18/09/2023
Tem muita gente que acha que a comunicação não violenta ensina você a ser bonzinho, passivo, não xingar e falar baixinho.
Definitivamente, não é isso que ela ensina!
A CNV nos ajuda a construir melhores relações e isso implica em saber se expressar de forma clara e honesta, inclusive quando for tratar de assuntos difíceis ou delicados.
Ela te ajuda a se expressar sem engolir sapo e sem soltar os cachorros. Falar o que precisa ser dito, na medida certa, de um modo que aumente as chances da outra pessoa escutar de verdade o que você falou.
E além de falar, a CNV também te ensina a escutar de maneira que a outra pessoa se sinta compreendida.
Quando você aprende a se expressar e escutar o outro, passa a construir relações com mais qualidade, empatia e conexão.
Dentro do seu ambiente de trabalho, na sua família, no seu relacionamento amoroso, com os seus amigos, a CNV está a serviço de melhorar as suas relações humanas, principalmente com aquelas pessoas que realmente importam na sua vida.
15/09/2023
Quando exigimos lealdade de alguém, acabamos criando uma falsa sensação de parceria.
Isso porque lealdade é o resultado de uma série de atitudes que constroem uma relação, e não um comportamento prático e realizável.
A pergunta chave a se fazer, quando desejamos que pessoas sejam leais (clientes, liderados, filhos, cônjuges...) é: qual motivação você deseja que acompanhe a lealdade?
Você quer que a pessoa seja leal pelo medo que ela sente de você ou do que pode acontecer?
Ou quer que ela seja leal pois sente vontade (inspiração, admiração, confiança...) de estar com você?
04/09/2023
Coisas incríveis que só são percebidas quando a gente está atento.
São tantas mensagens que essa foto transmite que se eu tentar explicar, estraga. Só digo que existe muito amor envolvido.
---
Por estarmos vivendo uma vida tão acelerada, tão automática, deixamos de perceber e reconhecer coisas simples que dão signif**ado a nossa existência.
Cada dia que passa, estou aprendendo a viver em um ritmo diferente do mundo ao meu redor. Como é difícil fazer isso e como fazer isso tem me trazido bons resultados na vida.
Quando a gente vive essa correria ansiosa, olhar para 5 anos no passado da a impressão de que passou rápido demais. Mas olhar para os mesmos 5 anos no futuro, parece que falta tanto para chegar.
E assim a gente vai vivendo uma vida que acelera, mas não reconhece o caminho que já trilhou. E aí quando a gente menos espera, a vida passou.
01/09/2023
Na tentativa de agradar outras pessoas (ou de não desagradar) aprendemos que é melhor f**ar quieto, pois nos deram apenas duas opções: ter razão ou ser feliz.
Dessa forma vamos engolindo vários sapos que no começo até parecem tranquilos de sustentar, mas com o passar do tempo vão f**ando tão pesados, que acabamos esquecendo de tudo o que é importante para nós mesmos.
Nos apequenamos e acreditamos que esse é o nosso tamanho real. Então a guerra interna começa, pois somos grandes e acabamos nos colocando em espaços pequenos - "não mereço isso tudo", "não sou bom o suficiente", "Magina, foi sorte. Eu não fiz nada".
O diálogo é o melhor caminho para a construção de relacionamentos que sabem atravessar a guerra para encontrar a paz.
A começar com um melhor diálogo consigo mesmo.
28/08/2023
Uma oportunidade para você que está se sentindo desconectado de si mesmo, voltar a se reconectar.
É uma jornada belíssima de autoconhecimento, união e colaboração em busca de sermos melhores para nós mesmos e para as pessoas ao nosso redor.
Se você tem interesse entre em contato
14/08/2023
Parece óbvio, mas as vezes nos fechamos para a possibilidade de pedir ajuda por medo, vergonha ou culpa. Acreditamos que não somos tão importantes ou nao merecemos tanto assim.
Na minha opinião, o ato de pedir ajuda vale muito mais do que o ato de oferecer ajuda. Pedir ajuda quebra aquela barreira inicial de "acreditar que está atrapalhando" e convida a outra pessoa a fazer o mesmo quando for preciso.
Seu exemplo passa a inspirar as pessoas a fazer o mesmo, além de disparar uma série de substâncias boas para a nossa saúde (ocitocina).
13/08/2023
Me sinto feliz e realizado com a semana que passou, foram dias de novidades e trocas fantásticas.
As 3 primeiras fotos foram tiradas na roda de conversa que facilitei em um dos maiores congressos de RH do Brasil. Lá, falei sobre a comunicação não violenta e gentileza no mundo corporativo, dentro do estande da .
As outras duas fotos registram parte dos encontros para desenvolvimento de lideranças de uma grande empresa multinacional, junto a .com.br com
07/08/2023
Amanhã (08/08) conduzirei uma roda de conversa no CONARH2023 para falar sobre comunicação não violenta e gentileza no ambiente de trabalho.
Obrigado , e pelo espaço para falarmos sobre assuntos tão relevantes para a humanidade.
26/07/2023
Em tempos de inteligência artificial, quem sabe ser humano tem o maior diferencial competitivo do mercado.
16/07/2023
Essa semana começo uma nova turma do meu curso de comunicação não violenta online.
Apesar de dominar os assuntos que serão abordados, cada turma é uma caixa de surpresas. Isso me desperta empolgação e curiosidade pelas histórias, experiências, perguntas e trocas que teremos como grupo.
Ao contrário da maioria dos cursos online, procuro tornar a experiência dos participantes algo interessante, tão interessante que o tempo passa rápido e o celular f**a esquecido. E uma das formas de construir isso é dar espaço para que as pessoas possam falar, ouvir e trocar experiências.
Dentro do curso o aprendizado é gerado a partir de experiências reais e humanas. Vamos além do conteúdo teórico, vivemos a comunicação não violenta juntos para que a integração do conteúdo seja real.
Essa nova turma nem começou e eu já me sinto extremamente grato, celebro a participação de cada um nesta nova turma. Farei o meu melhor para estar a serviço de cada um. 💜
12/07/2023
Emoções são mensageiras importantes, elas estão sempre nos comunicando uma dessas duas opções:
1 - que algo importante foi atendido. Dessa forma sentimos aquelas emoções que julgamos positivas como alegria, gratidão, tranquilidade, paz, bem-estar...
2 - que algo importante não está sendo atendido. Dessa forma sentimos aquelas emoções que julgamos negativas como tristeza, raiva, medo, frustração...
Aprender a lidar com as emoções suas e dos outros é a tecnologia mais avançada dos dias atuais.
05/07/2023
Gentileza é algo contagiante, quanto mais vivemos em meio a atos de gentileza, mais atos de gentileza realizamos.
Porém existe uma pergunta fundamental a ser feita...
Se atos de gentileza são raros de se ver, quem terá a coragem de começar o primeiro ato?
Quando estamos em um ambiente cheio de pessoas que julgamos egoístas, nossa reação instintiva é nos protegermos e a gentileza acaba f**ando em segundo plano.
Nessas situações, como podemos cuidar da nossa proteção ao mesmo tempo em que temos atitudes de gentileza?