USP - Universidade de São Paulo

USP - Universidade de São Paulo

Compartilhar

A Universidade de São Paulo (USP) é uma universidade pública, autarquia ligada à Secretaria de Estado

Pelo Decreto 6.283 de 25 de Janeiro de 1934, o Doutor Armando de Salles Oliveira, Interventor Federal no Estado de São Paulo, cria a Universidade de São Paulo.

Impressão 3D e audiodescrição transformam monumentos da USP acessíveis para pessoas com deficiência visual 30/04/2026

🏛| A Universidade de São Paulo (USP) realiza, no dia 7 de maio, às 14h, no auditório do Conselho Universitário, o evento Sentir para Conhecer: A Jornada de Marcos Lima entre Monumentos e Caminhos. A iniciativa apresenta os avanços do projeto que busca tornar as esculturas da USP acessíveis a pessoas com deficiência visual por meio de réplicas táteis produzidas em impressão 3D, e que agora contam com recursos de audiodescrição acionados por toque ou sensor de presença.

A programação inclui a palestra do jornalista Marcos Lima, criador do canal Histórias para Cegos no YouTube e autor do livro de mesmo nome. Na conversa, serão abordados temas como acessibilidade, percepção e autonomia, passando por diferentes formas de vivenciar a cidade, a arquitetura e o patrimônio cultural.
👇Matéria completa👇

Impressão 3D e audiodescrição transformam monumentos da USP acessíveis para pessoas com deficiência visual O Projeto Sentir para Conhecer cria réplicas táteis e interativas que rompem barreiras sensoriais e traz em maio palestra com o jornalista Marcos Lima, criador do canal Histórias para Cegos e um dos maiores influenciadores cegos do Brasil

Pesquisadoras da USP e Unifesp mapeiam o ativismo curatorial como campo de saber no Brasil 30/04/2026

🎨| Como a arte pode corrigir apagamentos históricos? Para responder a essa pergunta, Ana Avelar, professora do Departamento de História da Arte na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Marcella Imparato, doutoranda na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, organizaram o livro Ativismo Curatorial no Brasil, publicado pela Editora Mireveja. A obra mapeia o trabalho de 15 curadores, profissionais responsáveis pela seleção de obras e definição da narrativa de uma exposição, em todas as regiões do País. Em entrevista ao Jornal da USP, as autoras defendem que o papel das exposições hoje vai além da estética, exigindo uma postura política que envolva desde a valorização dos setores educativos até a transparência nos bastidores das grandes instituições culturais.
👇Matéria completa👇

Pesquisadoras da USP e Unifesp mapeiam o ativismo curatorial como campo de saber no Brasil Ana Avelar e Marcella Imparato discutem como a curadoria pode romper o elitismo dos museus e promover a inclusão de artistas e territórios historicamente invisibilizados

Dieta rica em gordura ativa células do cérebro ligadas à reprodução na puberdade precoce 30/04/2026

🌭| Que o excesso de peso predispõe crianças à puberdade precoce é fato conhecido. O que se procura agora é entender como isso ocorre. Com este objetivo, uma equipe da USP em Ribeirão Preto estudou em camundongos os efeitos de uma dieta rica em gorduras na maturação sexual, focando em avaliar células do cérebro ligadas à reprodução. Como resultados, descobriram alterações no sistema nervoso central das fêmeas não identificadas nos machos.

Estas ainda são respostas de experimentação animal, porém, a pesquisadora Isabelle Rodrigues dos Santos, responsável pelo estudo, afirma que é a primeira vez que se demonstra como “a dieta hiperlipídica afeta diretamente a aposição de astrócitos sobre neurônios GnRH durante a transição puberal”. Astrócitos, conta, são células essenciais às conexões, suporte metabólico e comunicação entre os neurônios e, na puberdade, essas células interagem diretamente com os neurônios produtores de GnRH (hormônio que regula sistema reprodutivo em mamíferos) para o início da maturação sexual.
👇Matéria completa👇

Dieta rica em gordura ativa células do cérebro ligadas à reprodução na puberdade precoce Achados vêm de pesquisa com animais, mas afirmação vale, principalmente, para o s**o feminino e auxilia na compreensão dos riscos da obesidade infantil

Biblioteca Brasiliana da USP retoma série de aulas gratuitas sobre obras da Fuvest 29/04/2026

📚| A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, no campus da USP no bairro do Butantã, deu início ao cronograma de 2026 do projeto BBM no Vestibular, iniciativa que busca aproximar estudantes e a comunidade acadêmica por meio de aulas abertas sobre as leituras obrigatórias do exame da Fuvest. Com foco no protagonismo feminino e em obras que discutem a formação da sociedade brasileira, a série deste primeiro semestre destaca autoras fundamentais como Nísia Floresta, Narcisa Amália e Julia Lopes de Almeida. É possível acompanhar o evento presencialmente ou, depois, conferir o vídeo disponibilizado no canal da BBM no YouTube.

