03/12/2025
Eu gosto é da bagunça, rs.
Participar desse evento foi entender que, até aqui, já superei alguns obstáculos importantes.
O coração já não dispara querendo sair pela boca, agora é aquela sensação boa de explorar o desconhecido. Só um friozinho na barriga, daquele que dá até gosto.
Também percebi que ainda tenho algumas limitações, principalmente físicas, mas mesmo assim consegui me divertir de verdade.
Foi um dia maravilhoso, cercado de pessoas muito agradáveis 😊
Agora é treinar os bracinhos para o próximo, rsrs!
27/10/2025
O que temos em comum? A mãe Luci ❤️
Hoje foi dia de reunir 5 dos 7 filhos dela, 4 dos 8 sobrinhos e nosso cunhado no apartamento da nossa mãe.
Somos meios irmãos (dá para perceber pela paleta de cores, né?) rs
Meu sonho? É ver todos juntos, conversando sobre o que vivemos e sobre o que queremos, de preferência, gargalhando em coro, até a bochecha dar gaimbra.
Com certeza, hoje, a mãe esteve entre nós celebrando esse momento.
Mãe, sentimos a sua falta e nosso encontro é uma tentativa de te ter por perto ❤️
15/09/2025
Vão dizer que é montagem, mas olha a sintonia 🙊
Fui surpreendida pela minha cunhada ao mostrar essa imagem 😅
Fiquei em choque
As IA's estão sendo aperfeiçoadas na velocidade da Luz.
❤️
13/09/2025
Hoje eu e a Eslaine vivemos um momento muito especial no CEDESP Dom Macário. Tivemos a oportunidade de falar sobre percursos formativos, caminhos gratuitos que permitem dar continuidade nos estudos, de onde cada pessoa parou. 📚
Há algum tempo eu sonho em perder o medo de falar em público, especialmente quando se trata de algo que pode abrir portas e facilitar a vida de outras pessoas. Aos poucos, esse sonho começa a se realizar. Sim, eu fiquei nervosa, mas a vontade de compartilhar informação e esperança falou mais alto.
🥹
Pra mim, não basta ter conquistado o ensino superior. O que faz sentido é ver outras pessoas, que vieram de uma realidade parecida com a minha, também acreditando em seus sonhos e acessando oportunidades.
Sigo acreditando que a educação transforma, e que cada vez que vencemos nossos próprios medos para falar dela, estamos dando mais um passo nesse caminho.
É assim que meu coração pulsa mais rápido ❤️
10/09/2025
Fiquei muito feliz em ser selecionada para participar do projeto de pesquisa “Análise do impacto das políticas afirmativas e de permanência entre os discentes de graduação do IP USP”! 🎓💜
Para mim, essa pesquisa tem um signif**ado muito especial: graças às políticas afirmativas, pude entrar no curso de Psicologia. Agora, terei a oportunidade de dar contorno científico às experiências de colegas que, assim como eu, vieram da periferia e são cotistas por raça, escola pública e diversas vulnerabilidades sociais, enfrentando diariamente o desafio de ocupar uma universidade ainda muito elitista e embranquecida.
E aqui está o ponto: não basta apenas a implementação das políticas afirmativas de acesso. É preciso também pensar nas políticas de permanência.
A pergunta que f**a é: a universidade está preparada para receber esse novo público? E mais: os cursos querem de fato estar preparados?
A permanência estudantil não é apenas sobre auxílio financeiro. É também sobre como se ensina, o que se ensina, e como docentes se relacionam com discentes. É sobre criar condições reais para que todos possam aprender, pertencer e se desenvolver.
Nossa queridíssima Cida Bento já disse:"Não há aprendizado sem pertencimento".
Essa conquista representa a chance de aliar experiência pessoal com números e análises, mostrando que nossas vivências não são casos isolados, mas parte de uma realidade estrutural que precisa ser vista, reconhecida e transformada.
