Mensagem de Natal e de Ano Novo da Família Cordão e da Peabiru Educacional em 2018
Muitos Amigos e Amigas até já se acostumaram a aguardar estas reflexões de Boas Festas da Família Cordão e da Peabiru Educacional. Acabou virando uma espécie de tradição nos últimos anos. Até já recebi uma meia dúzia de cobranças neste ano. De fato, esta é uma época oportuna para melhor refletir sobre o que foi feito ou deixado de fazer no ano findo, meditando um pouco mais sobre nossos atos e omissões. Sabemos que a passividade da omissão, dependendo das circunstâncias, pode ser um erro tão grave ou maior do que as próprias ações executadas. Por outro lado, o momento também é oportuno para formular bons propósitos e apresentar cordiais votos para o Novo Ano que se inicia, com força sempre renovada, apesar de tudo. Assim, todo final de ano acaba sendo sempre um momento de retomada do otimismo, empunhando a bandeira da confiança nas possibilidades do futuro que se avizinha, na esperança de que o próximo ano possa ser melhor que o atual. Sempre existe a esperança de que possamos vencer mais essa etapa de nossas vidas, por pior que ela esteja sendo vivenciada. Sabemos muito bem que este ano não foi nada fácil para ninguém neste Planeta Azul, em especial neste nosso querido Brasil cheio de desigualdades, mentiras e injustiças. Aos trancos e barrancos, chegamos ao final de um ano que, de uma forma ou de outra, está sendo particularmente difícil para todos. Já estamos ficando cansados de viver em uma espécie de era da não razão, como se nos encontrássemos em uma encruzilhada sem bússola, com ramificações de toda ordem: social, pessoal, política, ética, econômico-financeira e até mesmo de confiança e credibilidade na nossa própria capacidade de reagir e de promover justiça e solidariedade, suplantando o medo e a angústia reinantes.
Vivemos um momento histórico mundial no qual o pessimismo está quase tomando conta de nosso espírito. Até parece que as forças da morte estão vencendo as forças da Vida. Vivemos ressabiados e com medo de acabar nos tornando mais uma vítima das injustiças de nosso tempo; de ser assaltado e ferido, quando não morto; ou de não conseguir pagar nossas dívidas, que se acumulam para fora de nosso controle; de não encontrar mais trabalho decente para garantir o sustento da nossa família ou até mesmo para poder ser um pouco mais solidário com nossos semelhantes. Tudo isto, sem contar que o Planeta Terra parece que está em ebulição, com refugiados fugindo da morte e não encontrando abrigo seguro, crianças morrendo de fome em todas as regiões periféricas deste mundo globalizado e excludente, inclusive aqui em nosso Brasil e na nossa desigual São Paulo. Tudo isso cansa!!!
Até cheguei a pensar em ficar quieto neste ano, com tamanhas decepções e desilusões. Entretanto, minha gente, apesar de tudo, julgo que chegou o momento das chamadas “Boas Festas”, até mesmo para agradecer. É incrível, mas é verdade: se temos muito o que lamentar, certamente também temos muito para agradecer. Nós Cristãos estamos vivendo o tempo do chamado “Advento do Redentor”. Tradicionalmente, o Natal tem ocupado um papel central nas comemorações de final de ano, muito mais pela força mercadológica da agitação comercial do que pelo próprio significado do Natal. Em todo caso, essa noite de Natal sempre exerce um enorme fascínio em todos nós. A noite do Natal sempre chega carregada de simbolismos e mistérios, até mesmo com um certo ar de misticismo. Os Cristãos dedicam o dia 25 de dezembro à comemoração do Nascimento de Jesus Cristo, aclamado pelo Profeta Malaquias como o “Sol da Justiça” e cantado pelos evangelistas como a “Luz do Mundo” e o “Sal da Terra”. Por tudo isso, o Natal é sempre um dia muito especial, para cristãos e não cristãos. O Natal é sempre um período de muitas alegrias e comemorações, de preferência junto com as pessoas mais queridas, com familiares e amigos. O Natal é sempre um momento propício para esquecer mágoas, ofensas e dificuldades, para formular bons votos para que o Novo Ano seja orientado pelo cultivo da vida e da plena felicidade. Sempre desejamos, de todo o coração, que as alegrias das festas natalinas e de final e início de ano sejam o prenúncio de um Ano Novo pleno de realizações de sucesso, empreendimentos inovadores, com mais solidariedade, justiça, verdade, paz, saúde, amor, harmonia, esperanças e felicidades.
