11/02/2024
Prof. Katemari Rosa
Página da Professora Katemari Rosa
11/02/2024
31/10/2023
Você está em Brasília e quer dar sua contribuição para o projeto de desenvolvimento do novo padrão de TV digital brasileiro, mais conhecido como TV 3.0 e que conta com o apoio da RNP? É bem simples!
A Universidade de Brasília (UnB) está conduzindo experimentos subjetivos de qualidade de vídeo para a definição do novo padrão. O experimento é simples e consiste em assistir e avaliar algumas cenas de vídeo de acordo com a sua percepção de qualidade. Não é necessário ter experiência anterior com vídeo ou imagens digitais. A ação consiste em uma visita ao laboratório, localizado no GPDS do prédio SG-11 da UnB e tem duração de aproximadamente 30 minutos.
Agende sua visita: https://bit.ly/3tUHYXG
31/10/2023
Check out the in an Context program, a series of short 1.5-hour offered by the AAPT/NASA Heliophysics Education Activation Team one Saturday each month through December 2023. Register today for the next workshop! https://ow.ly/phM950PAV2K
20/10/2023
Pausa para encher o c... cérebro de saquê e aproveitar um miojinho de respeito.
Ramen + degustação de saquê = 19 dinheiros.
Vou pedir transferência pra cá. Será que tem campus da UFBA por aqui? 🤔
19/10/2023
Continuando....
Mais tarde, fui na recepção. Graças às Deusas, tinha espumante a rodo 🙌🏿
Uma das expositoras, Sophie, veio falar comigo e dizer o quanto ficou feliz quando parei no estande delas e depois quando reclamei da falta de diversidade da sessão de posters (vcs sabem, eu tô sempre reclamando das coisas, nem conheço a pessoa e já vou reclamando). Ela disse que fui a única mulher negra que ela viu no evento e perguntou se poderia me dar um abraço. ♥️
Ela nem é da física, muito menos da área de energia de fusão, mas o simples fato de "se encontrar" naquele espaço, de ver alguém como ela, fez com que se sentisse melhor.
Eu sei do que ela está falando. Grupos de pessoas que, historicamente, passam por 0pressões, sabem do ela está falando.
As identidades que nos atravessam fazem diferença nas nossas experiências no mundo.
Mais tarde, naquela mesma recepção, um homem negr0 passou por mim. Eu o parei, cumprimentei e me apresentei. Ficamos conversando por um tempão. Ele me perguntou qual seria o motivo que eu atribuía por haver poucas mulheres na área de energia de fusão. Falei sobre patr1arcad0 e raci$m0.
Ele me explicou que a energia de fusão é muito difícil e que, na verdade, é o campo mais complexo que existe! Argumentei que há muitas áreas difíceis e complexas e que, dificilmente energia de fusão seria a mais complexa de todas. Como se dá essa comparação de complexidade? Enfim... depois, ele continuou dizendo que "os fatos" são de que as mulheres NATURALMENTE, quando colocadas frente a questões ou atividades complexas, tendem a desistir. É a natureza e não podemos lutar contra a essa questão que é NATURAL. Hmmm então as pessoas negras também, "naturalmente", não conseguem se dedicar a coisas muito complexas, né? Faz sentido. Daí ele, naaaaaaão, daí é diferente. Raç4 é diferente. Hmmm okaaaay.
Claro que fiquei super feliz, achei a argumentação bem lógica, fundamentada e tive um resto de dia tranquilo. 🙄
Um homem negr0 não deixa de ser homem, quando falamos sobre questões de mulheres na ciência. Assim como mulher branc4 não deixa de ser br4nca. E isso só para falar de alguns dos nossos cruzamentos identitários.
Acabou espaço d novo 🤷🏿♀️
19/10/2023
Estou em Londres participando da 29a Conferência de Energia de Fusão da IAEA (a agência internacional de energia atômica). E, que raios, estou fazendo no meio do povo da energia de fusão? Uma experiência antropológica 🤭
Brincadeirinha. Nesta conferência, vou falar sobre divulgação científica, numa tradução livre, leve e solta. O tópico é public engagement of science, ou como engajar com pessoas do público em geral, como aproximar academia (e o conhecimento científico acadêmico) das pessoas pessoas que estão fora dela, e vice versa. Quem é da área sabe das múltiplas denominações e algumas implicações/diferenças/particularidades associadas. Mas não é esse o ponto aqui.
Enfim, tô eu lá, no meio dos fusionistas só observando e tentando conhecer um pouco do mundo da energia de fusão. Fui na sessão de posters e... nada de novo no front, em termos demográficos. Comentei nos stories, quem já foi em uma sessão de pôster em evento de física, foi em todas. Tudo a mesma cara. Do design dos pôsters a massiva presença de homens (tinha mais de uma centena de homens e umas quinze mulheres, no máximo), passando pela quase ausência de pessoas negras (tinha um homem negro).
O que faz com que um campo seja tão excludente? Há muitos fatores, várias pessoas já se dedicaram a pesquisar sobre isso e forneceram múltiplas respostas. De forma básica e resumida (portanto limitada) posso apontar duas razões fundamentais: o patr1arc4do e o rac1sm0.