“Levanta e anda, não para não
Não deixa a peteca cair não…” 🎶
03/08/2025
Meu 1º Congresso de Psicologia 😍
Participar da ULAPSI 2025 como ouvinte foi mais que um evento acadêmico...foi um encontro com outras formas de existir e cuidar.
Me emocionei, me inspirei, saí com a cabeça borbulhando. Conheci práticas que olham para a saúde mental a partir da ancestralidade, da coletividade e do corpo.
Percebi que a Psicologia ensinada na universidade é só uma entre tantas possibilidades. E que a que quero seguir precisa dialogar com a realidade em que vivo e com quem eu sou.
Às vezes, uma reza, o canto de Exu, um abraço, um tempo entre pessoas queridas ou cozinhar em comunidade fazem tanto pela nossa saúde mental quanto uma hora de psicoterapia.
A ULAPSI me lembrou que cuidar da mente é, também, cuidar da alma e do corpo.🌹🙏🏽
Me sinto privilegiada por entrar em contato com tanto trabalho potência e pessoas inspiradoras 🥹❣️
25/07/2025
Hoje é 25 de julho, um dia que carrega memórias, histórias e resistências — sobretudo de mulheres pretas, pardas, indígenas e quilombolas.
Mulheres corajosas, fortes, que muitas vezes choraram sozinhas, silenciosas para não acordar as crianças. Mulheres que resistiram e lutaram com o que tinham nas mãos.
O Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha existe para lembrar a força, a luta e a ancestralidade de tantas mulheres que abriram caminhos às custas da própria felicidade, saúde e, tantas vezes, da própria vida.
Minha avó materna foi uma mulher doce, gentil, amorosa. Todos os netos a amavam. Minha mãe era sua filha preferida e sempre chorava ao falar dela. Minha avó partiu antes de eu crescer o suficiente para guardar memórias desses olhos de Oxum.
Minha mãe era firme, direta, sabia o que queria. Adorava conversar com vizinhos e amigas, gargalhava alto, falava com intensidade. Ela também se foi, deixando saudades imensas.
Minha irmã Dara é ventania, furacão e rio que passa sobre as pedras, sem se desviar. Minha irmã é a pura força da natureza, que me ensina todos os dias.
Hoje estamos aqui, eu e ela, unidas e cuidando uma da outra. Tenho certeza de que minha avó cuida da minha mãe e olha por nós. ♥️
Não conheci muitas pessoas que vieram antes de mim, mas faço questão de conhecer e cuidar das que vieram depois. Minhas sobrinhas são presentes lindos que amo ter por perto. 😍
Eu sou quem sou porque olhei para trás e vi as mulheres incríveis que vieram antes de mim. Por isso, não admito mais me apequenar, nem aqui, nem em ali. Em nome de todas as mulheres que vieram antes e depois de mim, farei o possível para ser colo para cada mulher que cruzar o meu caminho.
É na força do feminino que encontramos potência, transformação e florescimento. Sem isso, não chegamos a lugar nenhum. 💪🏽🌹
1° Foto: vó Maria (mãe da minha mãe)
2° Foto: Luci (minha mãe)
3° Foto: Eu merma
4° Foto: Dara (minha irmã)
5° Foto: Vitória, Dafny e Valentyna
20/07/2025
Para além dos olhos amendoados e cabelos com curvaturas, temos muita coisa em comum.
Desde que nos conhecemos? Não!
Mas algo nos aproximou lá naquele natal de 2016.
Talvez, um desejo de partilhar momentos só nossos, de meninas vividas, com muito afeto
No decorrer do tempo cronológico fomos nos encontrando ainda mais
Cada uma em pura transformação de vida e de ser, mas sempre expressando o que somos, sem deixarmos de ser
E juntas, somos complemento.
A gente aprende juntas e eu aprendo muito com vocês. Até com o não dito.
Nosso laço é potente e eu arrisco a dizer: tá com cara que vamos envelhecer juntas e fazer muitas viagens também 😍
Sabe aquelas séries de amigas. Sempre desejei fazer parte se um grupo de mulheres em que eu pudesse ser eu mesma e, ao mesmo tempo, pudesse me transformar, melhorar e crescer.
