IDJ - Delegação Região Santiago Norte e Maio

IDJ - Delegação Região Santiago Norte e Maio

Comentários

Delegado do IDJ para Região Santiago Norte, participa em uma jornada de conversas abertas sobre os Crimes Se***is contra Menores de Idade.

Numa iniciativa do Agrupamento Escolar I, Agrupamento II - Tarrafal de Santiago, e do G D Varandinha Tarrafal , devido aos últimos acontecimentos de violência sexual contra menores no Tarrafal, aconteceram nos dias 31 de Janeiro e 2 de Fevereiro respetivamente, onde a Juíza da Comarca do Tarrafal de Santiago, a Dra. Cláudia Bettencourt foi a oradora principal em que durante a sua explanação falou aos adolescentes e jovens sobre o perfil de um(a) agressor(a), sobre as consequências legais para os agressores e também respondeu às várias questões colocadas pelos alunos e professores.



Escolares I & II

# proteçãoaosmenores
No âmbito do projeto de apoio ao Desporto Escolar, o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ, I.P.), através da Delegação Região Santiago Norte e Maio, colocou à disposição das Escolas Secundárias Amílcar Cabral (Santa Catarina) e Alfredo da Cruz Silva (Santa Cruz), enquadrado no programa de comemoração do aniversário das mesmas, um Kit Desportivo (4 x4), cuja entrega oficial foi feita nos dias 19 e 23 de Janeiro respetivamente, pelo Delegado da Região.





No âmbito do projeto de apoio ao Desporto Escolar, o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ, I.P.) colocou à disposição das Escolas Secundárias da Região Santiago Norte um Kit Desportivo (4 x4 ), cuja entrega oficial foi feita nos dias 11 e 12 de Janeiro.

Nesta primeira leva, foram contempladas as escolas secundárias de Armando Napoleão Fernandes (Santa Catarina), Luciano Garcia (São Lourenço dos Órgãos), Carlos Alberto Gonçalves (São Salvador do Mundo), Escola Secundárias de São Miguel e Olegario Tavares, Escolas Secundárias do Tarrafal e Chão Bom.

Os próximos kits serão entregues as escolas secundárias Amílcar Cabral (Santa Catarina) e Alfredo da Cruz Silva (Santa Cruz), nos dias 19 e 23 de Janeiro, respetivamente, enquadrado no programa de comemoração do aniversário das mesmas.





A Associação dos Médicos Voluntários denominada “Portugal para África", em parceria com o Instituto do Desporto e da Juventude, realiza, no próximo dia 21 de dezembro, uma sessão online sobre Medicina e Nutrição no Desporto, das 18h30 às 20h00 de CV.
A sessão abordará o tema “Prevenção e recuperação de lesões no desporto" e é destinada aos jovens universitários.

O evento é gratuito e pode ser acedido através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94399868229

Criada em 2022, a associação visa reunir profissionais da área de saúde e, periodicamente, deslocar a países africanos, chegando progressivamente a mais comunidades e permitindo o acesso aos cuidados de saúde a um maior número de pessoas carenciadas.
Recorda-se que, no ano passado, uma equipa de nove especialistas, de diversas áreas esteve em Cabo Verde e, junto da população de jovens carenciados, efetuou consultas gratuitas, nos diversos municípios da ilha de Santiago.
Participe!!!

Desporto | Juventude | Desporto Integrado e Inclusivo | Atividade Física e Estilos de Vida Saudável O IDJ, I. Igualmente, o IDJ, I.

O IDJ, I.P, tem por missão a implementação de uma política global e descentralizada nos domínios do desporto e da juventude em articulação com as entidades públicas e privadas, especialmente com o associativismo desportivo, juvenil, estudantil e com as autarquias locais. P., sugere medidas em matéria desportiva, com vista ao desenvolvimento do desporto integrado e inclusivo e adota medidas prevent

Funcionando normalmente

Photos from Instituto do Desporto e da Juventude's post 17/08/2023

A convite do Escritório da OMS em Cabo Verde, o Instituto do Desporto e da Juventude representado pelo Administrador do desporto, Graciano Sena, e pela Técnica do desporto, Denise Araújo, participaram nesta manhã, no webinar regional virtual sobre a promoção da caminhada e do ciclismo e o uso da ferramenta de avaliação económica da saúde na região africana.

O Instituto do Desporto e da Juventude apresentou o Programa Nacional da Atividade Física - MexiMexê sob o lema ‘’ Um movimento para uma vida mais saudável’’.

O IDJ agradece pelo convite!

MexiMexê - Programa Nacional De Atividade Física


Organização Mundial da Saúde - OMS Cabo Verde
Governo de Cabo Verde

Photos from Instituto do Desporto e da Juventude's post 17/08/2023

𝐂𝐚𝐛𝐨 𝐕𝐞𝐫𝐝𝐞 𝐞 𝐚 𝐬𝐮𝐚 𝐆𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐞 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐨 𝐒𝐨𝐚𝐫𝐞𝐬 𝐩𝐫𝐨𝐦𝐨𝐯𝐞𝐦 “𝐅ó𝐫𝐮𝐦 𝐃𝐞𝐬𝐩𝐨𝐫𝐭𝐨 𝐃𝐣𝐚𝐫𝐦𝐚𝐢"

Cabo Verde e a sua Gente e o Ex-internacional Cabo-verdiano, Marco Soares, realizou na fim-de-semana passada, na cidade do Porto Inglês, na ilha do Maio, o “Fórum Desporto Djarmai” sob o lema ‘’O futuro é agora’’, que visa promover o desporto entre os jovens, incentivando a sua participação ativa e reflexão sobre a sua importância na sociedade cabo-verdiana. Através de palestras, debates e atividades, o projeto pretende ainda fortalecer valores como o fair play, a inclusão e o espírito de equipa, inspirando os jovens atletas e reforçando o papel do desporto na construção de sociedades resilientes.