Estas festas de Natal, do final de um ano e da passagem para um novo ano acabam sempre despertando em nós a vontade de viver uma vida melhor e plena daquela paz impregnada de harmonia e felicidades. Tanto isso é verdade, que o primeiro dia de cada ano que nasce é mundialmente dedicado à Paz. Todos aspiram a paz, não aquela paz reinante nos túmulos do cemitério, mas a paz que se origina da labuta do dia a dia, fruto do trabalho honesto e decente, da verdade de uma vida de solidariedade partilhada com amor e honestidade, como nos ensina Carlos Drummond de Andrade, o nosso poeta de Itabira, das Minas Gerais: “Para sonhar um ano novo que mereça esse nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo. Eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”.
Embora a agitação consumista de cada final de ano quase consiga que a gente esqueça do essencial, é oportuno relembrar aos cristãos e não cristãos que o significado maior do Natal para os cristãos pode ser uma bela oportunidade para que toda a humanidade possa, de uma forma ou de outra, passar a celebrar a solidariedade e a paz humana, valores que andam meio esquecidos neste mundo global consumista, competitivo e excludente. Essa recuperação do sentido do Natal pode ajudar toda a humanidade a recuperar o sentido dos festejos do final de ano como festa do Amor e da confraternização e solidariedade. É oportuno recordar que os Cristãos, na noite do Natal, costumam celebrar a data em que se comemora o aniversário do nascimento do Menino Jesus, em Belém de Judá, trazendo “paz na terra aos homens de boa vontade”. Todos os anos, partilhamos presentes e lembranças, comemorando o grande Presente de Deus à humanidade: o seu próprio Filho, nascido como menino pobre, oriundo de uma pobre família de Nazaré, na conturbada Palestina. Esse Menino pobre, que teve uma manjedoura como berço, é o próprio Deus que se faz Homem para a redenção de toda a humanidade. O Natal, esse momento mágico de alegrias e de comemorações, portanto, não é o natal do consumismo louco e desenfreado, mas aquele do Menino Jesus de braços abertos e acolhedores. Esse Menino inocente e acolhedor é a figura central e motivadora de nossos encontros natalinos. Contam os evangelhos e a Tradição Cristã que, logo após o seu nascimento, cuja Estrela foi vista no Oriente, esse Menino precisou acompanhar os seus pais em uma arriscada fuga para o Egito, para escapar da sanha dos poderosos hipócritas de plantão, praticamente igualzinho ao que milhares de crianças ainda neste ano de 2018 estão passando pela mesma situação crítica, em pleno “Século do Conhecimento”, como é chamado em todos os cantos deste planeta redondo. Esse Filho de Deus que se fez Homem como nós para a nossa redenção do pecado e da morte, cresceu e viveu decentemente como filho de marceneiro, profissionalizando-se como aprendiz de marceneiro, convivendo com pescadores e pecadores, pregando amor e solidariedade, verdade e justiça, paz e harmonia, partilha e esperança, apresentou-se à humanidade como “Caminho, Verdade e Vida”, mas morrendo numa Cruz ignominiosa para que todos tenham “Vida, e vida em abundância”.
