Rede Nômade

Rede Nômade

Compartilhar

Tudo o que contribua para a produção de lugares mais humanos pro nosso convívio, na cidade ou no campo, é do interesse de nossa Rede Nômade. Se aprochegue!

De que se faz a Rede Nômade? Primeiro, é preciso dizer que, na qualidade de rede, ela se faz principalmente na conexão entre pessoas. Então, é preciso dizer o que reúne pessoas em conexão nessa rede, as que hoje dela participam e as mais que a ela se unirão. São os seus desejos que, se ativando como interesses de ação, pavimentam caminhos num terreno ao mesmo tempo social, político, sem ser partid

La Usina Cultura: Formación, Programación, Diseño y Economía Colaborativa 30/09/2015

? Uma ? Maneiras de gerar numa cidade, assim fomentando uma ? Estes são temas discutidos no minicurso InspiraAção - Práticas em , com Lala Claudia Deheinzelin e convidados. Transmitido desde São Paulo, em live streaming, o minicurso, que em Salvador é coordenado pela Mestiça - Soluções Criativas, tem a participação de María Soledad Gianetti e Fernando Jeger, de La Usina Cultura Chascomús (Y) Vamos conhecer um pouco mais a respeito dessa iniciativa ;-)
https://youtu.be/AxWm9CTXkBE
A página do evento https://www.facebook.com/events/1654700414745836/

La Usina Cultura: Formación, Programación, Diseño y Economía Colaborativa La Usina Cultura propone una manera de generar desarrollo en la ciudad de Chascomús, a través de un modelo de economía colaborativa. Arte, Cultura, Diseño, C...

Economia colaborativa e a expansão do eu • Ponto Eletrônico 31/08/2015

"Economia compartilhada, colaborativa, sharing economy. Se você já se hospedou pelo Airbnb em vez de um hotel, usou o Tem Açúcar no seu bairro ou passou um dia em um coworking, você já faz parte dessa economia, que tem por base o acesso e não a compra de um produto ou serviço."
;-) Saiba mais sobre a chegada e o desenvolvimento do consumo mínimo, visite a página do Box1824
Dica de Alice Barreto, da Rede Nômade

Economia colaborativa e a expansão do eu • Ponto Eletrônico

Photos 24/08/2015

Dez entre dez brasileiros preferem... ;-)
Preferência nacional, símbolo do país, o que quer que se diga a respeito dele só é superado pelo prazer de saboreá-lo em diferentes formas de preparo. É o que vão mostrar chefs Alício Charoth, Kátia Najara, Elmo Alves e Fabricio Lemos num evento inteiramente dedicado a esse, mais que alimento, ingrediente da memória e do afeto de tantos brasileiros e de muito mais gente pelo mundo afora. Em cada canto do país, há maneiras próprias de preparar feijões. No caso da Bahia, por exemplo, a gente poderia começar dizendo da importância da mistura do dendê ao feijão fradinho, mas isso é assunto para o antropólogo Raul Lody, organizador do Seminário “Bahia de Todos os Feijões: Histórias, Tradições e Gastronomia”, que acontece nos dias 25 e 26, com a participação de especialistas de diversas áreas. Tudo gira em torno da leguminosa, ao redor da panela do feijão mesmo, quase eu dizia, porque é mais justo dizer assim ;-)
Pros dias que vem, terça e quarta, uma ótima dica é ir ao seminário e se deliciar com as criações d@s cozinheir@s acima citados, por isso não me estendo agora sobre o que li hoje, escrito por Alício Charoth, que é um dos fundadores da Rede Nômade e tem no Facebook a página El Cocinero Loko, dentre outras. O texto é, sim, a respeito do feijão... Não conto nada porque não estamos autorizados a isso, rs... Mas vão lá, que uma conversa é também saborosa, assim como o tanto de curiosidades e de informação que se terá neste importante seminário. O feijão é rei! Longa vida ao feijão (Y)

Fonte da imagem: http://www.papodehomem.com.br

Photos 26/07/2015

É (Y) Acordando agora? Já acordou faz tempo? :-D Vamos pro parque?

