27/11/2025
✨ de luta, afeto e construção coletiva ✨
Olhar para trás e lembrar da IV CONFCOTAS e do VII Encontro Afirmativa é sentir de novo a força que passou pelos corredores, salas e espaços da UNEB nesses dias inesquecíveis. Foi bonito demais ver tanta gente comprometida com a transformação da universidade e com o fortalecimento das políticas afirmativas.
Foram três dias de encontros potentes, diálogos necessários e partilhas profundas. Delegades de toda a multicampia unebiana chegaram cheies de energia, somando nas plenárias, nos GTs, nas apresentações de pesquisa e nas rodas de conversa que, muitas vezes, seguiram até a noite. Os bolsistas Afirmativa mostraram com orgulho e potência a força da ciência engajada que nasce dos territórios, das ancestralidades e das resistências que sustentam nossa existência.
E nada disso teria sido possível sem as equipes que estiveram por trás de cada detalhe. A todas as coordenações, equipes técnicas, comissões de organização, facilitadores, monitores, intérpretes, profissionais da comunicação, produção, cultura, logística, acolhimento, credenciamento, segurança, limpeza e apoio o nosso muito obrigada. Vocês são parte fundamental dessa história. Cada mão que ajudou a m***ar um espaço, cada gesto de cuidado, cada solução no improviso… tudo construiu o caminho para que a CONFCOTAS e o Afirmativa acontecessem com tanta beleza, responsabilidade e afeto.
Gratidão também às lideranças estudantis, aos bolsistas do Afirmativa, às pessoas que estiveram nas mesas, nas palestras, nas apresentações culturais, na técnica, na arte, na mediação dos debates e no registro fotográfico e audiovisual. Vocês deram ritmo, brilho e sentido a cada momento vivido.
Da plenária final às novidades anunciadas como os novos coletivos que passam a fortalecer o movimento estudantil cotista, tudo revelou a força de uma UNEB plural, viva e em movimento.
Esse TBT é sobre memória, mas também sobre futuro.