O projeto, que já se consolidou como uma ferramenta estratégica de democratização do conhecimento, teve sua aula inaugural realizada no último dia 15 de abril. Na ocasião, a professora Ligia Fonseca Ferreira analisou a obra Opúsculo Humanitário (1853), de Nísia Floresta. O texto, considerado um marco do pensamento feminista no Brasil, denuncia o atraso educacional e a submissão feminina no século 19, defendendo a instrução como motor de emancipação social.
👇Matéria completa👇

Biblioteca Brasiliana da USP retoma série de aulas gratuitas sobre obras da Fuvest Projeto BBM no Vestibular oferece análises críticas de livros obrigatórios com transmissões ao vivo e inscrições abertas às sextas-feiras

Morre Silvano Raia, professor da USP e pioneiro mundial em transplantes de fígado 29/04/2026

🖤| Silvano Raia, cirurgião, professor e ex-diretor da Faculdade de Medicina (FM) da USP, faleceu nesta terça-feira (28), aos 95 anos, em decorrência de problemas pulmonares. Formado em medicina pela USP em 1956, com PhD pela Universidade de Londres em 1966, Raia foi professor titular na FMUSP e exerceu o cargo de diretor entre 1982 e 1986. Com especializações no exterior e atuação em instituições de renome como a Universidade de Cambridge, ele dedicou sua vida ao avanço da cirurgia hepática. Além de realizar o primeiro transplante de fígado com doador cadáver da América Latina, foi o autor e executor do primeiro transplante de fígado com doador vivo do mundo.

Seu legado se estende também à gestão e ao ensino, enquanto responsável por formar a maioria dos cirurgiões transplantadores de fígado do Brasil. Como criador da Unidade de Fígado do Hospital das Clínicas da FMUSP, Secretário Municipal da Saúde de São Paulo e coordenador do Ministério da Saúde para a expansão da rede nacional de transplantes, o professor é parte da história da saúde pública brasileira.
👇Matéria completa👇

Morre Silvano Raia, professor da USP e pioneiro mundial em transplantes de fígado Docente e ex-diretor da Faculdade de Medicina (FM) da USP, o cirurgião marcou a vanguarda científica da Universidade ao realizar o primeiro transplante de fígado com doador vivo do mundo

A importância do estabelecimento de normas para o uso das canetas emagrecedoras pela Anvisa 29/04/2026

⚠️| A Anvisa (Associação Nacional de Vigilância Sanitária) vai discutir normas para a manipulação de canetas emagrecedoras. A diretoria da agência debaterá uma proposta de novas normas na próxima quarta-feira (29). É o tipo de discussão que desperta muito interesse, não só na área médica como também entre a população em geral; afinal de contas, 60% da população brasileira é obesa atualmente, o que faz o médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto, docente da Faculdade de Saúde Pública da USP e ex-presidente da Anvisa, afirmar que a obesidade é uma doença e que não havia um remédio para ela, até o surgimento recente das popularmente conhecidas como canetas emagrecedoras, que agem como agonistas dos receptores GLP-1, o que significa que aumentam a saciedade e retardam o esvaziamento gástrico. Vecina compara o aparecimento desse tipo de medicamento ao da penicilina, tal a importância que confere a ele. O medicamento atua no organismo, segundo Vecina, produzindo poucos efeitos colaterais. Admite, contudo, que o grande problema das canetas emagrecedoras é o seu preço; por outro lado, a demanda pelos agonistas de GLP-1 é muito alta.
👇Matéria completa👇

A importância do estabelecimento de normas para o uso das canetas emagrecedoras pela Anvisa As novas normas, anunciadas no último dia 6, preveem uma série de procedimentos técnicos que nortearão a manipulação desses medicamentos