"O projeto (*) volta ao Parque Solar Boa Vista no dia 26 de julho, a partir das 10h, com atividades de ocupação da área externa do Cine Teatro Solar Boa Vista - um dos 17 espaços culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult BA). O encontro faz parte da programação Julho+Solar, mês em que o espaço completa 31 anos de existência.
* https://www.facebook.com/events/1009410219077375/

Durante o evento serão realizadas diversas intervenções no parque, com o objetivo de chamar a atenção dos moradores e órgãos públicos para a necessidade de ocupação do espaço. O domingo será de muita agitação para as crianças, com brincadeiras, intervenção de jardinagem, atividades físicas, feira, discotecagem e apresentações artísticas."

Um convite e uma realização do Cine Teatro Solar Boa Vista, da Secult BA, do Governo do Estado da Bahia. Dizendo Salvador Meu Amor e fazendo a Rede Nômade, a gente se liga na importância cidadã de eventos assim, não só prum Julho+Solar, porque também pra uma cidade mais participativa, cidade de gente que cria. É hoje (Y) .

Imagem: detalhe do cartaz de divulgação do evento Domingo no Parque! http://ow.ly/Q5mey

Photos from Bahia Criativa's post 18/07/2015

Bom dia, Nômades!!

Ontem rolou a segunda edição do curso Cidades Criativas lá na incubadora , Forte do Barbalho. Foi mais uma oportunidade para exercitarmos novos olhares sobre as cidades e mapearmos possíveis diretrizes de atuação para a construção coletiva da cidade que desejamos.

Avante! Em breve, contarei mais um pouquinho das nossas aventuras pelas Cidades Criativas!!

Photos 12/07/2015

Ainda estamos na infância do desenvolvimento e da utilização de energias alternativas para veículos. Baterias de hidrogênio ainda são muito caras e sua produção não é ecoeficiente. O recurso a energia solar parece ser ainda mais complicado. Isso quando se trata de mover o veículo. A coisa é diferente quando o caso é abastecer para outros fins: o funcionamento da cozinha de um furgão de comida, por exemplo.

O interesse é crescente ;-) "Um food truck com sistema de captação de energia solar" foi destaque na "primeira edição da Brazil Food Truck Show", realizada em Jundiaí (SP), no final de abril http://ow.ly/PvBq1 A coisa não é difícil (Y) Há pelo menos "4 maneiras de tornar seu Food Truck mais sustentável", conforme artigo da Food Trucks no Brasil http://ow.ly/PvBLZ

O artigo destaca: "Um Food Truck com mentalidade verde não é benéfico só para o meio ambiente, as pessoas se preocupam cada vez mais com problemas ambientais e empresas que se esforçam para fazer sua parte estão agregando valor aos produtos e serviços que oferecem."

E não podemos esquecer as bicicletas, porque as "Food Bikes" são "uma nova alternativa" http://ow.ly/PvDW0

Na foto, o furgão ecocriativo Green Truck. Baseado em San Diego e em Los Angeles, na California (EUA), o Green Truck oferece um cardápio criado a partir de ingredientes orgânicos e sua cozinha é abastecida por paineis solares.
Fonte: www.foodtruckonthego.com

Photos 12/07/2015

Uma ... (Y) É preciso pensá-la e, mais ainda, fazê-la vibrante. Num time, a distribuição de papeis e a formação de equipes são medidas necessárias, funcionais, produtivas. Nisso, porém, é preciso evitar criar ilhas, escapar de uma situação de isolamento de cada equipe no objeto de suas funções. Uma maneira simples de estimular a cultura colaborativa de um time é dispor de um quadro contendo breves chamadas sobre desafios internos que cada equipe enfrenta no momento. E como é que rola a coisa?

Esse quadro pode ser físico e também virtual. Você que é da equipe de marketing, por exemplo, escreve ali o seu recadinho: "Estamos pensando se devemos ou não usar QR codes na campanha X". Aí Você outr@, que é da equipe de design, tá tomando um cafezinho e circulando, passa na frente do quadro e tem uma ideia criativa pra inserir o recurso num produto ainda em desenvolvimento. Ou tem alguma informação que talvez possa ajudar a equipe de marketing naquele desafio. Aí basta um recadinho de resposta, sem burocracia. Mas se não pinta nenhuma ideia, não faz mal. Ali não há cobranças.

