Delegação Ministério Da Educação Porto Novo

Delegação Ministério Da Educação Porto Novo

Delegações do Ministério da Educação - São Serviços de base territorial do Ministério da Edu

Funcionando normalmente

Photos from Delegação Ministério Da Educação Porto Novo's post 03/01/2024

FICASE PROMOVE CAPACITAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS E COMBATE A INCÊNDIOS PARA COZINHEIRAS DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E SAÚDE ESCOLAR

No âmbito das atividades do Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar - PNASE, a FICASE deu continuidade ao plano de ação de capacitação do Pessoal Operacional (cozinheiras EBO) no domínio de Primeiros Socorros e Combate a Incêndios.

Essa ação formativa teve a duração de 21 horas, distribuídas ao longo de 3 dias, sendo ministrada pela enfermeira Formadora, Fátima Lopes, uma especialista com ampla experiência na área.

A abertura desta formação foi conduzida pelo senhor Delegado do Ministério da Educação do Porto Novo, contando com a participação de 36 cozinheiras, o coordenador de ASE, a armazenista e o ajudante da armazenista. Ao término da formação, aproveitamos para convidar o CASE cessante, senhor Juventino Flor, a estar presente e para se despedir das cozinheiras com as quais trabalhou durante um longo período.

29/12/2023
Photos from Delegação Ministério Da Educação Porto Novo's post 21/12/2023

ULTRAMARATONISTA LUCIBELLE BRITO DUARTE VISITA DELEGAÇÃO

A atleta foi acompanhada pelo Presidente da Escola de Atletismo Junzim d'Liza, António Teixeira, que aproveitou a ocasião para manifestar o interesse da escola em colaborar com a educação na formação das crianças e adolescentes.

De recordar que LUCIBELLE BRITO DUARTE, venceu a prova ultramaratona dos 150 Km na Boa Vista Ultra Trail na sua categoria.

19/12/2023

Um grupo da Cruz Vermelha do Porto Novo visitou hoje a Delegação do Ministério da Educação. O objetivo da visita foi transmitir votos de boas festas aos funcionários e colaboradores da instituição.

Photos from Câmara Municipal do Porto Novo's post 17/12/2023

A COMUNIDADE EDUCATIVA AGRADECE

Photos from Delegação Ministério Da Educação Porto Novo's post 16/12/2023

ENCONTRO COM OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO- LOMBO DE FIGUEIRA

Num ambiente descontraído e de muita liberdade, decorreu ontem na Escola Básica de Lombo de Figueira um encontro com pais e encarregados de educação para analisar o funcionamento da escola, prestar informações relevantes de interesse para a comunidade educativa, etc.

Para além dos pais e encarregados de educação que tiveram uma participação massiva no encontro, o mesmo contou com a presença do Delegado do Ministério da Educação, Diretor do Agrupamento 1, Coordenadora Administrativa e financeira da Delegação, Subdiretora dos Assuntos Sociais do Agrupamento, Responsável de Escola e professores da escola.

14/12/2023

Parceria Global para a Educação (GPE) aprova o acesso de Cabo Verde ao financiamento de 5 (cinco) milhões de dólares

A Parceria Global para a Educação (GPE) aprovou o acesso de Cabo Verde à alocação indicativa para o financiamento da transformação do sistema, no montante de 5 000 000 dólares americanos. O Conselho de Administração da GPE aprovou, igualmente, os parâmetros estratégicos do financiamento da GPE para Cabo Verde.

O Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Educação, submeteu a candidatura aos fundos da Parceria Global da Educação, tendo como prioridade número um a reforma do Ensino Pré-escolar, numa perspetiva de universalização, por um lado, para reduzir as assimetrias de acesso, as disparidades entre o meio urbano e o meio rural, e por outro, impulsionar a obrigatoriedade, de modo a combater as assimetrias sociais e a pobreza, bem como elevar a qualidade de vida das famílias.

Considerando que a melhoria substancial da qualidade das aprendizagens na Educação Pré-escolar influenciam o desempenho das crianças no 1º ciclo de escolarização básica (1º ao 4º ano), adotou-se como projeto prioritário: “Melhorar a inclusão e qualidade das aprendizagens da Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do EBO”.

