Epa_sat

Escola Profissional of Almada is a vocational school which is participating on the construction of a satellite for the European Cansat project!

Escola Profissional of Almada is participating on the construction of a satellite for the European Cansat project! This is a project from European Space Agency, whose main purpose is to build a micro satellite the size of a soda can. It is supposed do get in a small rocket up to 1000 meters high and while it´s falling down, the satellite will be sending data which will be received through an antenna. Our first mission is to measure the air temperature with a thermistor and a LM35 sensor,as well as the atmospheric pressure with a MPX4115A pressure sensor.

Missão: Participar no Concurso CANSAT! O objectivo será construir um satélite que consiga efetuar leituras de temperatura e pressão atmosférica, a uma distância de 1 Km da Terra.

A equipa EPA_Sat V apresentou esta manhã o seu projeto ao deputado Nuno Magalhães, líder da bancada parlamentar do CDS-PP, que realizou uma visita à nossa Escola. Mais uma oportunidade para divulgar o nosso trabalho e treinar as nossas competências de comunicação. ☺️
#cansat
#cienciaviva @ Escola Profissional de Almada

A EPA_Sat V está em modo criativo🤯. O planeamento e a gestão de tarefas são etapas vitais para o sucesso da nossa missão!
#cansat

pcguia.pt

Equipas apoiadas pelo IPS vencem concurso nacional de microssatélites

Mais uma vez, obrigado ao Instituto Politécnico de Setúbal pelo apoio ao nosso projeto 😃.
#cienciaviva

pcguia.pt IPS apoia equipas vencedoras do CanSat 2019.

A preparação da competição europeia está em andamento 😊. Neste momento, a equipa está a realizar melhorias na estrutura do Cansat com a ajuda do professor de desenho, Hilário Lopes.
Desta feita, mudámos o posicionamento do botão de Power, de forma a encurtar os cabos dentro da estrutura, e adicionámos um indicador do nível de bateria, simplificando a sua monitorização.
#cienciaviva

A equipa EPA Sat V apresentou ontem o seu projecto Cansat na E-TECH Portugal 19, em representação da Escola Profissional de Almada.
#cienciaviva

Os alunos da equipa EPA Sat V apresentaram o seu projecto Cansat (com o qual venceram a competição nacional de 2019) e representam hoje a nossa escola na E-TECH Portugal 19. A E-TECH Portugal é o maior evento tecnológico, realizado a sul do Tejo, nas áreas da Tecnologias de informação, comunicação e electrónica.
#epalmada @ Cais 3

Cansats in Europe

And last but not least from the national competitions... Congratulations to EPASat-V for winning the Portuguese #CanSat competition, held on the beautiful Azores islands! 🚀

Image credit: ESERO Portugal

youtube.com

3º Dia - Entrevista #13 - EPA Sat V

Entrevista com a equipa no 3º dia da competição.
#cienciaviva

Ontem regressámos a casa cansados e felizes. Aproveitamos esta ocasião para dar os parabéns a toda organização pelo excelente trabalho que efetuou, pois organizar/ gerir um evento desta envergadura requer pessoas empenhadas e empreendedoras. Foi incrível o espírito de camaradagem entre as equipas, a partilha
do material, do conhecimento e daquele abraço de conforto nos momentos mais complicados. Queremos, por isso, enviar um grande abraço a todas as equipas que partilharam connosco esta experiência fantástica.
#cienciaviva

E foi com empenho e motivação, espírito de equipa e muito trabalho que aqui chegámos! 🎈🎈🎈

E acaba assim esta grande aventura com o 1° lugar no Cansat 2019!!! A equipa EpasatV está de parabéns! Próxima aventura: competição europeia🎉.
Obrigado a todos pelo vosso apoio 😊.
#cienciaviva

Última etapa, a apresentação do nosso póster 😁.
#cienciaviva

Concluímos agora a nossa apresentação final. Resta agora apoiar as restantes equipas!
Depois do jantar serão revelados os resultados. Aguardem notícias 😊!
#esero

4º Dia: Hoje o dia começou assim, chuva e frio, mas nada que nos quebrasse o ânimo😁. Entregamos a nossa apresentação final, seguindo-se a discussão dos resultados com o júri. Agora estamos em preparação para a apresentação final...
#cienciaviva

Ontem foi um dia em cheio😊! Depois do lançamento do Cansat fomos dar a volta à ilha.
Começamos pelas instalações da Edisoft onde o Eng. Ricardo Conde explicou a importância da construção do teleporto em Santa Maria. Este consiste numa diversidade de antenas que estão a ser montadas para captura de informação de diversos satélites.
Seguimos viagem até ao Pico Alto, o ponto mais alto da ilha, onde podemos observar a vista deslumbrante sobre a ilha.
Continuando o percurso, fomos visitar as baías com as suas praias magníficas.
No regresso, reunimos com o Eng. Eduardo, membro do júri, que nos colocou várias questões sobre a nossa electrónica e programação, sugerindo melhoramentos a realizar na próxima competição. Por fim, felicitou-nos pelo sucesso da nossa missão.
Depois do jantar, a equipa foi descontrair e planear a tarefa de cada elemento para a apresentação dos resultados obtidos.😬

