01/04/2020
[Unidos somos mais fortes! ]
Caro morador da Vila Mariana!
Diante da crise de saúde pública provocada pelo Covid-19, as comunidades de baixa renda e instituições beneficentes no bairro estão precisando de ajuda humanitária para atravessar esse momento de mais privações, principalmente as famílias com crianças pequenas. Inicialmente faremos o apoio à Comunidade Mário Cardim e à Associação Beneficente Santa Fé.
A AVM - Associação de Moradores da Vila Mariana inicia essa campanha junto aos moradores e comerciantes do bairro para adquirir alimentos e itens de higiene e limpeza.
Uma pequena ajuda faz a diferença, ajude-nos a divulgar e encontrar doadores. Se cada um que ajudar e convidar mais 3 vizinhos, podemos passar por essa fase fazendo nossa parte.
A ideia é, pelo tempo que durar a quarentena, que cada morador fique responsável por 1 (ou mais) cesta básica por mês. Assim garantiremos a sobrevivência de famílias e crianças em total vulnerabilidade neste momento.
Fizemos contato com uma empresa idônea que vende e entrega cestas básicas e de Natal há mais de 25 anos.
São 2 opções de cestas:
*Cesta Básica Doação Econômica - 12 Itens - 10,5 Kg = R$ 43,90 cada
*Cesta Básica Doação Econômica - 18 Itens - 11,675 Kg = R$ 57,90 cada (essa tem também produtos de higiene)
Basta acessar o link: https://www.lojacestaincentivo.com.br/lista/365915/doacoes-avm
Depois disso, será solicitado seu e-mail ou CEP e, no endereço da entrega, clicar em Rua Gandavo.
O fornecedor parceiro, empresa Cestas básicas Incentivo(https://www.cestaincentivo.com.br/) entregará os produtos direto na comunidade junto ao grupo líder de mães.
A AVM agradece por participar dessa rede
!https://www.lojacestaincentivo.com.br/lista/365915/doacoes-avm
20/05/2019
[Pedaço da Vila #193 ] A edição de maio do jornal Pedaço da Vila já está no bairro esperando a sua leitura
_Editorial_
Por Denise Delfim
Nossa querida amiga Cecilia Thompson faleceu no dia 18 de abril. Uma vida inteira de Vila Mariana, paixão que expressou em nossas páginas desde o primeiro ano do Pedaço da Vila. Uma admirável jornalista, escritora, atriz, tradutora, mãe e amiga que, graças a tantos laços na vizinhança, teve o seu último desejo realizado (veja na página 5).
A Associação de Moradores da Vila Mariana (AVM) realizou a sua 1ª Assembleia Geral Ordinária em grande estilo, com a presença do subprefeito Fabricio Cobra Arbex, do ex-secretário do Verde e Meio Ambiente Eduardo Jorge Sobrinho e de dezenas de moradores. A cerimônia aconteceu no Instituto Biológico no dia 8 de maio. Conheça a AVM na seção Em Tempo.
A entrevistada do mês é a vizinha Vanessa Gomes, que mobilizou a comunidade com o movimento Chácara das Jaboticabeiras, criado para preservar um microterritório singular do bairro, patrimônio ambiental formado pelas ruas Benito Juarez, Dr. Fabrício Vampré e Coronel Artur de Godoi. O movimento protocolou no DPH um processo de Tombamento Urbanístico e Paisagístico da área.
Jean Massumi explica, em sua coluna, sobre as terapias orientais para as crianças e destaca que, muitas vezes, são os pais que mais precisam relaxar!
Maria Helena Serrana faz uma homenagem às mães de sua família em sua Dicas & Delícias e ensina uma receita com puro gosto de afeto: Pudim de Pão.
Você sabia que foi instalada uma composteira comunitária no estacionamento do museu Planeta Inseto? Aprenda a usar na seção Umas e Outras, que ainda traz o encontro entre nosso subprefeito e Walter Taverna, primeiro-ministro da República de Vila Mariana, e a requalificação da Paróquia Santo Inácio de Loyola, que prevê um estacionamento subterrâneo e uma capela.
No dia 25 deste mês, às 10h30, o Instituto Biológico será palco do delicioso evento Sabor da Colheita. Uma oportunidade para tomar um cafezinho produzido no bairro e ainda ajudar na colheita!
