EMEF Alexandre de Gusmão

EMEF Alexandre de Gusmão

Compartilhar

"Educar é tecer conexões: razão, afeto, vida. Aqui, cuidar é parte do ensino. Porque formar humanos exige mais que saber — exige sentido".

30/04/2026

Prezadas famílias,
Informamos que, devido à greve dos servidores, não haverá aula na próxima segunda-feira, para as turmas abaixo. Sabemos que essa situação pode causar transtornos na rotina de todos, e por isso contamos com a compreensão e parceria de vocês.
A greve é um direito dos trabalhadores e faz parte de um movimento em busca de melhores condições de trabalho, que também impactam diretamente na qualidade da educação oferecida aos nossos estudantes.
Reforçamos que a escola segue comprometida com o desenvolvimento e o bem-estar de todos, e manteremos vocês informados diariamente.
Agradecemos a compreensão e o apoio de sempre.

Atenciosamente,
Emef Alexandre de Gusmão

29/04/2026

A participação da família faz toda a diferença!
Convidamos todas as famílias para a reunião de pais e responsáveis, um momento muito importante para acompanhar de perto o desenvolvimento escolar dos estudantes.
A presença de vocês fortalece a parceria entre escola e família, contribuindo diretamente para a aprendizagem, o comportamento e o bem-estar dos alunos. Durante a reunião, serão compartilhadas informações sobre o desempenho, orientações pedagógicas e estratégias para apoiar cada estudante em seu processo de aprendizagem.
Contamos com sua presença para construirmos juntos um caminho de sucesso para nossos alunos!

28/04/2026

Informamos que amanhã não haverá aula para as turmas abaixo.
Pedimos que acompanhem os canais oficiais da escola!

27/04/2026

Informamos que as turmas abaixo não terão aula amanhã.
Motivo: paralisação dos servidores.

18/04/2026

Informamos as famílias que dias 20/04 e 21/04 não haverá aula.
Motivo: suspensão de atividades e feriado.

16/04/2026

Há momentos em que a escola se revela em sua essência.
Não nos números.
Não nos registros.
Mas naquilo que se constrói no encontro.
A participação do diretor Fábio Moor, ao lado dos coordenadores pedagógicos Vanessa Jordão e Leandro Costa, em um seminário sobre aprendizagens, não foi apenas uma apresentação — foi a expressão de uma concepção de educação que coloca o humano no centro do processo educativo.
Ao refletirem sobre o Conselho de Classe, trouxeram à tona uma compreensão potente:
educar é um ato coletivo, ético e intencional.
O Conselho, nesse sentido, deixa de ser um espaço de verificação para se tornar um território de escuta, análise e decisão — onde cada estudante deixa de ser número e passa a ser história, contexto e possibilidade.
O encontro contou com a presença de importantes lideranças da educação pública, como Fernando Padula, Secretário Municipal de Educação,
Profª Dra. Maria Silvia Bacila, Secretária Executiva Pedagógica,
Profª Lucimeire Cabral de Santana, Coordenadora da COPED,
e Karen Martins de Andrade, Assessora Especial do Gabinete, fortalecendo ainda mais o diálogo e a construção coletiva em defesa da aprendizagem.
Essa vivência reafirma uma gestão que não se limita a conduzir processos, mas que se compromete com sentidos.
Que não apenas acompanha, mas se responsabiliza.
Que não aceita o fracasso como destino, mas como ponto de intervenção.
Porque, no fundo, a escola que defendemos é aquela que reconhece:
ninguém aprende sozinho.
E ninguém deve ser deixado para trás.
EMEF Alexandre de Gusmão
Onde floresce o humano, floresce a aprendizagem.









15/04/2026

Eleições do Grêmio Estudantil Carlos Giuliani – EMEF Alexandre de Gusmão

A votação registrou 543 votos, número que demonstra a força da participação estudantil em nossa escola.

A chapa Resiliência Estudantil foi eleita com 234 votos. Parabenizamos também todas as demais chapas que participaram do processo: cada grupo se organizou, apresentou propostas e esteve presente na campanha eleitoral, contribuindo para o fortalecimento da democracia e do protagonismo estudantil.

Nosso reconhecimento especial ao Comitê Eleitoral, formado pelos próprios alunos, que conduziu a organização, fiscalização e apuração do processo eleitoral com responsabilidade e transparência. Sem vocês, esse processo não seria possível.

Por fim, agradecemos a cada estudante que se engajou — seja compondo uma chapa ou exercendo seu direito ao voto. O protagonismo foi de vocês. Seguiremos construindo e fortalecendo uma escola democrática, participativa e coletiva.

Parabéns aos professor Igor pela condução e orientação.

14/04/2026

Queridas Famílias!
Informamos que amanhã, dia 15.04 não haverá aula para as turmas abaixo. As demais turmas, aula normal.
Avisaremos sobre o Dia 16.04, amanhã, até o final do período letivo, após a decisão de assembléia.

Photos from EMEF Alexandre de Gusmão's post 07/04/2026

SAIU NO SITE DA UNICEF.
Diálogo que constrói confiança e proteção no ambiente escolar
Como o Grêmio da EMEF Alexandre Gusmão Promove a Cultura de Paz por meio de diálogo aberto sobre as diversas faces da violência. A manhã na EMEF Alexandre Gusmão, em São Paulo, pulsava com uma energia especial. No pátio da escola, um encontro reunia estudantes, educadores e a equipe gestora para um diálogo aberto sobre as diversas faces da violência. Não era apenas uma palestra, mas um momento de aprendizado coletivo, onde conceitos-chave eram discutidos para que todos pudessem identificar os sinais das violências e construir estratégias de proteção para estudantes. Este evento marcava a conclusão de um trabalho desenvolvido ao longo de meses pelo grêmio escolar da EMEF, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), o UNICEF e a Think Twice Brasil, através do projeto "Chama na Solução".

