Prof Eliel Batista

Prof Eliel Batista

Compartilhar

Teologia é a arte de descrever o infinito visto por uma pequena janela.

06/02/2026

O Sagrado Escondido no Gesto.

Uma ação nunca é só “o que eu fiz”.
Ela é corpo para o espírito. É como um sacramento cotidiano: o invisível ganhando forma, o interior ganhando gesto, a fé ganhando chão.

Quando escolho o bem, não estou apenas me comportando melhor. Eu estou consagrando o instante. Estou dizendo, com as mãos, com a voz, com o jeito de tratar alguém: “aqui mora o divino.”
E então o encontro vira altar. O cotidiano vira rito. O gesto vira presença.

Mas existe o outro caminho, mais curto e mais comum: agir mal. E aí acontece algo grave, embora silencioso: não é só o outro que eu machuco. Eu profano a morada. Eu derrubo, por dentro, o que eu digo que honro por fora. Eu dessacralizo o sagrado em mim — e no mundo ao meu redor.

E aqui está o ensinamento que nos atravessa:
quando agimos, nós não só derramamos o que está dentro de nós; nós também recebemos o que está fora. A ação molda o mundo — sim. Mas, ao mesmo tempo, o mundo entra pela fresta do gesto e vai remodelando o nosso eu interior.

Por isso, toda escolha deixa uma marca.
O bem me torna mais íntimo do bem.
A crueldade me deixa mais afiado para a crueldade.
A mentira me acostuma ao escuro.
A bondade me abre claridade.

Espiritualidade não é apenas o que eu sinto quando fecho os olhos.
É o compromisso que eu assumo quando abro os olhos.

Agir bem é orar com o corpo.
É manter o templo limpo — não por perfeição, mas por reverência.
É viver de um jeito que o divino não precise se esconder de tristeza por morar em nós.

O cristão e a campanha eleitoral - #VOTO 22/08/2022

Qual a postura do cristão ao votar?
Há uma orientação bíblica que aponte um jeito para decidir?

Assista, curta, divulgue

O cristão e a campanha eleitoral - #VOTO No Brasil até o exercício democrático do voto virou guerra. O uso inescrupuloso do poder religioso pela campanha eleitoral tem deixado muitos fiéis desproteg...

Por que nos desligamos da Betesda? - Esclarecimento aos membros e amigos da Igreja. 05/05/2022

Hoje faz um mês que, eu e a Gi, pedimos o desligamento da Igreja Betesda.

Gravei um vídeo para tentar esclarecer um pouco e não deixar algum sentimento nas pessoas que queremos bem de que as teríamos abandonadas.
Menos ainda pensarem que nos desligamos por algum "mi-mi-mi" ou melindre, apesar de que, quem andou e anda conosco sabe muito bem que isso jamais ocorreria.

Não é possível transmitir tudo, mas penso que ajudará um pouco.

Por que nos desligamos da Betesda? - Esclarecimento aos membros e amigos da Igreja. Em nome dos 30 anos de história, minha e da Gisleine na Igreja Betesda, desejo prestar esclarecimento sobre o nosso desligamento.Nosso desejo era de nos desp...

31/12/2021

Logo mais um tempo para agradecer!

08/03/2021

Algumas questões sobre a Campanha da Fraternidade

03/02/2021

Não dá mais...
Se não mudarmos nosso modo de viver, continuaremos a fazer um inferno no qual teremos que viver nele.

30/01/2021

HORA DE SABER QUAIS IGREJAS SÃO CONTRA E QUAIS A FAVOR.

Há relatos de tribos que não querem a vacinação porque não é de Deus. Para o bem comum é importante o povo saber quais igrejas concordam com isso: igreja que não se pronuncia contra é porque concorda. Combinado?
Que fique explicito quem é quem.

23/11/2020

FOI ASSIM...

Em 2020, ano da pandemia, pegaram um negro e na presença de Jesus começaram a espancá-lo.

Jesus lhes perguntou:
"vocês dizem que não tem racismo, mas porque espancam esse homem?
Se fosse branco vocês o tratariam assim ou estariam conversando?
Se ele falasse alto, vocês pediriam calma ou o chutariam?
Livrem, pois, todos da morte e não apenas alguns".

Ouvindo o que Jesus falara, o povo ao redor ficou indignado com o espancamento.

Alguns concordando com Jesus, balançando a cabeça como sinal de inconformidade voltaram às compras.

Mas outros, muito mais revoltados pegaram seus celulares e começaram a filmar toda a tortura.

Enquanto a postagem nas redes sociais destes era o auge da indignação com o ocorrido, a vida do homem se esvaía em sangue.
Assim, com muitos likes terminaram as compras.

E todos foram para suas casas, levar as compras e ver o noticiário, satisfeitos por não serem racistas.

09/11/2020

De que vale uma fé capaz de remover uma montanha, mas incapaz de mover o próprio coração?
Abrir o mar, mas insuficiente para abrir as mãos?

07/11/2020

Se o que me faz ser-lhe solidário,
ouvir seus lamentos e acolher suas lágrimas são as minhas crenças e o que faz você me desprezar e me tratar como a um demônio são as suas, quais crenças têm mais possibilidade de ser fruto do Espírito de Cristo?

Quer que seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em São Paulo?

Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Localização

Endereço


R. Américo Brasiliense, 2444
São Paulo, SP
04715-004