20/10/2023
Link para transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=SjclbSz3VMI
O NAP.Mineração é o Núcleo de Pesquisa para a Mineração Responsável da Universidade de São Paulo.
20/10/2023
Link para transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=SjclbSz3VMI
16/10/2023
No dia 5 de outubro, uma delegação dos alunos da Poli, do departamento de Minas e Petróleo (PMI) tiveram a oportunidade de participar de uma visita técnica à Polimix, localizada em Guarulhos. Esta visita fez parte das disciplinas de Planejamento de Lavra (PMI3220), Lavra a Céu-Aberto (PMI3325) e Projeto de Lavra de Minas (PMI3236), ministradas pelo professor Giorgio de Tomi e professor Ricardo Cabral de Azevedo.
O proposito da visita foi conhecer situações reais de tomada de decisões de projetos de lavra para que os alunos compreendam as dificuldades do dia a dia de uma mina, integrando o conhecimento teórico das aulas com a visão prática de uma operação.
A delegação da Poli/PMI foi recepcionada pelo Eng. Rafael Tadeu, responsável pelo planejamento de lavra das operações da Polimix.
11/10/2023
21/09/2023
No NAP.Mineração/USP, contamos com uma equipe de pesquisadores de diferentes partes do mundo, o que enriquece a nossa experiência laboratorial com uma ampla diversidade. Cada um desses pesquisadores traz consigo uma riqueza das suas origens, resultando em um ambiente de trabalho com uma pluralidade cultural. Apesar das nossas origens diversas, compartilhamos um objetivo comum: a busca por soluções inovadoras para os desafios da indústria de mineração.
Queremos enfatizar que estamos abertos a receber pesquisadores interessados em fazer parte da nossa equipe. Se você possui uma área de pesquisa de interesse e gostaria de trabalhar conosco, nos envie uma mensagem!
19/09/2023
O Núcleo de Apoio á Pesquisa (NAP.Mineração/USP) em parceria com Instituto Perspectiva (INSPRO) têm o prazer de convidar a todos os interessados a participarem da sessão de abertura do: Seminário Campos Verdes 2050: Minerando para o Futuro, a ser realizado em 27/09/2023 às 07:30, na Biblioteca Central, localizada na Av. Campos Verdes, s/n.
O Seminário contará com palestras e oficinas de especialistas na área de Planejamento a longo prazo e extensionismo mineral, como parte do Projeto: ”Planejamento de longo prazo de Arranjo Produtivo Local (APL) Mineral resilientes para o desenvolvimento sustentável” no Município de Campos Verdes no Estado de Goiás.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 99201-6026, ou pelo e-mail [email protected]
18/09/2023
Link para a notícia: https://www.ourosemmercurio.com.br/2023/09/14/chegamos-ao-rio-madeira-rondonia-e-amazonas-serao-visitados-nessa-etapa-de-campo/
31/08/2023
Veja a participação dos pesquisadores Dr. Oswaldo Nico e Dr. Carlos Henrique Araujo no Podcast da Mineração.
Link: https://www.linkedin.com/posts/jony-peterson-b9ab3322_entrevista-com-a-equipe-da-napminera%C3%A7%C3%A3o-activity-7102038053090656256-TZ9W?utm_source=share&utm_medium=member_desktop
31/08/2023
O Professor Giorgio de Tomi e o Dr. Carlos Henrique Araujo participaram do II Seminário Internacional Gestão Ambiental na Mineração, realizado na Exposibram 2023, em Belém, no dia 29 de agosto de 2023.
Na abertura do seminário, o Professor Tomi trouxe à discussão o papel da pequena mineração responsável na transição energética do Século XXI e o Dr. Carlos Henrique apresentou exemplos de modelos de coexistência entre a grande e a pequena mineração na América Latina, na mesa redonda Resíduos da Indústria Minero-Metalúrgica: A Quebra de Paradigmas que também contou com a participação de representantes da Agência Nacional de Mineração (ANM), Hydro e da Alcoa.
O evento foi organizado pela Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (SOBRADE).
31/08/2023
A equipe técnica do NAP.Mineração/USP realizou o minicurso de 8 horas "Gestão e Governança para a Mineração Responsável no Século XXI". O minicurso ocorreu durante a maior feira de mineração do país, a EXPOSIBRAM 2023, no dia 28 de agosto de 2023. O minicurso foi liderado pelos especialistas, Professor Giorgio de Tomi, Dr. Oswaldo Nico, Dr. Carlos Henrique e Dr. Ricardo Tichauer. Ao longo dos quatro módulos, os participantes entenderam os conceitos de sustentabilidade e como priorizar ações de ESG (Environmental, Social and Governance) na MPE.
Este é o primeiro curso específico sobre a Mineração em Pequena Escala (MPE), oferecido durante a Exposibram. O minicurso teve a participação de uma audiência diversificada, composta por representantes de variados setores, incluindo o setor privado, acadêmicos, profissionais da indústria e representantes governamentais. Durante o minicurso também foi realizada a mesa redonda “Ouro Sem Mercúrio e o futuro do garimpo da Amazônia”.
O NAP. Mineração/USP agradece ao Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) pela oportunidade concedida.
| Segunda-feira | 09:00 - 17:00 |
| Terça-feira | 09:00 - 17:00 |
| Quarta-feira | 09:00 - 17:00 |
| Quinta-feira | 09:00 - 17:00 |
| Sexta-feira | 09:00 - 17:00 |