Conversa de Quintal

Conversa de Quintal

Compartilhar

📖 🍃 assessoria literária e (per)cursos de (trans)formAÇÃO para escolas, educadoras e amantes das artes e da literatura para as infâncias.

Photos from Conversa de Quintal's post 04/06/2026

Que eu sou fã do catálogo da vocês já sabem. Não é de hoje que recomendo muitos dos seus livros para projetos literários. Uma editora que não subestima a inteligência das crianças e publica histórias capazes de ampliar repertórios, valorizar diferentes culturas e convidar os pequenos leitores a olhar o mundo com curiosidade e respeito tem o meu coração 💚

Entre os livros que mais tenho indicado para projetos na Educação Infantil está Van Dog. Ele foi uma das minhas recomendações mais frequentes para escolas que acompanhei em assessoria no último ano. Além de ser uma história deliciosa, o livro br**ca com o nome do personagem em uma referência divertida a Van Gogh, abrindo caminhos para conversas sobre arte, artistas, processos criativos e diferentes formas de olhar o mundo.

Minha descoberta mais recente do catálogo é Ótimo, Timóteo, um livro inteligente e bem-humorado que br**ca com a linguagem e com as palavras da língua portuguesa. Tenho recomendado especialmente para projetos literários nos anos iniciais do Ensino Fundamental, naquela fase em que as crianças começam a ampliar seu interesse pelos significados das palavras e pelo uso dos dicionários.

Tanto Van Dog quanto Ótimo, Timóteo têm aparecido com frequência nas nossas rodas de conversa sobre mediação de leitura e projetos literários com as educadoras da comunidade Caminh(ar).

E também quero compartilhar mais uma obra que merece destaque: Tem Festa na Floresta, selecionado entre os 30 melhores livros infantis do ano pela Revista Crescer. Primeiro livro para bebês de autoria indígena publicado no Brasil, a obra foi escrita por , ilustrada por Xadalu Tupã Jekupé e traduzida para o guarani por Ara Poty. Um livro que apresenta aos pequenos leitores a riqueza da cultura guarani por meio de uma narrativa sensível, divertida e visualmente marcante.

🎁 E tem presente para as Folhinhas: quem quiser conhecer melhor a Editora Piu pode usar o cupom CONVERSADEQUINTAL e garantir 20% de desconto na compra não só desses, mas de todos os livros do catálogo. Mas atenção, o cupom é valido apenas até o final do mês de Junho. Aproveitem 💚

03/06/2026

Tá, nem tão pacientemente assim… começamos a leitura antes de ontem, eu sei! Mas eu tô louca de curiosidade pra saber o que elas acharam daquele trecho da página 17. Quando estamos lendo junto eu quero conversar em tempo real… rs! Mas eu sou a mediadora do grupo e preciso mostrar que sou paciente, né!? E que respeito o ritmo de leitura de cada participante… mas no fundo é desse jeitinho que eu fico, só “curiando” toda hora o grupo pra ver se alguém compartilha um grifo logo 👀🤭

Bastidores da cabeça de uma mediadora à parte, pra quem não conhece ainda o nosso clube de leitura, a intenção dele é construir um espaço de troca com outras educadoras para realizar a leitura de um livro por mês, ampliar o nosso olhar com o olhar do outro e construir conhecimento em parceria, em rede.

Neste grupo, enquanto fazemos a leitura, cada uma na sua casa e no seu ritmo, a ideia é que possamos compartilhar, a qualquer momento, nossos grifos no grupo de WhatsApp, aqueles pontos principais do livro que mais nos chamam a atenção, além de insights, anotações, mapas mentais… Toda forma de estudo vale para que a leitura ganhe outros aprendizados.

Eu sempre incentivo as educadoras, ao longo da leitura, a compartilharem suas dúvidas e inquietações no grupo, pois assim os diálogos se potencializam na troca, na partilha, na generosidade.

E, claro, sempre peço que se esforcem para compartilhar suas ideias no grupo, porque, afinal, se fosse pra ler sozinha não precisaria entrar num grupo de leitura compartilhada, certo? Não matem a mediadora de curiosidade!

Brincadeiras à parte, meu desejo é que elas aproveitem cada página, cada grifo, cada partilha… e que o grupo contribua verdadeiramente para a formação pessoal e profissional de cada uma, reverberando na construção do fazer pedagógico e na transformação da educação do mundo que tanto desejamos viver.

