Gira Girou

Gira Girou

Compartilhar

Educação Infantil, Creche, Berçário e Ensino Fundamental

28/05/2026

Últimas vagas! O biólogo Fábio Lima reforça o convite do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação Gira Girou para a vivência Brincar é ser Natureza.

A proposta acontece em duas etapas complementares. A primeira será nesta quinta (28), às 19h30, em um encontro online com Gabriela Ribeiro Arakaki, educadora, geógrafa, articuladora de projetos socioambientais e pesquisadora das infâncias ligada ao Instituto Alana.

Já no sábado (30), às 9h30, a vivência acontece presencialmente no Jardim Botânico de Salvador, com Fábio e a educadora Camila Barreto, professores das primeiras turmas da Gira Girou e referências em práticas que aproximam ludicidade e natureza.

Com um histórico de educação em movimento e ocupação da cidade, a Gira escolheu para esta experiência um verdadeiro oásis no centro urbano, espaço de vegetação exuberante e muitos pássaros, aberto à visitação pública e fundamental para o estudo, manutenção e conservação da Mata Atlântica na capital baiana.

Em 2025, o local ganhou ainda um Jardim Etnobotânico, com trilha e espaços temáticos ligados às heranças de matriz africana. Vai ser muito especial viver isso em um coletivo pelas infâncias!

Venha com a Gira! Link das últimas inscrições na bio.

26/05/2026

Na Semana Mundial do Brincar, celebrada de 23 a 31 de maio, o Centro de Estudos, Pesquisa e Formação Gira Girou convida o público adulto para a vivência Brincar é ser Natureza. Em 2026, a campanha traz o tema “A Potência dos Encontros” e para a Gira não podia haver um momento mais oportuno para reafirmar: brincar É COISA SÉRIA!

A nossa proposta surge de um desejo apresentado pela comunidade da Gira Girou, de reunir famílias, educadores e pesquisadores das infâncias em torno das relações entre ludicidade, natureza e aprendizagem. Serão dois encontros complementares, pensados para sensibilizar e inspirar olhares mais atentos às infâncias e às relações com o mundo.

No dia 28 (quinta), Dia Mundial do Brincar, às 19h30, teremos uma roda de conversa online com Gabriela Arakaki, educadora, geógrafa e pesquisadora das infâncias ligada ao Instituto Alana e ao UNICEF Brasil. Na pauta, temas como infância, território, educação e vínculo com a natureza.

Já no dia 30 (sábado), às 9h30, a vivência segue presencialmente no Jardim Botânico de Salvador, com o biólogo Fábio Lima e a educadora Camila Barreto, em uma experiência de encontro entre corpo, natureza e ludicidade. São apenas 30 vagas e nosso grupo está crescendo. Já garantiu a sua? Link na bio!

Photos from Gira Girou's post 25/05/2026

Estamos entrando na semana da vivência Brincar é ser Natureza e o nosso grupo segue florescendo!

Depois de apresentarmos Fábio Lima e Camila Barreto, chegou a vez de compartilhar um pouco da trajetória da educadora e pesquisadora Gabriela Ribeiro Arakaki, também conhecida como Gabu, que conduz a roda de conversa online do dia 28 de maio neste evento do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação Gira Girou.

Geógrafa, mãe de Juçara e Janaina, Gabu atua há mais de 20 anos com educação e projetos socioambientais em escolas e comunidades. Atualmente, coordena, pelo Instituto Alana, o Projeto Educação Baseada na Natureza, iniciativa do UNICEF Brasil, além de ser cofundadora da formigas-de-embaúba, organização que realiza o plantio participativo de miniflorestas em escolas públicas.

Em suas pesquisas e experiências, investiga as relações entre infância, natureza, memória e pertencimento, defendendo que o contato com a natureza fortalece dimensões essenciais de uma infância saudável.

A programação segue no dia 30 de maio, com a vivência presencial no Jardim Botânico de Salvador, conduzida pelo biólogo Fábio Lima e pela educadora das infâncias Camila Barreto, em uma manhã de experiências, escuta, corpo, brincar e conexão com a natureza.

As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas no link disponível na bio. Venham com a Gira!

Photos from Gira Girou's post 21/05/2026

Está ficando bonito o nosso grupo! E ainda cabe mais gente nele.

O Centro de Estudos, Pesquisa e Formação Gira Girou segue apresentando as pessoas que estarão conosco na vivência Brincar é ser Natureza, encontro pensado para famílias, educadores e pesquisadores das infâncias interessados nas relações entre ludicidade, natureza e aprendizagem.

