CHAPA Ubuntu

CHAPA Ubuntu

Compartilhar

Chapa para concorrer a gestão de 2015 do Diretório Acadêmico de Medicina, da Faculdade de Medicin Discutimos qual o diretório que desejávamos.

A Chapa “Ubuntu – Sou o que sou porque somos todos nós” emerge de uma série de inquietações que partiram de diversos estudantes. A primeira reunião de Pactuação foi amplamente divulgada e completamente aberta a qualquer estudante desta faculdade. Foi uma reunião lotada de pessoas que, uma vez insatisfeitas com a atuação que o Diretório Acadêmico teve ao longo do último ano, resolveram que era hora

Eu quero um DAMED que.... 10/12/2014

Um dia a gente se perguntou qual era o papel de um Diretório Acadêmico e o que esperávamos dele, sentamos cara a cara com nossos colegas, miramos olhos nos olhos, e fomos tomados pelo sentimento de que esperávamos um dAMEd que de fato fosse de todos e para todos, um dAMEd que valorizasse as demandas estudantis (todas elas), que fosse capaz de resolver os problemas da faculdade sem perder de vista a diversidade.
Este vídeo retrata parte do que toda essa galera pensa de um diretório, que ele INCLUA TODX MUNDO!

https://www.youtube.com/watch?v=I5aHX33HZT8&feature=youtu.be

Chapa Ubuntu: "sou o que sou porque somos todos nós"

Eu quero um DAMED que.... Conheça nossas propostas: https://drive.google.com/file/d/0BySF-0SA9iWFdU8xRWllb21KV0k/view?usp=sharing

Photos 09/12/2014

DAMED PARTICIPATIVO


Por um DAMED que exerça realmente seu papel, sendo um facilitador das discussões e decisões dos Estudantes de Medicina, possibilitando espaços democráticos em que todos tenham voz e voto e fomentar a participação estudantil para que ela seja pensante sobre a sua formação.

1. Por um DAMED representativo e participativo onde todo Mundo é DAMED, com direito a voz e voto em todos os espaços;

2. Pela retomada de um DAMED que respeite os espaços estatutários de deliberação estudantil (ROs, REs e Assembleia Estudantil).

3. Retomar as Reuniões Ordinárias enquanto espaço de deliberação dos estudantes da FMB (assim como registrado em estatuto), de forma aberta e democrática, sem processos burocráticos para proposição de pautas.

4. Retomar o planejamento do DAMED de forma aberta e democrática (assim como registrado em estatuto), possibilitando uma real discussão e proposição pelos estudantes de atividades, pautas e ações a serem realizadas pelo diretório.

5. Garantir que as demandas d@s estudantes sejam defendidas e representadas em todas as instâncias universitárias.

6. Lutar por uma universidade pública, gratuita e de qualidade – garantindo expansão do acesso, mas com qualidade e fortalecimento da assistência estudantil;

7. Por um diretório apartidário.

8. Por um diretório financeiramente autônomo.

9. Por uma gestão transparente e que se comunique de forma dinâmica: divulgação da prestação de contas, repasses das reuniões e divulgação de documentos;

10. Amor e companheirismo ao guardião perpétuo do DAMED, Sêo bina;

11. Pela valorização dos servidores técnico-administrativos como integrantes ativos e fundamentais em nossos espaços de aprendizado.

12. Garantir os espaços de representação estudantil como: departamento, colegiado, congregação, núcleos, GTs, etc. de forma aberta a todos os estudantes que queiram estar presentes, mesmo não sendo membros da gestão.

13. Garantir que todos os representantes dos espaços deliberativos da FMB (congregação, colegiado, etc) sejam escolhidos democraticamente nas RO’s.

