26/03/2026
Viver na Suíça com crianças na escola também é saber disto🗓
Hallo, hallo,
Hoje trago um tema que só diz respeito a quem tem filhos a partir dos 4 anos, porque quem não tem, nem faz ideia de como é organizado o calendário escolar aqui na Suíça. E não, não tem nada a ver com a estrutura em Portugal.
Nem toda a gente sabe, mas as férias escolares não são iguais em toda a Suíça e isso pode ter influência nos preços dos bilhetes de avião, na afluência de pessoas em zonas turísticas e também na logística das famílias, caso vivam num cantão e os jovens estudem numa escola noutro cantão (isto é possível a partir do ensino secundário, com a ida para o liceu ou para a escola profissional da área à escolha dos alunos).
Para além de haver datas diferenciadas de início e fim do ano letivo, as pausas letivas nas datas festivas e no outono/ primavera são também diferentes, sempre tendo em conta as orientações cantonais. Ahhh, e as crianças só podem faltar à escola por motivo de doença ou consulta médica com justif**ação. Noutros motivos, tem de ser feito um pedido à escola e as faltas são autorizadas pelos professores numa duração curta. Até 1 semana de faltas, a direção da escola tem de autorizar, e acima disso, o departamento de inspeção escolar.
Em muitas escolas, há também 2 dias de Joker (Jokertage), em que as crianças podem faltar sem nenhum motivo específico, mas também tem de haver um pedido aos professores com um mês de antecedência. Normalmente, esses dias são usados para prolongamento das férias ou para ir a atividades ou cerimónias familiares (na Suíça ou no estrangeiro).
No entanto, a não ser por motivos de doença, não há faltas aceites na primeira nem na última semana de aulas.
Uma gestão muito diferente de Portugal, não acha? Deixe-me nos comentários a sua opinião sobre esta estrutura do calendário escolar ⬇️