Oficinas VerdeRosa

Oficinas VerdeRosa

Compartilhar

Ateliê Itinerante com vivências, instalações e oficinas sensoriais
Formação para inspirar educadores

A VerdeRosa existe desde 2012 e foi se transformando ao longo desse tempo, mas algumas coisas não mudam: o olhar para a infância e se seu importante papel na sociedade; o respeito por ela e a eterna reflexão sobre como criar e viver ao lado de crianças. Começamos nossa jornada apenas criando e levando oficinas sensoriais para grupos de bebês e crianças, depois começamos a realizar recreação infant

10/01/2026

Olha o programa de fim de semana!!

No

Ocupações brincantes
Água de Brincar
No Gramado Superior
Das 19h30 às 17hs
Crianças até 06 anos

Corpo-Sentir
Na Sala de Práticas
Das 13hs às 17hs
Crianças até 06 anos

Até amanhã e semana que vem tem outras ocupações para brincar aqui mesmo no Sesc Santo André.

🎬Vídeo e edição feito por Márcio Mendes do

31/12/2025

E 2025? Ele se foi e deixou marcado: superação, escuta, troca e gratidão.

Esse foi um ano que estivemos em lugares novos, com rotinas novas e com propósitos novos... Fomos arte educadores, mas tbm fomos pai, mãe, filho, filha, esposa e esposo. A VerdeRosa chegou até o final porque somos juntos e queremos seguir juntos.

Obrigada a cada pessoa (que representa um espaço ou não) que nos escolheu e nos acolheu. Obrigada meus filhos que nós aguentam nessa jornada tripla.

Que 2026 venha! 


#2025

Photos from Oficinas VerdeRosa's post 19/07/2025

Ocupação Natureza de Brincar em 6 falas:

"Mãe, vem escutar A voz da co**ha e da pedra. A semente tem a voz da árvore." 

"A água passa por qualquer buraquinho"

"O passarinho foi passear com o sol!"

"Tô fazendo uma sopa para você!"

"Essa pedra parece a lua! Será que veio dela?"

"Aqui fazemos.um desenho surpresa!"

"Estou brincando de pega-pega com o vento." 

A ocupação brincante (ou instalação) Natureza de Brincar é um lugar de redescoberta cheio de interrogações e interjeições.
Essas aconteceram no Sesc Bauru.

Estaremos aqui até amanhã. Só chegar!




Photos from Oficinas VerdeRosa's post 08/03/2025

MaRçO tem atividade para todos!
Do jeito que vocês pedem

Então dá um print, salva, manda pro grupo e vem se juntar com a gente!


🚨ImPoRtAnTe
Leia aqui para ver como será para garantir sua participação:
- vivência Massinha e Macarrão Colorido, Meu Primeiro Quadro precisam retirar senha antecipada

- vivências Bolhas e Bombeiros, ocupações Luz em Sombra e Circuito Cromático são de circulação livre, sujeito a lotação.

- ocupação Banho de Quintal você pode comprar antecipado ou no dia sujeito a lotação. Contato de compra: 11 96080-0361
A Casa de Brincar .maior.quintal.do.mundo f**a na Vila Formosa aqui em São Paulo.



Qualquer coisa estaremos aqui.
Até já!

Photos from Oficinas VerdeRosa's post 11/02/2025

Domingo foi o último dia no . Queremos agradecer muito as famílias que passaram por lá e o pessoal do Sesc que sempre nos acolhe tão bem. Muito, muito obrigada. Foi lindo! 🤗🫶

A ocupação brincante Banho de Quintal é muito especial pois ela carrega em si algumas das minhas lembranças de infância no quintal da minha bisavó: enquanto brincava nas bacias ela crochetava 🧶🚿

E tem sido muito lindo ver que ela faz muito sentido não só para as crianças mas para muitos adultos também que vieram contar (ou que ouvi buchichos) que aquilo também era parte da memória de infância deles.

Recebemos avós ali que nos contaram que fazem essas brincadeiras com seus netos, ó que delícia!

