16/06/2026
Integrando os conteúdos dos Sistemas de Representação os alunos do 9º ano, na disciplina de Tecnologia Artística, desenvolveram o projeto 'Quarto dos Sonhos'. Numa primeira fase, os alunos idealizaram o quarto individualmente através de uma aplicação no tablet. Em seguida, elaboraram a sua representação gráfica aplicando a perspetiva cónica e, por fim, construíram maquetes tridimensionais em grupo, recorrendo à reutilização de materiais diversos.
16/06/2026
Num projeto interdisciplinar, os alunos do 5º ano aplicaram os conteúdos de Educação Visual para criar uma Banda Desenhada sobre fábulas. O trabalho articulou-se com a disciplina de Português, onde exploraram as características deste género literário, e com Ciências Naturais, vertente na qual elaboraram o Bilhete de Identidade dos animais intervenientes.
16/06/2026
No âmbito do desenvolvimento do projeto interdisciplinar, os alunos do 7.º ano procederam à construção de uma maquete do Sistema Solar, articulando as aprendizagens das disciplinas de Tecnologia Artística, Físico-Química e Matemática. A componente prática e criativa foi desenvolvida em Tecnologia Artística, privilegiando a reutilização de materiais recicláveis. O estudo teórico dos corpos celestes e da constituição do sistema planetário foi assegurado em Físico-Química, enquanto a disciplina de Matemática trabalhou os conceitos de notação científica e de proporcionalidade direta, convertendo para a escala da maquete as distâncias dos planetas ao Sol e definindo uma escala distinta para representar os diâmetros dos diferentes planetas. Esta atividade traduziu-se num balanço positivo, destacando-se o elevado compromisso, dedicação e trabalho colaborativo demonstrados pelos alunos.
Os professores de Tecnologia Artística, Físico-Química e Matemática.
11/06/2026
ORDENAÇÃO SACERDOTAL
Com muita alegria, a acolhemos o futuro sacerdote, e ex-aluno do Externato da Luz, João Maia.
Convidamos toda a comunidade a acompanhar estes momentos marcantes da sua caminhada vocacional, rezando pelo seu ministério e pela sua missão ao serviço da Igreja.
Convidamos igualmente todos a participar no jantar de celebração, que terá lugar no dia 05 de julho, após a Missa Nova, no Jardim do Seminário.
09/06/2026
No, já passado, sábado 23 de Maio realizou se a 3ª (e última) Etapa do Circuito EdL 25/26, no Externato da Luz.. Destacamos o 1º, 2º e 3º lugar, atribuídos aos tenistas Rafael Ramalho e Manuel Peixoto, Gabriel Oliveira e Maria Inês Neves e Miguel Antunes e Tiago Pires, nos Escalões de Sub-10 e Sub-13 respectivamente, no total das 3 Etapas realizadas ao longo da época! Obrigado a todos os participantes (tenistas, pais e membros da organização) 💪🏻🎾🎾🎾
09/06/2026
No âmbito do tema “A Páscoa de S. Francisco de Assis”, os alunos do 9.º ano criaram composições visuais em tela na disciplina de Tecnologia Artística. O projeto deu origem a trabalhos surpreendentes, que se destacam pela sua enorme criatividade e valor estético.
09/06/2026
Os alunos das turmas A e C do 5.º ano realizaram um projeto interdisciplinar, entre as disciplinas de Educação Tecnológica e Matemática, intitulado 'Relógio de Sol'. Esta iniciativa articulou o conteúdo sobre a medição do tempo (em Educação Tecnológica) com o estudo da amplitude dos ângulos (em Matemática). Os alunos acolheram o desafio com grande entusiasmo e curiosidade.
As professoras: Ana Silva, Cristina Duarte e Tânia Rodrigues.
09/06/2026
Os alunos do 6.º ano, na disciplina de Educação Tecnológica, desenvolveram um projeto de criação de Bonecos articulados, integrado nos conteúdos programáticos dos Movimentos e Mecanismos. O empenho dos alunos refletiu-se em trabalhos de elevada qualidade criativa.
09/06/2026
Na disciplina de Educação Tecnológica, os alunos do 6.º ano desenvolveram um projeto de criação de máscaras artísticas, integrado nos conteúdos programáticos de Estruturas Resistentes. Os estudantes demonstraram uma enorme imaginação, resultando em trabalhos com muita qualidade plástica.
08/06/2026
No âmbito da disciplina de Educação Visual, os alunos do 5.º ano desenvolveram um projeto de criação de leques/abanicos, integrados nos conteúdos programáticos do módulo “Módulo/Padrão”. Todos os alunos participaram com grande entusiasmo, o que resultou em trabalhos muito criativos.