Cursos de Língua e Cultura Portuguesas em Roterdão

Cursos de Língua e Cultura Portuguesas em Roterdão

Delen

Para todos os alunos que estão interessados em aprender a língua e cultura portuguesa em Roterdã

Photos from Camões / Coordenação do Ensino Português - Benelux's post 09/04/2026
12/01/2026

Para pequenos e grandes leitores 📖

Voor kleine en grote lezers 📖

Este ano vamos festejar os 10 anos da BIR! Venham a esta série de 11 leituras e eventos especiais.

Leituras de Histórias Infantis* + jogo e atividade plástica!

DOMINGO 18 DE JANEIRO
10.30 - 12.00 horas

Choves ou Fazes Sol?
de Mireia Vidal e Anna Font

*ATENÇÃO, ESTA LEITURA É NOUTRO ESPAÇO!
Iniciamos este ano festivo na nova sala de estar de Roterdão, na Plein (Praça), que se situa ao lado do novo museu Fenix. Este espaço pode ser facilmente acedido por bicicleta, carro ou transportes públicos. F**a localizado na Paul Nijghkade 5, Roterdão.

Quem vem ler a história?
A Susana Moura é de Coimbra e vive há muitos anos no campo em Castelo de Vide, na terra dos seus bisavós. É arquiteta paisagista, trabalha há vários anos com crianças e livros, em educação não formal. Nunca deixou de ler livros ilustrados, desde pequena. Está de visita aos Países Baixes, país que adora, e vem ler-nos uma história muito bonita sobre as emoções que sentimos no dia a dia.

Vai ser uma leitura muito bonita, com atividades especiais e num sítio mágico!

Juntem-se a nós na Plein (na Paul Nijghkade 5, Roterdão) às 10.30.
Às 11:00 contamos a história!

❤️

A Equipa BIR

07/09/2025

Período extraordinário de inscrições

Ainda vai a tempo de inscrever o/a seu/sua filho/a nos cursos de Língua e Cultura Portuguesas para o ano letivo de 2025/2026!

As inscrições estão abertas até ao dia 30 de setembro de 2025, no limite das vagas ainda disponíveis em algumas localidades.

Se ainda não teve oportunidade de efetuar a inscrição, convidamo-lo a contactar a Coordenação de Ensino ou o/a professor/a de português da sua área de residência, que poderá fornecer todas as informações necessárias sobre horários e locais ainda disponíveis.

Não deixe passar esta oportunidade de valorizar o percurso educativo dos seus educandos. Os cursos são gratuitos, reconhecidos oficialmente e adaptados às necessidades dos alunos, proporcionando um ambiente de aprendizagem motivador e enriquecedor.

10/06/2025
17/05/2025

🔊Inscrições nos cursos de língua portuguesa - ano letivo 2025/2026

🤔Como❓

📍As novas inscrições deverão ser efetuadas:

👉 preferencialmente em linha (https://portalservicos.instituto-camoes.pt/SII_Registration/eRegistration.aspx)

📍As renovações das inscrições dos alunos presentemente inscritos nos cursos podem ser realizadas em articulação com os respetivos professores.

📍Para verificar as localidades e horários onde funcionam atualmente os cursos, consulte 👉 👉👉https://portugaledu.lu/onde-estamos/

📍Até quando❓
📆Até ao dia 30 de maio

📍Informações detalhadas sobre o processo de inscrições no Benelux
👉👉👉https://www.instituto-camoes.pt/activity/o-que-fazemos/aprender-portugues/presencial/no-ensino-basico-e-secundario/inscricao-epe/insc-lux-bel-pbaixos

🔗A Coordenação do Ensino Português, através dos seus professores, poderá apoiar os encarregados de educação neste processo.