A mensagem que o Deus Menino nos traz todos os anos, nas noites de Natal, é carregada de muito Amor e de uma grande Sabedoria, ao mesmo tempo muito simples e muito complexa. Esse Menino Deus aponta para nós o verdadeiro caminho que devemos trilhar para que possamos nos redimir da competição selvagem e excludente, despertando-nos para a partilha solidária contra o egoísmo patrimonialista, corrupto e corruptor. Esse ensinamento divino é o nosso salvo-conduto para vencer os momentos de crise pelos quais estamos passando. A crise da iniquidade está sendo globalizada neste planeta azul envolto em competições e intrigas, injustiças e mentiras, engolfados por desenfreado consumismo materialista. Entretanto, aprendemos com o Menino Jesus que o ser humano será eterno tão somente naquilo que ele comunica e partilha com os seus semelhantes, respeitando a Mãe Terra e todos os seus Habitantes, de todas as espécies e gêneros. Aquilo que a pessoa humana acumula e guarda para si, egoisticamente, não serve para nada. É como o sal que não salga e a luz que não mais ilumina. Tudo o que o egoísmo centralizador acumula é puro lixo inútil. Tudo aquilo que o ser humano acumula e não partilha, vai com ele para o túmulo e apodrecerá junto com ele, engolido pelos vermes da terra. Por outro lado, o que é partilhado solidariamente e comunicado fraternalmente sobrevive à morte e é eterno. Esta é uma das grandes utopias do educador cristão, sempre buscando despertar o outro para a contínua aprendizagem ao longo da vida, gerando vida plena e feliz, porque está sempre disposto a ajudar as pessoas a aprender e a aprender a aprender, para continuar aprendendo e fazer frente a desafios esperados e inesperados, planejados e inéditos – por isso mesmo, não tem medo de ser atropelado pelo choque do futuro, porque consegue aprender aquilo que ensina. Para tanto, terá que se conscientizar que esse esforço valerá a pena, pois como nos ensina o imortal poeta e ensaísta português Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena se a Alma não é pequena”.
Finalmente, para nos iluminar em nossa tarefa de Educador comprometido com o zelo pela Aprendizagem contínua, ousamos juntar à esta mensagem as inspiradas palavras de Fernando Sabino sobre a certeza: “De tudo ficaram três coisas: A certeza de que estamos começando; a certeza de que é preciso continuar; a certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar. Portanto: Façamos da interrupção um caminho novo; da queda, um passo de dança; do medo, uma escada; do sonho, uma ponte; da procura, um encontro! ”.
São esses os melhores votos de todas as pessoas da Família Cordão e da Equipe da Peabiru Educacional para que tenham Boas Festas, um Feliz Natal e um Ano de 2019 verdadeiramente novo e pleno de vida, alegrias partilhadas e muitas felicidades. Desejamos para todos os nossos familiares, amigos e amigas, colaboradores, clientes e todas as pessoas que lutam por uma Educação Democrática de Qualidade, mais eficiente, eficaz e efetiva, que realmente consigam promover um mundo melhor, onde reina a Vida Plena, fundamentada no ato de Ser Melhor... e, assim, tenham um Ano Novo que mereça ser comemorado e vivido intensamente.
FRANCISCO APARECIDO E MARIA SALETE CORDÃO; DANIEL LUIZ E RENATA CORDÃO; RENATO LUIZ E JORGE DANIEL; INTEGRANTES DA PEABIRU EDUCACIONAL... LHES DESEJAM BOAS FESTAS. SANTO NATAL E FELIZ ANO NOVO!!!
Peabiru Educacional
Prestação de serviços educacionais a sistemas, organizações e estabelecimentos de ensino de tod
file:///C:/Users/EMPRESA/Downloads/BETTB18_Parceiro_EM26__Video_Vera_5___early_bird_3.html
Veja de perto o futuro da Educação. Faça seu credenciamento gratuito para o maior Evento de Tecnologia e Educação da América Latina! www.bettbrasileducar.com.br/visitante
Bett Brasil Educar
17/04/2018
12/04/2018
A Bett Educar convida você para participar da Live que acontecerá no dia 12 de abril ás 19h sobre: "O Líder Educador que desenvolve as competências Socioemocionais e os Valores Humanos nos seus alunos para construírem o futuro e um mundo melhor" com o Eduardo Shinyashiki, mestre em Neuropsicologia e Liderança Educadora que também será palestrante do Congresso Bett Educar 2018.