O objetivo da reforma prioritária é garantir a universalização do acesso à Educação Pré-escolar, a inclusão e qualidade das aprendizagens das crianças à entrada do Ensino Básico Obrigatório (EBO) e no decurso da sua trajetória no 1º ciclo do Ensino Básico Obrigatório (EBO). De uma forma mais específ**a, com a reforma prioritária pretende-se:
🟢assegurar a universalização do acesso equitativo ao pré-escolar, reduzindo as assimetrias regionais;

🟢fortalecer a gestão dos jardins de infância e a governação do subsistema da Educação Pré-escolar;

🟢adequar a qualif**ação dos profissionais do PE para responder às exigências de qualidade deste subsistema;

🟢elevar a qualidade das aprendizagens fundamentais (Língua Portuguesa e Matemática) no 1º ciclo através de inovações e eficácia na operacionalização do currículo e nos respetivos recursos didáticos-pedagógicos.

O Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Educação, vem adotando um conjunto de medidas de políticas educativas, com vista a garantir que o sistema educativo assegure uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, capaz de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Photos from Delegação Ministério Da Educação Porto Novo's post 12/12/2023

EDUCAÇÃO SEXUAL
No âmbito do Projeto: Inclusão da Educação Sexual Integrada na Educação Pré-Escolar e Ensino Básico (1° e 2° ano), está a decorrer uma formação na Escola Francisco Amaral, Cidade do Porto Novo, dirigida aos profissionais dos jardins de infância e professores do ensino básico.
A formação tem por objetivo formar agentes educativos sobre o uso dos materiais desenvolvidos no projeto e a importância de abordar as questões de educação sexual em sexualidade integrada no contexto educativo e é ministrada pela técnica da Direção Nacional da Educação, Dra Dirce Melo.

12/12/2023

𝐍𝐀𝐓𝐀𝐋 𝐃𝐀𝐒 𝐂𝐑𝐈𝐀𝐍Ç𝐀𝐒

𝑨𝒍𝒅𝒆𝒊𝒂 𝑪𝒖𝒍𝒕𝒖𝒓𝒂𝒍, 𝒔á𝒃𝒂𝒅𝒐, 16 𝒅𝒆 𝒅𝒆𝒛𝒆𝒎𝒃𝒓𝒐: 𝑫𝒂𝒔 16 à𝒔 20 𝒉𝒐𝒓𝒂𝒔

A Câmara Municipal, a Associação Junt ´amor, o Comité Municipal de Proteção da Criança e igreja Assembleia de Deus em Santo Antão, realizam neste sábado, 16 de dezembro, um leque variado de atividades como forma de proporcionar um Natal divertido às crianças do nosso município.

As atividades fazem parte de um vasto programa que a Câmara Municipal e seus parceiros elaboraram para decorrer na cidade e no interior, direcionado a todas as camadas da população, desde crianças, jovens e menos jovens, para que o Natal seja comemorado por todos em clima de muita festa, paz e harmonia.
Todas as crianças estão convidadas a marcar presença na Aldeia a partir das 16 horas porque a diversão é garantida com música, jogos tradicionais, conto de histórias, pinturas, declamação de poesia, teatro e muitas outras surpresas.

Aparecem e divirtam-se !!!

Atenção: As crianças devem estar acompanhadas de um adulto.

Antecipadamente, desejamos festas felizes a todas as crianças do Concelho do Porto Novo.

𝑷𝒐𝒓𝒕𝒐 𝑵𝒐𝒗𝒐, 𝟔𝟏 𝒂𝒏𝒐𝒔 𝒅𝒐 𝑪𝒐𝒏𝒄𝒆𝒍𝒉𝒐. 𝑱𝒖𝒏𝒕𝒐𝒔, 𝑷𝒂𝒓𝒂 𝑪𝒐𝒏𝒕𝒊𝒏𝒖𝒂𝒓𝒎𝒐𝒔 𝒂 𝑭𝒂𝒛𝒆𝒓 𝑴𝒂𝒊𝒔 𝑷𝒐𝒓 𝑷𝒐𝒓𝒕𝒐 𝑵𝒐𝒗𝒐

11/12/2023

Hoje celebra-se o dia da Escola Técnica João Varela. Uma Escola de referência à nível nacional, este ano premiada como Escola Amiga dos Direitos Humanos pela CNDHC.

PARABÉNS ETJV.

