Único canal oficial Assim, no ano de 2003 houve a divisão das Coordenadorias.
Somos: 9.500 Professores e 160.000 alunos em nossas 540 Unidades Educacionais nas Subprefeituras de Campo Limpo e M Boi Mirim, em 100 quilômetros quadrados! O início das atividades da DREM – 5 se deu na gestão do Prefeito Jânio Quadros, onde o correu a divisão do referido órgão. Em Campo Limpo instalou-se a princípio no anexo da EMPG Paulo Colombo e posteriormente para um sobrado situado a Rua Lan
dolfo de Andrade , Parque Maria Helena. A DREM - 5 iniciou suas atividades como Núcleo de Ação Educativa – 5 (NAE – 5), em 1989, na gestão da Prefeita Luiza Erundina, tendo como Secretário de Educação o Professor Paulo Freire e posteriormente o Professor Mário Sérgio Cortella. Nesse ínterim o NAE-5 mudou-se para a Rua Áurea da Gama, Jd Piracuama. A Secretaria Municipal de Educação implantou uma proposta político-pedagógica comprometida com a democratização da educação, intitulada Escola Democrática, objetivando a construção de uma escola pública popular, democrática e de qualidade. A proposta político-pedagógica alicerçou-se a partir de três princípios básicos: participação, descentralização e autonomia,
Nos anos de 1993 a 2001 com as gestões de Paulo Maluf e Celso Pitta respectivamente, o NAE-5 passou a denominar-se DREM-5, permanecendo no mesmo endereço. A proposta educacional da administração, conforme documentos organizados na série Enfrentar o desafio, fundamentou-se nos princípios da qualidade total. Em 2001, com a gestão da Prefeita Marta Suplicy, a DREM passou a denominar-se Coordenadoria de Educação, momento em que se iniciaram as discussões para a criação das 31 Subprefeituras, culminando na criação das 31 Coordenadorias de Educação. Criou-se a Coordenadoria de Educação Campo Limpo, circunscricionada à Subprefeitura de Campo Limpo e a Coordenadoria de Educação de M’Boi Mirim à Subprefeitura de M’Boi Mirim. A Administração iniciou a conversa com a Rede através do documento EducAção Nº 01, Retomando a Conversa: construção da política educacional da Secretaria Municipal de Educação, na qual se apresentaram as três metas que nortearam o trabalho dessa Administração: democratização do conhecimento e qualidade social da educação, democratização da gestão, democratização do acesso e permanência do aluno na escola. A Coordenadoria de Educação Campo Limpo transferiu-se para a Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, Jardim Laranjal, dentro do prédio da Subprefeitura de Campo Limpo e a Coordenadoria de Educação de M’Boi Mirim foi criada dentro do prédio da Subprefeitura de M’Boi Mirim situada a Rua José Taciano Flores, Jardim Figueira Grande. Nos anos de 2005 a 2012, iniciou-se a gestão José Serra/Gilberto Kassab e subseqüente a de Gilberto Kassab. A SME implantou, para toda a Rede Municipal de Ensino, dois programas que embasaram todas as ações e projetos da Administração: O Programa Ler e Escrever – prioridade na Escola Municipal e o Programa São Paulo é uma Escola. Nesse mesmo período, durante a gestão do Prefeito José Serra, ocorreu a reunificação das Coordenadorias de Educação de M’Boi Mirim e Campo Limpo passando a denominar-se Diretoria Regional de Educação Campo Limpo. Em 2010 o prédio da DRE Campo Limpo sofreu um incêndio, que destruiu todas as suas instalações, equipamentos e consequentemente documentos. Assim o atendimento passou a ser realizado de forma improvisada nas dependências da Gestão do CEU Casa Blanca. Em janeiro de 2011 realizou-se a transferência para o atual prédio na Av. João Dias, 3763, Jardim Santo Antônio, permanecendo até o presente momento. Ao longo desses anos a DRE Campo Limpo enfrentou desafios de construção e reconstrução de políticas públicas de educação, objetivando atender as demandas da região. Em janeiro de 2013 assumiu o Prefeito Fernando Haddad, com as metas de ampliação de atendimento a Educação Infantil, melhoria dos índices do IDEB e a implantação da educação em tempo integral. Em janeiro de 2017, na Gestão Dória/Bruno Covas, muito do que foi proposto, se concretizou: Universalização da educação infantil de 0 à 5 anos, melhoria do IDEB/IDEP, com média acima do índice da Cidade, implantação do novo Currículo, entrega de 15 equipamentos da educação cujas obras tinham sido paralisadas pela gestão anterior.