Lançamento EpaSatV

O lançamento do EpaSatV a 1Km de altitude: espetacular!
#cienciaviva

Finalmente o lançamento foi efetuado com sucesso!
De repente, o nosso CanSat desapareceu para reaparecer ao fim de uns segundos, descendo com a velocidade controlada pelo paraquedas. A telemetria também foi um sucesso!
A Epasat V de parabéns

Dia 3: Hoje acordamos para um belo dia de sol. Durante a manhã realizamos testes ao satélite para garantir que não haverá falhas.
Está a chegar o derradeiro momento! 😬 O nosso satélite será inserido num rocket para atingir uma altitude de 1000 metros. Durante a subida e a descida teremos de fazer a telemetria para depois analisarmos e discutirmos os resultados com o júri.
#cienciaviva

A nossa noite irá acabar na companhia do professor Dr. Rui Agostinho que irá falar sobre a chegada do homem à Lua no contexto da comemoração dos 50 anos deste importante acontecimento 🚀🌝.

Epa_sat's cover photo

Ao fim da tarde realizámos o lançamento de teste😁. Este lançamento permitiu verificar a velocidade da descida controlada por paraquedas, como também a estabilidade do nosso software e a receção da informação vinda do satélite.
Durante o teste tivemos a excelente companhia da Eng. Vera Carvalho, responsável pelo rastreio de satélites na base da Edisof em Santa Maria.

Apresentação da missão

Hoje à tarde fizemos a apresentação da nossa missão aos júris. Inicialmente um pouco nervosos, mas acabou por correr bem!
#epalmada

Estivemos agora na abertura oficial do Cansat 2019. A próxima etapa é a apresentação da nossa missão.
#epalmada

2° dia: A nossa manhã começou com um briefing feito pela Dra Adelina Machado da Agência Nacional Ciência Viva.
#epalmada

Hoje começou a tão esperada viagem! Voamos até S. Miguel onde fomos recebidos pelo Expolab. Levaram-nos até à cidade e depois rumámos a Lagoa para visitar as instalações do Expolab. Lá, fizemos um Pedipaper e uma atividade de Chain Reaction.
Depois do almoço, passeámos pela ilha, tendo visitado a Lagoa do fogo e a Caldeira Velha. Aqui explicaram-nos o porquê das águas quentes e fumarolas, que estão relacionadas com o vulcão adormecido.
Por fim, fomos para o aeroporto e viajamos até Santa Maria.
Agora é descansar para amanhã cedo trabalhar!😉

Primeira atividade do dia: Pedipaper na Expolab!

A equipa EPA_Sat V a caminho dos Açores ✈️😊. Começa a aventura!

A equipa está nos preparativos finais☺️. Hoje fomos visitar a Dra. Conceição Romano na Biblioteca dos Olivais que traduziu o manual do CanSat para braille. De tarde visitamos a Sertec, uma empresa de produtos de apoio, que nos disponibilizou um teclado braille para a missão.

Nem no fim de semana paramos! Preparativos finais para a viagem ✈️.

O CanSat é um projeto que engloba várias áreas, sendo uma delas a psicologia. Para além da construção do nosso Satélite e antenas, também temos de nos preparar para o dia do lançamento. Assim, hoje estivemos reunidos com a psicóloga da nossa escola, a Dra. Irene Sobral, que abordou várias aspetos importantes nos domínios da comunicação, apresentação e postura, como também simulou um questionário sobre o CanSat para testar a nossa maneira de estar/reagir quando expostos a um determinado nível de pressão.

Obrigado Dra. Irene por esta ajuda preciosa 😀!

Vídeo de apresentação EPA_SatV

Está a aproximar-se o lançamento do EPA_SatV. Aqui fica uma breve apresentação da nossa missão!

Chegaram as tão esperadas PCBs, fabricadas pela Guimocircuito, empresa de Guimarães que apoia novamente a equipa na construção do nosso satélite.

À Guimocircuito, nomeadamente a Catarina Mendes, os nossos sinceros agradecimentos!!!

Próxima etapa: soldar e testar as novas PCBs!!😁

Escola Profissional de Almada - Equipa EPA_satV

Photos from Epa_sat's post

Epa_sat's cover photo

Teste do sensor MH-Z19B

A equipa EPA_satV esteve na oficina da escola a testar / calibrar o sensor MH-Z19B que mede o CO2, com a ajuda do formador de Mecatrónica Automóvel, Daniel Nifrário. Para realizar este teste recorreram à máquina de diagnóstico de gases para comparar com os valores recolhidos pelo sensor.