Ao transitar pelo salão de exposições, parei no estande de uma editora e acabei batendo papo com as expositoras que lá estavam. Elas me chamaram para o lançamento da edição especial que foi publicada com artigos produzidos pelo JET, um laboratório que está para ser fechado aqui. Inclusive tá rolando uma petição pra não fechar o JET, vou colocar o link nos stories.
Afe, acabou o espaço pra escrever no Instagram. Vou fazer outra publicação. Vai ter foto repetida, paciência.
18/10/2023
Diário de Londres:
Viagem, dia três.
Londres, dia dois.
Tentando acordar, dia 01.
Então, a viagem começou na segunda-feira e entre atrasos de voos (tanto em Salvador quanto em Lisboa), finalmente cheguei em Londres, no Heathrow (o aeroporto), no final do dia de... terça (? já perdida no tempo). Fiquei mais de uma hora numa fila gigante na imigração. Minha "entrevista" na imigração não durou 2 minutos. Sério. Nem a entrevista na PF (no Brasil), foi tão rápida (o moço da PF me pediu outro documento, abriu minha CNH, pediu pra eu tirar os óculos, etc); o moço perguntou o que me trazia a Londrs (um congresso), o que vc faz? (sou professora de física) onde vai ser o congresso (Queen alguma coisa? Hall? É perto de Westminster) Ah, Queen Elisabeth Hall, é lindo, é bem antigo. Você já esteve no Reino Unido antes? (Siiiiiiiimmmmmmm, ah vinte anos! Eu era estudante de graduação) poxa, e nunca mais voltou? (Não) Ah, vc vai ter tempo de fazer um pouco de turismo? (Acho que não, mas vou tentar) aproveite, tem muitas coisas legais pra ver. Aproveite sua estada no Reino Unido (obrigada). Fim.
Bem, depois disso, o tube... Picadilly Line, Circle Lina ( fiz baldeação em South Kensington 🥰). Hmmm aquele calor gostoso de metrô sem ventilação nem ar condicionado, com aquele estofamento mais velho do que a rainha, que já morreu, inclusive. Delicia. Ainda bem que eu estava plena com minha máscara e blusa de alcinha, porque não sou obrigada a passar calor no inverno dazoropa (Outro post pra falar sobre isso).
Bem, cheguei no hotel, depois de me perder um pouco e ser ajudada por uma moça fofa que mudou o caminho dela, procurou no maps e me mostrou a direção certa (eu fico sem internet aqui, né). Isso já era quase 23h.
Eu, morta.
No hotel.... não, pera, vou deixar para outro post, p**a pra hoje.
Hoje, tentando entrar no horário local, acordei cedinho (enquanto vocês, bando de preguiça, dormiam) e fui caminhar pela cidade, ser fitness, acordar e fazer reconhecimento de área.
Tirei foto de tudo e todos no caminho e não há publicação que dê conta. Depois faço uns stories.
Lembrei de como é bom andar/correr no frio. Acordei.
18/10/2023
Bom dia, Brasil.
Desculpaí, mas como eu não sei fingir costume, vou encher o feed de registros da viagem. Aliás, acompanhe nos stories também, minha saga britânica da semana.
Pra começar... quer dizer, começar não, né? Porque enquanto vocês tavam tudo aí dormindo, eu tava toda fitness, numa caminhada matinal ao longo do Tâmisa. Aproveitei e já passei "no trabalho" , voltei no hotel e daí fui tomar meu café com frutas vermelhas, linguiça vegetariana e espresso duplo com leite vegetal. Com licença.
Eu queria voltar com uma mala só cheia de coisa vegetariana, mas já assisti muita Operação Aeroporto pra saber que a vigilância sanitária não vai me deixar entrar com tudo o que eu queria 😭
Enfim, conto mais nas próximas publicações.
25/08/2023
Ontem eu saí da UFBA quase às 22h30. Perdi as notícias do dia.
E essa corrida, hein? Quem vai sair preso primeiro, o de lá ou o de cá?
Trump foi detido na Prisão de Atlanta em Caso de Interferência nas Eleições. Foi rapidinho e tal, pagou fiança e saiu, claro. Mas foi fichado e teve a fotinha, o mugshot, tirada.
A acusação faz parte de um amplo caso de associação criminosa que o acusa de conspirar para reverter sua derrota nas eleições de 2020 na Geórgia.
Histórico!
21/08/2023
Lindezas passando no seu feed…
Aprecie.
E esses óculos perfeitos?
Confere lá com a tem um monte de opções.
06/08/2023
Como assim não está entre as três primeiras pessoas?
Nesse mar de homens na tecnologia, Nina tá lá resistindo e resistente.
Votem. Votar nessas coisas é uma chatice? É. Mas é uma ação tão simples, tão fácil, que a gente faz rapidinho do celular... e tem uma representação imensa.
Nina, cientista da computação, competente, jovem, negra. Quem é o Professor Tibúrcio na fila do pão, minha gente?
Tem link direto pra votação nos stories.
Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.
Localização
Categoria
Endereço
Rua Barão De Jeremoabo, S/n
Salvador, BA
40210-340
Horário de Funcionamento
| Terça-feira | 21:00 - 18:00 |
| Quinta-feira | 13:00 - 18:00 |