Entre arte e militância: mulheres que desenharam o feminismo no século 20 29/04/2026

🙋‍♀️| No início do século 20, artistas mulheres participaram ativamente dos movimentos feministas na América Latina, utilizando a arte como ferramenta política. A relação entre produção artística e militância é tema da pesquisa da historiadora Thaís Batista Rosa de Moreira, que investiga atualmente, no doutorado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, a produção visual e gráfica de movimentos das sufragistas — mulheres que lutaram pelo direito de votar — do Cone Sul. Em um artigo publicado na Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (n. 92, 2025), a pesquisadora comparou a trajetória das artistas Regina Veiga, no Brasil, e Laura Rodig, no Chile.

Essas artistas se destacam por terem em comum uma formação nas Belas Artes e passagem por “ritos” do campo artístico, como premiações. Além disso, se relacionaram com a militância feminista na década de 1930. Em um contexto de poucos direitos civis e políticos, aliar-se a esses movimentos não era simples, afirma Thaís.
👇Matéria completa👇

Entre arte e militância: mulheres que desenharam o feminismo no século 20 Historiadora mostra como artistas latino-americanas transformaram a produção visual em instrumento de luta, articulando imprensa política e emancipação feminina

Parceria entre USP e Prefeitura de São Carlos transforma alfabetização científica em política pública 28/04/2026

🤝| Com o uso de tecnologias imersivas, formação docente e ações em escolas, bibliotecas e museus, o projeto Ciência para Todos: Alfabetização Científica com Tecnologias Inovadoras pretende abrir uma nova frente de cooperação entre universidade, poder público e instituições culturais para qualificar o ensino de ciências na cidade de São Carlos, no interior de São Paulo. A iniciativa, que tem a coordenação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP e parceria da Prefeitura Municipal de São Carlos e do Instituto Mário de Andrade (IMA), teve início neste mês de abril e conta com mais de R$ 1,9 milhão em investimentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A proposta pretende transformar a alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental em uma política pública estruturada, com impacto em toda a rede e potencial de replicação em outros municípios. O investimento prevê recursos para aquisição de equipamentos, materiais de consumo, contratação de serviços, concessão de bolsas e reserva técnica. A iniciativa foi estruturada para viabilizar o desenvolvimento, a implementação e a avaliação das ações ao longo de 48 meses, com potencial de impacto direto sobre até 6.391 estudantes em 60 unidades da rede municipal de ensino.
👇Matéria completa👇

Parceria entre USP e Prefeitura de São Carlos transforma alfabetização científica em política pública Proposta coordenada pelo Instituto de Física de São Carlos da USP pretende transformar o ensino com o uso de tecnologias imersivas, formação docente e ações em escolas, bibliotecas e museus, com impacto em toda rede e potencial de replicação em outros municípios

Matrículas da educação básica na rede pública caem em todos os anos 28/04/2026

📝| O Censo Escolar de 2025, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), revela que o número de matriculados na rede pública passou de 47,09 milhões para 46,02 milhões, uma queda de 1,08 milhão de estudantes, o equivalente a 2,29% do total. A redução abrange desde as creches até o ensino médio, com este último tendo uma perda de aproximadamente 425 mil estudantes, sendo 60% destes alunos do Estado de São Paulo. Fernando Cássio, professor do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da USP, explica as razões para a queda no número de matrículas.

“Existem vários fenômenos que estão associados à queda de matrícula. Temos um fenômeno de fundo, que é a mudança demográfica, que significa que nós temos uma queda da população em idade escolar, um envelhecimento da população. Só que essas taxas de envelhecimento da população vão tirar da educação básica 1% da população ao ano, elas não explicam a queda de 1 milhão de matrículas, aproximadamente 2%. O problema é que, quando você olha o universo do ensino médio, você percebe que, no ensino médio, você tem uma queda de matrículas de aproximadamente 400 mil, que representa uma quantidade muito grande, cerca de 6% a 7%. No Estado de São Paulo, dentro do ensino médio, a queda de matrículas é da ordem de 17%.”
👇Matéria completa👇

Matrículas da educação básica na rede pública caem em todos os anos Fernando Cássio explica as razões para a diminuição de alunos no ensino fundamental e médio