Conheça nossas propostas: https://drive.google.com/file/d/0BySF-0SA9iWFdU8xRWllb21KV0k/view?usp=sharing

Photos 09/12/2014

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL e AÇÕES AFIRMATIVAS

1. Elaborar e distribuir uma cartilha de orientação dos alunos (bolsa para acomodação, direito ao auxilio permanência, contatos importantes...);
2. Incluir o debate das comunidades tradicionais e sobre cotas na semana dos calouros;
3. Propor a inclusão das políticas nacionais de saúde das populações negra e indígena no currículo;
4. Propor a implementação de um curso de português em moldes similares aos de inglês, já oferecidos pela universidade, que auxilie os alunos que tem dificuldades;
5. Pautar junto aos departamentos a possibilidade de disponibilizarem bolsas de monitorias que atendam às dificuldades dos alunos em conceitos fundamentais necessário ao entendimento das matérias, garantindo a continuidade desses alunos no curso;
6. Lutar pela qualificação e ampliação do Serviço Médico Universitário – SMURB.

_____________________________________________________

1. Lutar pela qualificação e ampliação do SMURB. O Serviço Médico Universitário - SMURB - representa a responsabilidade da universidade em prover assistência em saúde para seus integrantes: professores, estudantes e servidores. Para nós, estudantes, é fundamental que este serviço seja efetivo no que concerne ao nosso acesso à assistência médica ambulatorial gratuita. Lutaremos pela qualificação e ampliação dos serviços prestados pelo SMURB, articulando essa luta com o Diretório Central dos Estudantes - DCE - e com o Fórum Acadêmico de Saúde - FAS -, espaços já articulados em prol da melhoria do serviço.

2. Lutar pelos 15% do orçamento da UFBA para assistência estudantil. Notadamente o perfil do estudante universitário, sobretudo na escola médica, tem mudado nos últimos tempos, sobretudo após as políticas de ampliação do acesso ao ensino superior. Nesse sentido, a universidade tem o dever de promover estratégias para receber e sustentar a permanência desse estudante na UFBa. Tais mudanças permitiram a entrada de estudantes menos favorecidos economicamente, estudantes de cidades mais distantes, e que, portanto, possuem maiores demandas para se dedicar à vida universitária, principalmente no curso de medicina. O aumento do orçamento destinado a Assistência Estudantil traz a vantagem direta de maior garantia das ações de permanência e em longo prazo garante um orçamento maior para a ampliação dessa assistência. Já existem grupos estudantis na universidade articulados para essa causa. Eles já conseguiram alguns avanços e é nosso papel, uma vez reconhecendo a importância dessa luta, contribuir para que ela se fortaleça e alcance melhorias mais concretas. Podemos contribuir nos juntando a eles, divulgando as ações, pressionando a gestão da universidade ao ressaltar a importância que esse apoio tem na vida do estudante que precisa dessas ações assistenciais.

3. Lutar pela ampliação das residências universitárias. As vagas nas residências são cada vez menos suficientes e muitos de nós precisamos delas para permanecer na universidade. Podemos contribuir nesse processo, articulando-nos com os grupos que já lutam pela melhoria e ampliação das Residências Universitárias junto à administração central da UFBa.

4. Pressionar e contribuir com a construção do ponto de distribuição do R.U. no Canela. Essa foi uma pauta importante desde a greve geral de 2012, na qual muitos de nós estivemos lutando para a melhoria das nossas condições de alimentação na universidade. Sabemos que a carga horária do curso de Medicina é extremamente alta, com horários curtos para almoço, o que nos impede de nos deslocarmos para outro campus nesse curto intervalo. A construção desse ponto de distribuição (processo iniciado apenas após forte pressão estudantil) proporcionará a todos os estudantes, sobretudo aos mais vulneráveis, mais qualidade alimentar a baixo custo, contribuindo para nossa permanência na universidade.

5. Pressionar pela ampliação da frota do BUZUFBA. Assim como o ponto de distribuição do R.U., a pauta do Buzufba é antiga e fez parte das reivindicações da greve de 2012. Os estudantes da UFBa se mobilizaram com muita coragem para pautar junto à administração central a garantia do Buzufba como uma estratégia para resolver o problema do transporte intercampi. Já foram mais de três semestres de Buzufba e o que vemos hoje é uma superlotação dos microônibus, nos coloca a responsabilidade de lutar pela ampliação dos ônibus, articulando essa luta com outros grupos estudantis que estão no mesmo caminho.