Os recadinhos não são atribuições de tarefa, não obrigam, não empurram ninguém pruma responsabilidade. São brotos de uma cultura colaborativa que espontaneamente se vai gerando, bastando semeá-la desta e de outras maneiras. Na Rede Nômade, estamos valorizando muito a criação de uma cultura da colaboração. Não apenas interna, porque a queremos ver se alastrando, indo e vindo de muitos pontos, de muita gente. Uma rede se faz por conexões - é um - e se faz primeiramente através de nossas relações, no relacionamento da gente ;-)

🌼 🌼 Acima, apenas uma pequena amostra de como nutrir atitudes de colaboração. O broto é a comunicação e a coisa pode melhorar muito (Y). Se Você se pergunta "Quais ferramentas de comunicação usar na sua empresa?", vale ler o artigo de André Ribas http://ow.ly/PuPJG no site Cultura Colaborativa, de onde tomamos emprestada a imagem. André recomenda "um modelo simples de decisão" e salienta que "uma das chaves para o aumento do desempenho é a interação entre 'diferentes' e não somente entre 'iguais'", em grupos de projeto, por exemplo ;-)

Cidades Criativas - Oficina 10/07/2015

✿ Entre vivas e suaves transgressões, aconteceu no dia 7, no Forte do Barbalho, a Oficina , realizada no âmbito das ações do Bahia Criativa e ministrada por Alice Barreto, da Rede Nômade. Foi um alvoroço! Foi uma alegria. Foi uma vitória. Vamos ver isso em 6 pequenas partes? clique aqui http://ow.ly/PsSbL

1. Falar em transgressões é um jeito de dizer da energia que mobilizou, em tarefas de ajustes de última hora, toda a equipe e - o que é muito especial ;-) - os participantes da oficina. Foram ajustes de facilitação. Foram necessidades do improviso. Mais importante é que o time do Bahia Criativa, impecável, nos deu em tudo o seu melhor apoio e que, no rebuliço todo - que até parecia ser já um primeiro exercício pra toda a galera, como se fosse um teste pro espírito colaborativo que ali nos aproximou - a mobilização coletiva foi vencedora.

2. Era a manhã do dia 7. Na noite anterior, no dia 6, cada qual mergulhou num sono de expectativas embaladas no que se tecia, ainda silencioso, em sonho que se revelaria comum, apenas chegasse a nova manhã. E a forma do seis é como um mergulho de cabeça na vida, com as oportunidades e os obstáculos que ela nos oferece. Dia seguinte, nos rebuliços de arrumar coisas, uma vitória da colaboração, no ânimo do trabalho coletivo. Depois foram as trocas, entre palavras e gestos, os fluxos de gente em conexão. Nas pequenas coisas se enxergam outras, maiores. Ou são já as pequeninas cenas do quotidiano uma esplêndida riqueza, apenas carecendo de que as consideremos na maravilha de sua grandeza...

3. Falar em transgressões é também, vamos acrescentar, um jeito de dizer que um mergulho coletivo na vida da cidade - um mergulho de cabeças pensantes & corações desejantes -, é imersão em caminhos na criação do comum, necessário e vivo, alegre e coletivo: uma cidade criativa como espaço da coletividade e como ambiente propício a ainda mais e mais criações.

4. O dia começou assim. E começou também em torno de uma grande mesa de café da manhã pro qual cada qual contribuiu, numa fartura de solidariedade, colorida e saborosa. Foi a começando a ser habitada, ali mesmo naquele Forte do Barbalho, pelo forte sentimento de comunhão, pelo alimento e pelos desejos partillhados, desejos de criar, coletivamente - mentes e corações - cidades que o futuro e já o presente nos solicitam, cidades da gente pra gente, cidades vitais e vitalizantes, cidades do viver comum, cidades para pessoas (Y)

5. "A cidade somos nós. Nos somos a cidade", disse Barreto, relembrando o microcosmo de uma Oficina em que, animadíssimas nessa disposição, as pessoas participantes demonstraram vivamente os seus desejos de atuar por um sonho que não se sonha só, porque, se somos a cidade, é mesmo muito nosso, de tod@s nós, o sonho de uma ;-)

6. E o dia terminou com uma ritualização desses desejos e sonhos coletivos ali expressos, uma queima de papelitos em que eles foram registrados, mas sem o risco de os perdermos, porque eles nos habitam muito intimamente e agora mesmo estão vivos nas conversas que vamos tendo aqui, em nossa .