As ocupações/ instalações são pensadas para as crianças, sempre, mas é muito gostoso saber que conseguimos acessar a memória afetiva dos adultos também e ver que eles também se sentem acolhidos no espaço que inventamos.

Para nós, adultos, é muito importante nos conectarmos com as nossas memórias e com a nossa criança interior para trazer esse estado de brincar, de encantamento, para a criança que estamos acompanhando.

💡💡 Criar uma instalação requer muito planejamento, muito emocional, muito trabalho físico… é um caminho longo que percorremos desde a ideia sair da cachola até se materializar em algo palpável para brincar.. E ver as famílias assim, se conectando naquele espaço sonhado, mostra que o que a gente faz tem SENTIDO.

Obrigada a todos que estão chegando por aqui, sejam muito bem vindas ❣️

👉 E ó: seguimos no todos os sábados e domingos, durante todo o mês de fevereiro. Esperamos vocês lá! 🤗

05/02/2025

Foi um convite inesperado, mas muito bem recebido por mim, que adoro desafios ❤️

A partir deste mês, assumo a turminha do 3° ano e as aulas de artes e maker do .fundamental . Com isso, mais tempo com as crianças e mais possibilidade de percorrer novas camadas dos seus olhares 🤗

A VerdeRosa segue com suas instalações, vivências, formações e brincares, sem nenhuma alteração 🤸‍♂️

Cynthia Arcangelo

31/01/2025

Fevereiro chegando e quem não teve oportunidade de ir no Sesc São Caetano brincar no quintal com a gente, vem que ainda dá tempo: dia 8.02, às 10h30, será nosso último dia por lá.

E o pessoal de São Paulo ganhou um mês inteiro de brincadeiras no quintal: durante todos os sábados e domingos de fevereiro temos encontro marcado no Sesc 14 Bis a partir das 10h30. Nos vemos lá??

🏡O Sesc São Caetano f**a na R. Piauí, 554 - Santa Paula, São Caetano do Sul

🏡O 14 Bis f**a na R. Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista, São Paulo

A entrada em ambos é GRATUITA, só chegar ❣️

30/01/2025

Sei que o início de ano e o planejamento pode ser bastante desafiador, então separei algumas dicas que me ajudam MUITO a organizar as ideias nesse período. Espero que ajude você aí também 😉

1. tenha um assunto ou tema central, algo que seja o fio condutor do plano. Isso ajuda a construir uma linha de raciocínio junto à criança e faz com que ela consiga percorrer essa história com você. Ajuda a fazer sentido, sabe?

2. O plano existe para que possa ser modif**ado. O primeiro planejamento é um ponta pé, não tenha medo de replanejar diante do movimento e interesse do grupo de crianças. Lembre-se: o assunto escolhido ajuda nas remodelações, sem quebrar a linha de raciocínio escolhida.

3. conte para as crianças os seus planos, deixo-os fazerem parte dele.

4. escolha registros interessantes para o grupo e que seja confortável para você. O confortável não precisa ser o mais simplório, mas sim no sentido de facilidade. Ex: registro não precisa ser sempre escrita ou desenho no caderno, pode ser uma construção de uma nova história em vídeo, em áudio, a construção de uma escultura...)

5. conheça os seus materiais e seus potenciais.

💡💡 Planejar é um hábito e deve ser prazeroso, pois ele é um sonho. Não estou aqui querendo romantizar o processo, que é cheio de prazo e camadas, mas sim se apropriar desse momento e fazer dele um momento em que tudo é possível. Sempre falo: se há algo que temos que fazer de qualquer maneira, que façamos dele algo bom e positivo, de alguma forma.

Ame seu plano! 🤗

Cynthia Arcangelo

29/01/2025

“É preciso ser desmemoriado para ser educador.” 

Ontem enquanto esperava uma ação do computador, estendi a mão e peguei um livro da estante, abri em qualquer página (faço isso com frequência, igual quando minha avó fazia no “livro da sabedoria” que f**ava ao lado da cabeceira da cama, para ter uma inspiração diária). Meu olhos encostaram primeiro na frase: “É preciso ser desmemoriado para ser educador.” 

