16/11/2025
A Aplepes tem o prazer de anunciar os nossos próximos eventos.
No dia 29 de novembro receberemos a Professora de Português Língua Não Materna na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Brasil) e Secretária-geral da APLEPES (Asociación de Profesores de Lengua Portuguesa en España). Doutora e mestre em Letras (Língua Portuguesa) pela UERJ. Graduada em Letras (Português/Latim/Espanhol) pela UERJ com passagem pela Universidade de Jaén (Espanha).
O link está na nossa Bio.
Lembrem-se!
Todos os nossos minicursos ficam gravados e você pode ter acesso a eles, clicando na opção: receber a gravação do minicurso.
Todas as pessoas que participam dos nossos eventos recebem certificação.
Contamos com vocês!
16/11/2025
A Aplepes tem o prazer de anunciar os nosso próximos eventos.
No dia 29 de novembro receberemos o Professor Emyson Santana, professor de Língua Espanhola no IFS (Instituto Federal de Sergipe / Brasil), Tesoureiro da APLEPES (Asociación de Profesores de Lengua Portuguesa en España), Mestrando em Estudos Linguísticos, na linha de Linguística Aplicada, pela UFS (Universidade Federal de Sergipe) e membro do grupo de pesquisa DInterLin/UFS (Diálogos Interculturais e Linguísticos). Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e Graduado em Letras (Português/Espanhol) pela UFS.
O link está na nossa Bio.
Lembrem-se!
Todos os nossos minicursos ficam gravados e você pode ter acesso a eles, clicando na opção: receber a gravação do minicurso.
Todas as pessoas que participam dos nossos eventos recebem certificação.
Contamos com vocês!
08/11/2025
Inscrições abertas!
Teremos como convidada a professora doutora
Minibio:
Professora de Português Língua Não Materna na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Brasil) e Secretária-geral da APLEPES (Asociación de Profesores de Lengua Portuguesa en España). Doutora e mestre em Letras (Língua Portuguesa) pela UERJ. Graduada em Letras (Português/Latim/Espanhol) pela UERJ com passagem pela Universidade de Jaén (Espanha).
Tema:
A tradução como ferramenta pedagógica no ensino de PLE
O link para as inscrições está na nossa bio.
08/11/2025
Estão abertas as inscrições para os próximos eventos da APLEPES.
Para o nosso próximo minicurso contaremos com a presença do professor
Professor de Língua Espanhola no IFS (Instituto Federal de Sergipe / Brasil), Tesoureiro da APLEPES (Asociación de Profesores de Lengua Portuguesa en España), Mestrando em Estudos Linguísticos, na linha de Linguística Aplicada, pela UFS (Universidade Federal de Sergipe) e membro do grupo de pesquisa DInterLin/UFS (Diálogos Interculturais e Linguísticos). Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e Graduado em Letras (Português/Espanhol) pela UFS.
Tema:
Práticas SULeadas no ensino de PLE
O link para as inscrições está na nossa bio
05/10/2025
5 de outubro- Dia Mundial da professora e do professor
Parabéns, companheiras e companheiros de jornada!
18/09/2025
A APLEPES acredita que a literatura é uma poderosa ferramenta de transformação e conexão.
É com imensa satisfação que apoiamos os encontros da escritora brasileira Patricia Cacau aqui na Galiza.
Que o ensino de português língua não materna seja um farol de inspiração, unindo professoras e professores em torno da paixão pelos livros.
06/09/2025
Professoras e professores, um novo curso escolar começa, cheio de desafios e oportunidades. Queremos agradecer o apoio e companheirismo com a nova gestão da APLEPES.
Neste novo ano letivo, a APLEPES deseja toda a motivação para continuar levando o ensino de português língua não materna por todos os cantos do mundo.
Que possamos continuar a nossa caminhada com entusiasmo e criatividade!
Em breve, divulgaremos as nossas próximas atividades.
Equipe/ equipa da APLEPES
26/05/2025
No dia 24 de maio, decorreu o Webinário «Pontes de línguas, saberes e culturas: internacionalização e intercâmbio no espaço lusófono e multilíngue», ministrado pelo Prof. Dr. Vilton Soares do Instituto Federal do Maranhão - IFMA
A APLEPES expressa sua gratidão a todos os participantes por enriquecerem o webinário.
Muito obrigada, professor pelas contribuições.
24/05/2025
"Cheguei na Universidade de Madrid com uma carta de apresentação do Professor Antenor Nascentes ao Dámaso Alonso, que era titular de Filologia Românica". (BECHARA, 2008). Evanildo Bechara é um expoente da língua portuguesa no Brasil, reconhecido internacionalmente, estudou Filologia Românica no seu pós-doutorado na Espanha. Conhecedor de várias línguas, foi um defensor da nossa língua portuguesa e trabalhou com afinco pelo respeito a ela, começando por nós, falantes nativos. Para que a língua portuguesa alcançasse projeção internacional como o francês e o inglês, defendia o uso de termos e expressões do próprio português, restringindo o uso de estrangeirismos quando de fato houvesse necessidade, à ausência de palavras que exprimissem o real significado do termo ou da expressão estrangeira. Foi também grande historiador da língua portuguesa, amante da história das palavras e da evolução das formas e dos significados, contribuindo para os estudos da língua e da cultura e, assim, contribuindo muito também para se pensar a língua em uso, que nos ajuda a esclarecer dúvidas dos estrangeiros quanto aos usos clássicos e contemporâneos do português, que vez ou outra, "se esbarram" com usos de outras línguas. Engana-se aquele que acredita que o trabalho de um filólogo como ele se restringe à perspectiva da descrição e do ensino de língua materna. Debrucemo-nos sobre os estudos de nossos antecessores e encontraremos pontes úteis e necessárias entre as perspectivas de ensino do português como língua materna e estrangeira. Sentimos muito a partida do grande mestre e somos afortunados e agradecidos pela herança do seu imenso legado. Que ele continue sendo luz e conhecimento em outras esferas, alçando voos em novos planos. 🖤🙏🏼
17/05/2025
A APLEPES tem o prazer de divulgar o seu próximo webinário.
«Pontes de Línguas, Saberes e Culturas: Internacionalização e Intercâmbio no Espaço Lusófono e Multilíngue»
O webinário será ministrado pelo Prof. Dr. Vilton Soares do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
As inscrições são gratuitas, mas necessitam de inscrição prévia através do QR CODE disponível no cartaz ou pelo link https://forms.gle/gAEbZNDjtuKPS65z8
Participem!