22/06/2026
🚨 OPORTUNIDADE: PROCESSO SELETIVO PARA FACILITADORES DO PROGRAMA SÃO PAULO SEM AIDS 🚨
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de Facilitadores do Programa São Paulo sem Aids! 🎗️✨
Se você quer atuar diretamente no fortalecimento das redes de saúde e apoiar tecnicamente os municípios paulistas na eliminação da aids como problema de saúde pública, essa vaga é para você!
💼 O que você precisa saber:
• Vagas: 11 vagas imediatas + Cadastro Reserva.
• Bolsa: R$ 3.000,00 / mês.
• Carga horária: 20h semanais (remoto + campo).
• Duração: 12 meses (prorrogável).
🎯 Quem pode se candidatar? Profissionais com graduação na área da saúde (ou afins), com experiência em saúde pública, HIV/Aids, ISTs, vigilância ou gestão, e que tenham facilidade com indicadores.
⏳ Atenção ao prazo: As inscrições começam HOJE e são super rápidas: de 12 a 16 de junho de 2026.
Não perca tempo! O link para a inscrição eletrônica e envio dos documentos está disponível na nossa bio 🔗.
Marque aqui aquele amigo da área da saúde que precisa ver essa oportunidade! 👇
22/06/2026
⚠️ ATENÇÃO: NOVO CRONOGRAMA!
Temos uma notícia! Devido ao grande sucesso de inscrições — recebemos 423 candidatos! 🎉 —, a Coordenação do Programa Estadual de IST/Aids e o CRT DST/AIDS publicaram a Retificação Nº 01/2026 do Edital nº 001/2026.
Para garantir que todos os participantes sejam avaliados com a máxima transparência, qualidade e cuidado, ampliamos o período de análise curricular e das entrevistas para a seleção de Facilitadores do Projeto "São Paulo Sem AIDS".
🗓️ Fique de olho nas NOVAS DATAS:
• Análise curricular: 17 a 23/06/2026
• Entrevistas: 24/06 a 24/07/2026
• Resultado: 30/07/2026
• Início das atividades: 03/08/2026
💡 Fique tranquilo(a): os critérios de seleção, a pontuação e os requisitos do Edital continuam exatamente os mesmos! Essa adequação no cronograma foi feita exclusivamente para avaliar todos os talentos inscritos de forma justa e sem prejuízos aos participantes.
A retificação completa está disponível nos nossos canais oficiais.
Acesse o link na nossa bio para mais informações. 🔗
18/06/2026
Ontem (17/06/2026) foi dia de troca, construção e compromisso com o cuidado!
Reunimos mais de 100 pessoas — profissionais de saúde das áreas de IST/Aids, atenção básica, saúde mental, urgência e emergência, assistência social, além de pesquisadoras(es), coletivos, ONGs, jornalistas e pessoas que praticam chemsex — em um webinário potente e participativo.
📚 O encontro faz parte da pesquisa "Construção de uma linha de cuidado para pessoas em uso de chemsex e redução de danos”, realizada pelo CRT-DST/Aids em parceria com a Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto, com apoio da FAPESP e do CNPq.
💬 Foi um espaço de escuta, diálogo e construção coletiva, trazendo contribuições fundamentais para o desenvolvimento da primeira proposta de linha de cuidado sobre o tema no país.
🙌 Nosso agradecimento a todas as pessoas participantes pelo envolvimento e compromisso com o fortalecimento das políticas públicas no SUS.
12/06/2026
A Coordenação Estadual de IST/ AIDS de SP e o Centro de Referência e Treinamento DST/Aids estão presentes no 19° HEPATOAIDS! 🔴🟡
Nossa equipe de especialistas segue participando ativamente de um dos principais eventos científicos do país para discutir os avanços, novas diretrizes e o futuro do cuidado em HIV/Aids, hepatites virais e infecções correlatas no SUS.
Nossos profissionais estão integrando mesas-redondas e painéis de extrema importância para a saúde pública, abordando temas como:
🔹 Novos esquemas de tratamento para Tuberculose (com Sumire Sakabe).
🔹 Prevenção combinada e vulnerabilidades na População Trans (com Rosa Alencar).