Essa frase me atravessou diferente da primeira vez que li o livro por inteiro. Na verdade não lembrava dela 😅. Isso talvez queira dizer que sou diferente hoje e construí outros olhares.

E, como lá no “livro da sabedoria” da minha vó, ela cumpriu sua função e me deixou a pergunta: Por que achamos que o antigo deve sobressair ao novo? Troca é tirar algo do lugar e colocar outro. Troca é substituição. De onde vimos que troca é soma? 

Sei que o assunto é  profundo - e até polêmico . Mas, se falamos tanto que ao entrar em sala de aula um aprende com o outro, no sentido de soma, não podemos falar de troca de saberes.

Rubens Alves foi quem escreveu essa frase e ele estava se referindo ao processo educacional que acontece na Escola da Ponte no livro “A escola que você acredita poder existir.”. Ele escreve o livro a partir de uma visita à escola e na fala ele descreve o que acredita: não é possível construir algo novo sem dar espaço ao novo.

Não há como construir o novo se o antigo for imposto. Ele fala sobre conteúdo e planejamento de conteúdos. Ele fala sobre escuta e sobre o espaço ocupado pelas crianças e jovens. 

Penso: estamos tão preocupados em como será o futuro que não deixamos ele ser construído. Faz sentido para você? 🤔 Me conta aqui nos comentários ou me manda um direct
Boa papear!! 🧶☕️

PS. A foto não é de ontem, é do meu Chico pitiquinho. Que saudade ❣️🥰

Photos from Oficinas VerdeRosa's post 21/01/2025

Ano letivo começando e você, educador, assim como eu, está pensando o planejamento do ano com as crianças? 💡 Pois quero compartilhar com você um pouco de como faço. Me conta se faz sentido aí na sua dinâmica? Vou adorar saber!!

Cynthia Arcangelo

Photos from Oficinas VerdeRosa's post 07/01/2025

Após um breve recesso, estamos de volta com a energia a mil 🥳🤸‍♂️🤸‍♂️

No próximo sábado (11 de janeiro) estreamos no Sesc São Caetano com a vivência Banho de Quintal, um projeto pra lá de especial, cheio de memórias afetivas, interação e criatividade com engenhocas molhadas, pensadas e construídas por nós especialmente para esses encontros 🤗😍

🚿Entrada gratuita
🚿 Crianças até 6 anos de idade
🚿 Presença de adulto responsável

Esperamos vocês!! 🥰

🏘 Sesc São Caetano: R. Piauí, 554 - Santa Paula, São Caetano do Sul

👇 Já marca aqui aquela família amiga que vai com você

31/12/2024

2024... Nem sei o que dizer. Foi um tal de eita atrás de vixi, que nem sei dizer. Mas, também coisas incríveis aconteceram e, como na trend, vou listar aqui os momentos que fizeram 2024 especial:

- Chico disse que quer ser igual a mim quando crescer. Disse: "Igual a você, do meu jeito, mas com seu caráter." (nem saibia que ele sabia essa palavra)
- Otto escreveu uma carta ao Sr. Noel pedindo que o presente fosse dos pais, que lutam tanto para darem um futuro bacana para eles.
- Tive a oportunidade de estar com a VerdeRosa em um lugar que desejei estar por muito tempo.
- Conheci pensadores que conseguiram colocar em palavrar aquilo que acredito.
- Recebi propostas que me fez pular da cadeira.

Ouvi sorrisos, vi pensamentos e peguei em planos feitos... Chorei de alegria, chorei de tristeza. Colhi muitos frutos, perdi alguns. 2024 vc foi intenso, rápido e complexo. Foi ano de aprendizados, de reflexões importantes.

Então, 2025 desejo que você traga paciência, restauração, coletividade e transformação. Desejo momentos de encontros e cantoria. Amém.

Quer que seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em São Paulo?

Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Localização

Categoria

Entre em contato com a escola/colégio

Endereço


Rua Primicias
São Paulo, SP
03406-100