6. Auxílio na PROAE ? É papel demais!
a. Pressionar o processo de desburocratização dos programas de assistência estudantil da UFBA.
b. Orientar o processo burocrático de pedido de auxílio na Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PROAE)
c. Retomar a elaboração de manuais que sistematizem o passo-a-passo (na PROAE/UFBA e no programa Permanência do MEC) e facilitem a permanência do estudante.

7. Assumimos a responsabilidade de buscar implementar avanços, através da:
a. Cartilha de orientação dos alunos (bolsa para acomodação, direito ao auxilio permanência, contatos importantes...);
b. Melhor recepção aos alunos cotistas;
c. Incluir o debate das comunidades tradicionais e sobre cotas na semana dos calouros;
d. Propor a inclusão das políticas nacionais de saúde das populações negra e indígena no currículo;
e. Sobre a dificuldade em algumas áreas básicas do conhecimento: Alternativas para esse problema pode surgir através de articulações com a faculdade de educação. Há também a possibilidade de propor a implementação de um curso de português em moldes similares aos de inglês, já oferecidos pela universidade.
f. Pautar junto aos departamentos a possibilidade de disponibilizarem bolsas de monitorias que atendam às demandas em matérias básicas, importantes para a continuidade do aluno com esse tipo de dificuldade no curso, inclusive que possa contar como carga horária (nos moldes do projeto de extensão ou como Matéria optativa);
g. Proposta de criação de um “curso preparatório” de matérias básicas (português, biologia, química) antes do início das aulas – buscar articulação com a FACED, Institutos de biologia e química e monitorias da faculdade;
h. Buscar, junto aos estudantes que tenham esse tipo de demanda, o momento ideal para que o curso ocorra, de forma a contemplar tanto os alunos que passam para o primeiro semestre, quanto os que passam no segundo semestre;
i. Construção conjunta das soluções mais viáveis com os alunos que possuem essas demandas;

Mobile uploads 08/12/2014

Galera, amanhã as 19h ocorrerá o debate entre as chapas que concorrerão ao diretório acadêmico da nossa faculdade. É importante que todos compareçam a esse espaço, momento em que podemos estar atentos e reflexivos às posições de ambas as chapas quanto as situações que mais interferem na nossa formação. Será um momento de questionamentos e explanações. Não deixe de comparecer!

Atas Colegiado e Departamentos 08/12/2014

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Nós, da Chapa Ubuntu: Sou o Que Sou Porque Somos Todos Nós – diante de diversos questionamentos estudantis, viemos tornar público que NÃO EXCLUÍMOS a publicação no grupo Medicina UFBA em que as discussões em torno do tema da Representação Estudantil se fizeram de forma mais acalorada, uma vez que é de nosso total interesse fomentar o debate e a discussão acerca das pautas que nos cercam no ambiente acadêmico.
Nós, enquanto estudantes da FMB, também desejamos saber por que, durante o ano inteiro, a questão da representação não foi levantada como um problema pela nova gestão, uma vez que, em alguns departamentos, a ausência da representação estudantil chegava a ser total. Se, de fato, todos somos DAMED, todos poderíamos ter contribuído muito mais com a representação se essa pauta tivesse sido privilegiada, ou sequer discutida, ao longo do ano de 2014.

Com a nova gestão, a organização dos representantes de departamento sofreu algumas modificações, em relação ao que era praticado historicamente. A Gestão Nova, desde o momento em que era chapa já possuía membros escolhidos previamente para serem os representantes; Os contatos e nomes dos membros da gestão indicados para representantes de cada departamento foram devidamente expostos em um quadro na sala do Damed.
Pautada no conceito da democracia representativa, que tanto defende, a Gestão, através de seus membros, deveria ter representado os estudantes. Não só estando presente, mas discutindo, fazendo a voz do estudante ser ouvida nesses espaços.
Diante da divulgação feita pela Gestão Nova, de que teriam cumprido com a presença nas reuniões das instâncias colegiadas da Faculdade, uma vez de posse dos documentos (atas) que evidenciavam uma contradição na fala da Gestão, nós, enquanto estudantes nos sentimos na obrigação de publicá-las, porque prezamos pela verdade e não achamos justo os estudantes serem enganados por tal falácia.
Os departamentos de Saúde da Família e Medicina Preventiva, ao longo deste ano possuíram representação zero. O colegiado de curso, espaço de relevantes decisões, de influência direta no nosso cotidiano, é um espaço que precisa ser ocupado com totalidade.

