02/06/2026
Na agenda, para amanhã...
📚✍📚
O sucesso de atuais e antigos alunos, a par do nosso crescimento, é o nosso melhor cartão de visita. Estamos, desde 2009, à altura de qualquer desafio!
O Colégio Oriente pauta a sua orientação pedagógica pelo objetivo de prestar um serviço de qualidade, na senda da excelência académica, proporcionado, sempre, a cada aluno, as condições necessárias ao seu desenvolvimento integral. Queremos, acima de tudo, formar cidadãos autónomos, responsáveis, dotados de espírito crítico, competentes, educados, bem formados, multilingues e capazes de gerir probl
02/06/2026
Na agenda, para amanhã...
📚✍📚
01/06/2026
"Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser." [Louis Pasteur]
💙Que no coração de cada criança vivam (efetivamente) "todos os sonhos do mundo"!💙
14/05/2026
A visita de estudo ao Quartel do Carmo, realizada com as turmas de 9.º ano e do 10º ano de Humanidades, foi uma experiência marcante e enriquecedora.
Desde a entrada, o espaço foi mais do que um edifício histórico. O Quartel do Carmo é um local pesado, com signif**ado, onde diferentes momentos da história de Portugal ainda estão presentes. Ao longo da visita, fomos seguindo um percurso bem estruturado, que nos levou desde a construção do Quartel até ao seu papel decisivo no 25 de abril de 1974 e nos acontecimentos que se seguiram.
O guia do local foi fundamental nesta experiência. Com uma explicação clara, fluida e muito bem organizada, conseguiu tornar acontecimentos históricos em algo fácil de compreender e acompanhar. A história foi apresentada como uma sequência, quase como uma narrativa, o que tornou tudo mais cativante e permitiu perceber melhor a ligação entre os diferentes momentos.
O ponto mais tocante da visita foi, sem dúvida, a chegada ao 25 de abril. Neste momento, foi possível captar a importância do Quartel do Carmo como cenário do cerco ao regime e da rendição de Marcelo Caetano. A forma como estes acontecimentos foram contados, ajudou-nos a imaginar o ambiente vivido neste dia e a perceber o peso histórico daquele espaço.
Também foi interessante observar como a visita não se limitou ao momento da revolução, mas incluiu igualmente o contexto anterior e as mudanças que se seguiram, possibilitando uma visão mais completa da evolução histórica do país.
No final, esta visita revelou-se uma excelente oportunidade de aprendizagem fora da sala de aula. Mais do que decorar acontecimentos, foi possível compreendê-los de forma mais real e signif**ativa, de forma mais humana.
Patrícia Cardoso, 10.º B2
💙🌹💙
07/05/2026
Nos dias 29 e 30 de abril, as turmas de 11.º ano realizaram uma visita de estudo ao Porto e a Tormes, no âmbito da disciplina de Português, num percurso que uniu literatura, património e experiência cultural.
O primeiro dia começou com uma visita guiada aos Jardins do Palácio de Cristal, onde os alunos puderam apreciar a paisagem e compreender a importância deste espaço emblemático da cidade. Seguiu‑se a passagem pela Cadeia da Relação, local intimamente ligado à vida de Camilo Castelo Branco, permitindo aprofundar a relação entre biografia e obra. A tarde continuou com a subida à Torre dos Clérigos e a visita ao Museu e à Igreja, num contacto direto com um dos mais marcantes símbolos do Porto. O dia terminou com o espetáculo imersivo Spiritus, que proporcionou, dentro da Igreja dos Clérigos, uma experiência sensorial única.
Na manhã seguinte, o grupo percorreu a pé a Baixa do Porto, observando a cidade como um texto cultural, histórico e turístico. À tarde, a visita prosseguiu até Tormes, onde os alunos conheceram a Fundação Eça de Queirós e tiveram oportunidade de relacionar o espaço real com o universo literário do autor.
Foram, efetivamente, dois dias que proporcionaram adquirir e consolidar aprendizagens, aproximar alunos dos autores estudados e viver a literatura para além da sala de aula, num encontro enriquecedor entre território, cultura e conhecimento.
