que é que isso tem a ver com a questão de os mais novos, que deviam ser os primeiros a ir para casa, terem de ficar mais 2 SEMANAS E MEIA com aulas?

Famílias, claro que não têm 2 meses e meio de férias para tirar. Claro que tem de haver mão do estado. Claro que têm de existir opções. É isso que reinvidicamos!

Opções de qualidade e condições de qualidade para as crianças poderem efetivamente estar com a família! Não é isso que todos queremos?

O bem das crianças??

A monodocência está em crise! As condições são preocupantes e a consequência é o aumento de falta de docentes. Dizer isto não significa que os outros docentes não têm as suas lutas e não põe em causa a luta de ninguém!

Somos todos docentes. Todos queremos levar o barco para a frente. Todas as lutas são dignas.

11/06/2026

✨ O PARENTE POBRE DA EDUCAÇÃO ✨

Mais uma vez, temos está dualidade inconcebível e, na verdade, gritante!

Mais uma vez, os mais pequenos são aqueles que ficam na escola até ao dia 30 de junho (sim, leram bem, 30 de junho!) enquanto os mais velhos vão de férias (e bem!) a meio do mês.

Os mais pequenos, que estão também mais cansados, são os que continuam na escola. Para quê?

Não é para aprender mais, porque neste momento já não há aprendizagens que sobrevivam.

Não é para consolidar aprendizagens, porque neste momento já não conseguimos criar momentos estáveis de trabalho.

É para as crianças terem um espaço para estar, uma vez que os pais não têm horários desenhados para as acompanhar fora do tempo letivo.

Portanto, em vez de se criarem condições para as famílias acompanharem as crianças, prolongam-se os calendários escolares o máximo possível.

À custa de quem?

Em primeiro lugar, das crianças, que estão exaustas.

Em segundo lugar, dos adultos, que têm (a todo o custo) de "ocupar" o dia a dia de crianças cansadas e a precisar de pausa.

E aquilo a que assistimos é a um empurrar com a barriga, ano após ano, o último dia de aulas até não ser possível empurrar mais.

As crianças estão cansadas! Alguém nos ouve???

Por isso, e por tudo mais, segunda-feira, dia 15 de junho, há greve pela monodocência. Para que as condições de trabalho sejam mais justas. Por nós e pelas crianças!

Vamos a Lisboa mostrar o nosso desagrado?

Beijinhos e muita força da Teacher 🩷

Photos from Diário d'uma Teacher's post 06/06/2026

✨ A HISTÓRIA POR TRÁS DA HISTÓRIA ✨

Depois de já ter conseguido digerir o que vivi na quinta-feira, venho falar-vos um pouco sobre o livro.

Em janeiro do ano passado, conheci uma "Maria". Normalmente, quando conheço uma turma nova, tendo a chamar as crianças por nomes carinhosos enquanto não decoro o nome de todos e, no ano passado, não foi exceção. Chamei a minha "Maria" de princesa.

Nunca uma criança tinha ficado ofendida com este nome, mas a minha "Maria" ficou e explicou-me muito bem porquê! Foi incrível.

Aprendi muito com a minha "Maria", principalmente sobre expectativas que nem sabia que tinha entranhadas e que sei agora que não posso ter. Por mais desconstruída que eu assumisse que era, há sempre coisas a melhorar e sou feliz por saber que as minhas crianças podem ajudar-me muito nesse processo.

Também eu já tive de ser Maria na minha vida. Não de forma literal, mas já houve momentos da minha vida em que a expectativa sobre mim era uma coisa e aquilo que eu queria fazer era outra.

Quando anunciei ao mundo que queria ser professora, muitas foram as vozes (incluindo de professores) que me tentaram dissuadir por ser "um desperdício". "Devias era ir para matemática!"...

Foi daquelas alturas em que tive receio de ferir a expectativa do outro, mas acabei por bater o pé e seguir o meu sonho de uma vida.

E é por isso que este livro também é muito importante. Ajuda-nos a refletir sobre a importância de sermos exatamente quem queremos ser, independentemente do que o outro vai pensar.

E sermos quem queremos ser é um passo gigante para sermos pessoas mais felizes ❤️

Obrigada à por acreditar nestas duas histórias ❤️

Photos from Diário d'uma Teacher's post 27/05/2026

✨ Vamos à Feira do Livro? ✨

A Maria e o Miguel vão estar na Feira do Livro e eu também ❤️

Eu, o Tiago M., a Ana e muitas pessoas especiais ❤️❤️

✨❤️ Vamos ser todos exatamente quem queremos ser? O mundo é muito mais bonito assim ✨❤️

Espero por vocês neste dia que vai ser tão especial ❤️❤️

Na Praça Leya, às 17h de dia 4 de junho, na Feira do Livro de Lisboa ❤️❤️❤️❤️

Photos from Diário d'uma Teacher's post 25/04/2026

✨ ISTO ACONTECEU ✨

Hoje é um dia extremamente importante para Portugal. Um dia em que celebramos a liberdade e a democracia.

Em qualquer outro ano, estaria a descer a Avenida da Liberdade de cravo na mão.

Este ano, 2026, estou em Bruxelas. Na casa da democracia.

Não tenho palavras para o orgulho que senti ao ser convidada para um evento tão especial num sítio que nos diz tanto.

Deixo-vos com duas frases que me marcaram neste dia tão especial:

"We dare to dream of the things that will be possible" (Lars Westra, EU Youth Delegate to the United Nations )

"We are not passive actors, we are the voice of the resilience" (Marios Panayides, Permanent Secretary at the Cyprus Ministry of Education, Sport and Youth)

🤍🤍


europeuportugal

Quer que o seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em Lisbon?

Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.

Localização

Categoria

Entre em contato com a escola/colégio

Endereço


Campus De Benfica Do IPL
Lisbon
1549-003