Ao compartilhar lágrimas, abraços, pontos de vistas, cuidado, mais nos aproximamos e isso não tem preço.
Obrigada por estarem aqui e por serem inspiração ❣️
Amo vocês ❤️❤️❤️
16/07/2025
É um privilégio sair terça à noite para assistir uma peça de teatro tão potente 😍
Dirce é essa mulher potente que fez a releitura da obra "Quarto de Despejo" de forma tão comovente.
Melhor ainda, na compnhia Ari e da Eslaine❤️
Quando estou com elas, o tempo parece voar
Tem tanta coisa para falar e ouvir
E nunca terminamos o assunto
Porque somos tagarelas
Risadinhas e neurodivergentes
É aconchegante quando estamos juntas
E ainda acho bizarro como temos tantas coisas incomum.
Deve ser assim que as amizades de alma são
1° Foto: nós com essa atriz maravilhosa 😍
2° Foto: nós no espelho do Sesc 24 de Maio
3° Foto: eu na roda de capoeira do mestre Pelota (eu estava muito enferrujada, mas deu para me divertir)
4° Foto: nós do palco da peça tirando fotos conceituais k*k
5° Foto: Dirce e eu (adoro abraçar as pessoas 😍)
6° Foto: Dirce com todo seu talento e brilho 🌟
7° Foto: Any tirando essa foto conceitual
8° Foto: a atriz vivenciando os escritos de Carolina
9° Foto: duas gatas na frente do espelho (minhas amigas são maravilhosas ❤️)
08/07/2025
Relações Raciais e Saúde Pública ✊🏽😍
Essa, de longe, foi a minha matéria mais legal do semestre.
Essa optativa da Saúde Pública foi um respiro em um semestre tão cansativo. Desse permitir, conheci pessoas incríveis. Uma delas foi a pro Mônica, a prof Jana e a Dani, minha nova amiga de sala.
Desde que eu entrei na USP não tinha tido contato com professoras (es) afetuosas, acessíveis, humildes e que estão realmente dispostos a ensinar a partir de uma educação decolonial. No entanto, ao ingressar nesse disciplina, tive a oportunidade de vivenciar o aprendizado de forma mais amorosa e rica, que é como eu prefiro aprender.
A pro Mônica e a pro Jana se tornaram grandes referências para mim. Fiquei muito feliz de ter conhecido essas profissionais que somam expertise decolonial com afetividade (é o que eu acredito ❣️)
Foi um prazer dividir essa disciplina com meus amigos .ap, , , .
É junto dos bão que a gente f**a mió❣️😊
Aos poucos, estou desenhando meu caminho e um futuro possível, de acordo com valores que acredito e segurando a mão de quem acredita também nessa caminhada ❣️😊
07/07/2025
Essa é uma das fontes que me nutri de amor, de carinho, de força, de amor, de respeito.
É com elas que eu não me sinto só
É com elas que eu tomo coragem para falar alto
É com elas que eu desato meus nós.
Quem diria que aquelas duas irmãs, com apenas dois anos de diferença e que viviam brigando até a adolescência por bobagem, seriam tão unidas!
Eu tenho muito orgulho de ser a sua irmã e de poder fazer parte da sua vida assim como você faz da minha.
Você, talvez, não compreenda a dimensão da sua influência sobre mim. A sua força me inspira e me faz forte em ambientes em que me sinto só.
Estar com as minhas sobrinhas, Vivi, Tyna e Dafny, me faz a tia mais coruja e feliz desse mundo.
Espero fazer parte da vida de vocês cada vez mais 🤩
Amo vocês, porque sem vocês eu sou folha solta no vento.
Vocês me lembram que tenho raízes fortes✊🏽❤️
04/07/2025
É no frio que eu me conecto
como um ipê que floresce na geada
mãos e pés gelados, mas o coração pulsa fervura
Gosto de chocolate quente cremoso
Quero abraço macio, cheiroso
Olho no olho, sorrisos ao vento
Estou no momento presente
Desfruto e me interesso por quem sente