✿ , Alice trará aqui outros relatos sobre a Oficina Cidades Criativas, apresentando alguns temas que foram ali tratados. E em breve - - acontece mais uma edição do evento (Y) Ficamos conectados, juntos, fazendo a rede :-D

Photos 06/07/2015

Que tal a gente ir conhecer, hoje, um pouco da memória e do quotidiano do bairro do Engenho Velho De Brotas? É esse o destaque do primeiro evento da programação Julho+Solar. E aqui vai nosso convite a tod@s ;-) É , segunda-feira, 06/07, às 19h30 (Y)

Será o , uma confraternização para celebrar os 31 anos de existência do espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia Secult BA. No encontro, uma roda de conversa sobre a história do bairro, do Parque Solar Boa Vista e do próprio Solar, contada pelo percussionista e diretor musical Jorjão Bafafé, um dos criadores do Afoxé Badauê e do Bloco Afro Ókánbí.

Além da roda, no foyer e na sala principal acontece a exposição , com a projeção de fotos antigas, de registros da paisagem e tomadas do quotidiano do bairro, do parque e do próprio espaço. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Luis Alencar, da nossa Rede Nômade, acrescenta um nota importante a respeito da iniciativa: "uma experiência interessante de dinamização do espaço público que vem acontecendo em Salvador há alguns anos. O cine teatro tem tido um papel fundamental nessa praça e, em parte, tem atingido também a comunidade de uma forma mais abrangente." ;-)

A imagem é do blog Ensaios Patrimoniais, que em janeiro de 2013 noticiava providências do IphanGovBr após o incêndio sofrido pela edificação. No artigo, Alexandre Figueiredo traz um pouco da história do Solar Boa Vista. Saiba+ sigulink http://ensaiospatrimoniais.blogspot.com/2013/01/iphan-aguarda-vistoria-do-solar-boa.html

Photos 05/07/2015

E Você? Você cultiva ou pensa em cultivar um horta em casa? Fazer sua própria compostagem e ainda um minhocário é fácil e enriquece muito a sua horta. Soluções para moradias sustentáveis são mostradas com frequência no caso de habitações caras e vale ver o exemplo do programa Como Será?, no quadro (imagem é do programa; no final do post, o link para a matéria). Mas vamos pensar nisso em comunidades de menor poder aquisitivo? Imagine a vitória que é uma comunidade assim se tornar exemplo de sustentabilidade por via, dentre outras coisas, de hortas urbanas coletivas ;-)
Se Você curte hortas domésticas e comunitárias, dê um toque nos comentários. Esta semana, vamos postar material de apoio pra quem curte a coisa. (Y)
http://redeglobo.globo.com/como-sera/expedicoes-urbanas/noticia/2015/07/renato-cunha-conhece-casa-em-sao-paulo-feita-com-materiais-ecologicos.html

04/07/2015

O convite ao vivo e a cores para a Oficina , com Alice Barreto, no âmbito dos eventos do Bahia Criativa :-)
e acompanhem as novidades da nossa Rede Nômade (Y)

Photos 30/06/2015

Nesta publicação, reunimos todas as pessoas que participam de nossa Rede Nômade, das que mais recentemente se juntaram a nós às que se encontram aqui já há mais tempo, para assim dar conhecimento dos novos rumos desse coletivo de que fazemos parte, cada um contribuindo a seu modo, quando menos por frequentar esta nossa página e por compartilhar as publicações de um coletivo que é seu, que é de cada qual de nós ;-) Agora que completa 9 meses de sua gestação, a nossa vem à luz com um sorriso mais amplo, mais coletivamente aberto. Por isso, convidamos a uma publicação (outra) que sinaliza com mais clareza os novos rumos que tomamos. Então, clique neste link https://www.facebook.com/RedeNomade/posts/1664982100398415 e o post ali encontrado
A imagem é o ícone da Rede Nômade previamente criado por Luan Boré; o sorriso é o ponto de partida de tudo que dá certo ;-)

Quer que seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em Salvador?

Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Localização

Endereço


Salvador, BA