18/02/2026
Hoje a CASA completa 13 anos e encontramos essa postagem de no 1º aniversário! Seguimos com ESPERANÇA, DETERMINAÇÃO, FORÇA, AMOR e SONHO com um Projeto educativo de uma escola transformadora, mas também de uma cidade e de uma sociedade mais sensível, democrática, justa, digna e feliz!
Compartilhe nos comentários uma história sua conosco e vamos celebrar mais um ano!
Na itália já é 18 de fevereiro de 2014 - Aniversário da Casa da Infância.
Quando a CASA da Infância nasceu, tudo foi tão rápido e veloz que confesso não tive o tempo necessário para viver o significado deste novo desafio!
Hoje, celebrando o seu primeiro ano, vejo que a minha permanente inquietude, revela o constante desejo de descobrir sempre o prazer de aprender, o que traz a renovação da VIDA e a permanente busca de VIDA bem vivida para todos!
Para mim, é na CASA e com as crianças que habitam nela, que vivo possibilidades de reencontrar e reconstruir a beleza da vida com a autenticidade e a sinceridade de pessoas mais do que especiais, com corações e almas que se conectam por muitas razões, creio eu inclusive, porque não se confundiram com o egoísmo e a competitividade de nossa época. É o encontro de cada um com a sua essência e de todos em uma permanente ciranda, conscientes que educação é um bem comum e a escola é de direito de todos!
É tempo de fomentar VIDAS criativas e participação responsável, por isso acredito na cooperação e na construção de uma comunidade de aprendizagem, baseada acima de tudo no AMOR e no querer bem, cultivando as diferenças e sabendo lidar com a pluralidade.
Celebremos com alegria e energia de crescimento e de transformação, uma construção nossa, uma identidade coletiva, uma infância cheia de encanto, liberdade, descobertas e beleza, onde o novo continue fazendo brilhar nossos sonhos e “acolher com amor o inédito do ser humano”.
VIVA a CASA, VIVA as crianças, VIVA as famílias, VIVA os educadores, VIVA a VIDA bem vivida de todos e para todos!
05/02/2026
Humanidade, infância, educação, transformação
A CASA é um lugar onde vivemos uma cultura da infância que é rica em crianças, , relações, inteligência e competência, um lugar com um clima de confiança na força da mudança que as crianças podem construir aqui, agora e no futuro, promovendo e movendo também os pensamentos e as ações dos adultos.
É lindo observar as Estações e Mesas de Trabalho do Ensino Fundamental, como um projeto de continuidade. As perguntas são convites permanentes para aprofundarmos e irmos mais além!
03/02/2026
A casa habitada tem vida e se alimenta, metaforicamente, da energia dos viventes. A casa, diz Bachelard (1974, p.385), “nos ajuda a dizer: serei um habitante do mundo, apesar do mundo”.
Quando o vizinho autoriza colher frutas no seu quintal, nos aventuramos à descobrir ainda mais sobre a VIDA, as interdependência entre os diferentes seres do mundo!
A Terra pertence à comunidade de vida, à natureza, à flora e a fauna e aos quintilhões de quintilhões de micro-organismos escondidos no subsolo, bactérias, fungos e vírus. Leonardo Boff
30/01/2026
Humanidade, educação, VIDA, infância, educação infantil
“Uma escola da infância para acolher com AMOR o inédito do ser humano”.
Nesta semana demos as boas-vindas as crianças e as famílias, começando um novo ano cheio de possibilidades, aprendizados e experiências significativas.
Já começamos a viver momentos importantes e inesquecíveis: reencontros, explorações, cotidianidade, vivências, afetos, pesquisas e oportunidades para pensar, brincar e aprender juntos como comunidade.
É um tempo com muitos espaços, que ganham VIDA e materializam a palavra chave do ano: HUMANIDADE, para que juntos possamos crescer através da curiosidade, respeito e colaboração, com experiências que apoiam todo o desenvolvimento e as aprendizagens individuais e coletivas.
Que este ano seja repleto de desafios significativos, aprendizados compartilhados e momentos que fortaleçam toda nossa comunidade. Confiamos!
24/01/2026
Uma jornada pedagógica carregada de sentido e propósito
Um espaço de formação e transformação dos professores, atelieristas, demais educadores e representantes de famílias, em um contexto com ambientes e estações que convocam a experimentação, reflexão e intervenção com estratégias e ferramentas que dão VIDA que tornam visíveis nossas escolhas na formação humana, na emancipação de todos e na ampliação de consciência do que queremos para a escola e a cidade!
Gratidão à .marchesini , .jorge_ por tanto, por tudo, sobretudo crença na força do coletivo!
Esse ano já nos oferece muitos sinais da beleza e da qualidade do que temos a viver juntos!
20/01/2026
Esperamos famílias e educadores para participarem conosco desse precioso momento para pensarmos o ano de 2026.
Para nosso primeiro (re) encontro propomos viver uma experiência que nos apoie a materializar nossos valores, crenças e ideias e, a dar forma e nutrir a sociedade que desejamos. Uma utopia do presente, que vem dos nossos encontros, dos diálogos e olhares, dos aprendizados e mudança de atitudes e hábitos. A cada ano, nos conectamos com o que desejamos aprofundar como comunidade e elegemos uma palavra chave, para nortear nossos olhares, perspectivas, ações e reflexões! Este ano a palavra é HUMANIDADE!
13/01/2026
Escolas sempre serão portas abertas ao mundo.
quando se fecham, cerram-se os caminhos, impedem-se os encontros,
distanciam-se os diálogos, apagam-se as belezas, as inteligências,
retira-se da vida o lugar mais vivo do humano.
Mas mesmo diante de tanta barbárie, de toda adversidade, de tantos desafios,
de lamentáveis fechamentos (não apenas de escolas, mas de pessoas também),
a escola ainda haverá de ser sempre essa porta aberta.
E pela urgência do tempo em que vivemos,
o Conselho da Casa se une, solidário, a todas as escolas,
sobretudo àquelas comprometidas com uma educação livre, viva e transformadora,
pra não faltar força nem coragem em resistir,
e, sem medo, existir desejando bons encontros com caminhos abertos paro o novo.
Escolas sempre serão portas abertas ao mundo.
.carla.regis