Projeto Cansat 2018/19

A equipa Epa_satV em ação!

No passado dia 28 de março, no âmbito do projeto Cansat, a Epa_satV esteve no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) a testar e calibrar as suas antenas Yagi. Foram recebidos pelos Professores Filipe Cardoso e Manuel Ferreira que, de uma forma bastante simpática, explicaram a função do Analisador de Espectro e a sua utilização.

Para além do ganho da antena, também foi testada a polarização vertical e horizontal, tendo sido possível verificar o sinal a aumentar e a diminuir no Analisador de Espectro.

No final, os professores congratularam a equipa pelos excelentes resultados das antenas.

Aproveitando esta visita ao IPS, foi ainda possível experimentar o simulador de voo que se encontra em desenvolvimento, bem como visitar um laboratório com impressoras 3D e CNC, onde houve a oportunidade de discutir vários aspetos relativos à estrutura do CanSat e do paraquedas.

Escola Profissional de Almada

O site da nossa equipa foi um dos apurados para a final do SiteStar, concurso DECOJovem :-D

Epa Cansat na final do SiteStar4.
Foi apurado para a final o site da equipa EPA_Sat IV , do Clube de Robótica da Escola Profissional de Almada, que representou a escola no Cansat Portugal 2017.

Pode ver o site em www.epacansat.pt (turma 1º TEAC) e o vídeo promocional em www.youtube.com/watch?v=0dFkfqr4c5Ix.

dn.pt

Ciência Viva - Satélites do tamanho de latas feitos por alunos do secundário voam nos Açores

A Epa_sat no Diário de Notícias! Com declarações dos membros da nossa equipa no final da notícia!

Está a ser uma experiência única! Obrigado aos professores que nos acompanham neste percurso, ao Olha o Robot - Clube de Eletrónica e Robótica do qual fazemos parte, e à Escola Profissional de Almada!

dn.pt A competição CanSat, promovida pela Ciência Viva e pela ESA, a agência espacial europeia, tem a participação de 15 equipas de escolas de todo o país e termina este sábado na Ilha de Santa Maria. Vencedor vai representar Portugal na final europeia.

Quer que o seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em Almada?

Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.

Vídeos (mostrar todos)

Lançamento EpaSatV
Apresentação da missão
Vídeo de apresentação EPA_SatV
Teste do sensor MH-Z19B
Projeto Cansat 2018/19

Localização

Categoria

Entre em contato com a escola/colégio

Endereço

Avenida Aliança Povo M.F.A S/N, 2800-253 Almada 21 273 9280
Almada
Outra Escola em Almada (mostrar todos)
A Voz do Operário - Espaço Educativo do Laranjeiro A Voz do Operário - Espaço Educativo do Laranjeiro
Rua D. Duarte, Nº35
Almada, 2810

O E. E. do Laranjeiro pertence à Voz do Operário, uma instituição com 131 anos de existência. É um espaço frequentado por crianças dos 3 meses aos 6 anos.

Biblioteca Escolar Fernão Mendes Pinto Biblioteca Escolar Fernão Mendes Pinto
Almada

A Biblioteca Escolar Fernão Mendes Pinto divulga as suas atividades e eventos culturais, de promoção da leitura e de apoio ao trabalho na sala de aula.

Colégio Bem me quer Colégio Bem me quer

Kitesurf & Paddlesurf activities School & Rentals

Mini-Yoga Mini-Yoga
Almada

O Yoga para crianças é uma prática que pretende trabalhar o ser humano como um todo, através de histórias, música, jogos, exercícios e relaxamento. "Só é possível ensinar uma Criança a Amar...Amando-a!" [Goethe]

Clubes do Ambiente - ESEN Clubes do Ambiente - ESEN
Escola Secundária Emídio Navarro
Almada

Página oficial dos Clubes do Ambiente responsáveis pela manutenção dos aquários da ESEN de Almada.

Weather ESAA Weather ESAA
Rua Ramiro Ferrão
Almada, 2809-011 ALMADA

Shala - Academia de Yoga Shala - Academia de Yoga
Rua José Afonso
Almada, 2810-237

Espaço de Yoga para toda a família. Palestras e Workshops para nos ajudar a melhorar o nosso dia a dia. Local para Parar e Ser Feliz

Escola De Estética DMBM Escola De Estética DMBM
Av. Dom Nuno Alvares Pereira Lote 7 C
Almada, 2800-719

ESCOLA DE ESTÉTICA FORMAÇÕES/CURSOS WORKSHOPS CERTIFICADOS Para mais informações contacte: 938270079 ou 211571602

Escola Naval (Portugal) Escola Naval (Portugal)