A iniciativa teve como principais objetivos: revisitar o papel dos vários atores sociais na promoção e orientação da atividade física e do desporto; dar a palavra aos jovens sobre o desporto, isto é, como se sentem atraídos e motivados a participar; abordar a participação e a relação dos jovens com o desporto; repensar a aproximação dos jovens ao desporto em diferentes cenários: iniciação, prática informal, competição ou alto rendimento.

De realçar que nesta primeira edição do “Fórum Desporto Djarmai”, que contou com a parceria do Instituto do Desporto e da Juventude, estiveram presentes Marco Soares, Ex-internacional Cabo-verdiano, empresário e agente desportivo cabo-verdiano residente em Holanda, Adilson dos Santos da Cruz, especialistas e dirigentes na área do Desporto e também de jovens atletas, em especial crianças e jovens das escolas de iniciação desportiva.





Marco Soares
Cabo Verde e a sua Gente
Governo de Cabo Verde

Photos from YouthConnekt Cabo Verde's post 17/08/2023

𝗗𝗶𝗮 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗝𝘂𝘃𝗲𝗻𝘁𝘂𝗱𝗲 2023 | 𝟭𝟮 𝗱𝗲 𝗮𝗴𝗼𝘀𝘁𝗼

A comemoração do Dia Internacional da Juventude, na Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude: Porto Novo 2023, culminou com a conversa aberta "Voz Ativa", que contou com a presença do Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia.

O Instituto do Desporto e da Juventude, as Câmaras Municipais e o Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF e os jovens da Ilha de Santo Antão juntaram-se para celebrar o Dia Internacional da Juventude, na cidade do Porto Novo.

Sendo o lema deste ano, “Competências Verdes para a Juventude: Rumo a um Mundo Sustentável”, a conversa realçou a importância da juventude para o progresso da sociedade e para o desenvolvimento sustentável. Nos dias de hoje é crucial a promoção de conhecimentos, capacidades, valores e atitudes necessários para viver, desenvolver e apoiar a sociedade sustentável e eficiente em termos de recursos.

No dia internacional da Juventude, reforçamos a necessidade de agir em prol de uma transição para um mundo ambientalmente saudável, sensibilizando para a importância acrescida dos jovens, pois, eles podem contribuir para a transição ecológica durante um período de tempo mais significativo.

Na sua intervenção, o vice-primeiro ministro disse que os jovens são o futuro do mundo e de Cabo Verde, por isso, lembrou que é importante ouvir e contar com a opinião dos jovens nos vários temas que dizem respeito à sociedade.

É altura de reconhecermos a necessidade crucial de desenvolver competências ecológicas entre os/as jovens e avançar para um mundo sustentável.

A conversa aberta contou, ainda, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Porto Novo, Aníbal Fonseca, da Administradora do IDJ, Mónica Vicente e do Representante Residente do PNUD, UNICEF e UNFPA, Dr. David Matern (online).

Durantes a semana da Juventude, foram realizados várias as atividades dedicadas aos jovens de Porto Novo e de toda a ilha de Santo Antão, desde as atividades culturais e criativas, campo de formação na área da sustentabilidade, pintura criativa, caminhadas, palestras, plantação de árvores entre outras.

YouthConnekt Cabo Verde


PNUD, UNFPA, UNICEF Cabo Verde
Governo de Cabo Verde

Photos from YouthConnekt Cabo Verde's post 17/08/2023

12 DE AGOSTO | 𝗗𝗜𝗔 𝗜𝗡𝗧𝗘𝗥𝗡𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗔 𝗝𝗨𝗩𝗘𝗡𝗧𝗨𝗗𝗘: "Competências Verdes para a Juventude: Rumo a um Mundo Sustentável"

Enquadrada nas comemorações do Dia Internacional da Juventude, 60 jovens do concelho da Ribeira Grande de Santo Antão, participaram, nesta sexta-feira, 11 de agosto, em um conjunto de atividades, com destaque para o debate sob o tema “Ambiente & Mudanças Climáticas”.

Caminhada ecológica, visita ao viveiro de Cova e banco de sementes, Plantação de Árvores, Oficina, Atelier de Música e Pintura, foram outras atividades desenvolvidas com os jovens participantes, no Planalto Leste.

Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre o Instituto do Desporto e da Juventude, a Câmara Municipal da Ribeira Grande e a ONG SYAH Cabo Verde.

Bem-haja à Juventude Cabo-verdiana!

YouthConnekt Cabo Verde


PNUD, UNFPA, UNICEF Cabo Verde
Governo de Cabo Verde

#JuventudeLidera: Celebrando o Dia Internacional da Juventude 17/08/2023

Vídeo sobre o passado dia 12 de Agosto

#JuventudeLidera: Celebrando o Dia Internacional da Juventude “Os jovens se tornaram uma força motriz para a mudança social por meio da mobilização social. Pressionando pela ação climática, buscando justiça racial, promovendo a igualdade de gênero e exigindo dignidade para todas as pessoas.” - Jayathma Wickramanayake, enviada especial do secretár...