A Live será intermediada pela Diretora de Conteúdo da Bett Educar, Vera Cabral.
Agende-se:
Data: 12 Abril de 2018
Horário: 19:00 (BRT)
Duração: 30 minutos
Bett Brasil Educar
A live com Eduardo Shinyashiki foi adiada para quinta-feira, dia 12 de abril às 19h.
O Mestre em Neuropsicologia e Liderança Educadora, que também estará no Congresso deste ano, abordará o tema "O Líder Educador que desenvolve as competências Socioemocionais e os Valores Humanos nos seus alunos para construírem o futuro e um mundo melhor".
A transmissão será intermediada por Vera Cabral, Diretora de Conteúdo da Bett Educar. Participe!
A Bett Educar convida você para participar da Live que acontecerá no dia 10 de abril ás 19h sobre: "O Líder Educador que desenvolve as competências Socioemocionais e os Valores Humanos nos seus alunos para construírem o futuro e um mundo melhor" com o Eduardo Shinyashiki, mestre em Neuropsicologia e Liderança Educadora que também será palestrante do Congresso Bett Educar 2018.
A Live será intermediada pela Diretora de Conteúdo da Bett Educar, Vera Cabral.
Agende-se:
Data: 10 Abril de 2018
Horário: 19:00 (BRT)
Duração: 30 minutos
29/03/2018
Garanta sua participação no principal evento de Educação e Tecnologia.
Credencie-se gratuitamente para visitar a Bett Educar 2018: www.bettbrasileducar.com.br/visitante
27/03/2018
Você tem até o fim do mês para garantir a sua participação no Congresso Bett Educar 2018.
Aproveite que a virada de tabela foi prorrogada e inscreva-se: www.bettbrasileducar.com.br/congresso
Bett Brasil Educar
A Peabiru Educacional, em parceria com a Bett Educar, o maior evento de educação e tecnologia da América Latina, com intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação e beneficiar seus associados, oferece uma condição especial para adquirir inscrições do congresso da Bett Educar.
A Bett Educar acontece de 8 a 11 de maio de 2018 no São Paulo Expo, em São Paulo e conta com a participação de mais de 200 expositores, 120 atividades e 150 palestrantes.
O desconto para as instituições associadas do PEABIRU é de 10% para inscrições individuais ou em grupo.
PEABIRU_Código de desconto.jpg
Para realizar a sua inscrição, acesse o link abaixo e no final inclua o código BETTPEAB10
INSCREVA-SE
Confira a programação completa clicando abaixo:
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Para mais informações:
Telefone: (11) 3372-7274
E-mail: [email protected]
https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?ui=2&ik=0f863cf575&view=att&th=1624eb192e013320&attid=0.1&disp=inline&safe=1&zw&saddbat=ANGjdJ-NFFvMHa2yYknu45__CUmyxUR7rBpdk2EjpDaQRXW2-mTQL6x30IHihJyMSARjHXQq1cVoE5RgACjeeik0SuS3hebUsEYIO_ykpL090g0zJW9VAyoL90-tNXTf8E8FgGMcTL0jl1MXgqM4zLsMYNRkeVix8D4vlKxfcBHKtXdkF-kmEWnjs8x1Jy445WbIWjG9yw4AJAP3vcZyhzF_9jMgRGpAELRoV59Gq9V4n47J3mf2fxcs_KIhF35KQnlCJ_iOOj84pzU_0Os3QMEL6Md3TditIvBvQLRddOQdn7KsztFO8pjxQrwGGLLkEhfJ8OFXUkFJuis_O0cg6y_-dn_O2elHyBnp-a2pK_PvGLhBLg_eZ-3JZuMrdPdOxPjz7IDPjMtvjYU39defx8HJhYAXTCLj3q3izP_TaT8cOi15yIqScJTV1LVX8F89fXGbJ9BGIeGqaApvV16_L-R4V9SHDGD2BhJyDpa40ZeruF9HmB0v_t7NssUp5tYWAkrjQls-gCnZFztiV-bLz2arTiLarTF_HL-mmVlZh5s7wmxvpJPmB0N8vdibLFPr-163eUcJZ65MqCH5Bx7Gy3gnArcurvW8y-GdZKtHEw
file:///C:/Users/EMPRESA/Downloads/BETTB18_PEABIRU_EM02_Highlights_Congresso_16022018.html
Caríssimos(as) Amigos(as)