Infelizmente não possuímos as atas de anos anteriores. Estamos há mais de 1 mês recolhendo esse material e ainda faltaram 3 departamentos, Congregação, além dos Núcleos e Eixos que existem e também possuem cadeiras de representação estudantil. Não podemos expor o que não possuímos. O máximo que podemos fazer é comparar a presença com o colegiado em 2013 (vide documento de presenças no link), que não houve nenhuma reunião sem a presença estudantil.

Como já foi exposto anteriormente por um dos membros da Chapa Ubuntu, esse gráfico não busca comparar a representação estudantil entre os anos, mas sim problematizar a contradição que a nova gestão tem apresentado, tendo divulgado no documento de lançamento da chapa que pretende dar sequência ao trabalho do grupo, de que todos os espaços foram ocupados afirmando que: “esteve presente e discutiu em TODOS os espaços da Faculdade, como Congregação, Colegiado e Departamentos”, uma vez que nunca esteve nos Departamentos de Saúde da Família e Medicina Preventiva, negando o problema existente.
Nós não negamos a existência de um problema quanto a complexidade da representação nos departamentos. E estamos mais do que dispostos a procurar alternativas para solucionar esse desafio.

Consideramos que o conceito de democracia participativa, em que "todo mundo é dAMEd”, e todos os estudantes tem direito a fazer parte da representação, possa ser um caminho em potencial para esta tarefa.
Optamos por mostrar no gráfico a frequência de presença apenas dos representantes da chapa para conseguir evidenciar a contradição.
Ainda considerando os vieses que o gráfico possa apresentar, a completa ausência nos dois departamentos já supracitados está mais do que constatada e comprovada a partir das atas presentes no link ao final desse post, sendo assim um fato que não deve ser ignorado.

(Salientamos que a porcentagem das presenças no departamento de pediatria está equivocada pois, por falha nossa, não computamos a presença da aluna Luisa Fragassi no dia 04.06, pois não há assinatura da discente; mas sua presença está referida no texto da ata. - Os dados do gráfico foram extraídos a partir das assinaturas nas atas disponíveis no link https://www.facebook.com/Chapa2Ubuntu/photos/a.763606727020928.1073741827.763598687021732/767398659975068/?type=1 )

Consideramos, também, que faz parte do nosso papel enquanto chapa demonstrar as contradições de uma divulgação conveniente ao momento eleitoral.
Entretanto nunca o faremos com acusações caluniosas ou falseadas, que não se possam comprovar. Esperamos ter respondido satisfatoriamente aos questionamentos estudantis e concluímos afirmando que estamos abertos ao debate.

Saudações Estudantis,

Chapa Ubuntu – Sou o que sou porque somos todos nós.
27 min · Editado · Curtir

Atas Colegiado e Departamentos

O dAMEd tem História! 06/12/2014
Photos 06/12/2014

Você conhece os Bacharelados Interdisciplinares?

Os nossos colegas que vêm do bacharelado interdisciplinar em saúde têm muito conhecimento a compartilhar. Os BI’s são uma proposta diferente dos Cursos de Progressão Linear (CPL’s) no qual os estudantes passam 3 anos vivenciando a saúde de uma forma mais ampla e dialogando com outras áreas do conhecimento, até escolherem sua área de atuação.

Apesar de os BI’s já estarem implantados na UFBA há alguns anos, ainda existem mitos e preconceitos em torno dos estudantes advindos dos bacharelados. Nós estamos propondo a desconstrução dessa resistência aos BI’s e a troca de experiências a fim de enriquecer as vivências de todxs nós.