Photos from Estádio Nacional's post 08/08/2023
Photos from IDJ - Delegação Região Santiago Norte e Maio's post 03/08/2023

O Fórum Regional da Juventude das Ilhas Santiago e Maio 2023, realizado nos dias 26 e 27 de julho, foi um evento de grande importância para o debate e a troca de experiências sobre o tema "Turismo Rural e Agricultura Inteligente para o Desenvolvimento Sustentável". O fórum contou com a participação de cerca de 200 jovens, representantes de diversas organizações da sociedade civil, instituições públicas, privadas e académicas, que discutiram os desafios e as oportunidades do turismo rural e da agricultura inteligente como estratégias para promover o desenvolvimento sustentável nas ilhas.

O fórum teve como objetivos principais: sensibilizar os jovens para a importância do turismo rural e da agricultura inteligente como setores estratégicos para o desenvolvimento sustentável; capacitar os jovens com conhecimentos e competências para a implementação de projetos e iniciativas inovadoras nestes setores; criar uma rede de jovens empreendedores e líderes que possam atuar como agentes de mudança nas suas comunidades; e elaborar um documento com recomendações e propostas concretas para o fortalecimento do turismo rural e da agricultura inteligente nas ilhas Santiago e Maio.

Durante os dois dias do fórum, os jovens participaram de diversas atividades, tais como: palestras, painéis, workshops, visitas técnicas, feiras, exposições, apresentações culturais e momentos de convívio. Os temas abordados incluíram: o conceito e as características do turismo rural e da agricultura inteligente; as boas práticas e os casos de sucesso nestes setores em Cabo Verde e no mundo; os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento do turismo rural e da agricultura inteligente nas ilhas Santiago e Maio; as políticas públicas e os instrumentos de apoio existentes; as competências e as atitudes necessárias para ser um jovem empreendedor e líder nestes setores; e as formas de financiamento, gestão, marketing e inovação para os projetos e iniciativas nestes setores.

O fórum culminou com a elaboração de um documento denominado "Carta da Juventude das Ilhas Santiago e Maio 2023", que contém as principais recomendações e propostas dos jovens participantes para o desenvolvimento do turismo rural e da agricultura inteligente nas ilhas.

O fórum regional da juventude das ilhas Santiago e Maio 2023 foi um marco histórico para o envolvimento dos jovens na promoção do desenvolvimento sustentável nas ilhas. Os jovens demonstraram um grande interesse, entusiasmo, criatividade, responsabilidade e compromisso com o tema. Os jovens também mostraram uma grande capacidade de mobilização, organização, liderança, comunicação e cooperação. Os jovens provaram que são o presente e o futuro das ilhas e que têm um papel fundamental na transformação das suas realidades. O fórum foi um espaço de aprendizagem, de partilha, de inspiração, de motivação e de empoderamento dos jovens. O fórum foi um sucesso e um exemplo a seguir.




Photos from PNUD, UNFPA, UNICEF Cabo Verde's post 27/07/2023
27/07/2023

𝗗𝗲𝘀𝗽𝗼𝗿𝘁𝗼 𝗡𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹: 𝗖𝗮𝗯𝗼 𝗩𝗲𝗿𝗱𝗲 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮 𝗻𝗼𝘀 𝗝𝗼𝗴𝗼𝘀 𝗨𝗻𝗶𝘃𝗲𝗿𝘀𝗶𝘁𝗮́𝗿𝗶𝗼𝘀 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗮 𝗙𝗲𝗱𝗲𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗗𝗲𝘀𝗽𝗼𝗿𝘁𝗼 𝗨𝗻𝗶𝘃𝗲𝗿𝘀𝗶𝘁𝗮́𝗿𝗶𝗼

Os estudantes do curso de licenciatura em Educação Física e Desporto da Universidade de Cabo Verde (UNI-CV), participa pela primeira vez nos Jogos Universitários Mundiais da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), de 28 de julho a 8 de agosto, em Chengdu, província de Sichuan, na China.

De realçar que esta participação no maior evento desportivo das universidades, contou com o apoio do Instituto do Desporto e da Juventude.

Auguramos uma boa participação aos nossos atletas universitários.




Universidade de Cabo Verde - UniCV
Governo de Cabo Verde

Photos from IDJ - Delegação Região Santiago Norte e Maio's post 26/07/2023

𝗘𝘀𝘁𝗮́ 𝗮𝗯𝗲𝗿𝘁𝗼 𝗼 𝗙𝗼́𝗿𝘂𝗺 𝗥𝗲𝗴𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗝𝘂𝘃𝗲𝗻𝘁𝘂𝗱𝗲 𝗱𝗮𝘀 𝗜𝗹𝗵𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗶𝗮𝗴𝗼 𝗲 𝗠𝗮𝗶𝗼

Sob o tema “𝗧𝘂𝗿𝗶𝘀𝗺𝗼 𝗥𝘂𝗿𝗮𝗹 𝗲 𝗔𝗴𝗿𝗶𝗰𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗹𝗶𝗴𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗼 𝗗𝗲𝘀𝗲𝗻𝘃𝗼𝗹𝘃𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗦𝘂𝘀𝘁𝗲𝗻𝘁𝗮́𝘃𝗲𝗹”, arrancou, hoje, 26 de Julho, na cidade de Assomada, o II Fórum Regional da Juventude de 2023, no âmbito do Programa Youth Connekt Cabo Verde.