Um legado de confiança

O diretor Fábio Moraes, com uma década de dedicação à EMEF Alexandre Gusmão, é um entusiasta do diálogo intergeracional. Para ele, a escola é um espaço de construção coletiva, onde a confiança é a base para qualquer transformação. "Às vezes, nós adultos precisamos também voltar a ser criança pra entender os alunos e dialogar com eles", reflete Fábio. Ele acredita que o intercâmbio entre diferentes idades fortalece os laços: "O diálogo entre adolescentes de diversas fases faz com que o grande proteja o pequeno, e o pequeno aprenda com o grande." Sua gestão transformou a escola de um local que precisava se blindar da violência externa para um ambiente seguro e acolhedor, onde a comunidade se sente parte. "A escola não é minha, é deles, é da comunidade", enfatiza, destacando os pilares de educação, prevenção e intervenção que guiam o trabalho da instituição.
Davi e a liderança que inspira paz
Entre os jovens protagonistas dessa mudança está Davi Moura, um estudante de 11 anos do sexto ano, líder de turma. Para Davi, o projeto "Chama na Solução" foi um divisor de águas. "Foi muito importante na minha vida", afirma com a clareza de quem vivenciou uma profunda transformação. Sua visão de um ambiente escolar ideal é de união e proteção mútua: "É tudo mundo junto e misturado, e protegendo um ao outro".

menino sentado fala ao microfone ao lado de outras crianças
Wanderley Santana Davi Moura, de 11 anos.
Como líder de turma, Davi aplica os princípios aprendidos, ajudando a manter a harmonia na sala de aula. Ele compreendeu a importância de "tomar cuidado com o sentimento das pessoas e como se proteger contra as violências". Sua jornada escolar tem o ensinado a lidar com conflitos, a pedir desculpas e a buscar a melhoria da convivência. "Eu já briguei e me arrependo, porque não tinha motivo", confessa, demonstrando autocrítica. Para Davi, a escuta ativa dos alunos é essencial para uma escola melhor, e ele deseja "continuar porque é bom pra mim e para os meus colegas".

Alice e a cultura que conscientiza

Alice Siqueira Bueno, estudante do 7º ano e atual Diretora Cultural do grêmio, também encontrou no projeto uma oportunidade de crescimento. Sua primeira experiência no grêmio, no ano passado, a levou a participar de eventos externos, como visitas a museus e ao Parque do Ibirapuera, onde discutiram temas como o racismo. Alice ressalta a importância de compartilhar o conhecimento: "O que foi dito lá, o que foi compartilhado no evento, os líderes vão compartilhar com as suas turmas." Essa multiplicação de saberes garante que as reflexões sobre temas sociais complexos alcancem um público mais amplo, fortalecendo a conscientização e o diálogo em toda a escola.

"Chama na Solução": revelando o invisível e fortalecendo vínculos

O projeto "Chama na Solução" é uma iniciativa do UNICEF em parceria com a SME-SP e a Think Twice Brasil, que visa prevenir as violências e construir ambientes escolares mais acolhedores. Na EMEF Alexandre Gusmão, o projeto culminou na apresentação do manual “Revelando o Invisível”, um guia prático que oferece orientações sobre a identificação de sinais de violência, estratégias de acolhimento e fortalecimento de vínculos. O manual é resultado de um processo coletivo, que incluiu formações com a Think Twice Brasil e rodas de conversa com estudantes. As falas dos líderes de turma, que compartilharam suas reflexões sobre empatia, respeito e diálogo durante o evento, simbolizaram o verdadeiro propósito do projeto: dar voz à infância e à adolescência e conscientizar sobre proteção contra as diversas formas de violência.

O evento na EMEF Alexandre Gusmão reforçou o reconhecimento da iniciativa como uma boa prática em educação em direitos humanos. A equipe gestora da escola, ao agradecer o empenho de todos, reiterou que a atuação do Grêmio Estudantil, impulsionada pelo "Chama na Solução", transcende um projeto isolado. É um compromisso contínuo com a escuta ativa, a proteção e o cuidado individualizado de cada estudante. A história da EMEF Alexandre Gusmão é um testemunho inspirador de como o diálogo, o protagonismo juvenil e as parcerias estratégicas podem transformar um ambiente escolar, cultivando uma cultura de paz e respeito que ecoa muito além dos muros da instituição, preparando crianças e adolescentes para serem agentes de mudança em suas próprias vidas e comunidades.

07/04/2026

Prezadas Famílias.
Informamos que os servidores estarão em paralisação no dia 09.04, 5a feira. Segue organização da escola, abaixo.

Quer que seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em São Paulo?

Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Localização

Categoria

Entre em contato com a escola/colégio

Telefone

Endereço


Rua Porto Do Bezerra, 25
São Paulo, SP
08440000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 17:00
Terça-feira 09:00 - 17:00
Quarta-feira 09:00 - 17:00
Quinta-feira 09:00 - 17:00
Sexta-feira 09:00 - 17:00