13/10/2022
Cuidar das infâncias é um dever de todes.
A data de hoje me faz agradecer o meu caminhar com as crianças, nos estudos e práticas, no contribuir para o desenvolver, por todas famílias que pude trocar, acompanhar, presenciar a infância tocar a história de cada pai, mãe, avó/avô, educador/a, mover para ressignificar no cuidar e educar.
O delicado das infâncias nos remete às necessidades e potencialidades do alicerce para o viver/desenvolver, e nos indica como nossa cultura ainda precisa compreender o cuidar das infâncias (o q se faz nos cuidados desde a gestação) considerando os diversos fatores atuantes, o brincar via do aprendizados, o quanto escutar, acolher, frustrar com amor as crianças são habilidades que podem e devem ser desenvolvidas e fortalecidas em todos lares, escolas.
Como bem escreveu Ruth Rocha,💜📖
“(…)Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.
…”
Fotos 📸 autorizadas
29/08/2022
Vamos refletir ,
para transformar? 👩👩👧👨👨👧👦👩👦👦✨🧑🏽🍼👩🏽🍼
27/08/2022
27 de agosto🌻💐🐚
Hoje a data para mim é tão significativa💛
Dia do psicológo/a/e,
essa área linda que abracei desde quando comecei a trabalhar com infâncias, que me realiza profissionalmente.
E aniversário de minha bisavó, DAG! 🥰 Minha bisa já não está mais fisicamente e é minha saudade grande, participou da minha vida em muitos momentos (muitos) e me ensinou demais, principalmente sobre amor, coragem, compaixão, a força que a delicadeza pode ter nas relações, o tanto que os livros nos tocam, a beleza em cada dia. Foi professora, inclusive de Raul Seixas😂😍 amava escutar suas histórias e o seu abraço sempre era maravilhoso, com cheirinhos mais gostosos!
Uma data que celebro, com sentimento de compartilhar esse momento com minha bisa, nos pensamentos mais amorosos, agradecendo à ela por ter contribuído tanto para o que mantenho em mim íntegro.
Celebrar datas pode ser um gatilho, por isso ressignificar o sentir com elas nos ajuda a lidar com sentimentos difíceis, como a saudade.
Essa é minha vózinha, que faz aniversário no dia da minha profissão. O presente mais lindo, minhas memórias mais lindas.💛♥️
24/08/2022
Hoje a data simbolizada como , pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância ), e também .
✨👩🏾🎨
compartilho aqui umas imagens do artista Omario Brunelleschi , que criou ilustrações de momentos que marcaram sua época de criança.
Um dia como esse nos remete à importância fundamental desta fase da vida,
do engajamento para atentarmos para os direitos das crianças (ECA - estatuto da criança e do adolescente).,
para que as boas memórias prevaleçam,
para que condições de vida, cuidados, momentos afetivos em família, o estar vivenciando a cultura, sejam frutos do espaço e contexto propícios para brincar, aprender e desenvolver, em sua íntima relação.💛🪢
05/08/2022
Portal Lunetas]
uma publicação feita por uma atriz portuguesa mostra seu filho de três anos beijando na boca uma amiga, também criança. A postagem que foi apagada após algum tempo devido à grande repercussão e criticas dos internautas viralizou levantando a e promovendo diversas discussões sobre a proteção da infância plena das crianças e as consequências da adultização precoce e erotização infantil.
A adultização e a erotização infantil atravessam as etapas de desenvolvimento da criança e antecipam seus aprendizados, muitas vezes de forma nociva, além de expor os pequenos a experiências com as quais ainda não estão preparados para lidar ou mesmo se defender. Essa situação requer um olhar atencioso e coletivo.
“Cuidar para que a infância seja vivida de forma plena é permitir que as crianças sejam crianças” - Caroline Arcari, pedagoga e educadora sexual.
Quer entender mais como a adultização precoce, sexualização e erotização infantil são nocivas para crianças? Acesse o link da bio do Portal Lunetas] e confira o conteúdo sobre o tema.
Descrição de imagem:
Foto em preto e branco de duas crianças. Na imagem, o menino beija a bochecha da menina. A menina tem cabelos escuros e compridos e o menino cabelos claros. Na imagem, o texto: "Criança não namora! Foto publicada por atriz portuguesa gera revolta em internautas brasileiros. O tema revive questões como adultização precoce, sexualização e erotização infantil.
12/02/2022
✨Sempre gostei de trilhas, recentemente, ao ver essa foto, recordei como nas caminhadas longas, a gente tem o momento de sentar para tomar fôlego para a próxima jornada.
Uma metáfora para uma foto de uma psicóloga nos trâmites para o CRP. 💞🥰
Um dia de fotos que tem um valor muito lindo.💗📸
Como vc constrói seus álbuns de memórias? Como você celebra seus passos?
✨♥️💬💭
09/02/2022
💭Vamos refletir sobre autonomia?💬
👥 👤
Em diferentes contextos, a autonomia perpassa as relações.
Compreender o contexto e dinâmica dos sentimentos e relações envolvidos auxilia nos processos do desenvolver, da avaliação e trabalho com a autonomia em cada fase de vida.
Como você percebe e realiza a sua autonomia?
Em lugar de cuidador/a, como você estimula/apoia a autonomia de um pessoa?
21/01/2022
Uma singela homenagem, atualizando um pouco o “estar aqui”(insta).
…
em retalhos e histórias, encontros, memórias e percursos.
Uma arte da força que está e estará viva,
sua voz,
corpo,
movimento,
canto
Sua arte: seu ser, Elza!💛
Ilustração
18/09/2018
Dica afetiva para a semana: convide um(a) amigo(a) especial para visitar uma livraria ou biblioteca. Há muitos tesouros nas estantes, descubram juntos(as) novas aventuras e compartilhem boas histórias! 💜📚📖🌱🌳
Ilustração: Eriko Kurita
26/07/2018
O papel de um escritor não é dizer aquilo que todos somos capazes de dizer, mas sim aquilo que não somos capazes de dizer." Anaïs Nin
Hoje celebramos o trabalho deste incrível profissional que nos faz embarcar em tantos universos maravilhosos através de suas palavras. 📖♥️ Feliz Dia Do Escritor! ✏📝
23/04/2018
"Livro tem dessas coisas, faz mágica só com palavras." Michelle Trevisani
Vamos começar a semana abrindo livros e fazendo mágicas com as palavras! 💫🎩✨📖📚❤ Ilustração: Michelle Hiraishi
21/04/2018
Você lembra quando aprendeu a andar de bicicleta ou patins? No início caímos, tropeçamos até ficarmos "craques", não é mesmo? As atividades mentais também seguem um caminho de erros e acertos. A habilidade da leitura envolve mecanismos do sistema cerebral e emocional do (da) leitor (a). Portanto, chegar a uma leitura proficiente (decodificar palavras mas também construir sentidos) envolve um caminhar singular, baseado na capacidade de associar experiências e conhecimentos e na relação emocional com o ato de ler. E lidar com os erros é um aspecto fundamental nesse processo, afinal, muitas pessoas, ao não aceitarem seus erros, acabam tropeçando em autocrítica exagerada, frustrações e criam bloqueios. Como afirmou Luckesi (2002), "o erro não é fonte de castigo, mas suporte para o crescimento." Então, vamos ter leveza com os nossos erros e os dos (das) pequenos (as) leitores (as). Assim, criamos o terreno fértil de crescimento como pessoas e leitores(as) habilidosos(as). 📖💜 🌹🌟🌱🌳