25/04/2025

25 de Abril - Dia da Liberdade - "Revolução dos Cravos"

25 april - Dag van de Vrijheid - "Anjerrevolutie"

18/04/2025

Fijne Pasen 🐣

11/02/2025

🎻✨ Leitura de histórias: “Patrick” de Quentin Blake ✨🎻

O que acontece quando um rapaz compra um violino em segunda mão com a sua última moeda? Magia! 🎶✨ Peixes voam 🐟💨, vacas mudam de cor 🐄🌈, e até os mais tristes encontram alegria… 🎵😊

Nesta sessão especial, Ricardo e Alessia darão voz à encantadora história Patrick, de Quentin Blake, com tradução para português feita pelo próprio Ricardo. Uma leitura que nos lembra do poder transformador da música 🎶🎻 e da imaginação! 💫

📅 Domingo, 16 de fevereiro
🕒 10h30 - 12h00
📍 Gaffelstraat 63, Roterdão

🎭 Sobre os leitores:
O Ricardo vive na Holanda há 11 anos e a Alessia há 7. Vieram estudar, ficaram, e hoje partilham a vida com a sua filha Olívia. Em casa, o Ricardo fala português com ela, abrindo-lhe as portas para a cultura e a riqueza da língua.

📖 O que o Ricardo mais gosta nesta história?
A ideia de que a música 🎶 pode tornar o mundo mais bonito! ✨🎻 E tu, vens descobrir esta magia connosco? 🎵😊

10/02/2025

Para pequenos e grandes leitores 📖

Voor kleine en grote lezers 📖

É com muito prazer que vos convidamos para a

Leitura de Histórias Infantis

DOMINGO 16 DE FEVEREIRO
10.30 - 12.00 horas

(Mais informação em breve)

Depois da leitura podem contar com um mini workshop sobre a história para os mais pequenos!

Juntem-se a nós!
Estaremos na Gaffelstraat 63, Roterdão!

A Equipa BIR

01/12/2024

Para pequenos e grandes leitores 📖

Voor kleine en grote lezers 📖

É com muito prazer que vos convidamos para a
Leitura de Histórias Infantis
DOMINGO 8 DE DEZEMBRO
10.30 - 12.00 horas
‘O Urso e o Piano’
de David Litchfield
‘Um dia, um ursinho encontra na floresta uma coisa estranha… É grande, parece uma caixa e tem teclas que fazem PLONC! A partir do momento em que descobre que a coisa estranha produz sons magníficos, ele embarca numa viagem que o leva para longe de casa. Num piscar de olhos, o urso vai parar a uma terra nova e maravilhosa, onde o ar está repleto de belos sons e onde a fama lhe abre os braços. No entanto, apesar do sucesso alcançado, ele sente falta do que deixou para trás...’
***
Depois da leitura podem contar com um mini workshop sobre a história para os mais pequenos!
(Também nesta leitura não teremos chá nem café (por motivos de obras na cozinha da De Nieuwe Gaffel/Jeudbieb West), mas conversa boa estará sempre presente!)
Juntem-se a nós!
Estaremos na Gaffelstraat 63, Roterdão!
A Equipa BIR

06/11/2024

É com muito carinho e entusiasmo que apresentamos o nosso Poster ABC! 💖

Um presente fantástico para as crianças das famílias que falem português e/ou holandês, as crianças dos vizinhos, as crianças dos vossos amigos e todos os adultos com espírito de criança! Este poster ilustrado é para todos aprenderem um bocadinho de português e de holandês, inspirarem-se e divertirem-se juntos! ⭐️

As ilustrações são da autoria da e o poster estará à venda a partir da próxima leitura! 📖

Poster: 50 x 70 cm | 8€

Se não conseguirem estar presentes nas próximas leituras aceitamos também encomendas por mensagem privada 🙂✨

Wilt u dat uw scholen hét hoogst genoteerde School in Rotterdam wordt?

Klik hier om uitgelicht te worden.

Plaats

Type

Website

Adres


Argonautenweg 55
Rotterdam
3054RP