Cacá Bloise relembra, em sua Vila Mariana Amo Você, do finado Bingo Imperatriz, na Av. 23 de Maio, que provocou um alvoroço na cidade com a sua Deusa Africana de 25 de metros de altura e de gosto um tanto duvidoso. “Namoradora do Borba Gato”, diverte-se.
Nossa cidadã do mundo é Selene Cunha, que acaba de chegar do Chile. Ela relata as maravilhas de sua viagem e as aventuras no Deserto de Atacama
03/05/2019
[ Luz no fim do túnel ] Secretaria Municipal das Subprefeituras explica como pretende resolver os problemas de descarte irregular e buracos na via pública
> Leia na íntegra aqui: http://www.pedacodavila.com.br/materia/?matID=2486
24/04/2019
.:Pedaço da Vila:.
A representatividade dos moradores por meio de uma associação forte e atuante é fundamental para o desenvolvimento de políticas que assegurem a qualidade de vida da comunidade e a preservação dos patrimônios ambiental e cultural que caracterizam a Vila Mariana.
18/04/2019
.:Pedaço da Vila:.
A jornalista Cecilia Thompson morreu, aos 82 anos, na manhã desta quinta-feira (18) em sua casa na Vila Mariana. “Foi como ela queria, com muita serenidade”, informa a família. A causa ainda não foi revela.
17/04/2019
[ Pedaço da Vila #192 ] A edição de abril do jornal Pedaço da Vila já está circulando pelo bairro | Já garantiu o seu exemplar?
CONFIRA OS DESTAQUES
Uma vilinha construída em 1930 na Av. Conselheiro Rodrigues Alves 289 mobilizou a vizinhança e a imprensa no dia 10 de abril após a chegada de uma enorme retroescavadeira para demolir o local. De guarda no endereço, a vizinhança contou até com a presença do subprefeito Fabricio Cobra Arbex, que foi ao local para ouvir a população. No ínterim foi descoberto que um processo de tombamento da vila havia sido pedido em 2006 e, sem maiores explicações, havia sido engavetado. Foi quando a Associação dos Moradores da Vila Mariana entrou no circuito e o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) agendou a votação de abertura do processo de tombamento para o dia 15 último. E, por unanimidade, o tombamento foi aprovado. O Alvará de demolição já havia sido suspenso pela Subprefeitura Vila Mariana. A decisão do CONPRESP proíbe qualquer intervenção no imóvel.
Nesta edição do Pedaço da Vila, a seção Em Tempo apresenta a nova associação dos moradores criada para defender e preservar a Vila Mariana, e convida a comunidade para participar da 1º Assembleia Geral Ordinária, que será realizada no dia 8 de maio, às 20h, no Instituto Biológico.
Nosso entrevistado do mês é o novo delegado titular do 36º DP, o Dr. Fernando Cesar de Souza. Ele aponta o perfil da criminalidade no bairro, explica seu método de atuação, destaca a importância da participação da comunidade nas reuniões do Conseg e informa que criou um núcleo de inteligência no bairro. “A Vila Mariana está bem cuidada”, assegura o novo delegado.
Em sua coluna, Jean Massumi fala sobre a verdade subjetiva e mostra que há 2.500 anos um grego chamado Platão deu nome à isso de dialética, a arte do diálogo através da confrontação de pensamentos diferentes.
Nossa chef Maria Helena Serrano mostra que cozinha tem que ter afeto, não afetação, e ensina uma receita divina: Queijadinha do Céu – simples e deliciosa.
Já Cacá Bloise relembra o mistério instalado no pedaço quando a comunidade deparou-se com a nova igreja alemã construída na rua Humberto I, em 1965. De estilo brutalista, a construção do arquiteto austríaco Hans Broos foi reconhecida como patrimônio arquitetônico em 2018.
Os buracos pelas ruas e os entulhos descartados ilegalmente são as maiores reclamações dos moradores do bairro. Questionamos a Secretaria Municipal das Subprefeitura sobre as medidas para resolver o problema; veja na seção Umas e Outras, que também apresenta a rica história da biblioteca Pública Viriato Corrêa.
E MAIS:
> O Quadrinho de André Raimundo
> As previsões de Tadeu Gasques
> O Cinema de Carlos Saura na Cinemateca
> Auditório Ibirapuera apresenta A Sagração da Primavera
> Exposição celebra 519 anos de resistência indígena
08/04/2019
.:Pedaço da Vila:.