A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado da Economia Agrária, Miguel da Moura, que destacou a importância de criação de espaços e oportunidades para os jovens ouvirem e conhecerem que políticas o Governo tem para oferecer nesses dois setores de grande potencial para o desenvolvimento do país.

O Fórum Regional da Juventude é organizado numa parceria entre o Governo, através do Instituto do Desporto e da Juventude, e o Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF.

Presente na abertura do evento, o representante do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF em Cabo Verde, David Matern, congratulou o governo pela iniciativa de descentralização das intervenções em prol da Juventude Cabo-verdiana.

“Este ato testemunha a política do governo em atribuir a juventude o papel de liderança na condução do destino do país, fazendo dela parte do processo de desenvolvimento, promovendo espaços de diálogo entre os jovens e os diferentes atores, abrangendo setor privado, associações juvenis e comunitárias e o poder local e central”, sublinhou Matern.

O segundo fórum regional da juventude de 2023, reúne, para hoje e amanhã, 120 jovens das ilhas de Santiago e Maio, para ouvirem, refletir, e debaterem o Turismo Rural e Agricultura Inteligente para o Desenvolvimento Sustentável, dois setores que concentram um manancial de oportunidades para os jovens e enorme potencial para o desenvolvimento das nossas ilhas, particularmente para esta região.

Durante os dois dias serão apresentados e debatidos temas como: Agricultura Moderna e Novas Tecnologias; Incentivo e Financiamento em condições Favoráveis e as Políticas Públicas para a Promoção do Turismo Sustentável e Desenvolvimento.

Ainda, neste espaço serão realizados várias workshops temáticos e oficinas sobre Agricultura Inteligente e estratégias do Turismo Sustentável e uma visita ao Parque Natural Serra Malagueta.

YouthConnekt Cabo Verde



PNUD, UNFPA, UNICEF Cabo Verde
Governo de Cabo Verde

19/07/2023

𝗙𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗠𝗼𝗻𝗶𝘁𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗲 𝗔𝗿𝗯𝗶𝘁𝗿𝗮𝗴𝗲𝗺

No âmbito da iniciativa 𝗖𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗖𝗮𝗽𝗶𝘁𝗮𝗹 𝗖𝗮𝗯𝗼-𝘃𝗲𝗿𝗱𝗶𝗮𝗻𝗮 𝗱𝗮 𝗝𝘂𝘃𝗲𝗻𝘁𝘂𝗱𝗲, o Instituto do Desporto e da Juventude, realiza, no município do Porto Novo, de 24 a 29 de julho, 𝗙𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗠𝗼𝗻𝗶𝘁𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗲 𝗔́𝗿𝗯𝗶𝘁𝗿𝗼𝘀 nas modalidades de Boxe, Futsal, Voleibol, Andebol e Atletismo, dirigida aos ex-atletas, admiradores do desporto, monitores, e professores de Educação Física, como forma de promover a prática de atividade física de qualidade.

As formações serão ministradas por diversos formadores das mais diversas áreas do desporto, tais como: Monitores Desportivos (voleibol, futsal, atletismo, judo), Monitores MexiMexê, e Árbitros (andebol, boxe, futsal) para capacitar jovens em diversas modalidades promovendo, assim, o desenvolvimento do desporto na ilha de Santo Antão.

Esta formação está inserida no plano de atividades da Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude 2023, no pilar “Desporto e Promoção de Estilo de Vida saudável” que tem por objetivoelevar o conhecimento desportivo nas diferentes modalidades.

Estás em Santo Antão, aceda ao link abaixo e escolhe em qual das formações queres participar 👇

- Monitor de Futsal: https://lu.ma/62o21ssl

- Monitor de Voleibol: https://lu.ma/luhf0u60

- Monitor de Judo: https://lu.ma/q9sak2zg

- Monitor de MexiMexê: https://lu.ma/h0o3c7k4

- Monitor de Atletismo: https://lu.ma/e3jcues2

- Arbitragem de Andebol: https://lu.ma/ed3c475g

- Arbitragem de Boxe: https://lu.ma/nkbgesle

- Arbitragem de Futsal: https://lu.ma/p6tfpnn0

𝗣𝗮𝗿𝘁𝗶𝗰𝗶𝗽𝗲!

Instituto do Desporto e da Juventude



Câmara Municipal do Porto Novo
PNUD, UNFPA, UNICEF Cabo Verde
Governo de Cabo Verde

19/07/2023

𝗙𝗼́𝗿𝘂𝗺 𝗥𝗲𝗴𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗝𝘂𝘃𝗲𝗻𝘁𝘂𝗱𝗲 - 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗶𝗮𝗴𝗼 𝗲 𝗠𝗮𝗶𝗼

𝗖𝗮𝗻𝗱𝗶𝗱𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮𝘀 𝗘𝗻𝗰𝗲𝗿𝗿𝗮𝗱𝗮𝘀!

Informamos que a candidatura para o 𝗙𝗼́𝗿𝘂𝗺 𝗥𝗲𝗴𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗝𝘂𝘃𝗲𝗻𝘁𝘂𝗱𝗲 - 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗶𝗮𝗴𝗼 𝗲 𝗠𝗮𝗶𝗼, está encerrada, com cerca de 239 jovens inscritos, sendo 223 jovens da ilha de Santiago, e 16 jovens do Maio.

As candidaturas submetidas estão em fase de análise e validação por uma comissão de avaliação, seleção e seguimento.