10/12/2023

PARABÉNS ESCOLA TÉCNICA JOÃO VARELA

A nossa Escola está de parabéns. A par de outras personalidades individuais , fomos um dos vencedores do Prémio Nacional dos Direitos Humanos 2023, na categoria Escola Amiga dos Direitos Humanos, prémio atribuído pela Comissão Nacional dos Direitos Humanos e Cidadania (CNHDC).
para mais informações clique no link.

https://expressodasilhas.cv/pais/2023/12/10/premio-nacional-dos-direitos-humanos-2023-elisabete-dias-josefina-chantre-mamado-bari-e-cenorf-sao-os-vencedores/89035

Photos from Câmara Municipal do Porto Novo's post 03/12/2023
01/12/2023

Hoje é dia da Escola Secundária António Silva Pinto - ESASP - Ribeira das Patas. PARABÉNS

28/11/2023

O Governo, através do Ministério das Finanças e Fomento Empresarial, Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública e do Ministério da Educação, acaba de publicar no Boletim Oficial (B.O) a lista de reclassif**ação de 33 (trinta e três) professores por terem adquirido novas habilitações que conferem o grau de Licenciatura em 2022, ao abrigo n. º3 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 69/2015, de 12 de dezembro.

Consulte o B.O no link: https://shorturl.at/jtCT3

Com a publicação desta lista, o Governo anuncia a eliminação total das pendências referentes a reclassif**ação de professores, cumprindo o cronograma em concretização da prioridade assumida e partilhada com todos os sindicatos dos professores.

Em paralelo, o Governo já desencadeou o processo de Revisão do Estatuto da Carreira do Pessoal Docente, que incluirá a atualização da Tabela Remuneratória dos Professores, isto é, o aumento dos salários, tendo proposto um cronograma para este efeito que prevê a sua aprovação em junho de 2024.

O Governo assumiu, ainda, o compromisso de eliminar todas as demais pendências (atribuição dos subsídios por não redução da carga horária, transição e promoção) e normalizar a gestão das carreiras dos professores no quadro da execução do Orçamento do Estado para o ano económico de 2024, seguindo cronograma já partilhado com os sindicatos.

28/11/2023

O Governo, através do Ministério das Finanças e Fomento Empresarial, Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública e do Ministério da Educação, acaba de publicar no Boletim Oficial (B.O) a lista de reclassif**ação de 90 (noventa) professores por terem adquirido novas habilitações que conferem o grau de Licenciatura em 2021, ao abrigo n. º3 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 69/2015, de 12 de dezembro.

Consulte o B.O no link: https://shorturl.at/jtCT3

O Governo, através dos ministérios da Educação, das Finanças e da Administração Pública, tem estado, desde 2016, em diálogo e concertação com os sindicatos, a resolver estas pendências, nomeadamente reclassif**ações, subsídios por não redução de carga horária, transições e progressões, contemplando cerca de 7.500 professores, com um encargo orçamental fixo anual superior a 800 mil contos.

Photos from RTE Radio e Tecnologias Educativas's post 22/11/2023
21/11/2023

PARLAMENTO INFANTO-JUVENIL
O aluno MARLON GABRIEL FORTES BAPTISTA, do 9º ano da Escola Técnica João Varela, eleito Vice-Presidente do Parlamento Infanto-Juvenil - 2023.

20/11/2023

ESTAMOS A CUMPRIR...

Reclassif**ação de Professores do Ensino Básico e do Ensino Secundário por terem adquirido novas habilitações em 2020

O Governo, através do Ministério das Finanças e Fomento Empresarial, Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública e do Ministério da Educação, acaba de publicar no Boletim Oficial (B.O) a lista de reclassif**ação de 72 (setenta e dois) professores por terem adquirido novas habilitações que conferem o grau de Licenciatura em 2020, ao abrigo n. º3 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 69/2015, de 12 de dezembro.

Consulte o B.O no link: https://shorturl.at/jvADV

O Governo, através do Ministério da Educação, está a cumprir os compromissos assumidos com os professores e com os sindicatos que representam a classe, conforme cronograma partilhado previamente com estes. Ainda neste ano de 2023, vamos publicar as listas das reclassif**ações de 2021, 2022, concluir o processo e entrar na gestão corrente das reclassif**ações.