Exposição usa marcas do passado para pensar o futuro 28/04/2026

🖼| Há dois séculos, as paisagens brasileiras eram completamente diferentes: em vários pontos do País, florestas foram substituídas por edifícios e rios foram cobertos por concreto. É o que o se constata na exposição Langsdorff: A Expedição Fluvial 200 Anos Depois, em cartaz até 26 de junho na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. Nela, documentos produzidos pela Expedição Langsdorff – que de 1826 a 1829 percorreu mais de 16 mil quilômetros no interior do Brasil, de São Paulo até o Amazonas – são exibidos ao lado de fotografias atuais dos lugares visitados pelos participantes da expedição, entre eles o inventor e desenhista francês Hercule Florence, o pintor francês Aimé-Adrien Taunay, o astrônomo russo Néster Rubtsov e o botânico alemão Ludwig Riedel. Eles eram liderados pelo médico e naturalista russo Georg Heinrich von Langsdorff (1774-1852) e financiados pelo Império Russo do czar Alexandre I.

A mostra começa na Sala Multiuso da BBM, onde estão reunidas amostras botânicas da expedição, desenhos e escritos sobre os povos originários produzidos pelos viajantes, principalmente por Hercule Florence. Reproduções de seus registros de viagem ficam expostas em painéis pela sala. “Hercule é o único que conseguiu produzir um relato completo. Os desenhos dele são reproduções lógicas e já têm qualidade de gravura, ou seja, estão prontos para virar álbum de viagem”, diz a museóloga Francis Melvin Lee, curadora da mostra e superintendente do Instituto Hercule Florence, de São Paulo, que organiza a exposição em parceria com a Documenta Pantanal, a BBM, o Centro MariAntonia da USP e o Instituto Moreia Salles.
👇Matéria completa 👇

Exposição usa marcas do passado para pensar o futuro Em cartaz na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, mostra reúne registros da Expedição Langsdorff - que há 200 anos percorreu o interior do Brasil, desde São Paulo até o Amazonas - para gerar reflexões sobre a preservação do ambiente

USP sedia primeiro encontro de pesquisa sobre influenciadores digitais e criação de conteúdo 28/04/2026

🤳| A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP realiza, entre os dias 4 e 6 de maio de 2026, o Influências: 1º Encontro de Pesquisadores em Influências Digitais, reunindo pesquisadores de todas as regiões do País em torno de um dos fenômenos centrais da cultura digital contemporânea: os influenciadores digitais e criadores de conteúdo. O evento é presencial: durante o dia, na Escola de Comunicações e Artes, na Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, à noite, no Auditório Camargo Guarnieri, na Rua do Anfiteatro, 109, ambos no campus da USP, no bairro do Butantã.

Nesta primeira edição, o evento reúne mais de 130 pesquisas sobre influenciadores digitais e mais de 300 participantes inscritos. As temáticas de investigação revelam a consolidação de uma área de pesquisa que dialoga diretamente com questões centrais também em debate no espaço público: a presença de crianças e adolescentes nas redes sociais; o papel dos influenciadores digitais no consumo e também na educação; a misoginia e discursos conservadores nas redes; a centralidade das plataformas no mercado de influência; regulamentação da prática profissional, além de estudos sobre as culturas digitais próprias dos influenciadores como os influenciadores literários, influenciadores fitness.
👇Matéria completa👇

USP sedia primeiro encontro de pesquisa sobre influenciadores digitais e criação de conteúdo Evento que vai reunir mais de 130 pesquisas na área acontece nos dias 4 e 6 de maio no auditório Camargo Guarnieri, no campus da USP no bairro do Butantã

Turismo regenerativo: uma forma de recuperar ambientes degradados pela atividade 27/04/2026

🧳| Turismo regenerativo é uma abordagem do setor que se preocupa com a regeneração de ambientes naturais, sociais e ecológicos. Essa linha de pensamento não é um tipo de turismo, como defende o professor Thiago Allis, do curso de Turismo e Lazer da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e líder do grupo de pesquisa em Mobilidade e Turismo. Segundo ele , o turismo regenerativo é uma forma de entender e desenvolver a atividade.
👇Matéria completa👇

Turismo regenerativo: uma forma de recuperar ambientes degradados pela atividade Especialistas discutem a abordagem e o papel que o Brasil pode desempenhar no sentido de contribuir para ampliar o conceito de turismo regenerativo

Quer que seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em São Paulo?

Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Localização

Categoria

Entre em contato com a escola/colégio

Endereço


São Paulo, SP