Oportunamente será publicada, no site do IDJ (www.idj.cv), a lista dos jovens selecionadas para participar neste grande evento de diálogo e participação juvenil.

Agradecemos a todos os jovens que se prontificaram em participar nesta iniciativa, considerada de grande valia para a criação de um espaço seguro de diálogo, entre os jovens e os decisores.

Lembramos que as inscrições para as regiões de Fogo e Brava, Boavista e Sal ainda estão abertas.

Inscreve-te aqui 👇
- Fogo e Brava: https://youth-connekt.bubbleapps.io/event_detail/concurso-para-o-f%C3%B3rum-regional-da-juventude-%E2%80%93-brava--1685714924434x164668722357207040?fbclid=IwAR1L7BWoja6RL54XZ9dvrSxKYIXwt_DVm6cW-LrJo02b2nRosdD8eGbUAqo

Inscreve-te aqui 👇
- Boavista e sal: https://youth-connekt.bubbleapps.io/event_detail/concurso-para-o-f%C3%B3rum-regional-da-juventude-%E2%80%93-boa-vista-e-sal-1685724232584x780278168213520400?fbclid=IwAR2JpuzmWw7-Ozgh57zA4w1sw6PoFBrBn6EqUaHVgOxMhNodhTb0kNL9quo

Os fóruns regionais da Juventude são promovidos pelo Governo de Cabo Verde, através do Instituto do Desporto e da Juventude, no âmbito do Programa Youth Connekt Cabo Verde, com a parceria do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA, UNICEF Cabo Verde.




PNUD, UNFPA, UNICEF Cabo Verde
Governo de Cabo Verde

19/07/2023

𝗟𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝘀𝗲𝗹𝗲𝗰̧𝗮̃𝗼, 𝗽𝗿𝗼𝘃𝗶𝘀𝗼́𝗿𝗶𝗮, 𝗱𝗼𝘀 𝗰𝗮𝗻𝗱𝗶𝗱𝗮𝘁𝗼𝘀 𝗮𝗱𝗺𝗶𝘁𝗶𝗱𝗼𝘀 𝗲 𝗲𝘅𝗰𝗹𝘂𝗶́𝗱𝗼𝘀 𝗮𝗼 𝗽𝗿𝗶𝗺𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗰𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗕𝗼𝗹𝘀𝗮 𝗔𝘁𝗹𝗲𝘁𝗮

Nos termos do disposto no nº 9 do artigo 7º, da portaria nº 12/2023, de 10 de março, que regula as normas e os procedimentos do concurso de atribuição da Bolsa Atleta, o Instituto do Desporto e da Juventude torna público a lista provisória dos candidatos admitidos e condicionados.

O prazo para reclamação da referida lista é de 5 dias úteis, a contar do dia da publicação dos resultados, e termina, impreterivelmente, até às 15 horas, do dia 24 de Julho, devendo-se remeter o requerimento para o seguinte endereço eletrónico: [email protected].

Recorda-se que o programa Bolsa Atleta visa apoiar financeiramente atletas promissores ou de alto rendimento, levando em conta as suas necessidades específicas para a preparação e participação em competições internacionais. A atribuição da Bolsa é suportada integralmente pelo Estado de Cabo Verde, através do Instituto do Desporto e da Juventude.

Esse apoio será feito através de uma prestação monetária mensal fixa, para cobrir despesas como propinas escolares, aquisição de material escolar, inscrições em competições, estadias, alimentação e transportes para eventos desportivos, aquisição de material desportivo, seguro de acidentes durante a prática desportiva e apoio técnico desportivo especializado.

Consulte a lista aqui no link https://drive.google.com/file/d/1OCRPOfP9k7n4G5HV1AWLNLmYHssMVzQe/view?usp=sharing





Governo de Cabo Verde

13/07/2023

𝗙𝗮𝗹𝘁𝗮𝗺 𝗮𝗽𝗲𝗻𝗮𝘀 𝟮 𝗱𝗶𝗮𝘀!

Já fizeste a tua inscrição para participar no 𝗙𝗼́𝗿𝘂𝗺 𝗥𝗲𝗴𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗝𝘂𝘃𝗲𝗻𝘁𝘂𝗱𝗲 - 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗶𝗮𝗴𝗼 𝗲 𝗠𝗮𝗶𝗼?

Se ainda não, aproveita e faça a tua inscrição no link https://youth-connekt.bubbleapps.io/event_detail/f%C3%B3rum-regional-da-juventude---santiago-e-maio-1686090008402x328776168511111200?fbclid=IwAR3zXsexovnF2xtrabsYe-8-PeN41uNthAsSUB6Y7LprhbiBnF5RB_20FoY

O Fórum da Juventude é uma ótima oportunidade de juntares com outros jovens, para compartilhar experiências, promover o networking e pensar em melhorias para a tua comunidade.

Participe!





PNUD, UNFPA, UNICEF Cabo Verde
Governo de Cabo Verde

12/07/2023

𝗙𝗼́𝗿𝘂𝗺 𝗥𝗲𝗴𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗝𝘂𝘃𝗲𝗻𝘁𝘂𝗱𝗲 - 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗶𝗮𝗴𝗼 𝗲 𝗠𝗮𝗶𝗼

📢📢 Atenção Jovens das ilhas de Santiago e Maio 📢📢

𝗙𝗮𝗹𝘁𝗮 𝟯 𝗱𝗶𝗮!