Convém realçar que o Governo reitera o cumprimento dos compromissos em resposta às diversas reivindicações e em diálogo com os professores e com todos os sindicatos que representam a classe, nomeadamente:
1. Publicação dos atos administrativos de atribuição dos subsídios por não redução da carga horária, aos professores que reúnem requisitos para o efeito, progressivamente até junho de 2024;

2. Atualização da lista de transição dos professores que reúnem requisitos para o efeito e publicação dos competentes atos administrativos atinentes no primeiro trimestre de 2024;

3. Revisão do Estatuto da Carreira do Pessoal Docente (ECPD);

4. Atualização da Tabela Remuneratória dos Professores, no quadro da Revisão dos Estatutos da Carreira Docente, cujo processo está em andamento e deverá f**ar concluído em maio de 2024;

5. Atualização da Tabela Remuneratória dos Professores signif**a aumento efetivo dos salários dos professores, potencialmente com efeitos retroativos a partir de janeiro de 2024;

6. Atribuição de promoção automática, mediante norma transitória a constar da proposta de Revisão dos Estatutos dos Professores.

De destacar, este Governo continua a resolver, de forma séria e sistemática, as diversas pendências e distorções na carreira dos professores deixadas acumular desde 2008.

De 2016 a 2023, o Governo já resolveu pendências beneficiando mais de 7.500 professores, com impacto orçamental superior a 780 mil contos por ano, com o objetivo claro de ter uma classe cada vez mais motivada e prestigiada como fator principal de uma educação inclusiva, resiliente e de qualidade, com a confiança mútua e partilhada com a classe e seus sindicatos e com a comunidade educativa em geral.

Photos from Ministério da Educação de Cabo Verde's post 17/11/2023
14/11/2023

Na sequência do pré-aviso de greve, subscrito pelos três sindicatos dos professores, o Ministério da Educação reitera a habitual disponibilidade para o diálogo institucional com todos os sindicatos, com a mesma abertura e seguindo a prática sistemática, tendo em vista a construção de entendimentos e convergências em prol do desenvolvimento progressivo e sustentável das carreiras dos professores.

Assim, seguindo a nossa predisposição de sempre, o Ministério da Educação está disponível para um encontro conjunto com os três sindicatos, para voltar a apreciar as novas reivindicações que fundamentam o pré-aviso de greve. Sendo assim, o Ministério da Educação f**a a aguardar que os sindicatos apresentem as propostas da data e os assuntos a constar da ordem da reunião.

Aproveitamos a oportunidade para ressaltar que o Ministério da Educação tem realizado encontros regulares com os sindicatos, separadamente e em função das agendas de cada um, tem vindo a cumprir os compromissos assumidos nesses encontros, em especial a resolução das pendências acumuladas desde 2008, beneficiando mais de 7.000 professores, o que representa um incremento orçamental fixo anual superior a 780 mil contos.

Gostaríamos de sublinhar que a prioridade assumida e partilhada foi a conclusão dos processos de reclassif**ação de professores até final de 2023, cujo cronograma, partilhado com os sindicatos, tem estado a ser rigorosamente cumprido pelo Ministério, prevendo-se, desta forma, que todos os professores que obtiveram o grau de licenciatura até 2022 sejam reclassif**ados antes do final deste ano corrente.

O Governo, ainda, reitera a informação, já partilhada nos encontros já realizados em separado, que o Ministério da Educação está a desencadear o processo de revisão do Estatuto da Carreira Docente e, neste âmbito, também será atualizada a Tabela Remuneratória dos Professores.
O cronograma deste processo será enviado brevemente aos sindicatos e será, na sequência, aberto o diálogo específico com todos os sindicatos, visando a construção de consensos ou de entendimentos alargados relativamente aos pontos do Estatuto, a serem objeto de revisão ou de aprimoramento, e à nova Tabela Remuneratória, o que, neste caso, signif**ará aumento efetivo dos salários num quadro de sustentabilidade e de valorização das carreiras dos professores e educadoras de infância.

Photos from Delegação Ministério Da Educação Porto Novo's post 31/10/2023

ENCONTRO DE TRABALHO COM OS RESPONSÁVEIS DE ESCOLAS DO EB

Decorreu hoje na sala de reuniões da Delegação do Ministério da Educação um encontro entre o Delegado e os responsáveis de escolas do ensino básico. Participaram na reunião a Diretora do Agrupamento III, Coordenadores da Delegação e os Subdiretores administrativos e financeiros dos Agrupamentos.

Foram discutidos vários assuntos, entre os quais a administração e gestão das escolas básicas com enfoque nos recursos humanos, financeiros e materiais. Foi feita também uma análise sobre o estado das infraestruturas escolares.

24/10/2023

O Ministério da Educação, através da Direção-Geral do Ensino Superior, informa que foi prorrogado o prazo do Concurso de Bolsas para Continuação de Estudos para Licenciatura e Mestrado Integrado em Portugal, ano académico 2023/2024.

