09/10/2021
Ajude Aicil a conseguir mais assinaturas Assine pela distribuição gratuita de absorventes para mulheres carentes!
Programa de Ações e Estudos sobre Suicídio, do curso de psicologia da EBMSP, com a coordenação da professora doutora Aicil Franco.
09/10/2021
Ajude Aicil a conseguir mais assinaturas Assine pela distribuição gratuita de absorventes para mulheres carentes!
15/06/2020
O PAES se reuniu no dia 12/06 novamente, desta vez com seus novos participantes e on line. Tivemos 35 pessoas em uma dinâmica de grupo que explorou o tema "perdas".
Também estamos nos reinventando para nos adaptarmos ao momento difícil que vivemos. Em tempos de pandemia, falar de perdas é também prevenção ao suicídio. Foi muito rico! Obrigada a cada um e até a próxima! 🎗
07/02/2020
O ano novo do PAES começou assim: Nos dias 29 e 31 de janeiro de 2020 , o PAES em parceria com a Clínica de Psicologia da Escola Bahiana, realizaram a Oficina sobre a morte e manejo do tema suicídio nos atendimentos psicoterapêuticos. Essa ação convidou as estagiárias para uma dinâmica específica seguida por roda de conversa e reflexão, colocando-as em contato com seus próprios conteúdos.
22/10/2019
Encerramos o TBT do Setembro Amarelo com as últimas lembranças do nosso evento: as oficinas com diferentes abordagens à prevenção do suicídio. Agradecemos mais uma vez a participação de todos que contribuíram para dois dias de muito aprendizado.
Em caso de urgência, ligue: 188 🎗
26/09/2019
Número de suicídios de policiais no País supera as mortes em confronto - São Paulo - Estadão Volume crescente de casos de suicídio acende alerta para a necessidade de melhoria na assistência à saúde mental, apontam especialistas. Mais de cem tiraram a própria vida em 2018. Relatório vê influência do ‘estresse inerente à função’
26/09/2019
Aguardamos você! 🎗
20/09/2019
Comunicado! 🎗
17/09/2019
O PAES - Programa de Ações e Estudos sobre o Suicídio - do curso de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública novamente celebrará o Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio. Os maiores aumentos de índices de morte por suicídio se dão entre crianças e adolescentes, no Brasil e no mundo. Profissionais de todas as áreas se mobilizam em busca das causas para esse fenômeno. Atribui-se culpa, genericamente, aos lares desestruturados, aos abusos de substâncias, ao exacerbado consumo do universo digital, à divulgação de exemplos nefastos nas redes sociais, ao sistema educacional, que pressiona e massifica, aos transtornos mentais, ao bullying, dentre outros. No entanto, a formação especializada ainda representa parte ínfima das medidas adotadas pelas políticas públicas e iniciativas privadas. Profissionais que se deparam com o problema pouco sabem como atuar preventivamente e sabem menos ainda quando a tentativa de suicídio é realidade. “É preciso falar sobre o suicídio” é a frase que ecoa insistentemente. Mas, falar o quê? As campanhas se propagam, mas a dificuldade de prevenção ainda surpreende não só às autoridades no assunto, mas também aos familiares que convivem com o risco dentro de seus lares. Participe!
Inscrições até dia 24, link para na bio 🎗
17/09/2019
Aluna se suicida após ser expulsa de aula por causa de menstruação Uma adolescente de 14 anos cometeu suicídio no Quênia após ser humilhada pela professora por causa do sangue da menstruação que vazou em sua roupa. O caso