17/04/2026
Hoje retornamos também na E. E. Lourival Gomes Machado, para falar com os demais terceiros anos. Cada vez se tona mais importante falar sobre nossa Carta Magna. Agradecemos novamente aos professores e à coordenação pela parceria.
17/04/2026
Semana passada, voltamos na E.E. Caran Apparecido Gonçalves. Esse foi o segundo ano de parceria com a escola, levando o Projeto e difundindo conhecimento sobre a nossa Constituição. Tivemos uma participação assídua dos alunos e todos contribuíram com perguntas super interessantes. Agradecemos muito à Cleo por ter reservado o espaço e por todo o engajamento da escola.
10/04/2026
Retornamos hoje, também, à E. E. Alexandre Von Humboldt, parceira de anos do Projeto. Nossos voluntários tiveram a oportunidade de compartilhar um pouco, com os alunos do terceiro ano, seus conhecimentos sobre a nossa Constituição. Agradecemos aos alunos, professores e à direção pela parceria.
10/04/2026
Hoje voltamos na E. E. Prof. Lourival Gomes Machado, pelo quarto ano consecutivo, para conversar sobre a Constituição em duas aulas. Agradecemos pela participação dos alunos e o espaço de aula disponibilizado pelos professores Jaime e Elias, bem como o suporte da coordenadora Miriam. Semana que vem voltamos para outras duas aulas.
07/04/2026
Hoje voltamos à E. E. Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo para falar sobre a Constituição para os alunos do ensino médio. Agradecemos aos estudantes, ao diretor Antonio Carlos e à vice diretora Gislaine pela recepção.
30/03/2026
Na última sexta-feira, voltamos na E. E. Florestan Fernandes, finalista das Olimpíadas do ano passado, para falar sobre a Constituição para os alunos do terceiro ano do matutino. Agradecemos aos estudantes, ao professor Douglas e à coordenadora Rithy pela recepção. Em breve voltaremos para falar com os alunos do noturno.
26/03/2026
Hoje celebramos o Dia da Constituição 📜🇧🇷
A data relembra a primeira Constituição do Brasil, outorgada em 25 de março de 1824 pelo imperador Dom Pedro I.
Você sabia que nossa primeira Carta Magna previa um quarto poder, além do judiciário, executivo e legislativo? O poder moderador era exercido pelo imperador, e tinha por função equilibrar os demais poderes e garantir a estabilidade do Império.
De lá pra cá, tivemos outras seis Constituições. Nossa atual foi promulgada em 1988 (tem apenas 37 anos) e é conhecida popularmente como “Constituição Cidadã”. Ela representa um marco na luta e na defesa do Estado Democrático de Direito.
Mais do que um documento, ela representa valores, princípios e a base para uma sociedade mais justa, igualitária e solidária.
Que possamos conhecê-la, respeitá-la e colocá-la em prática todos os dias.
Viva a Constituição, hoje e sempre! ✊📖
ConstituiçãoNasEscolas
20/03/2026
Iniciamos o ano com uma aula na E. E. Virgilia Rodrigues de Carvalho Pinto, ganhadora da Olimpíada Constitucional do ano passado.
Agradecemos novamente à professora Erica e coordenação pela receptividade de sempre. Ao alunos, agradecemos a participação que tornou a discussão sobre a nossa Constituição ainda mais interessante!
Estamos ansiosos para participação de todos na Olimpíada deste ano!
18/03/2026
Pausa nas férias e foco na cidadania! 🏫⚖️
O Projeto Constituição nas Escolas está oficialmente de volta para o ano de 2026!
Esperamos que seja um ano de muito aprendizado e troca. Que possamos, juntos, falar sobre a Constituição em sala de aula.
Para as escolas interessadas em receber uma aula do Projeto, basta nos mandar uma mensagem!
Bora com a gente?
30/01/2026
Hoje tivemos mais uma publicação em nossa coluna do !
Nossa voluntária Maria Gabriela Baia Vital trouxe em seu artigo a razão e importância da privacidade fazer parte do rol de direitos fundamentais abarcados em nossa Constituição Federal!
Link nos stories.
27/01/2026
Venha conhecer nossos bolsistas aprovados na USP! ✨
Em 2025, Rayssa, Sael e Flora conquistaram uma bolsa no cursinho pré-vestibular Anglo, parceiro do Projeto Constituição.
Sabemos que este foi um ano desafiador, de muita dedicação, conversas e dúvidas, mas que resultou em uma grande conquista: a tão sonhada vaga na USP!
Parabéns aos novos universitários! 💙