Depois de compartilharmos um pouco da trajetória do biólogo Fábio Lima, agora é a vez de apresentar a educadora Camila Barreto, que conduz, ao lado dele, a vivência presencial no Jardim Botânico de Salvador, no dia 30 de maio. Camila é educadora das infâncias, formada pela Universidade Católica do Salvador, com pós-graduação em Ludicidade. Há quase duas décadas, cultiva experiências sensíveis no universo da infância, sempre em diálogo com o brincar, a escuta e os modos vivos de aprender.

Durante 17 anos, caminhou junto ao Centro Educacional Gira Girou, aprofundando pesquisas sobre natureza, infância e documentação pedagógica. Ao longo desse percurso, também compartilhou seus saberes em formações, palestras e encontros sobre projetos de pesquisa, inspirações em Reggio Emilia, intervenções em espaços educativos e as relações entre criança e natureza na Educação Infantil.

Por reconhecer-se natureza e construir, junto às crianças, experiências enraizadas no sensível, ganhou delas um dos nomes mais bonitos: “Professora Natureza”.

A nossa programação começa no dia 28 de maio, com a roda de conversa online da educadora e pesquisadora das infâncias Gabriela Arakaki. As vagas são limitadas, e o link está na bio. Venham com a Gira!

Photos from Gira Girou's post 20/05/2026

Já garantiu sua inscrição para a vivência Brincar é ser Natureza?

O Centro de Estudos, Pesquisa e Formação Gira Girou reforça o convite apresentando um pouco mais das pessoas que estarão com a gente nesse encontro, pensado para famílias, educadores e pesquisadores das infâncias interessados nas relações entre ludicidade, natureza e aprendizagem.

Começamos com o biólogo Fábio Lima, um dos primeiros educadores da Gira na Educação Infantil, que conduz, ao lado da educadora Camila Barreto, a vivência presencial no Jardim Botânico de Salvador, no dia 30 de maio.

Há mais de 20 anos, Fábio desenvolve trabalhos ligados à Educação Ambiental, conservação da Mata Atlântica e ecoturismo, aproximando pessoas, territórios e natureza em diferentes projetos e comunidades.

A nossa programação começa no dia 28 de maio, na roda de conversa online com a educadora e pesquisadora das infâncias Gabriela Arakaki. As vagas são limitadas, e o link está na bio. Venham com a Gira!

16/05/2026

O Centro de Estudos, Pesquisa e Formação Gira Girou realiza a vivência Brincar é ser Natureza. A proposta nasce de um desejo apresentado pela comunidade do Centro, quando reunimos famílias, educadores e pesquisadores das infâncias em torno das relações entre ludicidade, natureza e aprendizagem. O encontro será dividido em duas etapas complementares, nos dias 28 e 30 de maio.

💻 No dia 28, às 19h30, acontece uma roda de conversa online com Gabriela Ribeiro Arakaki, educadora, geógrafa, articuladora de projetos socioambientais e pesquisadora das infâncias ligada ao Instituto Alana. Gabu atua há mais de 20 anos na criação de projetos em escolas e comunidades e coordena, pelo UNICEF Brasil, iniciativas de educação baseada na natureza.

No encontro, ela irá compartilhar reflexões sobre infância, território, vínculo com o meio ambiente e os caminhos possíveis para uma educação mais sensível e conectada à vida. A conversa será realizada pelo Meet, e o link será enviado após a confirmação da inscrição.

🌳Já no dia 30, às 9h30, a vivência acontece presencialmente no Jardim Botânico de Salvador, com o biólogo Fábio Lima e a educadora Camila Barreto, professores das primeiras turmas da Gira Girou e referências em práticas que aproximam ludicidade e natureza.

Fábio desenvolve trabalhos ligados à educação ambiental, conservação da Mata Atlântica e ecoturismo. Camila atuou por 17 anos na Gira Girou, mobilizando crianças e adultos em práticas de cuidado coletivo, sempre com dedicação à ludicidade e à relação viva entre infância e natureza.

Para garantir uma experiência mais acolhedora e próxima, no melhor estilo girante, serão oferecidas apenas 30 vagas.

“A infância é o centro!”
Juntos vivenciaremos uma experiência significativa e seguiremos acolhendo as infâncias!

🔗 Inscrição e mais detalhes no formulário da bio. Venham com a Gira!

14/05/2026

Salvem essas duas datas: 28 e 30 de maio!

O Centro de Estudos, Pesquisa e Formação Gira Girou escutou a nossa comunidade e apresenta a proposta de um encontro muito especial voltado para os adultos. Os temas foram decididos em coletivo e são urgentes para as infâncias: a natureza e o brincar!