🔹 Manejo clínico em Aids Avançada e Falha Virológica (com Denize Lotufo).
🔹 Cuidado integral e polifarmácia no Envelhecimento da PVHA (com Simone Tenore).
É o pioneirismo e a experiência do CRT contribuindo diretamente para o fortalecimento das políticas públicas de saúde!
02/06/2026
Celebrar o Orgulho LGBT é defender o direito à saúde, à dignidade e à vida! ❤️🏳️🌈✨
Neste mês de junho, reafirmamos o compromisso histórico do Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST/Aids com a comunidade LGBT+. Nosso maior orgulho é ser um espaço de excelência técnica e cuidado integral, onde a saúde é tratada com equidade, respeito à identidade de cada um e livre de preconceitos.
Por que junho? O Mês do Orgulho homenageia a Rebelião de Stonewall, em Nova York (1969), um marco fundamental que iniciou o movimento moderno pelos direitos LGBT+.
Entendemos que a saúde no SUS vai muito além do clínico: ela passa pelo acesso democrático à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento, garantindo direitos e um espaço seguro para todos.
Neste mês — e em todos os outros dias do ano —, celebramos o amor e a pluralidade que enriquecem nossa categoria e nossa sociedade.
Celebre sua identidade, cuide de você e de quem você ama. Estamos de portas abertas para acolher a todos com o respeito que todos merecem. Porque o orgulho de ser quem se é merece ser celebrado todos os dias. ✨🏙️
27/05/2026
Ação na CPTM Barra Funda das 11h às 15h.
27/05/2026
Fórum de Prevenção: Diálogo, conhecimento e humanização. 🤍
Nos dias 27 e 28 de maio, Santa Fé do Sul sedia o Fórum de Prevenção, uma união de forças entre o CRT DST/AIDS-SP, GVE de Jales, Coordenadoria Municipal de IST/AIDS de Santa Fé do Sul e URE de Jales/SP.
📍O que está acontecendo por aqui?
Os profissionais da rede de saúde estão reunidos para dialogar, refletir e trocar experiências valiosas.
A proposta do Fórum de Prevenção é:
• 🎯 Fortalecer as estratégias de prevenção às IST/HIV/Aids no território.
• 📚 Disseminar conhecimentos técnicos atualizado.
• 💬 Discutir os desafios presentes no cuidado com a saúde.
• 🔄 Aprimorar continuamente as práticas de prevenção e qualificar as ações ofertadas à população.
Tudo isso focado em construir uma linha de cuidado cada vez mais integrada e humanizada. Porque cuidar bem de você é a nossa prioridade! ❤️🏥
Arrasta para o lado para conferir o Fórum de Prevenção! ➡️
26/05/2026
Saindo da invisibilidade: o HTLV em debate no Estado de São Paulo! 🎗️
✨Hoje, dia 26 de maio, acontece a Oficina Estadual sobre HTLV, um espaço fundamental de discussão, acolhimento e articulação de políticas públicas voltadas para o diagnóstico, prevenção e assistência às Pessoas Vivendo com HTLV (PVHTLV).
Com o tema "Saindo da Invisibilidade", o evento reúne gestores do Ministério da Saúde, da Coordenação Estadual de HIV/Aids/IST, profissionais do Instituto Emílio Ribas, HC-FMUSP e representantes da sociedade civil organizada.
Confira os principais eixos que estão sendo debatidos ao longo do dia:
📌 Manhã: Cenário e Compreensão do HTLV
📝Mesa de Abertura e Análise das Políticas Públicas nos cenários Nacional e Estadual.
📝Painéis técnicos abordando Prevenção & Diagnóstico, Cuidado das PVHTLV e os desafios da Transmissão Vertical.
📌 Tarde: Linha de Cuidado e Sociedade Civil
📝O papel estratégico da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Rede Laboratorial no Estado.
📝A atuação ambulatorial no acompanhamento e a força da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HTLV (RNPVHTLV), trazendo conquistas e desafios históricos.
Fortalecer a linha de cuidado e dar visibilidade ao HTLV é um compromisso coletivo para garantir um SUS cada vez mais inclusivo, preventivo e integral. 🧑⚕️💪