06/02/2026
O Sagrado Escondido no Gesto.
Uma ação nunca é só “o que eu fiz”.
Ela é corpo para o espírito. É como um sacramento cotidiano: o invisível ganhando forma, o interior ganhando gesto, a fé ganhando chão.
Quando escolho o bem, não estou apenas me comportando melhor. Eu estou consagrando o instante. Estou dizendo, com as mãos, com a voz, com o jeito de tratar alguém: “aqui mora o divino.”
E então o encontro vira altar. O cotidiano vira rito. O gesto vira presença.
Mas existe o outro caminho, mais curto e mais comum: agir mal. E aí acontece algo grave, embora silencioso: não é só o outro que eu machuco. Eu profano a morada. Eu derrubo, por dentro, o que eu digo que honro por fora. Eu dessacralizo o sagrado em mim — e no mundo ao meu redor.
E aqui está o ensinamento que nos atravessa:
quando agimos, nós não só derramamos o que está dentro de nós; nós também recebemos o que está fora. A ação molda o mundo — sim. Mas, ao mesmo tempo, o mundo entra pela fresta do gesto e vai remodelando o nosso eu interior.
Por isso, toda escolha deixa uma marca.
O bem me torna mais íntimo do bem.
A crueldade me deixa mais afiado para a crueldade.
A mentira me acostuma ao escuro.
A bondade me abre claridade.
Espiritualidade não é apenas o que eu sinto quando fecho os olhos.
É o compromisso que eu assumo quando abro os olhos.
Agir bem é orar com o corpo.
É manter o templo limpo — não por perfeição, mas por reverência.
É viver de um jeito que o divino não precise se esconder de tristeza por morar em nós.
22/08/2022
Qual a postura do cristão ao votar?
Há uma orientação bíblica que aponte um jeito para decidir?
Assista, curta, divulgue
O cristão e a campanha eleitoral - #VOTO
No Brasil até o exercício democrático do voto virou guerra. O uso inescrupuloso do poder religioso pela campanha eleitoral tem deixado muitos fiéis desproteg...
23/07/2022
Entrevista para a TVT:
"Filho de Deus tem que ser pacificador".
Ato inter-religioso homenageia Bruno e Dom: “Quem quer ser filho de Deus, precisa ser pacificador”
O ato-inter-religioso organizado por várias entidades no último fim de semana, na Catedral da Sé, em São Paulo, pediu paz, justiça para Bruno Pereira e Dom P...
05/05/2022
Hoje faz um mês que, eu e a Gi, pedimos o desligamento da Igreja Betesda.
Gravei um vídeo para tentar esclarecer um pouco e não deixar algum sentimento nas pessoas que queremos bem de que as teríamos abandonadas.
Menos ainda pensarem que nos desligamos por algum "mi-mi-mi" ou melindre, apesar de que, quem andou e anda conosco sabe muito bem que isso jamais ocorreria.
Não é possível transmitir tudo, mas penso que ajudará um pouco.
Por que nos desligamos da Betesda? - Esclarecimento aos membros e amigos da Igreja.
Em nome dos 30 anos de história, minha e da Gisleine na Igreja Betesda, desejo prestar esclarecimento sobre o nosso desligamento.Nosso desejo era de nos desp...
31/12/2021
Logo mais um tempo para agradecer!
23/11/2020
FOI ASSIM...
Em 2020, ano da pandemia, pegaram um negro e na presença de Jesus começaram a espancá-lo.
Jesus lhes perguntou:
"vocês dizem que não tem racismo, mas porque espancam esse homem?
Se fosse branco vocês o tratariam assim ou estariam conversando?
Se ele falasse alto, vocês pediriam calma ou o chutariam?
Livrem, pois, todos da morte e não apenas alguns".
Ouvindo o que Jesus falara, o povo ao redor ficou indignado com o espancamento.
Alguns concordando com Jesus, balançando a cabeça como sinal de inconformidade voltaram às compras.
Mas outros, muito mais revoltados pegaram seus celulares e começaram a filmar toda a tortura.
Enquanto a postagem nas redes sociais destes era o auge da indignação com o ocorrido, a vida do homem se esvaía em sangue.
Assim, com muitos likes terminaram as compras.
E todos foram para suas casas, levar as compras e ver o noticiário, satisfeitos por não serem racistas.
09/11/2020
De que vale uma fé capaz de remover uma montanha, mas incapaz de mover o próprio coração?
Abrir o mar, mas insuficiente para abrir as mãos?
07/11/2020
Se o que me faz ser-lhe solidário,
ouvir seus lamentos e acolher suas lágrimas são as minhas crenças e o que faz você me desprezar e me tratar como a um demônio são as suas, quais crenças têm mais possibilidade de ser fruto do Espírito de Cristo?