10/05/2026
Nunca nada nos foi dado. Continuaremos na luta.
"É a verdade mais pura
Postura definitiva
A juventude negra
Agora tem voz ativa!"
Núcleo de acolhimento, fortalecimento e permanência da negritude acadêmica da FMUSP. Coletivo Negro da Faculdade de Medicina da USP.
Composto por integrantes da graduação e pós graduação dos curso de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina e Terapia Ocupacional da USP.
10/05/2026
Nunca nada nos foi dado. Continuaremos na luta.
"É a verdade mais pura
Postura definitiva
A juventude negra
Agora tem voz ativa!"
Não há mais espaço para homenagens a figuras que representam tudo o que repudiamos!
Dr. Arnaldo foi o fundador dessa casa, mas também o primeiro presidente da sociedade paulista de eugênia, movimento que pregava a superioridade de pessoas brancas sobre pessoas negras, indígenas e tantas outras minorias sociais. Por ele (e tantos outros), jamais poderíamos ocupar os bancos das salas de aula dessa instituição. Pelo o que ele defendia e acreditava, a sociedade brasileira só seria plena com a extinção desses grupos.
Mas nós sabemos: o que o Brasil tem de mais excelente vem de suas populações historicamente marginalizadas!
Mais de 100 anos depois a FMUSP escolhe dia após dia continuar a exaltar e homenagear a figura de Arnaldo a despeito de todas as críticas e reivindicações que já fizemos.
Nós, estudantes negros dessa instituição, perguntamos a se a nossa aversão a figura de alguém que dedicou parte de sua vida ao ódio contra nós, não é importante para está escola da qual também fazemos parte!
Até quando a FMUSP permitirá que o saudosismo a uma figura como essa possa ser maior do que o respeito àqueles que tijolo a tijolo construíram as paredes dessa instituição, os pilares desse país e hoje ocupam cada dia mais as salas de aula dessa casa?
22/04/2026
O Coletivo Negro da Faculdade de Medicina da USP, Núcleo Ayé, tem a imensa alegria de abrir nossas portas para uma Roda de Conversa histórica.
No próximo dia 24 de abril, às 18h30, receberemos a Prof.ª Dr.ª Jaqueline Goes de Jesus para um encontro que promete unir ciência, ancestralidade, resistência e inspiração.
Jaqueline Goes é biomédica, doutora em Patologia Humana e a cientista que coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2 em tempo recorde durante a epidemia no Brasil. Mulher negra e nordestina, ela se tornou um dos maiores nomes da ciência brasileira contemporânea, rompendo barreiras e reescrevendo a narrativa de quem produz conhecimento de ponta no nosso país.
Queremos te convidar para construir esse diálogo com a gente. Não é uma palestra formal, é um encontro de iguais, uma troca horizontal onde todas as vozes são bem-vindas.
🗓 Quinta-feira, 24 de abril de 2025
⏰ 18h30
📍 Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) - sala 2220 (2° andar)
📌 Av. Dr. Arnaldo, 455, São Paulo (SP)
Evento gratuito e aberto a todes.
Venha com sua pergunta, sua escuta atenta e sua energia.
09/03/2026
O HC tem dono?
A residência médica do Hospital das Clínicas da FMUSP é uma das mais prestigiadas do país.
Ela forma especialistas, influencia trajetórias acadêmicas e ajuda a definir o futuro da medicina brasileira.
Mas uma pergunta precisa ser feita publicamente:
quem consegue chegar até esse espaço — e por quê?
O texto apresentado neste carrossel foi publicado originalmente nas páginas do Jornal O Bisturi e parte de um debate que vem ganhando força dentro e fora da universidade: o acesso à residência médica e o papel das ações afirmativas na formação em saúde.
Se a residência é uma etapa central da formação de especialistas, discutir quem tem acesso a ela também significa discutir quem ocupará os espaços de decisão na medicina nas próximas décadas.
Este post é um convite à leitura e ao debate.
Instituições públicas avançam quando as discussões deixam de ser silenciosas.
—
Núcleo Ayé — Coletivo Negro da FMUSP
Centro Acadêmico Oswaldo Cruz (CAOC)
Centro Acadêmico XXI de Junho
Coligação de Coletivos Negros da USP
DCE Livre da USP
Jornal O Bisturi
27/02/2026
Recepção dos nossos CalourAyés de 2026!!!
Sejam bem-vindes à FMUSP! Estamos aqui, na linha de frente, por e para vocês!♥️ ✊🏿✊🏾✊🏽
Celebrem essa conquista tão especial! Vocês merecem demais!
22/02/2026
O Núcleo Ayé deseja boas-vindas a todes caloures da FMUSP, em especial aos caloures negres!❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Sabemos que a sua chegada até a FMUSP foi repleta de desafios e batalhas. Muitas vezes precisamos nos esforçar 2x mais para alcançarmos determinados espaços!
