Redação Prof. Gus

Redação Prof. Gus

Compartilhar

Quer chegar na redação confiante para escrever sobre qualquer tema? Além de identificar os proble Curso de Redação para o vestibular

02/03/2021

Interpretação de texto, estrutura formal, raciocínio lógico, expressão, expressividade, senso crítico, abordagem do tema, análise da coletânea, sistematização da escrita, controle de tempo, estratégia de prova e muito mais!

Photos 20/02/2020

O vestibular não costuma perdoar quem deixa as coisas pra última hora. Vem de zap que as vagas já estão acabando.

Photos 16/02/2020

Senso crítico com alegria e afeto! Na minha turma você não é só mais um. Seu texto é sua opinião, é o que você pensa, é uma parte de quem você é! Por isso precisa receber o máximo de atenção e respeito. Agende uma aula experimental pra conhecer mais sobre esse método que já ajudou mais de 400 pessoas nos últimos 5 anos.

Photos 15/02/2020

Não existe fórmula mágica. Redação é evolução lenta e gradual, agora é o momento de buscar ajuda.

Photos 08/01/2020

Nunca mais ouvi falar de amor, e já que tão falando tanto em mísseis, vale ouvir Jorge Aragão: o Iraque é aqui. trumps, dorias, drones, camburões, caravelas, bandeirantes, castelo, anhanguera, carandiru, bangu, cana, prata, petróleo. Tudo e todos às ordens do mesmo progresso guardado pelo mesmo Deus contando vil Itaú. Na real que tanto faz onde, como ou por quem se faz guerra. Desde que eu receba a comida sem saber da entrega. E na real que não, não vale ouvir esse Seu Jorge, Ben ou sei lá que outro Jesus, porque a gente já ta de s**o cheio de tanto José perguntando e agora? Carpe diem! You only live once! Sai pra lá negatividade. Inclusive, você sabia que pra cada café que eu compro no Starbucks uma árvore é plantada na Guatemala? Aqui tudo é bom, aqui tudo é bom, toca a bola e o samba que eles baixa o som...

Photos from Redação Prof. Gus's post 06/01/2020

Em tempos de obscurantismo, terraplanismo e movimentos antivacina, a Fuvest 2020 apresentou como proposta de redação o debate sobre o papel da ciência no mundo contemporâneo. Uma excelente escolha.

Para exemplificar a amplitude da discussão e suas diversas possibilidades de encaminhamento, preparei essa redação criticando o progresso científico, utilizando apenas o repertório que trabalhei com meus alunos no curso de redação Profgus.

E vocês, o que acharam do tema?

@ Redação Prof. Gus

Photos from Redação Prof. Gus's post 18/08/2019

CRITICADOS DA SEMANA 📢💥📅.


I. “Não gosto do helicóptero porque ele atira e as pessoas morrem”. Crianças do Complexo de favelas da maré (RJ) enviaram mais de 1.500 cartas para a Justiça do Rio pedindo socorro. Na mesma semana, 6 jovens negros inocentes foram assassinados pela polícia. Acredito que não há muito mais o que ser dito. Somente a História e a Arte podem nos ajudar a digerir tamanho absurdo. Ou você sente imediatamente o estado de violência absoluta em que vivemos, ou você já se tornou um psicopata como Witzel, Doria et caterva.


II. Com o objetivo de fortalecer o avanço ruralista, fazendeiros da região amazônica promoverem no último fim de semana um “dia do fogo” ao longo da BR-163, no sudoeste do Pará. Mais uma vez, prato cheio para a História e para a Arte - um país em chamas, literal e metaforicamente.


III. A Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (14) o novo texto da Medida Provisória 881 - a MP da liberdade econômica. O que o governo chama de "diminuir a burocracia" na verdade significa acabar ainda mais com direitos trabalhistas. Se tudo der certo, até 2022 chegamos no século XVIII.


IV. Após ser expulso do PSL, Alexandre Frota anunciou sua filiação ao PSDB. Percurso que lembra muito sua trajetória como "ator": começou no submundo da pornografia explícita e depois atuou na TV aberta na condição de pseudo-celebridade. Agora repete a dose como "político": estreou como fascista declarado e agora veste a máscara de democrata liberal. De terno ou despido, em horário nobre ou na Internet, Frota exala ignorância e violência.

Photos 09/08/2019

"Nós nunca vivemos tanto na Caverna de Platão como hoje. Hoje é que estamos vivendo de fato na Caverna de Platão. Porque as próprias imagens que nos mostram da realidade, de certa maneira substituem a realidade.

Nós estamos no mundo em que chamamos "Mundo audiovisual". Nós estamos efetivamente repetindo a situação das pessoas aprisionadas ou atadas na Caverna de Platão. Olhando em frente, vendo sombras, e acreditando que essas sombras são realidade. Foi preciso passar todos esses séculos para que a Caverna de Platão aparecesse finalmente no momento da história da humanidade, que é hoje. E vai ser, e vai ser cada vez mais."(...)

"Vivemos todos numa espécie de Luna Park audio-visual. Onde os sons se multiplicam, onde as imagens se multiplicam e onde nós, creio eu que isso vai acontecer, vamos cada vez mais nos sentir perdidos. Perdidos, em primeiro lugar, de nós próprios. E em segundo lugar, perdidos na relação com o mundo. Acabamos por circular por aí sem saber muito bem o que somos, nem para que servimos, nem que sentido tem a existência." José Saramago -no documentário "Janela da Alma" (2002), de João Jardim e Walter Carvalho.


Referência do resumo:

A Era da Iconofagia - reflexões sobre imagem, mídia, comunicação e cultura. Norval Baitello Júnior.

Photos from Redação Prof. Gus's post 08/08/2019

Quem acredita em racismo reverso não sabe o que é racismo. Infelizmente, algumas pessoas acreditam que basta um dicionário e raciocínio lógico para entender o que significa o racismo contra população negra na sociedade brasileira. Séculos de escravidão sem nenhuma reparação institucional deixam muito mais do que marcas. Matam. Até hoje. Sistematicamente. Diariamente. E uma piada ra***ta está inserida nesse contexto de discriminação. Por outro lado, quando brancos são objeto de zoação, nada de mais acontece. Nunca houve um navio cheio de escravos brancos europeus em direção ao Brasil. Não há registro de plantações que utilizavam pessoas brancas consideradas propriedade de seus senhores pela lei. Não existe nem nunca existiu racismo contra brancos. Não é difícil entender, basta estudar o programa de história do ensino médio. Quem acredita em racismo reverso ou é ignorante ou é ra***ta. O primeiro a gente ensina, o segundo a gente queima.

Photos 08/08/2019

Em outras palavras, se você ficar preocupado com os problemas do mundo o tempo inteiro você vai pensar que o mundo não vale a pena. Alegria e criticidade não são excludentes, ao contrário, precisamos entender que ser crítico não significa ser pessimista ou ranzinza. Tem gente na esquerda que acha que curtir a vida significa ser menos comprometido com as causas sociais. Baita bobagem. Tem mais é que ir no Cinemark comer pipoca, ouvir funk, ficar bêbado, seguir , tr***ar e ter um cachorro.

Quer que seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em São Paulo?

Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Localização

Categoria

Entre em contato com a escola/colégio

Telefone

Endereço


Rua Manuel Da Nóbrega, 456
São Paulo, SP
04001-082

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 13:00 - 22:00
Terça-feira 13:00 - 22:00
Quarta-feira 13:00 - 22:00
Quinta-feira 13:00 - 22:00
Sexta-feira 13:00 - 22:00
Sábado 13:00 - 19:00