A data limite da apresentação de candidatura é até o dia 27 de outubro, impreterivelmente. A candidatura é exclusivamente online, através do Portal Porton di Nós Ilha.

Os documentos a entregar e os requisitos a preencher constam no Regulamento do concurso de Bolsas de estudo para Formação Superior em Cabo Verde e para descendentes de Emigrantes Cabo-verdianos nas Instituições de Ensino Superior no Exterior, ano académico 2023/2024, disponíveis no site do Ministério da Educação.

Para mais informações favor contatar a Direção-Geral do Ensino Superior na Praia ou as Delegações do Ministério da Educação do seu concelho.

Photos from Escola Técnica João Varela's post 20/10/2023
19/10/2023

DIA DA CULTURA CABOVERDIANA
Escola Marcelino Silva - Ribeira da Cruz

Photos from Delegação Ministério Da Educação Porto Novo's post 19/10/2023

ESCOLA BÁSICA MARCELINO SILVA EM RIBEIRA DA CRUZ COMEMORA DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO E DA CULTURA CABOVERDIANA

A comunidade educativa de Ribeira da Cruz organizou no dia 18 de outubro, na Escola, uma série de atividades em comemoração ao dia Mundial de Alimentação e da Cultura Caboverdiana.

Com uma participação expressiva dos pais e encarregados de educação, durante o dia, foram realizadas várias atividades juntamente com os alunos e professores.

Ainda no mesmo dia, as escolas agrupadas de Martiene, Chã de Norte e Jorge Luís realizaram também atividades em comemoração às datas mencionadas.

De realçar que as escolas de Ribeira da Cruz e Jorge Luís beneficiaram de uma ampla reabilitação no âmbito do programa de investimentos do Governo, através do Ministério da Educação.
Ministério da Educação de Cabo Verde

16/10/2023

O Ministério da Educação, através da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), informa que se encontra aberto o Concurso Nacional de Bolsas de estudo para Licenciatura/Mestrado Integrado (Continuação de Estudos), Mestrado e Doutoramento em Cabo Verde e para Descendentes de Emigrantes cabo-verdianos nas Instituições de Ensino Superior no exterior, ano académico 2023/2024.

Consulte o edital no link: https://shorturl.at/zIJYZ

A data limite da apresentação de candidatura é até o dia 03 de novembro, impreterivelmente. A candidatura é exclusivamente online, através do Portal Porton di Nós Ilha.

Os documentos a entregar e os requisitos a preencher constam no Regulamento do concurso de Bolsas de estudo para Formação Superior em Cabo Verde e para descendentes de Emigrantes Cabo-verdianos nas Instituições de Ensino Superior no Exterior, ano académico 2023/2024, disponíveis no site do Ministério da Educação.

12/10/2023

“A educação de Cabo Verde é um caso de Sucesso” – Ministro João Marques da Costa

O ministro da educação da República Portuguesa considerou ontem, em São Vicente, que a educação em Cabo Verde é um caso de sucesso. João Marques da Costa fez esta afirmação durante a sua visita de 3 dias ao arquipélago, a convite do ministro da educação do país, Amadeu Cruz.
https://on.soundcloud.com/tXR5C

Quer que o seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em Porto Novo?

Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.

Vídeos (mostrar todos)

Um grupo da Cruz Vermelha do Porto Novo visitou hoje a Delegação do Ministério da Educação. O objetivo da visita foi tra...
DIA DA CULTURA CABOVERDIANAEscola Marcelino Silva - Ribeira da Cruz

Localização

Categoria

Entre em contato com a escola/colégio

Telefone

Endereço


Porto Novo
13

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 16:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00
Outra Escola em Porto Novo (mostrar todos)
Autodrive escola de condução Autodrive escola de condução
Santo Antão
Porto Novo

Qualidade responsabilidade e respeito pela segurança rodoviária

Agrupamento Nº II-Ex. Ciclo Agrupamento Nº II-Ex. Ciclo
Santo Antão
Porto Novo

Agrupamento de Escolas Nº II - Ex. Cilco Preparatório - Porto Novo

EBJA- Educação Básica de Jovens e Adultos do Porto Novo EBJA- Educação Básica de Jovens e Adultos do Porto Novo
Alto Peixinho Perto Do Restaurante Crazy CHicken
Porto Novo, 1013

Esse espaço foi criado para interação de professores, funcionários, direção e alunos que fazem parte