01/03/2020
Publique um depoimento de cliente. É uma prova social contundente do que você faz/vende/entrega.
Esse aí eu recebi por email sobre o livro que escrevi, o Recomece - quando olhar para dentro é a única saída. Se interessou? O link de venda está na biografia.
15/01/2020
Essa pergunta é pra você, prezado empreendedor: quem é você na operação? Operação ou estratégia?
Veja bem: não é a toa que operação aparece na pergunta e como alternativa de resposta. Porque a operação é o negócio acontecendo, a sua atividade chave em andamento, sua entrega. Então você sempre irá fazer parte ou ser a operação.
Isso eh óbvio e todo mundo faz isso, certo?
Certo.
E é por isso que UM MONTE de empreendedor esquece da outra parte: a estratégia. F**a lá, se dedicando à produção e entrega e não senta a bunda na cadeira pra fazer um plano. Aperfeiçoar o que deu certo, ajustar o que deu errado. Planejar os próximos passos, os próximos meses, o ANO. "Ah Cris, mas como faz isso? Não da tempo!"
Eu respondo sempre a mesma coisa: além daquele Plano Macro (o anual, o Plano 2020, sabe?), programe 1h do seu dia para PENSAR, ESCREVER, PLANEJAR, ANOTAR E COMPILAR AS IDEIAS. 1h que você é seu cliente. "MAS 1H É MUITO!" - se você acha isso, lamento informar que em pouco tempo você irá pensar ou dizer "preciso sair um pouco da operação, estamos sem estratégia." - e aí vai ser aquele correrê. (e tem tb os que falam "sou estrategista" e esquecem da operação. acontece bastante em sociedades. haha)
02/11/2019
Pra que serve um PLANEJAMENTO? - Para conduzir a um resultado
- Para orientar ações que irão gerar esse resultado
- Para repensar, criar um plano B, se os resultados não forem o esperado
- Para colocar foco nas ações
E... para que NÃO serve um Planejamento?
- Para ficar esperando que as coisas aconteçam só porque você tem um plano.
Por isso que eu afirmo: um plano sem AÇÃO não serve para nada.
Se você investiu tempo e esforços planejando, por que não executar?? "Porque dá muito trabalho Cris" (sério, já ouvi isso de cliente que comprou um plano mas não quis executar) - muitas vezes nem é MAIS trabalho. É fazer diferente, ter que aprender, mudar.
E aí venho eu, jeitosa e delicada, falando: "ok, se vc quer ficar no mesmo lugar, se tá bom pra vc, tudo bem! Só não queira resultados diferentes fazendo tudo do mesmo jeito - e isso foi Einstein, não eu que disse"
Mas... e agir, fazer ações de comunicação mesmo sem ter um plano, funciona? Sim, pode funcionar. Porque aí a gente entra naquela afirmação mais repetida que amém: "SE VOCÊ NÃO SABE PARA ONDE ESTÁ INDO, QUALQUER LUGAR SERVE."
21/08/2019
Aos 5 anos decidi que iria aprender a escrever. Informei minha mãe que iria para o pré para "juntar as letras e fazer palavras" - ela não me levou a sério. Matriculada no Jardim III, simplesmente me dirigia para a outra sala. Aí veio o rebuliço: escola chama mãe, mãe fala que criança está irredutível, D.Toninha, a Diretora, fala para a criança "você não vai conseguir, mais pra frente repete o ano". "Tá bom, mas agora eu quero aprender a escrever" - respondi. Lembro do ar consternado das duas. Não havia muito a ser feito. O tempo foi passando sem que a sentença se cumprisse. E o gosto pela leitura e a escrita foram crescendo comigo. Aos 10 anos, era uma criança muito esquisita. Cresci muito rápido, fiquei desengonçada, dentuça - e bem aí mudei de escola. Ganhei vários apelidos - Monstronesa, Mônica, Viratripa, Dumbo (esse último nasci assim, poxa!) - e nenhum amigo. Para não ficar sozinha no recreio, me escondia na biblioteca. E lia. Lia tudo, emprestava, lia mais, devolvia, lia de novo. Resolvi que seria escritora - sonhava com meus rabiscos seguindo muito além dos cadernos que eu tinha para escrever. Passada a fase de criança bizarra, o sonho foi ficando pra trás. Apesar de nunca ter deixado de escrever - essa sempre foi uma demanda da profissão na qual pousei - nunca "virei" escritora. Escrevi blogs que nunca publiquei, defini temas de livros que nunca saíram da ideia. O sonho da criança adormeceu.
Em 2017, quando ouvi "você tem um tumor na tireoide", decidi não operar. Fiquei aterrorizada pensando, entre outras coisas, que morreria com sonhos nunca realizados. É na dor ou no amor que a gente aprende né? Comecei a escrever sobre todos os medos que sentia naqueles dias e chamei de "10 anos em 30 dias". Fazendo terapia, descobri ainda outros assuntos pendentes a resolver. Só 1 ano depois, em 3/09/18, operei (era tudo benigno, uhuu). Após a cirurgia, tomei algumas decisões: mudar hábitos, descobrir e viver o meu propósito de vida. Comecei a meditar todos os dias, ler sem parar, escrever tudo e qualquer coisa que pensasse. Turbilhões de ideias diariamente, até que...
(Essa história continua. Mas não hoje!)
12/08/2019
Nas mentorias, eu falo para os clientes: "grave vídeos, faça lives, apareça, coloque sua cara". Monto os e sempre coloco tudo isso lá também. Afinal, nisso tudo aí de redes sociais, já é sabido que pessoas se conectam com pessoas e não com logotipos, né? Mesmo as grandes marcas buscam porta-vozes, influenciadores, gente que fala diretamente com o público.
No Plano de Marketing da também tem "Publicação de vídeos/ Youtube e IGTV". Seguindo o cronograma, elaborei os roteiros dos 7 primeiros vídeos. E aí começaram as minhas desculpas:
"Não tenho câmera" - grave com o celular ué.
"Não tenho microfone, o som vai ficar ruim" - use o fone do celular. "Mas aí não tem recuo" "Não tenho tripé, preciso de um cabo de internet para subir o vídeo pq no wifi não vai dar, não da pra gravar com a câmera frontal, não, não, não".
Mesmo com este monte de desculpa, fui lá e gravei.
Novela da , parte 2: vídeos prontos desde junho, inventei zilhões de novas desculpas para não publicar.
Há 10 dias, eu comecei a fazer um negócio em que a frase "eu não consigo" é proibida. Comecei a fazer Crossfit - veja bem, tem gente que diz "treinar" mas, por hora, meu objetivo é só conseguir repetir os movimentos sem desfalecer. E o , que faz um monte de vídeos, me falou uma coisa: "a minha vontade de ajudar as pessoas é maior que minha vergonha" - e aí eu fiquei com vergonha por tantas desculpas. Afinal, como eu posso ficar falando pras pessoas publicarem vídeos, se exporem, enquanto eu fico aqui só juntando letrinhas?
Então, em homenagem a vocês clientes, mentorandos, aqui vai: o link pro MEU canal www.shorturl.at/bDEU3
Vai lá me ver na casa nova :) E ME SEGUE (pelamordedeus) que eu tô sozinha lá.
26/07/2019
Simplesmente isso. A frase está no livro "A arte da estratégia", do Professor . O livro é de 2005 e, como todo conteúdo de valor, é super atual :)