Já fizeste a tua inscrição para participar no 𝗙𝗼́𝗿𝘂𝗺 𝗥𝗲𝗴𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗝𝘂𝘃𝗲𝗻𝘁𝘂𝗱𝗲 - 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗶𝗮𝗴𝗼 𝗲 𝗠𝗮𝗶𝗼?

Se ainda não estás inscrito, aproveita e faz a tua inscrição no link https://youth-connekt.bubbleapps.io/event_detail/f%C3%B3rum-regional-da-juventude---santiago-e-maio-1686090008402x328776168511111200?fbclid=IwAR2x6jYMOqq_Z4u2JK-0ttwj1VXXFDONwA27ztkRupEmslSDkbJeTpxIaf4

O fórum regional da juventude vem reforçar a promoção do diálogo e perceber quais são os desafios dos jovens, na dimensão local. Por isso, se és jovem residente das ilhas de Santiago e Maio, com idade compreendida entre os 15 e 35 anos, esta é a tua vez de juntar a outros jovens, para momentos de reflexão e debate acerca do papel da juventude na transformação da sua localidade.

Neste espaço de diálogo, ainda, tens a oportunidade de apresentar as tuas ideias e projetos relacionados à temática do encontro e serão ouvidos pelo governo e demais atores do desenvolvimento, de modo a propor soluções e melhorias que beneficiem a juventude cabo-verdiana.




PNUD, UNFPA, UNICEF Cabo Verde
Governo de Cabo Verde

11/07/2023

Candidaturas alargadas até 14 de Julho.
Participe!!

Acede ao Link e inscreva 😃👉
https://youth-connekt.bubbleapps.io/event_detail/f%C3%B3rum-regional-da-juventude---santiago-e-maio-1686090008402x328776168511111200

As inscrições para 𝙁ó𝙧𝙪𝙢 𝙍𝙚𝙜𝙞𝙤𝙣𝙖𝙡 𝙙𝙖 𝙅𝙪𝙫𝙚𝙣𝙩𝙪𝙙𝙚 para região Santiago e Maio já se encontram abertas

“𝙏𝙪𝙧𝙞𝙨𝙢𝙤 𝙍𝙪𝙧𝙖𝙡 𝙚 𝘼𝙜𝙧𝙞𝙘𝙪𝙡𝙩𝙪𝙧𝙖 𝙄𝙣𝙩𝙚𝙡𝙞𝙜𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙪𝙢 𝘿𝙚𝙨𝙚𝙣𝙫𝙤𝙡𝙫𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙎𝙪𝙨𝙩𝙚𝙣𝙩𝙖́𝙫𝙚𝙡” será o tema do 3º fórum regional de 2023, que terá lugar na Ilha da Santiago, nos dias 26 e 27 de julho.

O fórum regional da juventude vem reforçar a promoção do diálogo e perceber quais são os desafios dos jovens, na dimensão local. Por isso, se és jovem natural ou residente das ilhas de Santiago e Maio, com idade compreendida entre os 15 e 35 anos, esta é a tua vez de juntar a outros jovens, para momentos de reflexão e debate acerca do papel da juventude na transformação da sua localidade.

Neste espaço de diálogo, ainda, tens a oportunidade de apresentar as tuas ideias e projetos relacionados à temática do encontro e serão ouvidos pelo governo e demais atores do desenvolvimento, de modo a propor soluções e melhorias que beneficiem a juventude cabo-verdiana.

Não perca esta oportunidade e participa desta grande experiência!
Inscreve-te já através do link: https://youth-connekt.bubbleapps.io/event_detail/f%C3%B3rum-regional-da-juventude---santiago-e-maio-1686090008402x328776168511111200




PNUD, UNFPA, UNICEF Cabo Verde
Governo de Cabo Verde

Photos from IDJ - Delegação Região Santiago Norte e Maio's post 10/07/2023

No passado dia 07 de julho de 2023, uma equipa do CERMI - Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial visitou a delegação do Instituto do Desporto e da Juventude Região Santiago Norte, onde se reuniu com um grupo de jovens interessados em conhecer as oportunidades de formação. O encontro teve como objetivo apresentar as ofertas formativas do CERMI para o ano 2023/2024, que incluem cursos de nível técnico em diversas áreas, como energia solar, eólica, biomassa, hidroelétrica e eficiência energética. Os jovens puderam esclarecer as suas dúvidas sobre os requisitos de acesso, as saídas profissionais, os benefícios sociais e as parcerias do CERMI. A visita foi uma iniciativa do CERMI para divulgar o seu trabalho e incentivar os jovens a apostar numa carreira nas energias renováveis, que são um setor estratégico para o desenvolvimento sustentável do país.

Photos from IDJ - Delegação Região Santiago Norte e Maio's post 10/07/2023

Comemoração Dia da independência de Cabo Verde 5 de Julho 2023

No dia da independência de Cabo Verde, 05 de Julho de 202, em parceria com o IDJ (representado pelo delegado para a região Santiago Norte), sob o lema “Promoção da paz e da saúde”, alicerçado no cumprimento do ODS 3, a Câmara Municipal de São Miguel e a Escola Ginástica Aeróbica “Mexe bu korpu pa bu saúdi”,realizaram uma marcha desportiva que culminou com a realização de diversas atividades educativas e desportivas na orla marítima da cidade de Calheta.

Photos from YouthConnekt Cabo Verde's post 06/07/2023

𝗙𝗼́𝗿𝘂𝗻𝘀 𝗥𝗲𝗴𝗶𝗼𝗻𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗮 𝗝𝘂𝘃𝗲𝗻𝘁𝘂𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟮𝟯

03/07/2023

Participe!!

