Eco-Escola ESTeSL

Eco-Escola ESTeSL

Compartilhar

Escola Superior de Saúde de Lisboa (ESSL), uma Eco-Escola desde 2010...

14/06/2026

🌱 Eco-Código 2026 🌱

Pequenas ações fazem a diferença!

No âmbito do Programa Eco-Escolas, foi elaborado o poster Eco-Código com o objetivo de sensibilizar a comunidade académica para a adoção de comportamentos mais sustentáveis.

Através de uma comunicação visual simples e apelativa, o trabalho promove boas práticas ambientais e reforça a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no dia a dia.

💚 Juntos, construímos uma comunidade mais consciente e um futuro mais sustentável.

Photos from Eco-Escola ESTeSL's post 24/05/2026

Hoje celebramos o Dia Europeu dos Parques Naturais! 🍃
Mais do que paisagens de beleza única, estes espaços são essenciais para proteger a biodiversidade, combater as alterações climáticas e promover o nosso bem-estar físico e mental. 🌍

Recordamos a importância de preservar a natureza e de adotar pequenas ações que fazem a diferença:
• respeitar trilhos
• reduzir resíduos e poluição
• participar em iniciativas ambientais
• valorizar e visitar áreas protegidas de forma sustentável

Publicação realizada pela Eco-Conselheira Beatriz Gonçalves

29/04/2026

Já está disponível, no Spotify, o último episódio do Podcast Saúde Ambiental em Linha!…
🧑‍🎓👩🏿‍🎓🎙️🎧
Este episódio (From the plate to the planet: food security in times of climate change), da autoria das estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Saúde de Lisboa, do Politécnico de Lisboa, Letícia Lopes, Catarina Barata e Marta Albuquerque, surgiu na sequência do desafio lançado pela Foundation for Environmental Education e pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação que neste ano (2026) definiram como tema para o concurso internacional a “Segurança Alimentar e as Alterações Climáticas”.
🔊🍽️🌱🌍

11/03/2026

Chegou ao fim o primeiro dia da Futurália, aquela que é a maior feira de educação, formação e empregabilidade de Portugal. E nós estivemos lá...
🌍🚨🍃⛑️🦺

Photos from Eco-Escola ESTeSL's post 02/03/2026

A Escola Superior de Saúde de Lisboa (ESSL) marcou presença no Seminário Nacional Jovens Repórteres para o Ambiente, que decorreu entre os dias 27 de fevereiro e 1 de março, em Águeda, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
A comitiva da ESSL integrou o professor Vítor Manteigas (coordenador do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente na ESSL) e seis estudantes dos cursos de licenciatura em Saúde Ambiental e em Ortóptica e Ciências da Visão
(Beatriz Gonçalves, Catarina Barata, Letícia Lopes, Luana Cardoso, Marta Albuquerque e Sónia Carmo), num encontro que reuniu mais de uma centena de
professores e estudantes de diferentes níveis de ensino.
No decurso do Seminário, o mérito dos estudantes da ESSL foi amplamente reconhecido com a atribuição do prémio de melhor trabalho na vertente de podcast, relativo ao mês de janeiro de 2026 e de dois primeiros prémios, ex-aequo, no concurso nacional de 2025, também na vertente de podcast. Acresce ainda a conquista de um segundo lugar na categoria Twinning, na vertente de videorreportagem, no concurso internacional. Este reconhecimento evidencia a qualidade técnica e editorial dos trabalhos desenvolvidos e daquele que tem sido o percurso dos estudantes da ESSL no Programa Jovens Repórteres para o Ambiente.
Este evento, que teve um primeiro momento com workshops na área de jornalismo e escrita, vídeo, fotografia e podcast, promoveu o trabalho colaborativo e a produção de conteúdos jornalísticos centrados em temáticas ambientais.
Durante o seminário, o professor Vítor Manteigas assumiu a coordenação de um dos grupos de trabalho, acompanhando cerca de 20 estudantes numa saída de campo que incluiu a visita à Casa dos Rios e Laboratório de Rios+, um projeto de reabilitação da Ribeira da Aguieira, na freguesia de Valongo do Vouga, que tem contado com a mentoria de Pedro Teiga.