💙📚💙
03/05/2026
Um feliz dia a todas as Mães e Famílias da comunidade CO!💙
25/04/2026
Se a liberdade é só palavra bonita,
então que a minha seja mais aflita,
mais crua, mais dita e redita,
até que alguém a ouça, e a repita.
E eu falo, mesmo sem convite,
mesmo que a voz desafie o limite,
porque quem espera pelo sítio certo
f**a sempre do lado de fora do grito.
Dizem-me: “tem calma rapariga,
a vida é longa e pede jeito”,
mas eu nunca fui muito de pedir licença
nem de fazer silêncio ao que me arde no peito.
Patrícia Cardoso, 10.º B2
14/04/2026
Para celebrar o Dia Europeu da Música nas Escolas, que se comemorou no passado dia 15 de março de 2026, as turmas de 1.º e 2.º anos, orientados pela Professora Paula Pereira, prepararam e interpretaram duas músicas que fazem parte do nosso baú de recordações da infância.
A partir do projeto "Cantar Mais – Mundos com voz", da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM), que assenta na disponibilização de um repertório diversif**ado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, ...), os alunos destas turmas convidam as famílias a passar pela nossa página do youtube e a viajar, em família, pelos sons e memórias da meninice!
🔗1.º ano: https://youtu.be/e2kHGh3rOUA
🔗2.º ano: https://youtu.be/TNlKI7_tLUE
💙🎼💙
13/04/2026
Estamos de regresso, para a última etapa do ano!
Continuamos a escrever excelência em dias felizes.
💙📚✍💻💙
07/04/2026
Na passado dia 25 de março, realizou-se o primeiro Encontro Literário CO, organizado e dinamizado pelo 10.º B2. Foi um encontro especial que reuniu a turma de Humanidades, Pais e Professores, num delicioso final de tarde. Desde o primeiro momento, sentiu-se um ambiente acolhedor, criando o cenário ideal para a partilha.
O encontro centrou-se na obra “Nem Todas as Árvores Morrem de Pé”, de Luísa Sobral, dando origem a uma conversa rica, profunda e envolvente. Mais do que uma simples análise da obra, os participantes partilharam emoções, perspetivas e as reflexões feitas ao longo da sua leitura, mostrando como uma só história pode ser sentida de formas tão distintas.
Houve ainda um momento de convívio à volta de um lanche, que tornou o ambiente mais descontraído e aproximou todos os participantes, entre conversas tranquilas e sorrisos.
Para marcar este encontro de forma especial, foi criada uma pintura coletiva com as impressões digitais dos polegares dos participantes. Este gesto simbólico transformou-se numa marca única e signif**ativa do momento, cada impressão contribuiu para uma obra comum que reflete a união, a diversidade e a memória deste dia e que f**ará, para memória futura, na parede da nossa Biblioteca.
No final, ficou a clara sensação de que esta ocasião foi muito mais do que um encontro sobre um livro, foi um momento de ligação e partilha, que certamente f**ará na memória de todos os que participaram.
Patrícia Cardoso, 10.º B2
💙📚💙📚
03/04/2026
Celebrar a Páscoa é acreditar que a luz vence a escuridão e que há sempre espaço para recomeçar com esperança.
No nosso Colégio, esta renovação vive-se todos os dias: na educação para os valores, no acompanhamento próximo aos alunos e na parceria fundamental com as famílias. Juntos, procuramos formar não apenas bons alunos, mas pessoas íntegras, capazes de contribuir para um mundo mais justo, humano e solidário.
Que esta Páscoa renove em cada família a esperança, a alegria e a confiança no futuro. E que continuemos, como comunidade educativa, a caminhar lado a lado, promovendo o crescimento, o cuidado e o bem comum.
Desejamos a todas as famílias uma Santa e Feliz Páscoa!
💙💙💙
| Segunda-feira | 08:30 - 19:30 |
| Terça-feira | 08:30 - 19:30 |
| Quarta-feira | 08:30 - 19:30 |
| Quinta-feira | 08:30 - 19:30 |
| Sexta-feira | 08:30 - 19:30 |