Sob o lema “Promoção da paz e da saúde”, alicerçado no cumprimento do ODS 3 – saúde e bem-estar –, a Câmara Municipal de São Miguel e a Escola Ginástica Aeróbica Mexi Bu Korpu pa bu Saúdi, em parceria com o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) dedicam o próximo dia 5 de julho, quarta-feira, inteiramente ao desporto municipal e à promoção da cultura da paz, através da realização de um conjunto de atividades que darão visibilidade a diversas modalidades desportivas desde os coletivos aos individuais.

O evento foi projetado para se iniciar com uma marcha desportiva que será marcada por paragens durante o percurso Ponta Calhetona – Orla Marítima de Ponta Verde, paragens essas que serão assinaladas com demonstrações de atividades desportivas e conversas sobre os temas em causa, quais sejam, paz, saúde e desporto.

O início da atividade está marcado para as 7 horas, em Ponta Calhetona, e culminará com a concentração na Orla Marítima para a realização de diversas atividades desportivas como: street basket, teqball, jogos de balizinhas, karaté, boxe, ginástica aeróbica, ciclismo, jogos de mesa, kids atletics com corrida de s**o, jogos de arco, entre outras modalidades.

Participe!
Pela saúde, bem-estar e paz em São Miguel.

Photos from Instituto do Desporto e da Juventude's post 25/06/2023
22/06/2023

𝗖𝗮𝗻𝗱𝗶𝗱𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮𝘀 𝗲𝗻𝗰𝗲𝗿𝗿𝗮𝗱𝗮𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗣𝗥𝗢𝗙𝗔𝗝

Informamos que a candidatura ao primeiro edital do Programa de Financiamento de Associações juvenis e grupos informais de jovens, para 2023, está encerrada.

Neste momento, todas as candidaturas submetidas estão em fase de análise e validação por uma comissão de avaliação, seleção e seguimento. Oportunamente será publicada, no site do IDJ (www.idj.cv), a lista das associações e grupos admitidos no concurso, devendo o resultado final ser publicado no final do próximo mês.

Recorda-se que o programa visa promover projetos das associações juvenis nos diversos domínios de atividade, para produzir relevante impacto social na comunidade onde irão ser desenvolvidos, como forma de gerar novas soluções para os desafios sociais, numa lógica complementar às respostas tradicionais.

O PROFAJ é uma iniciativa do Governo de Cabo Verde, através do Instituto do Desporto e da Juventude, com a parceria do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF, no âmbito do Programa YouthConnekt Cabo Verde.

YouthConnekt Cabo Verde


PNUD, UNFPA, UNICEF Cabo Verde
Governo de Cabo Verde

22/06/2023

𝗖𝗼𝗺𝘂𝗻𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼: 𝗠𝗼𝗻𝗶𝗰𝗮 𝗩𝗶𝗰𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗲́ 𝗮 𝗻𝗼𝘃𝗮 𝗩𝗼𝗴𝗮𝗹 𝗘𝘅𝗲𝗰𝘂𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗱𝗼 𝗜𝗗𝗝

O Conselho Diretivo do Instituto do Desporto e da Juventude passa a contar com nova vogal executiva, Mónica Cristina Ribeiro Barbosa Vicente. Assim, damos as boas-vindas à nova vogal que, a partir de agora, assumirá o Pelouro da Juventude, augurando-lhe um bom desempenho, na certeza de que toda a equipa estará engajada e empenhada em levar adiante os propósitos da Instituição.

Mónica Vicente, natural da ilha de Santiago, é Licenciada em Economia, pela universidade Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, Departamento Economia e Gestão, Portugal. De 2016 a 2017, desempenhou o cargo de assessora especial do Primeiro Ministro de Cabo Verde, tendo também desempenhado outras funções como Secretária Geral Interina da Câmara de Comércio de Sotavento.

Nos últimos seis anos, Mónica Vicente esteve no cargo de Administradora Executiva do Instituto de Apoio e Promoção Empresarial (Pró Empresa), agregando uma vasta experiência e conhecimento a nível de promoção empresarial e empreendedorismo jovem, configurando, assim, uma mais valia para o cumprimento da missão do IDJ.

Parabéns, Mónica Vicente!

À administradora cessante, Ivanilda Reis, uma palavra de apreço e agradecimento pela entrega, dedicação e o valioso contributo dado à instituição, particularmente ao setor da juventude. Desejamos sucessos no novo desafio assumido!



Photos from IDJ - Delegação Região Santiago Norte e Maio's post 22/06/2023

𝟮ª 𝗘𝗱𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 ‘’𝗬𝗼𝘂𝘁𝗵 𝗖𝗵𝗮𝗹𝗹𝗲𝗻𝗴𝗲 𝗳𝗼𝗿 𝗦𝗗𝗚’’



Aconteceu nos dias 16 e 17 de junho, a primeira sessão desse ano do workshop “YouthChallenge for Sustainable Development Goals (SDG)”, com os jovens universitários em Santiago Norte, na Universidade de Santiago – Assomada.

Esta iniciativa pretende oferecer aos jovens universitários a oportunidade de participação e o engajamento no processo de desenvolvimento das comunidades e de melhorar os seus conhecimentos no domínio dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

Este evento é promovido pelo Instituto do Desporto e da Juventude e o Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA, em estreita parceria com as universidades e instituições de ensino superior no país, é destinada aos jovens universitários até 35 anos.

