08/12/2014
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Nós, da Chapa Ubuntu: Sou o Que Sou Porque Somos Todos Nós – diante de diversos questionamentos estudantis, viemos tornar público que NÃO EXCLUÍMOS a publicação no grupo Medicina UFBA em que as discussões em torno do tema da Representação Estudantil se fizeram de forma mais acalorada, uma vez que é de nosso total interesse fomentar o debate e a discussão acerca das pautas que nos cercam no ambiente acadêmico.
Nós, enquanto estudantes da FMB, também desejamos saber por que, durante o ano inteiro, a questão da representação não foi levantada como um problema pela nova gestão, uma vez que, em alguns departamentos, a ausência da representação estudantil chegava a ser total. Se, de fato, todos somos DAMED, todos poderíamos ter contribuído muito mais com a representação se essa pauta tivesse sido privilegiada, ou sequer discutida, ao longo do ano de 2014.
Com a nova gestão, a organização dos representantes de departamento sofreu algumas modificações, em relação ao que era praticado historicamente. A Gestão Nova, desde o momento em que era chapa já possuía membros escolhidos previamente para serem os representantes; Os contatos e nomes dos membros da gestão indicados para representantes de cada departamento foram devidamente expostos em um quadro na sala do Damed.
Pautada no conceito da democracia representativa, que tanto defende, a Gestão, através de seus membros, deveria ter representado os estudantes. Não só estando presente, mas discutindo, fazendo a voz do estudante ser ouvida nesses espaços.
Diante da divulgação feita pela Gestão Nova, de que teriam cumprido com a presença nas reuniões das instâncias colegiadas da Faculdade, uma vez de posse dos documentos (atas) que evidenciavam uma contradição na fala da Gestão, nós, enquanto estudantes nos sentimos na obrigação de publicá-las, porque prezamos pela verdade e não achamos justo os estudantes serem enganados por tal falácia.
Os departamentos de Saúde da Família e Medicina Preventiva, ao longo deste ano possuíram representação zero. O colegiado de curso, espaço de relevantes decisões, de influência direta no nosso cotidiano, é um espaço que precisa ser ocupado com totalidade.
Infelizmente não possuímos as atas de anos anteriores. Estamos há mais de 1 mês recolhendo esse material e ainda faltaram 3 departamentos, Congregação, além dos Núcleos e Eixos que existem e também possuem cadeiras de representação estudantil. Não podemos expor o que não possuímos. O máximo que podemos fazer é comparar a presença com o colegiado em 2013 (vide documento de presenças no link), que não houve nenhuma reunião sem a presença estudantil.
Como já foi exposto anteriormente por um dos membros da Chapa Ubuntu, esse gráfico não busca comparar a representação estudantil entre os anos, mas sim problematizar a contradição que a nova gestão tem apresentado, tendo divulgado no documento de lançamento da chapa que pretende dar sequência ao trabalho do grupo, de que todos os espaços foram ocupados afirmando que: “esteve presente e discutiu em TODOS os espaços da Faculdade, como Congregação, Colegiado e Departamentos”, uma vez que nunca esteve nos Departamentos de Saúde da Família e Medicina Preventiva, negando o problema existente.
Nós não negamos a existência de um problema quanto a complexidade da representação nos departamentos. E estamos mais do que dispostos a procurar alternativas para solucionar esse desafio.
Consideramos que o conceito de democracia participativa, em que "todo mundo é dAMEd”, e todos os estudantes tem direito a fazer parte da representação, possa ser um caminho em potencial para esta tarefa.
Optamos por mostrar no gráfico a frequência de presença apenas dos representantes da chapa para conseguir evidenciar a contradição.
Ainda considerando os vieses que o gráfico possa apresentar, a completa ausência nos dois departamentos já supracitados está mais do que constatada e comprovada a partir das atas presentes no link ao final desse post, sendo assim um fato que não deve ser ignorado.
(Salientamos que a porcentagem das presenças no departamento de pediatria está equivocada pois, por falha nossa, não computamos a presença da aluna Luisa Fragassi no dia 04.06, pois não há assinatura da discente; mas sua presença está referida no texto da ata. - Os dados do gráfico foram extraídos a partir das assinaturas nas atas disponíveis no link https://www.facebook.com/Chapa2Ubuntu/photos/a.763606727020928.1073741827.763598687021732/767398659975068/?type=1 )
Consideramos, também, que faz parte do nosso papel enquanto chapa demonstrar as contradições de uma divulgação conveniente ao momento eleitoral.
Entretanto nunca o faremos com acusações caluniosas ou falseadas, que não se possam comprovar. Esperamos ter respondido satisfatoriamente aos questionamentos estudantis e concluímos afirmando que estamos abertos ao debate.
Saudações Estudantis,
Chapa Ubuntu – Sou o que sou porque somos todos nós.
27 min · Editado · Curtir
Atas Colegiado e Departamentos