Nepac Ufba

Nepac Ufba

Compartilhar

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Cultura

Photos from Nepac Ufba's post 01/06/2021

Atualmente, há cerca de 116,8 milhões de brasileiros¹ vivenciando algum estado de fome². Este número alarmante de sujeitos convivendo com a fome e com a pandemia nos chama atenção para a polifonia de discursos reproduzidos pela mídia. O artigo indicado, produto de uma pesquisa de mestrado orientada pelas Profª Drª Ligia Amparo ( ) e Profª Drª Ursula Verthein ), tem como objetivo compreender os modos como a fome vem sendo representada pelos principais meios de imprensa escrita do Brasil durante a pandemia de COVID-19.
Produzido paralelamente ao aumento do número de brasileiros famintos, o artigo buscou analisar o discurso dos jornais Folha de São Paulo e O Globo desde o mês de fevereiro até julho de 2020. Destacando resultados que formaram três categorias analiticas: “Pandemia da Fome: a construção midiática a partir da lógica liberal”, “A urgência das ações de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional” e “Ou a gente morre de 'corona' ou de fome: uma crise sanitária, mas sobretudo, política”.
Os resultados evidenciam a reprodução de discursos que evocam fundamentalmente para a compreensão neoliberal da pobreza, transferindo a responsabilidade do Estado sobre a fome para os sujeitos. Além disso, apesar da compreensão da fome enquanto fenômeno que ocupa lugares nas casualidades e nas consequências da pandemia, a maioria dos discursos midiáticos a evidenciam como uma circunstância aumentada pelo período pandêmico.
Ressalta-se também a continuidade na construção e reprodução dos discursos midiáticos que evidenciam a possível falta de agência do sujeito invisibilizado, contribuindo diretamente para a manutenção do estigma da pobreza na sociedade. Revelando a necessidade de aprofundamento, revisão e leitura crítica das narrativas midiáticas sobre a fome e a sua contribuição para a constituição do imaginário social sobre o fenômeno. Afinal, de que fome estamos falando?
RIGAUD, J; VERTHEIN, U; AMPARO-SANTOS, L. Fome em tempos de pandemia de COVID-19: uma análise crítica aos sentidos (re)produzidos pela mídia. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, SP, v. 28, n. 00, p. e021009, 2021.

Texto e imagens: João Rigaud ( )

Photos 02/09/2020

Sensível, crítico e político. Estas são três das muitas palavras que definem o Podcast AmarElo Prisma - Movimento 1: Paz/Corpo, de Emicida. Ao falar sobre comida, ele lança luz sobre a inseparabilidade entre o nosso bem-estar e o bem-estar do mundo, Emicida faz isso reunindo suas experiências e as experiências de pessoas que, em seu campo de atuação, se conectam com a natureza através da alimentação e trazem à tona discussões importantíssimas para o campo da Nutrição. O podcast é um movimento, como o próprio idealizador o denomina, de amplificação de pensamentos e de efervescência de reflexões. Espero que seja tão inspirador para você, como foi para mim.

Texto: Juliede Alves
📸: Juliede Alves
🎧: YouTube

Photos from Nepac Ufba's post 02/09/2020

Estão preparades para o novo lançamento do NEPAC? Apresentamos a segunda cartilha da série "O comer em tempos de pandemia" 🥳🥰
Dessa vez, a proposta é fazermos um papo de mulher pra mulher (mas os homens podem ler, compartilhar e divulgar também, viu?), por isso, foi escrita por mulheres, para mulheres e completamente no feminino 😍
O link para download da cartilha completa está na nossa bio! Vai lá conferir 🤭
Desejamos que essa nossa contribuição possa acolher algumas inquietações que surgem nesse momento, mas também, estimular a reflexão sobre questões de diversas ordens 🙌🏾
Então, compartilhem esse material com seus familiares, amigas e amigos, colegas de trabalho, vizinhas e vizinhos, vamos espalhar conhecimento e cuidado.
Sigamos nos cuidando e apoiando✨❤️




@ Em Casa

Photos 02/09/2020


• • • • • •
O Semestre Letivo Suplementar (SLS) da UFBA terá início no dia 08 de setembro, e as matrículas já estão acontecendo e vão até dia 03 de setembro 🤓 Então, que tal participar de um componente curricular que é sucesso, super contextualizado com o tempo que estamos vivendo, e o que é melhor, conduzido pela melhor professora do Brasil e da Bahia também? ❤️
Então, se você é estudante da UFBA, se joga com a gente na NUT 529 🤗
Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente, com o colegiado do seu curso ou com a professora responsável pelo componente 😉