YouthConnekt Cabo Verde


Universidade de Santiago
PNUD, UNFPA, UNICEF Cabo Verde
Governo de Cabo Verde

15/06/2023

As inscrições para 𝙁ó𝙧𝙪𝙢 𝙍𝙚𝙜𝙞𝙤𝙣𝙖𝙡 𝙙𝙖 𝙅𝙪𝙫𝙚𝙣𝙩𝙪𝙙𝙚 para região Santiago e Maio já se encontram abertas

“𝙏𝙪𝙧𝙞𝙨𝙢𝙤 𝙍𝙪𝙧𝙖𝙡 𝙚 𝘼𝙜𝙧𝙞𝙘𝙪𝙡𝙩𝙪𝙧𝙖 𝙄𝙣𝙩𝙚𝙡𝙞𝙜𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙪𝙢 𝘿𝙚𝙨𝙚𝙣𝙫𝙤𝙡𝙫𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙎𝙪𝙨𝙩𝙚𝙣𝙩𝙖́𝙫𝙚𝙡” será o tema do 3º fórum regional de 2023, que terá lugar na Ilha da Santiago, nos dias 26 e 27 de julho.

O fórum regional da juventude vem reforçar a promoção do diálogo e perceber quais são os desafios dos jovens, na dimensão local. Por isso, se és jovem natural ou residente das ilhas de Santiago e Maio, com idade compreendida entre os 15 e 35 anos, esta é a tua vez de juntar a outros jovens, para momentos de reflexão e debate acerca do papel da juventude na transformação da sua localidade.

Neste espaço de diálogo, ainda, tens a oportunidade de apresentar as tuas ideias e projetos relacionados à temática do encontro e serão ouvidos pelo governo e demais atores do desenvolvimento, de modo a propor soluções e melhorias que beneficiem a juventude cabo-verdiana.

Não perca esta oportunidade e participa desta grande experiência!
Inscreve-te já através do link: https://youth-connekt.bubbleapps.io/event_detail/f%C3%B3rum-regional-da-juventude---santiago-e-maio-1686090008402x328776168511111200




PNUD, UNFPA, UNICEF Cabo Verde
Governo de Cabo Verde

14/06/2023

𝗣𝗿𝗼𝗿𝗿𝗼𝗴𝗮𝗱𝗼 𝗼 𝗽𝗿𝗮𝘇𝗼 𝗱𝗮 𝗮𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗰𝗮𝗻𝗱𝗶𝗱𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗼 𝗣𝗥𝗢𝗙𝗔𝗝

No sentido de assegurar o acesso ao financiamento e a boa execução do 𝗣𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮 𝗱𝗲 𝗙𝗶𝗻𝗮𝗻𝗰𝗶𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗔𝘀𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗝𝘂𝘃𝗲𝗻𝗶𝘀 - 𝗣𝗥𝗢𝗙𝗔𝗝, o Instituto do Desporto e da Juventude decidiu prorrogar o prazo de candidatura ao programa até o próximo dia 18 de Junho.

O PROFAJ é uma iniciativa que visa fomentar o desenvolvimento de projetos das associações juvenis e grupos informais de jovens nos diversos domínios de atividade (saúde e bem-estar; ambiente; indústrias criativas, transformadoras e inclusivas (música, arte e cultura); formação; energia; inclusão social e inclusão digital, etc), para produzir impactos sociais relevante na comunidade onde serão desenvolvidos, como forma de gerar novas soluções para os desafios sociais e atuais, numa lógica complementar às respostas tradicionais.

Recorda-se que podem candidatar-se aos apoios previstos neste primeiro edital as associações juvenis e grupos informais de jovens, sem fins lucrativos, que reúnam, cumulativamente, as seguintes condições:

- estar registada como associação juvenil ou grupo informal de jovens na plataforma digital do IDJ; e

- ter a situação tributária e contributiva regularizada perante a administração fiscal e a segurança social, quando aplicável.

O programa é promovido pelo Governo, através do Instituto do Desporto e da Juventude, com o apoio do PNUD, UNFPA, UNICEF Cabo Verde, no quadro do Programa YouthConnektCV.

Ainda tens a oportunidade para candidatares através do link: https://youth-connekt.bubbleapps.io/?fbclid=IwAR1dN9yrU-fvSd9IzLxjdhvOrs0oiu42qboj_AMBGLqd9aIvwgWNBQZ_5eM

Saiba mais sobre o PROFAJ através do link: https://idj.cv/noticias/as-candidaturas-para-o-programa-de-financiamento-de-associacoes-juvenis-profaj-ja-estao-abertas/?fbclid=IwAR1YD6XgaRwUW-3NUrgV-faL363yGDAdXvud63c6iLqJ-FYyseRpQ_Ejtv4

YouthConnekt Cabo Verde


PNUD, UNFPA, UNICEF Cabo Verde
Governo de Cabo Verde

Quer que o seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em Vila do Tarrafal?

Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.

Localização

Categoria

Telefone

Website

Endereço


Prédio Da Electra, Rua Macaco, Tarrafal De Santiago
Vila Do Tarrafal
7110

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 13:00
14:00 - 16:00
Terça-feira 08:00 - 13:00
14:00 - 16:00
Quarta-feira 08:00 - 13:00
14:00 - 16:00
Quinta-feira 08:00 - 13:00
14:00 - 16:00
Sexta-feira 08:00 - 13:00
14:00 - 16:00