12/05/2026
Maio chegou, com Brasília recebendo as turmas do 2º E.M. do Ítaca. Viagem de Estudo do Meio.
Em dias muito intensos, a cidade pôde revelar-se aos visitantes, nas suas formas já muito conhecidas (a Catedral, o Congresso, o Palácio do Planalto, as Superquadras, o Lago Paranoá...).
Mostrou-se também em outros ícones menos fotografados (o Cine Brasília, a UnB...).
Exibiu sua tradição (Museu Vivo da Memória Candanga) e sua contemporaneidade tecnológica (SESILAB).
Desvelou suas fantásticas bordas pouco visitadas (a AR São Sebastião).
Foi também anfitriã consciente e cuidadosa (no Cerrado, no Parque Nacional de Brasília e suas piscinas naturais).
E nossas turmas viram, sentiram e entenderam o escritor americano que afirmou que "o destino de alguém nunca é apenas um lugar, mas uma nova maneira de ver as coisas".
06/05/2026
A natureza inspira, acolhe e colore os caminhos da aprendizagem!
01/05/2026
1º ano E.M. no Petar*, Vale do Ribeira (SP), deslumbrando-se, por exemplo, com cavernas e suas peculiaridades e belezas singulares, e a Mata Atlântica e conhecer e entender um tanto o que é ser quilombola e muito, muito companheirismo...
2º ano E.M. e veio Brasília com os icônicos edifícios e proposta urbanística; o Planalto Central; o Cerrado; a RA São Sebastião, com sua força, riqueza cultural e resistência; o lago Paranoá (é possível sim...); UnB e seus museus, o Congresso e alguns parlamentares...
O 3° E.M. chegou e mais uma saída a campo: agora a visita a 2 alicerces de um Brasil que se sabe viável: a agricultura, essencial para a vida (escola com foco em agroecologia, planejamento agrícola, técnicas agroindustriais, em SP) e a indústria de base, essencial para infraestrutura e desenvolvimento (usina siderúrgica, fabricação de aço, no RJ). Acima, alguns registros.
Assim foram os Estudos do Meio dessa nossa turma, que agora está concluindo o Ensino Médio. E os aprendizados, as risadas, o companheirismo, as reflexões, as memórias... isso tudo valeu.
*Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira.
28/04/2026
Com os 8º anos, foi desenvolvido um trabalho sobre tecnologia e internet, explorando sua origem, usos, riscos e impactos no dia a dia.
Temas como IA, jogos on-line, redes sociais, fake news e cyberbullying foram pesquisados, discutidos e apresentados em inglês, exercitando pesquisa, organização de ideias e comunicação.
E, para finalizar, os estudantes produziram uma redação dissertativo-argumentativa, em inglês, refletindo sobre uma questão bem atual: ainda é possível viver sem internet ou redes sociais?
24/04/2026
Numa tarde ensolarada, alunos e alunas do funda 1 caminharam pela vizinhança do Colégio até o arborizado Parque Chácara do Jockey. Os 1ºs anos realizaram, animados, jogos e brincadeiras no gramado dos campos de futebol, local em que funcionava o centro de treinamento do Jockey Clube.
Já as crianças dos 3ºs anos, demoraram-se nas antigas baias e atuais espaços de cultura, identificando marcas do passado e transformações recentes nas edificações e uso dos espaços. Fizeram, ainda, registros sobre o entorno, localizando avenidas principais e reconhecendo a presença de novas construções e serviços.
Finalizadas as atividades específicas de cada turma, os grupos se encontraram para um delicioso piquenique.
Voltaram suados, alegres e com o olhar para cidade bastante enriquecido!
21/04/2026
Um sábado ensolarado, crianças, familiares e professores reunidos para uma manhã de convivência e ludicidade Cantando e pulando corda, confeccionando e lançando aviões (entre outras dobraduras) e gurrufios, disputando partidas com jogos de tabuleiro e bolinhas de gude, lançando piões e participando de divertidos jogos coletivos inspirados em culturas indígenas, crianças e adultos em um encontro de muitas idades!