Para isso, pretendemos estreitar os laços com o Centro Acadêmico do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, além de realizar espaços na Semana dos Calouros e Fórum Pedagógico da FMB.

Pretendemos, também, pleitear junto ao CABIS que seja respeitado o acesso dos alunos dos BI’s às disciplinas do curso de medicina, respeitando os pré-requisitos e a característica modular do curso, e que seja realizado o aproveitamento adequado da carga horária.

Por uma FMB democrática, que dialogue com a universidade.

Photos 05/12/2014

Os espaços institucionais da universidade contam com a representação estudantil para que as decisões tomadas contemplem não apenas as necessidades dos professores, mas levem em consideração também as demandas dos estudantes.
Ocupar estes espaços de forma efetiva, participando ativamente das suas reuniões e decisões é imprescindível para garantir a qualidade do nosso ensino. No entanto, apesar de esta possibilidade ter sido conquistada após muita luta histórica dos estudantes, neste último ano tivemos estes espaços desocupados e subutilizados.
Você concorda que os professores decidam sem a nossa opinião? “A cabeça pensa onde os pés pisam”, os estudantes têm voz e voto, mas precisam fazer valer esse direito.

Confira neste link as atas das reuniões de departamentos e as listas de presença do colegiado da FMB:

https://drive.google.com/folderview?id=0B0gCbpGIaU03ME1aTmdqdGU1aWc&usp=sharing

Photos 05/12/2014

Pela Rearticulação da CLEV (Coordenação Local de Estágios de Vivência).

A CLEV existiu no DAMED de 2010 até 2013 e cumpria o papel de articular estágios para os estudantes de medicina. Funciona como um coordenação local da DENEM (Direção Execultiva Nacional dos Estudantes de Medicina); e proporcionar ao estudante a possibilidade de conhecer territórios nacionais e internacionais é uma forma de ampliar a formação dos acadêmicos.

É uma proposta anterior ao CSF de estágios extra-curriculares em outros países ou em outras universidades do Brasil. A vantagem de viajar pela CLEV é não atrasar o curso, pois ele é realizado durante as férias, possibilitando que os estudantes tenham experiência em outros países sem necessitar ficar mais tempo na Faculdade.

Os editais são semestrais e é necessário que o Diretório Acadêmico tenha uma coordenação específica para possibilitar os estudantes da faculdade a concorrer para viajar. A chapa Ubuntu se compromete a articular essa coordenação e possibilitar que os discentes interessados possam viajar e desfrutar de enormes experiências

Chapa Ubuntu: "sou o que sou porque somos todos nós"

Conheça nossas propostas: https://drive.google.com/file/d/0BySF-0SA9iWFRXpJZFV5RjFUalE/view?usp=sharing

Photos 05/12/2014

PELA ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE SERVIÇOS DE SAÚDE DA UFBA

A Universidade Federal da Bahia conta com um amplo número de serviços de saúde distribuídos pelos seus campi. No entanto, apesar dessa riqueza de serviços, que vai desde a atenção primária aos serviços laboratoriais altamente especializados, não há um funcionamento integrado dos serviços. Ou seja, os serviços existem, mas eles não conformam uma rede estruturada.

Nós estamos propondo que essa rede de serviços seja conformada dentro de um regimento da Universidade, estabelecendo um fluxo de trabalho e atendimento que não só ofereça serviços de forma mais eficaz aos nossos pacientes, mas que também esteja melhor preparada para nos receber e nos inserir nos campos de prática.

A ideia é pautar isso junto a reitoria, em articulação com os demais cursos de saúde, nas suas representações discente, docente e de servidores. Pretendemos com isso uma articulação ampla no sentido de integrar as práticas multidisciplinares, organizar a progressão dos alunos no serviço e proporcionar o entendimento do funcionamento em rede.

Chapa Ubuntu: "sou o que sou porque somos todos nós"

Conheça nossas propostas para os CAMPOS DE PRÁTICA: https://drive.google.com/file/d/0BySF-0SA9iWFRXpJZFV5RjFUalE/view?usp=sharing

Quer que seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em Salvador?

Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Localização

Categoria

Endereço


Salvador, BA