Centro Acadêmico 12 de Maio

Centro Acadêmico 12 de Maio

Compartilhar

Centro Acadêmico dos estudantes de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, campus Sorocaba.

Eu sou apenas um enfermeiro 13/05/2016

12 de Maio é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro e portanto, temos a honra de parabenizar toda a equipe de enfermagem e acadêmicos da PUC-SP por este dia tão especial!
Nós, Centro Acadêmico 12 de Maio, objetivando a valorização da enfermagem e sua resistência educacional, política e social deixamos esta bela reflexão:

"EU SOU APENAS UM ENFERMEIRA(O)?"

Será que somos tão menosprezados porque aparecemos em fotos sorrindo junto aos pacientes, apenas como pessoas gentis e solidárias? Ou será que a sociedade não conhece o nosso verdadeiro papel? Prefiro acreditar na segunda opção… Não é porque os médicos aparecem na mídia “sérios” e dizendo “palavras curtas” que o nosso papel seja somente ser gentil e solidário, isso porque, antigamente, ocorria um recrutamento de religiosas para tornarem-se “enfermeiras”. Ao contrário, somos vorazes ao lutarmos para que os nossos pacientes recebam uma assistência de saúde efetiva. E quando falo de assistência, ressalto que, se não fossem os nossos olhos, ouvidos, mãos e boca, somados ao nosso conhecimento e experiência, muitos de nossos pacientes poderiam ter tido outro final. E nós sabemos quantos finais evitamos.
Pense, agora, em quantos pacientes foi você o responsável por sugerir a conduta… Quem foi reconhecido? Para quem o paciente agradeceu e disse que “salvou sua vida”? Tudo bem, a nossa missão foi alcançada, e nem por isso fomos dizer que o seu familiar “está salvo” porque “alguém” da enfermagem estava trabalhando.
Não é porque falamos de nossos pacientes de uma maneira sentimental que ficamos somente “conversando e acariciando” os mesmos nos plantões. Escutamos e conversamos, também, porque não se pode dissociar os aspectos subjetivos dos físicos e por a escuta qualificada, princípio da Política Nacional de Humanização, ser fundamental.
Pense, agora, em quantos pacientes foi você que evidenciou a parada cardiorrespiratória e iniciou as compressões cardíacas, sendo que, em quatro minutos, as lesões cerebrais poderiam ser irreversíveis?
Quantas vezes você escutou de pessoas que queriam te elogiar (mas não sabiam como): “Tu és tão inteligente que poderia se tornar um médico”. Quem disse que somos frustrados porque gostaríamos de ser médicos? Um enfermeiro competente não é sinônimo de um “quase médico”. O que diferencia a enfermagem da medicina é o objeto de estudo. Trabalhamos em equipe multidisciplinar, sendo cada profissão com sua devida (e não menor) importância.
Precisamos conscientizar, com voz e seriedade, que a enfermagem não é caridade. Entre tantas atribuições, somos responsáveis por todo o cuidado que o paciente recebe, detectamos as anormalidades no nosso exame físico (sim, nós também “examinamos” os pacientes), que podem guiar o tratamento.
É para responder a esses porquês que peço que sejam multiplicadores do nosso importante (e não só gentil) papel.
Texto de uma enfermeira mestre pela Universidade Federal de Santa Maria e vídeo da Enfermeira Suzanne Gordon na Associação de Escolas de Enfermagem – EUA.

Eu sou apenas um enfermeiro Este é um vídeo com partes da palestra da escritora e pesquisadora de segurança do paciente e exercício da Enfermagem, Suzanne Gordon na Associação Nacional ...

Quer que seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em Sorocaba?

Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Localização

Endereço


Rua: Jouberte Way, Nº 290
Sorocaba, SP
18030-070