27/11/2024
As EMEFs Deputado José Blota Júnior e Vila do Sol (ambas situadas no extremo da Zona Sul de São Paulo), organizaram neste mês (12/11) um amistoso entre as escolas para celebrar, não apenas seu amor pelo jogo milenar de origem africana, mas para aproximar as comunidades, divulgar as experiências para as famílias e proporcionar as vivências pautadas no respeito e coletividade, que são valores presentes na Mancala Awelé.
Foi um evento que contou com a participação de cerca de 200 estudantes, que jogaram e demonstraram através da Mancala o quanto as oportunidades de aprendizagem são infinitas.
As equipes de professores e gestão de ambas EMEFs trabalharam muito para oferecer essas oportunidades e, com certeza, novas parcerias em outros projetos surgirão dessa união por uma educação de qualidade."
04/11/2024
A Imprensa jovem da EMEF Levy de Azevedo Sodré tem um recado sobre o SARESP
07/05/2024
No mundo atual, a tecnologia desempenha um papel fundamental na vida das pessoas. A coleta e o uso de dados pessoais se tornaram uma prática comum. No entanto, a proteção dessas informações se tornou uma preocupação cada vez maior. Para garantir a segurança e a privacidade dos indivíduos, foi criada a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).Nesse contexto, é crucial que as escolas, como instituições responsáveis pelo desenvolvimento e educação de crianças e adolescentes, estejam em conformidade com a LGPD e tomem cuidados especiais no tratamento de dados pessoais desses grupos. No programa PodConversar a equipe Imprensa Jovem da EMEF Betinho irá conversar com a pesquisadora Karla Souza. Ela é especialista em Direitos Autorais e Recursos Educacionais Aberto atua na formação de professores.
Hoje é Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.Essa data foi criada com o objetivo de informar a população sobre o transtorno do Espectro Autista e assim diminuir o preconceito e a discriminação. Nossas crianças do CEU EMEF VILA DO SOL aprenderam e principalmente ensinaram muito sobre como conviver e acolher as diferenças com muito respeito e amizade. Essa atividade foi desenvolvida e aplicada pelas estagiárias.
06/02/2024
Quer compor a equipe do NAAPA?
22/11/2023
Programa de Aprendizagem Construcionista: integrando Ciências e Tecnologias para Aprendizagem. Gostou dessa ideia? No ano que vem tem mais!
14/11/2023
Parabéns para toda a equipe da EMEF M Boi Mirim II, pelo Prêmio Educação em Direitos Humanos ! Projeto: agência de checagem de notícias ! Vcs são demais!
13/10/2023
Pessoal, é preciso valorizar nossos professores o ano todo, mas essa semana é especial. Assim, vamos deixar na rede social mais agitada que conhecemos, nossa homenagem a essas pessoas que marcaram e/ou ainda marcam nossas vidas. De quem você se lembra?
10/10/2023
Jornada Pedagógica DRE Campo Limpo 2023!
29/08/2023
Show! Protagonismo Infanto Juvenil em DRE Campo Limpo , com participação da Imprensa Jovem da EMEF Campo Limpo II!
É com muita alegria que compartilhamos a potência, disposição e persistência que os profissionais da DRE Campo Limpo traduzem todos os dias trabalhando com muita ética, respeito e competênciajunto aos bebês, crianças, jovens e adolescentes. Três de nossas Unidades estão na reta final para concorrer ao prêmio Paulo Freire.
Parabenizamos a todos os envolvidos neste árduo e lindo processo, para nós, vocês são VENCEDORES!
Obrigada por estarem conosco, transformando vidas e evidenciando a força da escola pública!
Estamos torcendo por vocês:
CEI Jd São Joaquim
CEU EMEI Feitiço da Vila
MOVA Associação Santa Cecília
08/08/2023
O dia de acompanhamento das aprendizagens da EMEF OTONIEL MOTA foi um brinde aos talentos de nossa comunidade escolar. Recebemos a visita da orquestra jovem, em especial dos estudantes que dela fazem parte e que conosco estudam. Um deleite aos ouvidos e corações de todos os familiares que compareceram para o bate papo sobre como conduzir os estudos das crianças, sem deixar de lado o tão sagrado tempo em família. A atividade foi prestigiada por professores e familiares, estudantes e gestão da escola, que em seguida fizeram juntos a refeição. Celebramos nesse dia a vida e o talento desse grupo seleto a quem temos a honra de chamar de nossos estudantes! 🥰