Será uma experiência vivenciada em dois momentos. Já já voltamos aqui com os detalhes, mas se preparem para momentos brincantes e cheios de experimentações, que tão bem definem a pedagogia da Gira. Quem aí, assim como a gente, está com muita saudade de viver tudo isso?

Photos from Gira Girou's post 12/04/2026

A Gira está no Centro!

O primeiro encontro do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação Gira Girou em 2026 marcou a resistência da missão de acolher as infâncias para além da nossa escola.

Está na nossa visão:

"Ser referência como centro de educação inovador, desenvolvendo práticas pedagógicas significativas que transformam o ser".

O grupo que hoje integra a nossa comunidade fez falas marcantes em defesa de uma educação que valoriza as infâncias, a natureza, a arte, a escuta e a participação ativa das crianças em seus processos de aprendizagem.

Foi iniciada a criação de um álbum coletivo, onde cada uma e cada um compartilhou a foto, ponto de partida para uma reflexão essencial: o que é prioridade para as crianças?

Em maio, o Centro planeja um encontro presencial e já idealiza grupos de estudo e vivências também com a participação das crianças. Estamos abertos à chegada de todos os que fazem parte da história da Gira e a quem deseja construir coletivamente com este novo capítulo.

Cheguem mais! 🤸🏾

08/04/2026

Última chamada ! O Centro Gira Girou de estudos, pesquisas e formação também é espaço dos pequenos . O convite é, no próximo sábado, pertinho, num quintal de casa, no Arvorar as crianças que passaram pelo território Gira Girou escola viverão uma imersão na mata com os seres encantados . A querida Pró Camila e Alvinho estão preparando momentos inesquecíveis na trilha da natureza . Tá esperando o quê? Confirma sua presença no WhatsApp 71 99995-8168 da Gira e pede mais informações. Até lá , até já ! E o catavento gira na ciranda das infâncias . Boas vindas crianças ! Sábado 11/4 às 9:30 no Arvorar

28/03/2026

Saber viver os ciclos é um aprendizado ancestral!

A palavra ciclo tem origem no grego kýklos, significando "círculo", "anel" ou "roda", passando para o latim como cyclus. A etimologia remete à ideia de algo que GIRA e retorna ao seu início, descrevendo uma série de eventos, fases ou fenômenos que se repetem de forma periódica e ordenada.

E é nesse movimento que reforçamos o convite:

No próximo dia 7/4, às 18 horas, o Centro de Estudos, Pesquisa e Formação Gira Girou realiza o primeiro encontro em 2026. Esse será continuamente o nosso propósito, "GIRAR e sempre voltar ao início" olhando a quem importa – aS criançaS.

Acolhendo as infânciaS, escutamos as crianças e defendemos também outro significado. Afirmamos a ideia de ciclos de aprendizagem para além de uma forma de organização, mas como estratégia metodológica.

A intenção é quebrar os paradigmas da educação que prevê a homogeneização das turmas (crianças da mesma idade) como condição para a aprendizagem. Sempre pensamos diferente!

A diversidade – idade, gênero, culturas... – é primordial para uma educação significativa, vivendo cotidianamente a oportunidade de novos ciclos...

Vamos viver novos ciclos?!

O encontro será online, pela plataforma Meet. O link será compartilhado na nossa comunidade do WhatsApp. Para quem ainda não chegou, o link está na bio.
Esperamos vocês!!!

Um abraço,
Erika Andrade

25/03/2026

Com este pedacinho de vários momentos que vivemos de experiências com o corpo, a arte e a expressividade do ser o Centro de Estudos, Pesquisa e Formação Gira Girou reforça o convite para o nosso encontro no próximo dia 7/4.

Esse é um fragmento de seis séries produzidas por Andréa Alves, eu que escrevo pra vocês, e também por Mari Viveiros, uma das atelieristas da Gira e João Almy, querido Cem Linguagens de música que esteve até o final dos capítulos da escola.

Aproveitem sem moderação!

Nosso encontro será às 18h, pelo Meet. Até lá, vamos partilhando bons momentos das oficinas girantes e puxando mais um fio da nossa tecedura. 🧶

📲 Quer saber mais sobre o Centro de Estudos? Entre no grupo de WhatsApp e faça parte da nossa comunidade. Link na Bio!

🎥 Produção audiovisual:

Quer que seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em Salvador?

Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Localização

Categoria

Entre em contato com a escola/colégio

Telefone

Endereço


Rua Das Dalias , 680
Salvador, BA
41810-040