E se você também sente falta de ter com quem conversar sobre os livros que lê, talvez esteja na hora de conhecer o Trocando Grifos. Eu tô aqui prontinha (e nada ansiosa!) pra ler e comentar seus grifos. Escreva quero trocar grifos nos comentários que eu te conto mais sobr

Photos from Conversa de Quintal's post 02/06/2026

Recebi esta mensagem em um dos nossos grupos de folhinhas educadoras e achei pertinente trazer a reflexão pra cá, porque ela me fez pensar.

Não porque a preocupação seja inadequada. Muito pelo contrário. As crianças realmente enfrentam desafios, inseguranças, medos, frustrações e momentos em que sentem vontade de desistir.

A questão é que talvez estejamos fazendo para a literatura uma pergunta que ela não precisa responder.

A literatura não é um treinamento de comportamentos. Ela não existe para ensinar confiança, resiliência ou persistência de forma direta.

Quando buscamos apenas livros que transmitam uma determinada mensagem, corremos o risco de reduzir a potência da experiência literária a uma lição de moral. E já sabemos que isso pode até afastar as crianças da leitura.

A transformação produzida pela literatura costuma acontecer por outros caminhos. Uma criança não lê um livro e sai dali mais confiante. Ela encontra personagens que também sentem medo. Personagens que erram. Que hesitam. Que fracassam. Que tentam novamente. Que descobrem coisas sobre si mesmos.

E, nesse encontro, ela amplia suas possibilidades de compreender a si mesma e ao mundo.

Por isso, diante desse pedido, pensei menos em livros “sobre confiança” e mais em livros profundamente humanos. (arraste o carrossel pra ver minhas indicações).

Livros que não oferecem respostas prontas, mas convidam as crianças a viver experiências simbólicas. Nessa linha de pensamento, o que mais você indicaria para essa colega?

01/06/2026

Trends (pra chamar a sua atenção) e modéstias à parte (rs)… mas a verdade é que mediação de leitura não se faz no improviso. E, sim, é preciso estudar para formar leitores.

No Caminh(ar), a gente percorre três trilhas que caminham juntas: literatura, educação e desenvolvimento pessoal.

Falamos sobre escolha de livros, planejamento de mediações, formação de leitores e literatura como experiência. Mas também refletimos sobre os desafios da prática pedagógica e sobre algo que considero essencial: cuidar de quem cuida. Porque aqui acreditamos que não existe desenvolvimento literário e pedagógico sem desenvolvimento pessoal.

E ao assinar a plataforma, você ainda tem acesso ao Travessia, o curso de mediação de leitura e projetos literários do Conversa de Quintal, com 22h de conteúdo pra maratonar! Imperdível.

Se você quer aprofundar seu olhar para a literatura, fortalecer sua prática como educadora e seguir investindo em si mesma, escreva QUERO CAMINHAR nos comentários ou no direct que eu te conto como dar o primeiro passo. 👣🍃

Photos from Conversa de Quintal's post 31/05/2026

Maio foi o mês dos encontros. Nossa… quanta gente linda, querida e sabida eu pude abraçar! Sou muito grata por cada uma dessas pessoas que a educação e a literatura trouxeram para perto de mim.

Além desses encontros inspiradores, em maio também pude estar em escolas que admiro profundamente, aprender com educadoras incríveis e reafirmar, mais uma vez, meu compromisso com a infância.

Foi um mês de muito estudo. Teve formação, teve palestra, teve leitura, projetos e novas parcerias nascendo, teve conversa boa daquelas que ampliam o olhar e fazem a gente voltar para casa diferente de como saiu… tudo isso com as bençãos de Santa Rita, minha amada mentora de negócios no Céu, que sempre intercede por mim e reserva surpresas especiais nesse mês dedicado a Ela 🙏🏼

E, como acontece todo fim de mês, deixo aqui um convite: antes de passar correndo para junho, volte por alguns minutos aos seus registros de maio. Fotos, bilhetes, grifos, anotações… são nesses pequenos acontecimentos que parecem comuns que eu quase sempre encontro muita vida escondida e exercito meu olhar mais para o que farta (fartura) do que para o que falta. Experimenta aí!

Agora sim: junho (e suas maravilhosas comidas típicas) já pode chegar. Me sinto pronta. Quem mais? 💚

Photos from Conversa de Quintal's post 29/05/2026

Ontem participei do lançamento do livro “A infância sequestrada pelas telas”, de Daniel Becker e Ilan Brenman, e ouvi Daniel Becker falar sobre os desafios de educar na era digital.

