Escola em Uganda

Escola em Uganda

Compartilhar

Desenvolvemos projetos educacionais que visam a autonomia e a potência de cada indivíduo Juntos, almejamos reformular a escola St. A St.

Esse projeto é fruto de uma parceria com a ONG TORUWU (Training of Rural Women in Uganda). Mary, fundada pela ONG em 2013. Mary, atualmente, se encontra em uma situação precária, pois não há refeições suficientes e adequadas para o desenvolvimento das crianças; as professoras não têm formação acadêmica e o salário é baixo; o espaço físico alugado está decaído e pequeno, e não há banheiros e refeit

26/11/2021

Olá, sou Elisa, Sonhadora! Cresci em uma família de livreiros que me educou para o mundo e para a solidariedade. Através dos livros conheci as mais diversas realidades e culturas. Quando cresci, o mundo virou a minha casa e nunca houve outra escolha além de dedicar as minhas habilidades e tempo para lutar pela transformação social. Confio na capacidade de toda pessoa realizar aquilo que mais acredita e trabalho para diminuir as distâncias e faltas de oportunidades.

Tenho uma força materializadora e acredito que sonhos são para serem vividos.

24/11/2021

Somos inspiradas por algumas escritoras e pesquisadoras, hoje, vamos aproveitar para citar bell hooks, no seu livro "Ensinando a transgredir - A educação como prática da liberdade", ela apresenta a seguinte citação:

Terry Eagleton, em The Significance of Theory, diz:

“As crianças são os melhores teóricos, pois não receberam a educação que nos leva a aceitar nossas práticas sociais rotineiras como ‘naturais’ e, por isso, insistem em fazer as perguntas mais constrangedoramente gerais e universais, encarando-as com um maravilhamento que nós, adultos, há muito esquecemos. Uma vez que ainda não entendem nossas práticas sociais inevitáveis, não veem por que não poderíamos fazer as coisas de outra maneira”.

Estamos preparando novidades, contamos com o apoio dessa linda Rede!

Photos from Escola em Uganda's post 23/11/2021

Promover debates dentro das instituições no Brasil sempre foi uma atuação importante do projeto.

O racismo estrutural e a visão estereotipada da África dominam os livros de história nas escolas, os discursos, a mídia e afetam as condições de vida de mais da metade da população brasileira. É fundamental trabalhar para essa mudança.

A partir dos conceitos e metodologias de transformação do projeto, baseadas no protagonismo e valorização dos saberes da comunidade, realizamos palestras e cursos em escolas, empresas, ONGs, movimentos estudantis e faculdades para mais de 2.000 pessoas.

E se pudéssemos ampliar essa atuação e promover transformações nas culturas das empresas, das escolas, das próprias ONGs e muito mais? Toparia estar do nosso lado?

Continue por aqui!

Photos from Escola em Uganda's post 23/11/2021

O continente africano é o berço da humanidade e uma fonte de riquezas, conhecimentos e tecnologias. A história, dominada pela branquitude e pelas violações aos direitos humanos, renegou à África o seu real protagonismo e importância para o mundo. A história do Brasil tem conexão direta com o continente africano e temos muito a aprender e trocar.

Acreditamos que o diálogo, o pensamento crítico e a ação reflexiva geram transformações internas e externas.

Através do Programa de Imersão, em parceria com a
, inauguramos o voluntariado crítico e consciente através de uma formação em conceitos como branco salvador, estereótipos sobre o continente africano, racismo e escuta ativa. Foram mais de 100 voluntáries de diversas partes do mundo atuando do Brasil e de Uganda.

E se pudéssemos continuar esse intercâmbio de vivências e conteúdos? Você viria com a gente?

Continue por aqui!

Photos from Escola em Uganda's post 23/11/2021

Nascemos de um sonho: a demanda pela construção da escola St. Mary partiu da comunidade e juntos desenvolvemos o projeto Escola em Uganda.

O nosso principal objetivo sempre foi trabalhar a autonomia, a reflexão crítica e a superação das desigualdades. A partir dos saberes e do protagonismo da comunidade, elaboramos o projeto pedagógico humanizado e construímos a estrutura física da Escola St. Mary, promovendo um ambiente de saúde, bem-estar e resgate das potencialidades. Atualmente, a escola é coordenada totalmente pela comunidade.

Quer saber mais? Assista no youtube e no Videocamp o documentário “Agali Awamu, reinventando Ciclos” e sinta a potência dessa história!

E se nós pudéssemos ampliar essas ações para outros ambientes e sonhar novos sonhos? Você viria com a gente nessa?

Continue por aqui!

Photos from Escola em Uganda's post 27/04/2021

Olá! Estamos sumidas por aqui, mas temos novidades!

A escola foi construída com sucesso graças ao apoio de todas e todos vocês! A pandemia segue controlada em Uganda e duas séries estão funcionando presencialmente.