Foi com esse xingamento simpático que começou uma briga entre o Levy e um moleque que jogava bola com a gente no fundo do Biológico, já dentro do Ibirapuera. O pau quebrou. O Levy logo falou que “porco ensebado” era a tia do moleque e pronto. Estava armada a confusão.
03/04/2019
[ Sobre ser um cliente legal ] Em sua coluna, Jean Massumi escreve sobre as dificuldades do pequeno comércio do bairro e a relação dos moradores. "São relações VIVAS de negócios, que vêm junto com conversa, cheiros, texturas..."
Leia na íntegra aqui: http://www.pedacodavila.com.br/materia/?matID=2480
27/03/2019
.:Pedaço da Vila:.
Aos 64 anos, o parque Ibirapuera será administrado pela iniciativa privada. A empresa que será a responsável pela mais importante e cobiçada área verde da cidade é a empreiteira Construcap, que foi anunciada vencedora do edital de concessão no dia 11 deste mês.
19/03/2019
[ Pedaço da Vila #191 ] A edição de março do jornal Pedaço da Vila já está no bairro
Editorial
______
Por Denise Delfim
Março foi um mês de muita agitação no bairro. Os blocos, bloquinhos e mega-blocos passaram pela região e trouxeram milhões de pessoas. Embora as lixeiras não tenham dado conta de tanto lixo, tudo foi tranquilo, mesmo com as usuais reclamações de alguns vizinhos.
Outro evento que mobilizou a comunidade foi o III Plantio Global, dia 17 último, em conjunto com uma centena de cidades de vários países como Japão, França, Itália e Austrália. Mais de 700 voluntários plantaram 85 árvores nativas da Mata Atlântica na Av. Dante Pazzanese. A ação concluiu o Corredor Verde Polinizador, plantado em 2017, e instalou uma composteira no estacionamento do Planeta Inseto.
Depois de muita discussão e a união de funcionários, associações de bairros, conselho gestor e com o apoio do vereador Gilberto Natalini, a concessão do Parque Ibirapuera saiu a contento. Ficou decidido que, só depois de aprovado um Plano Diretor elaborado pela Prefeitura, a empresa Construcap, que pagou mais de 70 milhões de reais para cuidar do parque por 35 anos, poderá assumir a sua administração; este é nosso assunto da seção Em Tempo.
Uma nova diretora-geral — e velha conhecida de nossas páginas — assumiu o Instituto Biológico. Trata-se da pesquisadora científica, especializada em formigas, Ana Eugênia Carvalho Campos, nossa entrevistada do mês.
A crise fechou muitos estabelecimentos comerciais do pedaço e é esse o tema da coluna de Jean Massumi. Ele mostra os impactos no nosso cotidianos devido às compras pela internet.
Coincidentemente, Maria Helena Serrano, em sua Dicas e Delícias, fala sobre a dificuldade de ser um pequeno empresário no País e comemora sua persistência dando uma receita deliciosa: bolo de banana com castanhas do Brasil.
Cacá Bloise, na Vila Mariana Amo Você, recorda de mais uma história com Milton Levy e aproveita para mostrar as diversas esculturas da região.
O famoso duo Madhouse mudou-se para o pedaço. Conheça os vizinhos-celebridades na seção Umas e Outras, que informa também o retorno da Feira Orgânica Noturna.
A coluna Então traz as últimas notícias do bairro, entre elas os graves problemas derivados das fortes chuvas e a presença, na última reunião do Conseg, do novo delegado titular do 36º DP, Fernando César de Souza.
Novo ano astrológico! E Tadeu Gasques indica os benefícios do início desse ciclo: o melhor momento para dar início a projetos inovadores!
Nossa cidadã do mundo Mariana da Cruz Mascarenhas indica os lugares incríveis do México, que vão muito além de Cancún!
E ainda: o roteiro cultural do Há+, com a Mostra Mulheres, Câmeras e Telas, até dia 31 de março, a programação de 2019 do Espaço Cultural ESPM e a feira de livros na Arteria PontaPonta, que inaugura uma Biblioteca Comunitária na Rua Olga Abujamra, 78.
15/03/2019
.:Pedaço da Vila:.
Envolto a mistérios, o Tarô possui a origem incerta. Estudos apontam que os primeiros vestígios datam do século 12. A versão que prevalece hoje é inspirada no Tarô de Marselha, do século 16. De lá para cá, a prática rompeu o círculo nobre e popularizou-se.