Chegamos ao final de mais um ano da história de nossa passagem neste Planeta Terra. Este tem sido um ano particularmente difícil e verdadeiramente um ano ímpar. Até parece que vivemos uma era caracterizada pela não razão, marcada por encantos e desencantos. Tudo é muito contraditório e até mesmo angustiante. Entretanto, chegamos a um momento de comemorações de Natal e de Passagem de Ano. Este é um momento meio místico, que sempre desperta em nós uma vontade de viver uma vida melhor, em paz e marcada pela utopia da felicidade. Estes tempos sempre ensejam a formulação de bons propósitos para o ano que se inicia com força sempre renovada. Sobre esta época do ano, Drummond de Andrade nos ensina com maestria: “Para sonhar um ano novo que mereça esse nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo. Eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”.
Ano Novo significa renascimento para uma vida nova. É o momento de aprumar o barco de nossas vidas para uma navegação mais segura e verdadeira, mais solidária e justa. Essa orientação tem início nas comemorações do Natal. Para os Cristãos, a celebração do Natal é muito mais que uma festa consumista. É uma comemoração do nascimento do Deus Menino, que todo ano renova nossas esperanças, mostrando para nós que a eternidade da pessoa humana está garantida apenas naquilo que é comunicado e partilhado com a sociedade. Não somos eternos naquilo que acumulamos, consumimos e possuímos. A nossa felicidade e eternidade não estão marcadas pelo nosso patrimônio e sim pelo que nós somos e partilhamos. Esta é a grande utopia do educador cristão: a eternidade não está naquilo que é acumulado egoisticamente, mas sim naquilo que é partilhado solidariamente, despertando seus semelhantes para uma aprendizagem permanente e condutora rumo a uma vida plena, saudável, consciente, competente, fundamentada nos direitos e deveres civis e em virtudes como verdade, confiança, respeito, amizade, liberdade, fraternidade, dignidade, perdão, igualdade, gratidão, paz, reconhecimento, tenacidade, paz, harmonia, alegria e amor. Por isso mesmo, apesar de tudo, o novo ano que se avizinha vem carregado de novas esperanças e pleno de inspirações de bons propósitos e promessas de renovação e de mudança de vida.
Todo Dia de Natal e toda passagem de ano é assim mesmo. É um tempo propício para reflexões e para um repensar da vida, meditando sobre os acontecimentos e fazendo uma profunda revisão dos nossos atos e omissões. É hora de refazer nossos planos e de formular votos de felicidades para nossos familiares, pessoas amigas e companheiras de trabalho, de estudos, de lazer e de convivência social e cultural, renovando bons propósitos de mudança para o novo ano que se inicia, sempre em busca da felicidade plena, marcada pelo Amor. Assim, a Família Cordão e todos nós da Peabiru Educacional, neste Natal e Passagem de Ano desejamos compartilhar esta reflexão, na esperança de que o ano de 2018 seja realmente melhor que este ano ímpar e que todas as pessoas queridas por nós tenham um Santo e Feliz Natal, Boas Festas e um Ano Novo pleno de felicidades.
Abraços da Família Cordão e da Peabiru Educacional.
Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.
Localização
Entre em contato com a escola/colégio
Telefone
Site
Endereço
Rua Santa Cruz 820
São Paulo, SP
04121-000
Horário de Funcionamento
| Segunda-feira | 09:30 - 19:30 |
| Terça-feira | 09:30 - 19:30 |
| Quarta-feira | 09:30 - 19:30 |
| Quinta-feira | 09:30 - 19:30 |
| Sexta-feira | 09:30 - 19:30 |