O Educador Físico

O Educador Físico

Compartilhar

Meu propósito é inspirar uma cultura de movimento que expresse a beleza da plena potência criativa no mundo. Atendo crianças de 1 a 95 anos.

25/10/2022

Nesse sábado teremos mais um encontro muito especial de prática de movimento na praça.

O encontro será aberto, então quem se interessar é só avisar por mensagem.

Os temas abordados nesse final de semana serão: enraizamento/instabilidade e as direções/sentidos do (des)equilíbrio

Até sábado!

29/03/2022

Talvez a melhor forma de perguntar isso fosse ao revés. Quantas horas do seu dia você não está na posição sentada?

O estilo de vida moderno traz essa "sentarização" sem precedentes na história da humanidade. Mas e daí Leo, qual o problema de eu f**ar na posição sentada?

Vamos por partes.

Problema, realmente, não tem nenhum. A gente f**a lá na cadeira tranquilex, depois vai pro banco. Então, sai do banco e vai para o sofá. Aí, sai do sofá e vai pro assento. Depois volta pra cadeira e assim vamos seguindo o ciclo do conforto, dia após dia, ano após ano.

Agora eu pergunto: você convive com algum tipo de dor?

A chance de você responder que sim, sem nem ao menos eu saber de nada da sua vida, além do fato de que você passa looongas horas do seu dia ma posição sentada, é bastante grande.

Então que tal começar a refletir um pouco sobre a possível correlação entre quantidade de tempo na posição sentada VS dor.

Aguarda aqui, pois em breve falarei um pouco mais sobre esse tema.

25/02/2022

🚫 Conteúdo delicado, não leia se você for uma pessoa que se choca facilmente.

"É aquilo que todas as pessoas da área da saúde devem estudar para se tornarem profissionais."

Uma vez, lá no começo da minha formação acadêmica de educador físico, eu escutei uma pessoa usando essa expressão e achei bastante esquisito. Que mané "pesquisa de corpo" ela está falando?

Então ... pra fazer uma longa história, curta, decidi fazer esse post.

Demorei anos para entender - com o corpo - que estudo/pesquisa DE corpo é bastante diferente de estudo/pesquisa DO corpo.

A forma como vivemos nossas vidas modernas, tecnológicas, numa constante busca por conforto, nos distancia (muito!) do nosso único meio de experimentação da vida, que é pelo nosso corpo.

Então, se você quiser entender o que signif**a essa expressão, ela não poderá ser entendida pela cognição, como eu fiz por bons anos.

Qual pé você lava primeiro no banho (espero que meus leitores lavem o pé)? Qual braço pega o cinto de segurança no carro quando vai dirigir? Você sobe o primeiro degrau da escada sempre com o mesmo pé? Quando pega uma criança/bicho de estimação no colo, qual mão segura o corpo e qual segura a cabeça?

Estudo de corpo pra mim é criar um campo de investigação para estar o mais presente possível enquanto realizo determinado movimento e/ou sequência de movimentos. Quando encontro algo que me toca, sigo numa pesquisa por aprofundamento, até encontrar um novo entroncamento que me leva a um novo caminho de investigação.

16/11/2021

A pergunta do milhão! 💰

Se você costuma fazer alguma dessas opções ... Conta pra mim 🗣, tem alguma diferença?!

Se sim, qual? Se não, por que?

Conta aí nos comentário a sua opinião pra gente dar uma engrossada no caldo.🍯

15/10/2021

Gostaria de poder estar aqui para parabenizar a todos vocês professores, mas nesse momento político- econômico tão desafiador, quero simplesmente descer ao fundo de seus corações e transmitir meus sinceros agradecimentos por seguirem acreditando, nessa que talvez esteja entre a mais nobre de todas as profissões.

Infelizmente, ainda paira sobre a educação grande dose de desinteresse e negligência por parte do estado, que segue a sucateá-la paulatinamente como estratégia de controle, e assim perpetuar a desigualdade e manutenção do interesses de minorias. Foi aprovada às pressas ontem inclusive, com intervalo de apenas 3 semanas entre a proposta e sua aprovação na , a nova proposta para controlar o Déficit Previdenciário do município criada pelo nosso prefeito , que entre outras questões polêmicas, onera os aposentados que ganham mais de 1 (um) salário mínimo com o abatimento de mais 14%, nas suas já resfriadas 🤧 e congeladas aposentadorias.

Então o que era pra ser um post de parabéns virou um consternado pedido de desculpas pelo nosso governo e com a expectativa de que essa medida não seja aprovada na segunda votação.



Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/amp/cotidiano/2021/10/vereadores-aprovam-em-primeira-votacao-reforma-da-previdencia-de-sao-paulo.shtml

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/10/14/vereadores-de-sp-aprovam-em-1o-turno-projeto-de-ricardo-nunes-para-reforma-da-previdencia-do-funcionalismo.ghtml

03/10/2021

Eu não ia nesse lugar desde uns 3 anos de idade e tinha bem poucas memórias.
Depois da subida de 4,5 k de hoje, a lembrança mais forte que tenho no momento são as pernas pesadas de quem não fazia um pedal de subida há uns bons anos.
Valeu pela parceria no rolê e sempre boa conversa.

15/09/2021

Pode parecer duro à primeira vista, mas sim, é uma verdade bastante inconveniente.

Batizadas pelo professor Daniel Lieberman em seu clássico livro "A história do corpo humano (Companhia das Letras), as "doenças de incompatibilidade" são o maior problema epidemiológico dos novos tempos. Alimentos ultraprocessados (farinha branca, açúcar e gordura ruim), pouco ou nenhum movimento, hiperestimulação dos sentidos, péssima qualidade de sono, entre outros.

O primeiro passo é tomar consciência de que fazemos escolhas a todo momento, pois essas escolhas determinam a qualidade de nossas vidas.

Que tal começar com um simples passo? Pense na menor pequena mudança que você pode fazer na sua vida hoje.

Quer ajuda: experimente o

Seguimos juntos e em movimento!


..

Tradução Livre:

- Você tem uma doença causada pelo estilo de vida.
- Eu deveria mudar meu estilo de vida?
- De jeito nenhum, aqui está uma pílula.

05/08/2021

Olha que de responsa, de quando fiz a minha formação de Bioginástica lá no Rio.
Esse homem é o Orlando Cani, um dos grandes exemplos de como é possível trabalhar na área de movimento sem esquecer do essencial - valores humanos.
Grato pelo acolhimento e aprendizado (Orlando, Tiago, Lucas e Marcelo).

Quer que seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em São Paulo?

Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Localização

Entre em contato com a escola/colégio

Endereço


Av. Prof. Alfonso Bovero, 52
São Paulo, SP
01254-000