Saí da palestra com uma convicção reforçada: proteger a infância (mais do que nunca!) é um dos grandes desafios dessa geração.

Precisamos devolver às crianças o que nenhuma tela oferece plenamente: tempo para ler, br**car livremente, criar, imaginar e até sentir tédio.

É no br**car livre que elas desenvolvem autonomia, criatividade, coragem e imaginação. E é na leitura que ampliam repertórios, exercitam a atenção e exploram novas perspectivas.

Uma ideia que me marcou foi a de que não vivemos apenas um excesso de telas, mas também uma espécie de sedentarismo cognitivo e terceirização do pensamento. Em um mundo guiado por algoritmos e inteligência artificial, corremos o risco de exercitar menos capacidades humanas essenciais, como criar, imaginar, argumentar e pensar criticamente.

Becker também destacou a importância de uma educação midiática, ajudando crianças e adolescentes a compreender e usar as mídias de forma mais consciente.

No carrossel compartilho alguns slides da palestra. No livro, os autores aprofundam essa discussão e propõem caminhos práticos para proteger a infância, como adiar a entrega de celulares, criar contratos familiares de uso, estimular espaços de convivência e valorizar o tédio como motor da imaginação e da construção da singularidade. Recomendo muito a leitura!

Photos from Conversa de Quintal's post 28/05/2026

Já imaginou conhecer de perto uma escola referência na infância… e ainda viver uma manhã de conversa com educadoras que pesquisam, estudam e defendem uma infância mais sensível, estética e humana?

No próximo sábado, nós .pedagogicas, e estaremos juntas no Instituto Dona Carminha .donacarminha, em Campinas/SP, para um encontro presencial sobre um tema que nos atravessa profundamente: a educadora como curadora da infância. Uma conversa que promete provocar reflexões importantes.

Porque nenhuma prática é neutra, educar crianças pequenas também é fazer escolhas: dos livros que chegam até elas, das experiências que cultivamos,
dos espaços que organizamos, das infâncias que ajudamos a construir.

Será uma manhã para pensar a educação para além do automático. Para conversar sobre curadoria, presença, repertório, nutrição estética e formação humana.

E, sinceramente?
Só a oportunidade de conhecer o Instituto Dona Carminha já faz esse encontro valer a pena.

Visitar essa escola é um convite a habitar, com presença e sensibilidade, não apenas os espaços, mas também os afetos que sustentam o fazer pedagógico cotidiano (arraste para ver algumas imagens e ter um gostinho!)

Uma imersão em cada ambiente que promete inspirar, encantar e renovar o nosso olhar para outras formas de pensar a escola da infância.

Se isso ecoa em você, ainda dá tempo de participar conosco dessa manhã especial. Mas corre, pois restam poucas vagas. Clique no link da bio ou escreva EU VOU nos comentários que enviaremos o link para você.

Photos from Conversa de Quintal's post 23/05/2026

Ontem vivi uma daquelas noites que alimentam minha alma leitora e criadora!

Fui assistir a apresentação dos bonecos de livros dos alunos do curso “A poética do livro ilustrado” que aconteceu na com e . É sempre uma experiência bonita estar ao lado desses mestres do livro ilustrado em eventos como esse, pq é como se a gente pudesse ouvir em voz alta um pouquinho dos que eles pensam, é como entrar um tiquinho dentro dessas mentes geniais.

Além disso, tem algo muito especial em assistir ao nascimento de um livro. Ver as ideias ainda em processo, as escolhas estéticas, os silêncios, as materialidades, os riscos, os traços… tudo aquilo que ainda está virando livro, mas que já pulsa literatura.

Fiquei encantada vendo tantos projetos potentes ganhando forma e, principalmente, encontrando tanta gente talentosa pelo caminho como (que surpresa boa conhecer os projetos de vcs!) e claro, minha querida que acompanho esse projeto mais de pertinho desde 2022 (muito orgulho assistir seu amadurecimento como autora e ilustradora, minha amiga!)

Dá uma baita esperança perceber quantas pessoas seguem apostando na delicadeza da arte e na potência dos livros ilustrados em tempos tão estranhos…

Saí de lá inspirada… e com aquela sensação boa de quem voltou pra casa com o repertório estético um pouquinho mais expandido. E claro, torcendo para que alguma editora bata os olhos nesses projetos, sinta o mesmo que eu e faça com que esses bonecos cheguem as mãos de muitos leitores! 💚

Quer que seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em São Paulo?

Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Localização

Categoria

Entre em contato com a escola/colégio

Endereço


São Paulo, SP