Photos from Nepac Ufba's post 28/08/2020

Integrantes atuais do NEPAC cheeeeck - Parte 1 🤭😅
Seguindo as comemorações do 1K do NEPAC, bora conhecer quem tá por trás das publicações do nosso Instagram? 🤗




@ Em Casa

Photos from Nepac Ufba's post 28/08/2020

Integrantes atuais do NEPAC cheeeeck - Parte 2 🤭😅
Seguindo as comemorações do 1K do NEPAC, bora conhecer quem tá por trás das publicações do nosso Instagram? 🤗




@ Em Casa

Photos 27/08/2020

Estreia da semana: COOKED 🍲
E quem escreve o texto de apresentação é o gastrônomo, mestrando e nepaquiano João Rigaud 🤗
COOKED é uma série documental produzida pela Netflix a partir do best-seller "Cozinhar", escrito pelo jornalista Michael Pollan. Assim como o livro, a série é dividida em quatro capitulos denominados a partir dos elementos naturais: Fogo, Água, Ar e Terra. Em cada um dos episódios, Michael Pollan nos mostra como o ato de cozinhar nos tornou essecialmente humanos, explorando a fascinante relação entre a ciência, comida e a cultura. A série narra todo o percurso desde o advento do fogo nos primórdios da humanidade até o presente, revelando uma complexa rede existente nas nossas práticas alimentares e comensalidades cotidianas. Nos atuais tempos pandêmicos, onde os atos relacionados a comida foram modificados em função da quarentena e o isolamento físico, COOKED é essencial para repensarmos a maneira pela qual nos relacionamos com a cozinha. A necessidade de conexão com os alimentos, as técnicas e até os modos de produção, está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Dessa maneira, COOKED, além de uma reflexão filosófica e uma investigação cientifica, é um verdadeiro manifesto em prol do redescobrimento da nossa "tradição perdida": o ato de cozinhar.
Conta pra gente o que você achou da indicação da semana 😁

Texto: João Rigaud
📸: Imagens da série
📺: Netflix

COOKED. Produzido por: Alex Gibney, Michael Pollan. Estados Unidos: Netflix, 2016.




Photos from Nepac Ufba's post 26/08/2020

Seguindo as comemorações do 1K do NEPAC: Projetos do NEPAC - a thread 🤭🤓
1. Pra que estamos fazendo? Para avaliar, na perspectiva dos estudos qualitativos, a efetividade das PICS no cuidado a pessoas com obesidade no âmbito do SUS.
Como estamos fazendo? Etnografias que focam nas práticas empreendidas pelos sujeitos, bem como nas suas narrativas.
Quem está fazendo? Docentes e estudantes da UFBA, UFRB, UFOB e FMRP USP/Ribeirão Preto, nas cidades de Salvador, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Ribeirão Preto.
O que esperamos com o projeto? Contribuir com a produção de conhecimento científico sobre obesidade e a potencialidade das PICS no cuidado a pessoas com obesidade, bem como, discutir questões relacionadas ao corpo, obesidade, saúde e cuidado e as PICS.
2. Pra que estamos fazendo? Para que, através do processo formativo com profissionais dos NASF-AB e gestores de regiões de saúde da Bahia, as capacidades conceituais, metodológicas e estratégicas para qualificação do cuidado a pessoas com sobrepeso e obesidade sejam fortalecidas.
Como estamos fazendo? Ao longo do projeto/curso produzido seguimos os seguintes eixos: Pesquisa e Desenvolvimento, Formação, Avaliação e Monitoramento e Difusão Científica.
Quem está fazendo? Docentes, profissionais e estudantes da UFBA (Salvador e Vitória da Conquista); UFRB; UNEB; SESAB E SMS.
O que esperamos com o projeto? Contribuir para desenvolvimento e divulgação de estratégias efetivas e inovadoras para o cuidado a pessoas com sobrepeso e obesidade no contexto da Atenção Básica no SUS.
3. Pra que estamos fazendo? Para compreender como as pessoas estão lidando com as práticas corporais e alimentares durante o período de isolamento social em decorrência da pandemia da COVID-19.
Como estamos fazendo? Etnografias, entrevistas e grupos focais em espaço virtual e análise de dados documentais.
Quem está fazendo? Docentes e estudantes do NEPAC/UFBA.
O que esperamos com o projeto? Contribuir para a elaboração de propostas e ações dialógicas que visem à melhoria da qualidade de vida e de saúde das populações, bem como a gestão social e a construção de políticas públicas de alimentação e saúde no contexto da pandemia.
@ Em Casa

