19/05/2026
Tem interesse em estratégias de ensino e aprendizagem em saúde?
Participe da "Feira das Metodologias Ativas" da EEUSP!
A feita contará com a demonstração de oito metodologias ativas. Também serão apresentados recursos educacionais por docentes e especialistas da Escola de Enfermagem da USP!
Se você é estudante de graduação, pós graduação, residência, docente ou interessado na área de ensino em saúde, participe com a gente!
A feira é totalmente gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.
Acontecerá na quinta-feira, 21 de maio, das 14h às 18h, aqui na Escola de Enfermagem da USP, no 4º andar (Roof)!
Esperamos por vocês!
18/05/2026
O SIIES 2026 já está no ar! 🌎📚
De 13 a 16 de outubro de 2026, profissionais, pesquisadores e estudantes da saúde estarão reunidos para discutir síntese e implementação de evidências em saúde, promovendo conhecimento, inovação e práticas baseadas em evidências.
💙 Garanta sua inscrição e acompanhe as novidades do evento!
🌐 www.siies.com.br
18/05/2026
Participe da Palestra: Violência e Assédio Moral no Trabalho
Convidamos a todos para a palestra “Violência e Assédio Moral no Trabalho”, que será proferida pela Dra. Tatiana Costa de Figueiredo Amormino, Coordenadora Regional da Coordigualdade, Procuradoria do Trabalho no Município de São Bernardo do Campo.
📅 Quando: 19 de maio de 2026, às 9h30
📍 Onde: Auditório Maria Rosa de Sousa Pinheiro (EE-USP) - Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419
📜 Inscrições: No local do evento (com direito a certificado)
Sua presença é fundamental para fortalecermos um ambiente de trabalho seguro e respeitoso.
Contamos com você!
18/05/2026
É com grande satisfação que convidamos todas e todos para participar do evento “I Simpósio Equidade no Trabalho no SUS: experiências do PET Saúde Equidade USP/SMS SP 2024–2026”, a ser realizado nos dias 28 e 29 de maio de 2026, na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), localizada na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 – Cerqueira César – São Paulo/SP.
A iniciativa resulta de uma cooperação entre a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS SP), por meio da Escola Municipal de Saúde (EMS), e a Universidade de São Paulo (USP).
O Simpósio tem como objetivo fortalecer a pauta da equidade na agenda institucional da SMS SP e da USP, promovendo reflexões e práticas voltadas à redução das iniquidades em saúde. Busca, ainda, estreitar a articulação entre instituições de ensino, serviços de saúde e comunidade, fomentando o letramento em equidade, com ênfase nos marcadores sociais — como raça, gênero, classe e deficiência — enquanto dimensões fundamentais para a compreensão e o enfrentamento das desigualdades em saúde, incluindo aquelas presentes no trabalho no SUS.
Na ocasião, será realizado o lançamento do e book “Oficinas de Educação Permanente para Equidade em Saúde: experiência do PET Saúde Equidade USP/SMS SP”, resultado das atividades desenvolvidas no âmbito da parceria entre a SMS SP e a USP no período de 2024 a 2026.
Inscrições: https://www.even3.com.br/e/i-simposio-equidade-no-trabalho-no-sus-experiencias-do-pet-saude-equidade-usp-sms-sp-2024-2026-729790
15/05/2026
EEUSP no Colégio Doutoral de Tordesilhas de Enfermagem!
No dia 20 de maio de 2025, às 10h, a Profa. Dra. Caroline Figueira Pereira, docente da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e Presidente da Comissão de Cooperação Nacional e Internacional da EEUSP (CCNInt-EEUSP), participará como palestrante do evento do Colégio Doutoral de Tordesilhas de Enfermagem (CDTE).
O tema do encontro será:
“Promoção da saúde e bem viver: caminhos globais para a enfermagem do futuro”
A atividade integra as ações de fortalecimento da internacionalização da EEUSP, promovendo o diálogo entre instituições, pesquisadores e estudantes sobre os desafios globais da enfermagem, da promoção da saúde e da formação profissional em contextos diversos e interconectados.
Transmissão: Canal do YouTube do CDTE
🔗 https://www.youtube.com/
15/05/2026
Pesquisa desenvolvida na EEUSP foi uma das bases utilizadas no desenvolvimento da Caderneta Brasileira da Gestante 2026
A Escola de Enfermagem da USP teve pesquisa utilizada como base científica para o novo capítulo “Plano de Puerpério (Plano de Pós-parto)” da Caderneta Brasileira da Gestante 2026, lançada pelo Ministério da Saúde em 12 de maio.
O conteúdo foi desenvolvido sob coordenação da Profa. Dra. Carla Marins Silva, com participação de residentes, enfermeiros e docentes da USP.
O estudo resultou na criação de uma ferramenta educativa voltada ao planejamento do pós-parto, incentivando autonomia, organização da rede de apoio e cuidados com a saúde física e mental das mulheres. O material foi validado por especialistas e publicado na revista Acta Paulista de Enfermagem.
A iniciativa também conta com colaboração internacional da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e integra um projeto financiado pelo CNPq para implementação prática da ferramenta na Casa Angela, em São Paulo. A conquista reforça o papel da EEUSP na produção de conhecimento científico com impacto direto na saúde pública brasileira.
Mais informações:
https://www.ee.usp.br/plano-de-puerperio-plano-de-pos-parto-da-caderneta-brasileira-da-gestante-2026/
13/05/2026
Docentes dos departamentos de Enfermagem em Saúde Coletiva – ENS e Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica – ENP, além de orientadores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – PPGE e pesquisadores da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA-USP, acompanharam pesquisadores da University of Portsmouth e gestores da prefeitura da cidade de Portsmouth, Inglaterra, em visita ao Hospital Universitário da USP, UBS Geraldo Paula Souza e UBS Caju, dias 6 e 7 de maio.