23/01/2026

Já conhecem o podcast do Inov@U – Centro de Excelência de Inovação Pedagógica de Lisboa?
Todas as semanas, no podcast "5 minutos de pedagogia com...", docentes, investigadores, estudantes, pessoal técnico, administrativo e de gestão das instituições do consórcio Inov@U (Universidade de Lisboa, Politécnico de Lisboa e Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Lisboa) partilham experiências e reflexões sobre inovação pedagógica.
Episódios curtos, conduzidos por Francisco Sena Santos que inspiram e envolvem toda a comunidade académica.
🎧🎤🎛️🌍👨🏿‍🎓👩🏼‍🎓📢🍃
Esta semana o convidado foi o professor Vítor Manteigas, que partilhou a sua prática de usar o Jovens Repórteres para o Ambiente, um programa da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, enquanto estratégia pedagógica, no curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Saúde de Lisboa, entretanto alargado a toda a comunidade académica em atividades extra-curriculares.

13/01/2026

Ontem, dia 12 de janeiro, na cerimónia de celebração dos 45 anos daquela que foi a primeira aula da Escola Superior de Saúde de Lisboa (ESSL), do Politécnico de Lisboa, e porque acreditamos que o voluntariado faz parte da "Identidade que nos Guia, da Missão que nos Move, por um Futuro Sustentável", estivemos à conversa com Filipa Martins e Vítor Manteigas, da ESSL, com Ana Paula Harfouche, do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, e Mário Parra da Silva, da United Nations Global Compact Network Portugal.
Nesta mesa-redonda, promoveu-se uma reflexão conjunta sobre como o voluntariado pode ser um catalisador para o desenvolvimento sustentável, explorando desafios, oportunidades e tendências, numa iniciativa alinhada com o Ano Internacional do Voluntariado para o Desenvolvimento Sustentável, determinado pela Organização das Nações Unidas, sob o mote "toda a contribuição importa".
🌍🙌🍃

20/12/2025

O Conselho Eco-Escolas 🌱
deseja-vos um Natal muito feliz, com saúde, alegria e bons momentos junto de quem vos é querido. ✨
Boas Festas, sustentáveis! 🎄💚

Photos from Eco-Escola ESTeSL's post 16/12/2025

Faz hoje 14 anos que a Escola Superior de Saúde de Lisboa, Unidade Orgânica do Politécnico de Lisboa, hasteou a sua primeira Bandeira Verde. Desde aquela ocasião que temos vindo a trilhar o caminho da sustentabilidade, num esforço concertado de toda a comunidade académica. Celebramos hoje 15 galardões Eco-Escolas.
Parabéns a todos aqueles que têm feito parte deste percurso. Deixamos também um agradecimento especial a quem nos tem apoiado de forma incondicional.

06/11/2025

Terá lugar no dia 11 de novembro, pelas 10h00, o Encontro Nacional “O Bê-à-bá do JRA” destinado a todos os professores e estudantes Jovens Repórteres para o Ambiente, iniciantes ou não na matéria de realização de trabalhos de reportagem.
Este é um encontro na plataforma Zoom, promovido pela coordenação nacional do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente, da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, e que irá contar com a participação do professor Vítor Manteigas, docente de Saúde Ambiental e coordenador do programa na Escola Superior de Saúde de Lisboa.
📢🌍🧑🏿‍🎓👩🏼‍🎓🍃
Este evento terá como principal intuito ensinar a trabalhar as várias modalidades de reportagem existentes, perceber o regulamento, apontar os principais erros de produção, relembrar prazos a respeitar, como inserir os trabalhos na plataforma JRA e apresentação das novidades do Programa para o ano letivo 25/26.
📸🎧🎬📹📝
A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória.

Quer que o seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em Lisbon?

Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.

Localização

Categoria

Entre em contato com a escola/colégio

Endereço


Avenida D. João II, Lote 4. 69. 01, Parque Das Nações
Lisbon
1990-096