O Núcleo Ayé existe na FMUSP para te acolher e fortalecer durante a sua trajetória aqui.
Com isso, gostaríamos de convidar a todes caloures e também veteranes negres (pretos e pardos) da graduação e pós-graduação para participar da nossa roda de acolhimento dia 26.02 às 15:30 no Teatrão da FMUSP.
Preparamos mimos com muito carinho para vocês!
Te esperamos amanhã!
❤❤❤❤❤❤
11/02/2026
É com o peito cheio de orgulho e esperança que nós, do Coletivo Negro da FMUSP, Núcleo Ayé, celebramos a chegada de residentes pretos e pardos aos programas de residência neste ano.
Ver vocês ocupando esses espaços é a prova de que seguimos no caminho certo: o da resistência, da excelência e da ocupação coletiva.
Saber que profissionais de saúde negros estarão cada vez mais presentes nos corredores do HC e de outros serviços nos enche de força para seguir. Que vocês ocupem, cuidem e transformem cada ambiente por onde passarem.
Aos que seguem agora para novas jornadas dentro da residência, recebam o nosso abraço e reconhecimento coletivo. Cada aprovação carrega histórias, esforços e caminhos abertos por quem veio antes, e fortalece quem ainda virá.
A todos os residentes pretos e pardos que agora ingressam, lembrem-se sempre: vocês estão aí por direito, por competência e pela força de uma trajetória construída em comunidade.
Seguimos juntos, na torcida e na luta! ✊🏿✊🏾✊🏽
06/11/2025
Hoje teremos transmissão ao vivo, não percam!!!
28/10/2025
⚠️A 7ª Semana Preta do Núcleo Ayé na FMUSP está chegando na temática:
✊🏿✨ _"ORÍ AYE: FORTALECENDO O NOSSO QUILOMBO "_ ✨✊🏽
- Nos dias 03, 04, 05, 06 e 07 de novembro teremos *Atividades Culturais* das 18h30 às 21h00 🤎
- Com tradução simultânea em *Libras*🫰🏿
- Todos os dias terão *Coffee*🍴🍴
- Todos os dias do evento são *GRATUITOS* e abertos ao *público geral* ‼️
🗓️ *Cronograma:*
3️⃣/11 - Dia de Sarau, venha fazer uma performance artistica (canto, dança, poesia, stand up ...)☺️
4️⃣/11 - Aulas de samba rock e capoeira! 💃🏿🕺🏿
5️⃣/11 - Escrevivência: aliada da saúde mental ✍🏿✍🏾🎤
6️⃣/11 - Roda de conversa com os nossos velhos das graduação, MDPHD e pós-graduação! Da MED + FOFITO🧑🏿🎓🧑🏾🎓🧑🏽🎓👨🏿🎓👨🏾🎓👨🏽🎓
7️⃣/11 - Roda de conversa com & !!!! ✊🏾
Venham conhecer o coletivo negro da FMUSP 🫶🏽🫶🏿🫶🏾
Acompanhe as novidades: ** ❣️
Ingressos gratuitos para *VII Semana Preta*: 🤎
https://www.sympla.com.br/evento/vii-semana-preta-fmusp---ori-aye-fortalecendo-o-nosso-quilombo-ate-aqui-tudo-foi-por-nos/3142657
Se for se apresentar no *Sarau*, favor preencher🎤:
https://forms.gle/8FjZC7sizmRnoKQH6
Venham e tragam familiares e amigos! ❤ ✊🏿✊🏾✊🏽
25/02/2025
Somos a continuação de um sonho. E cada caloure é a renovação do nosso sonhar!!!
Sejam bem-vindes ao Núcleo Ayé e a FMUSP.
Estamos aqui. ✊🏿✊🏾✊🏽
24/02/2025
Sawabona, turmas 113, 50, 56, 4 e aos pós-graduandos!
O Núcleo Ayé deseja a todes estudantes boas-vindas à FMUSP, em especial aos estudantes negres! 🫶🏿🫶🏾🫶🏽
A chegada de vocês até aqui é celebrada por todos aqueles que trilharam os caminhos para que esse momento fosse possível e também por aqueles que ainda virão!
O Núcleo Ayé é o coletivo negro da FMUSP e está aqui para receber e acolher vocês da melhor maneira possível!
Que possamos nos aquilombar! 🥰
| Segunda-feira | 09:00 - 17:00 |
| Terça-feira | 09:00 - 17:00 |
| Quarta-feira | 09:00 - 17:00 |
| Quinta-feira | 09:00 - 17:00 |
| Sexta-feira | 09:00 - 17:00 |