A visita contou com a presença de Matthew Gummerson, diretor de colaboração em pesquisa de determinantes de saúde da Prefeitura de Portsmouth, e da pesquisadora Leah Fullegar, da Universidade de Portsmouth.
O objetivo da visita foi apresentar os serviços de saúde da rede SUS e identificar interesses mútuos de colaboração em pesquisa e ensino.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da Cidade de São Paulo também esteve envolvida na ação, recepcionando os pesquisadores britânicos na UBS Caju e apresentando o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs), iniciativa que une saúde pública e preservação ambiental!
13/05/2026
Os Presidentes das Comissões de Graduação das Unidades da Universidade de São Paulo manifestam profunda preocupação e repúdio diante da ação violenta da Polícia Militar durante a desocupação da Reitoria da USP.
Reiteramos que nenhuma circunstância justifica o uso da força de modo a comprometer a integridade física e a dignidade dos estudantes. A Universidade deve permanecer como espaço de diálogo, escuta e construção democrática, especialmente em contextos de conflito e mobilização estudantil.
Diante dos impactos acadêmicos decorrentes do atual cenário, e visando garantir condições adequadas para a recomposição das atividades acadêmicas com responsabilidade pedagógica e respeito às condições de estudantes, docentes, funcionários e campos de prática, entendemos que a organização da recomposição das atividades deva ser construída internamente em cada Unidade, considerando suas especificidades acadêmicas, pedagógicas e administrativas.
Reafirmamos a importância da retomada urgente do diálogo entre todas as instâncias envolvidas, prezando por encaminhamentos pautados na mediação institucional, no respeito mútuo e na negociação democrática.
Assinam essa nota as Presidências das Comissões de Graduação das seguintes unidades:
Escola de Comunicações e ArtesEscola de Enfermagem -SPEscola de Enfermagem da USP Ribeirão PretoFaculdade de Filosofia, Letras e Ciências HumanasFaculdade de EducaçãoFaculdade de Medicina -SPFaculdade de Medicina da USP Ribeirão PretoFaculdade de Saúde PúblicaInstituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação Instituto de PsicologiaInstituto de Química
11/05/2026
Os Presidentes das Comissões de Graduação das Unidades da Universidade de São Paulo manifestam profunda preocupação e repúdio diante da ação violenta da Polícia Militar durante a desocupação da Reitoria da USP.
Reiteramos que nenhuma circunstância justifica o uso da força de modo a comprometer a integridade física e a dignidade dos estudantes. A Universidade deve permanecer como espaço de diálogo, escuta e construção democrática, especialmente em contextos de conflito e mobilização estudantil.
Diante dos impactos acadêmicos decorrentes do atual cenário, e visando garantir condições adequadas para a recomposição das atividades acadêmicas com responsabilidade pedagógica e respeito às condições de estudantes, docentes, funcionários e campos de prática, entendemos que a organização da recomposição das atividades deva ser construída internamente em cada Unidade, considerando suas especificidades acadêmicas, pedagógicas e administrativas.
Reafirmamos a importância da retomada urgente do diálogo entre todas as instâncias envolvidas, prezando por encaminhamentos pautados na mediação institucional, no respeito mútuo e na negociação democrática.
Assinam essa nota as Presidências das Comissões de Graduação:
Escola de Enfermagem
Escola de Comunicação e Artes
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Faculdade de Educação
Faculdade de Saúde Pública Instituto de Psicologia
10/05/2026
A Diretoria da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo manifesta repúdio a toda e qualquer forma de violência ocorrida no âmbito universitário, independentemente de suas motivações. A integridade física de estudantes é um valor indiscutível nesta instituição.
O emprego de força policial não se justifica. Situações de reivindicação devem ser acolhidas por meio do diálogo, respeito mútuo e liberdade de expressão.
Reafirmamos a necessidade de restabelecer e fortalecer os canais de negociação com a comunidade acadêmica da Universidade.
08/05/2026
Aconteceu na EEUSP
No dia 5 de Maio, aconteceu a abertura da Exposição Sentidos do Nascer na EEUSP!
A exposição é fruto de uma parceria histórica entre a UFMG, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e, agora, a Faculdade de Saúde Pública, a Escola de Enfermagem e a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. E é com imensa alegria que essa potência chega a São Paulo, carregando o melhor do SUS, da universidade pública e do cuidado humanizado.
Estiveram presentes na cerimônia de abertura:
Profª Dr.ª Sônia Lansky - Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e Coordenadora Geral da Exposição Sentidos do Nascer no Brasil; Dr.ª Sonia Isoyama Venâncio - Coordenadora-Geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde; Prof. Dr. Marco Akerman - Diretor da Faculdade de Saúde Pública da USP; Prof.ª Dr.ª Marlise de Oliveira Pimentel Lima - Coordenadora do Curso de Obstetrícia da EACH e Presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras de São Paulo – ABENFO-SP; Prof.ª Dr.ª Vilanice Alves de Araújo Püschel - Diretora da Escola de Enfermagem da USP; Prof.ª Dr.ª Nathalie Leister - Coordenadora da Exposição Sentidos do Nascer, Edição São Paulo; Prof.ª Dr.ª Paula Cristina Nogueira - Presidente da Comissão de Cultura e Extensão da EEUSP e Prof.ª Dr.ª Carla Marins Silva - Vice-Chefe do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da EEUSP.
A Exposição é permanente e está aberta para visitação na EEUSP às quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. As visitas são totalmente gratuitas sem necessidade de agendamento prévio!
Venha conhecer!