Vivemos uma experiência e tanto em Uganda e agora estamos no momento de compartilhar e passar esse conhecimento para frente.

Estamos oferecendo o curso online "Psicologia Comunitária: prática e teoria a partir do projeto Escola em Uganda", ministrado por Elisa Pires, fundadora e coordenadora.

O curso já contou com a participação de 70 pessoas e aborda diferentes temáticas em educação, psicologia, gestão, arquitetura, com o principal foco de incentivar pessoas e projetos a trabalharem a partir da escuta ativa e do fazer junto com a comunidade.

"Aprendi que na vida precisamos dar mais valor em vivenciar experiências. Chamo o curso de experiência porque experiências são sentidas de uma maneira diferente, e vivenciar uma experiência é permitir que isso aja de uma maneira diferente em nosso caminho, de forma mais profunda; uma experiência agrega valor, se alinha à princípios e, por isso, transforma. E que experiência essa. Além da preocupação com o conteúdo, senti o cuidado em vivenciar conosco os mesmos valores aplicados ao projeto: respeito, troca, significado, valor à toda partilha, preocupação com as diferenças, até tranquilidade eu senti (paz, sabe?)." Giulia, Comunicadora Social

Data: 15 e 16 de maio
Horário: 9 às 17 horas
Plataforma: zoom
Inscrições e mais informações: https://forms.gle/PehCN5xSeVyQa91o6

Esperamos você!

Photos from Escola em Uganda's post 28/02/2020

O grupo Agali Awamu foi a base de todo o nosso trabalho. Quando chegamos em Uganda, nos deparamos com muitos desafios, mas tínhamos nossos valores claros: respeito, acolhimento e trabalho lado a lado com a comunidade. Começamos o grupo em março de 2017 e usamos a psicologia social comunitária como prática e teoria, pois ela acredita na potência e autonomia da população. Sabíamos que tínhamos um tempo aqui, dizíamos desde o começo que nosso objetivo era quando a comunidade não precisasse mais de nós, pois ela estaria com ferramentas para continuar o trabalho da forma que melhor acreditasse. Para isso, nos jogamos por três anos na comunidade, nos abrimos e eles também. Porém, nos perguntávamos o que de fato era trabalhar juntos, pois o nome do grupo significa "juntos conseguimos". No começo, eles não queriam fazer o Agali Awamu, pedimos então apenas um primeiro encontro pra ouvi-los e entender mais da realidade, e se eles decidissem que não queriam mesmo, não iríamos insistir. O grupo passou a existir a partir daquele dia e nunca mais parou. Aconteceu por 2017, 2018 e 2019. Muitas mudanças pedagógicas aconteceram, a escola foi construída. No fim do ano passado, sentimos que nosso papel havia chegado ao fim. Fizemos o último grupo juntos em novembro, e por uma cegueira, ou por não acreditarmos em nós mesmas, achamos que eles iriam querer terminar o grupo. Não, eles estavam muito emocionados e por conta própria escolheram o novo coordenador, o Luke. Famoso Luke, entrou como cozinheiro, virou bibliotecário depois do Programa de Imersão e agora foi escolhido para ser o sucessor do grupo. Agora, o Agali Awamu é gerido 100% pela comunidade. Tivemos a honra de participar do primeiro grupo desse ano, apenas como "conselheiras", como o Luke disse. Ele estava confiante, os professores confortáveis, só assistimos, felizes e completas. Eles sabem o que querem, estão organizados, e sempre estaremos juntos. Agora acompanharemos de longe, mas sempre com o coração e alma conectados. Podemos dizer, com muito orgulho, que alcançamos nosso objetivo, e que trabalhar juntos é se colocar de fato a disposição do outro, é enxergá-lo e se importar. Agali Awamu, para sempre.

Photos from Escola em Uganda's post 11/02/2020

Quem tá feliz de estar na escola nova? ♥️😁🙏🏾

Photos from Escola em Uganda's post 30/01/2020

Estamos extremamente felizes, emocionadas e gratas em anunciar que mudamos 100% da escola antiga para a nova!!! Agora não usamos mais a escola com as cores mais azuis, mas ela marcou a nossa história e estará sempre com a gente. Lá foi o começo de tudo, e agora a continuação é aqui, nesse espaço novo, grande, arejado, cheio de luta e amor. A escola nova representa tudo isso, e muito mais. É a união de pessoas que acreditam na educação, na empatia, no respeito, e no desenvolvimento pleno de cada indivíduo que habita essa terra. Nossa gratidão é sem tamanhos, podemos ouvir as crianças correndo, brincando, aprendendo, e sempre, sempre ensinando que no fim o que importa são as relações que criamos, estar aberto ao outro, e sempre acreditar. Agali Awamu, para sempre!

Quer que seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em São Paulo?

Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Localização

Categoria

Entre em contato com a escola/colégio

Endereço


São Paulo, SP