Encontro de nossa comunidade do EF1: memórias presentes, movimento e animadas conversas ao pé das árvores de nosso pátio.
14/04/2026
As alunas das atividades extracurriculares de Artes, colocaram a mão na massa (literalmente!), explorando a cerâmica fria, um material que permite modelar como a argila, mas sem a necessidade de queima.
Depois de modelar, cada peça ganhou ainda mais vida com pintura e acabamento em verniz.
Mais do que criar objetos, elas desenvolveram criatividade, coordenação motora e expressão artística de um jeito leve, divertido e cheio de personalidade!
14/04/2026
As alunas das atividades extracurriculares de Artes, colocaram a mão na massa (literalmente!), explorando a cerâmica fria, um material que permite modelar como a argila, mas sem a necessidade de queima.
Depois de modelar, cada peça ganhou ainda mais vida com pintura e acabamento em verniz.
Mais do que criar objetos, elas desenvolveram criatividade, coordenação motora e expressão artística de um jeito leve, divertido e cheio de personalidade!
10/04/2026
O EVENTO: Interclasses Ítaca.
OS ESPORTES: vôlei, futsal e handebol, ou seja, grandes clássicos.
OS ESPORTISTAS: times variados do 9º EF2, 1º E.M., 2º E.M. e 3º E.M.
OS TIMES (do vôlei, por enquanto): CARISMA e MARMANJOS VC (3º E.M.); AURUDOS e ADD (2º E.M.); RESENHUDOS e CASA DAS PRIMAS (1º E.M.); TIME A 9º e TIME B 9º (EF2).
AS DATAS, HORÁRIOS E DURAÇÃO: 3 vezes na semana, no intervalo do lanche, de março a outubro/novembro.
A COMISSÃO ORGANIZADORA: sempre o 3º E.M.. Neste ano, 3 dos alunos e alunas da turma. Mas todos da classe ajudam, se preciso.
AS TORCIDAS: animadíssimas, elegendo ídolos daquele esporte, obedecendo a regras impostas pela comissão organizadora (como: proibido xingar o time ou torcida adversária).
O BOM HUMOR: justificativa do nome do time Carisma: "Se não tem jogo, pelo menos tem que ter carisma"
AS PREMIAÇÕES: para cada esporte, medalhas de ouro, prata e bronze para os times e, ainda, troféus de melhor artilheiro, etc.
OS EFEITOS: estímulo à inciativa, à organização, à partilha de funções e responsabilidades, à resolução de eventuais problemas (solicitando ajuda, se precisar), a alegria, a sensação de pertencimento, o respeito aos adversários e às regras, o orgulho de vencer, a aceitação de perder e tantos outros.
07/04/2026
Nas aulas de Artes, as crianças do 2° ano do Fundamental 1 seguem explorando a natureza presente nos espaços da escola. Seu olhar curioso levou-as a perceber o movimento das nuvens e das folhas, os pequenos animais que passeiam pelo terreno, formas, cores e, também, sabores como o das deliciosas goiabas!
Por meio de dispositivos fotográficos, fizeram belos registros, que, agora, compartilhamos com vocês!
27/03/2026
Originado na Irlanda, o Saint Patrick’s Day é celebrado no dia 17 de março em homenagem a São Patrício, padroeiro do país. A data ultrapassou fronteiras e hoje é comemorada em diversos países de língua inglesa como um momento de união, celebração e valorização da cultura irlandesa, marcada por seus campos verde-esmeralda, sua música e suas danças tradicionais. ☘️
Na última sexta-feira (20/03), nossos alunos do 6º e 7º anos do EF2 embarcaram nessa tradição com uma animada caça ao tesouro do Leprechaun, repleta de referências à Irlanda e às ricas tradições celtas e anglo-saxônicas.