Photos 26/08/2020

É live que vocês pediram? Pois se preparem: a live das lives vai acontecer quinta-feira, 27 de agosto, às 18h, com a presença ilustre das queridas Lígia Amparo e Úrsula Verthein, conversando sobre "O corpo, o comer e a comida em tempos de pandemia" ❤️
Quase no finalzinho do dia, mas tá valendo a divulgação e o compartilhemento com todo mundo 🤗
Já deixa anotado na agenda, salva o post e deixa aqui nos comentários sua empolgação para essa live (a gente sabe que não somos as únicas pessoas a ter empolgação com a live de duas mulheres tão potentes como essas 🤭😍)




24/08/2020

Já somos mais de 1000 seguidores 🥳🥳🥳
São 1000 pessoas que acompanham nossos projetos, pesquisas, eventos, debates, sugestões, mensagens 🤗
São 1000 pessoas engajadas na defesa da democratização da ciência e de uma educação pública, inclusiva e de qualidade 🤓
São 1000 pessoas que encontraram em nossa página, um espaço de debate acolhedor, sensível e potente 🥰
E por isso, queremos agradecer a cada pessoa que nos segue, interage com a gente, participa ativamente não só das nossas redes, mas do nosso grupo ❤️
Nesse mês que chegamos ao nosso 1K, tivemos uma grande novidade: a estreia do nosso canal no YouTube😁
Mas como já dissemos por aqui, as novidades não vão parar por aí 🥁
A partir de setembro teremos postagens semanais, sempre no mesmo dia e horário, trazendo conteúdos diversos para vocês: sugestão de artigos para leitura, textos livres, indicação de filmes e séries, resenhas sobre livros, vídeos, podcast…Eita que vem muita coisa boa por aí 😍
Até lá, vamos fazer algumas postagens especiais, apresentando quem são as pessoas que fazem o NEPAC acontecer e os projetos que estão sendo desenvolvidos nesse momento pelo grupo ☺️
Queremos agradecer a todas e a todos vocês que nos seguem e acompanham nossas publicações, esse espaço nos aproxima, nos une, nos fortalece ✨
Sigamos nos cuidando juntas e juntos 🌻




Photos 21/08/2020


• • • • • •
📍III Seminário Virtual do PPGANS

👉Gostaríamos de convidar a tod@s para participarem do seminário: "Internacionalização do PPGANS e possibilidade de parcerias com a Universidad Autónoma Metropolitana MX.

📝Temática: "Alimentación y cultura ante la crisis: presente y futuro"

🗣️ Convidada: Profa. Dra. Mirian Bertán (Universidad Autónoma Metropolitana)

👉Moderadora: Profa. Dra. Lígia Amparo (ENUFBA)

📲A transmissão será ao vivo pelo canal do YouTube da Escola de Nutrição da UFBA. Link na bio 🔼.

Acesse o nosso canal e ative o lembrete 🔔.

Continue nos acompanhando

Photos 21/08/2020

🌻 CARD ATUALIZADO 🌻
E para quem estava com saudades dos eventos organizados pelo NEPAC, se prepara que lá vem novidade 🥰
No dia 21 de agosto, das 14h30 às 17h, teremos uma mesa redonda muito interessante, com título "Refletindo sobre as PICs sob distintos Olhares de Cuidado", tendo como objetivo, discutir o uso das PICS no cuidado em saúde, a partir da perspectiva específica de cada uma das categorias de profissionais de saúde. O encontro terá como convidadas: Amanda Ornelas Melo, representando o Conselho Regional de Nutricionistas da 5° Região; Vânia Passero, representando o GT de PICS do Conselho Federal de Nutricionistas; Elisângela Torres, como representante do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia; Roseny Ferreira e Karla Beckman, ambas representando o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 7° Região, Ana Paula Figueiredo, como represado Conselho Regional de Psicólogos da 3° Região, e mediação da nossa querida graduada em Nutrição, doutoranda e nepaquiana, Amélia Reis 🌻
Se interessou né? Mas as novidades não param por aí! A Mesa Redonda será a estreia do Canal do NEPAC no YouTube 🥳
Então, já anota na agenda, compartilha com todo mundo, se inscreve no canal e ativa o sininho de notificações, porque em breve, teremos muitas novidades nas nossas redes sociais 🤭




Quer que seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em Salvador?

Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Localização

Categoria

Entre em contato com a escola/colégio

Endereço


Salvador, BA