04/01/2024
É importante criar visual elegantes e delicados em seus projetos, e as formatações aplicadas em colunas calculadas, ajudam muito você a alcançar esse objetivo.
No Power BI há muitas formas e atalhos para criar uma coluna calculada, apresento aqui duas delas no Power View.
Use as abas “Ferramenta de Coluna ou de Tabela”, elas podem ser encontradas no topo da tela inicial do Software, depois que for fechada a janela de apresentação da ferramenta.
F**a no topo e são as duas ultimas abas. Escolha uma delas e clique, busque o botão “Nova Coluna” clique nele e aparecerá a barra de comando, onde você poderá digitar os comandos apresentados aqui. Ele irão criar as formatações de datas que lhe dará subsídios para deixar seu gráficos muito mais bonitos.
Para a opção de mês/Ano utilize esses comandos:
Para f**ar assim “jan/24”
mesAno = dCalendario[mêsNome]&”/“&RIGHT(dCalendario[Ano],2)
Para f**ar assim “jan/2024”
mesAno = dCalendario[mêsNome]&”/“& (dCalendario[Ano])
Ao dar um nome para a coluna, eu prefiro não colocar espaço ou caracteres especiais, por isso o nome ficou “mesAno”. Utilize o & comercial para concatenar/juntar as duas informações.
IMPORTANTE ambas as colunas precisam ser definidas como tipo texto, se forem de tipos diferentes irá gerar erros de incompatibilidade. Também adapte o comando para utilizar os nomes das colunas e tabelas do seu projeto.
Para a opção de dias da semana utilize esses comandos em uma a coluna do tipo data:
DiaSemana = FORMAT(dCalendario[Data].[Date],”ddd”)
Veja nas imagem como f**a bem delicado, podendo ser aplicado a qualquer visual, que vai deixar tudo muito mais elegante.
Gostou? Me segue para mais dicas.
18/11/2023
Há muita filosofia em uma linguagem da programação.
Veja os conselhos, do criador de Phyton!
Sempre é hora de estudar, técnicas e filosofias!
03/02/2023
Olá Pessoaaaal ....
Está nascendo um projeto que vem sendo pensado, mais ou menos, há 3 anos.
A frase "Um dia vou ter tempo de fazer", caiu por terra e estou dando o pontapé inicial.
O nome desse perfil nasceu da ideia que tenho que, para utilizar tecnologias que lidam com dados, a mistura de três coisas é fundamental:
- conhecimento técnico;
- visão de negócio;
- criatividade.
Convido a voltarem sempre por aqui os que se interessam por assuntos relacionados à área de análise de dados e informação, por tecnologias de dados e criação de inteligência de negócios.
Nesse perfil vou dividir com vocês assuntos que mais amo: Dados, Relatórios, Análises, Software, e claro, Power BI. O software de dados queridinho do mercado e, um dos conhecimentos mais requisitados em entrevistas de emprego.
Quero mostrar para vocês algumas habilidades que desenvolvi em anos trabalhando na área de BI, coisas que já estão internalizadas e coisas que aprendo todos os dias colocando a mão na massa. Além de falar sobre o mercado de dados como um todo e de grandes profissionais que atuam nessa área.
Para quem olha com carinho e vontade de vir para o lado de cá, meu conselho é: VENHA!!!
Venha sem medo, aos poucos você irá desenvolver as três habilidades já citadas, elas possuem uma relação íntima com um trabalho de excelência e podem ser desenvolvidas.
Seja bem-vindo, curta e compartilhe.
28/05/2021
ARTE e BLOCKCHAIN
O que um Gatinho o “Nyan Cat”, uma obra de Arte (A obra digital Everydays do artista Beeple) e as Criptomoedas possuem em comum?
R: O Blockchain.
O Blockchain ou “Cadeia de blocos” - uma tradução bem ao “pé da letra” - é um sistema, que tem o poder de autenticar algo digital, como as transações das criptomoedas – como o Bitcoin, por exemplo, e este poder de validação está sendo cada vez mais explorado.
Eu costumo interpretar o Blockchain com se ele fosse o Banco de Dados Mundial de Registros, é como se existisse um registro público, muito parecido com os registros em cartórios - com a diferença que o cartório precisa do papel, para depois digitaliza - no Blockchain o registro nasce digital, ele é um cálculo matemático, esse registro f**a armazenado em vários computadores ao mesmo tempo.
Como funciona a NFT que registrou as duas obras citadas aqui, NFT - Non Fungible Token (registro não fungíveis), é uma linha de código que te dá a propriedade do bem, essa linha de código f**a registrada no Blockchain, e esse por sua vez, registra toda a transação ocorrida com o arquivo digital: quem criou, alterou, onde está armazenado, quando foi criador, quem é o dono atual, assegurando assim sua autenticidade e originalidade.
O poder do registro está associado ao valor que se dá a originalidade, ter um registro único em NFTs que autêntica sua criação ou a compra de algo criado por outro, valoriza a criação em si. É como ser o Museu do Louvre na França, é dono da Monalisa original e para você vai ter acesso precisa pagar a entrada para vê-la.
A comercialização dessa nova modalidade de registro, coloca um holofote nessa tecnologia, mostrando que ela está além das criptomoedas.
No livro ABUNDÂNCIA DE 2006, essa e outras tecnologias são abordadas e nos chama para imaginar um futuro de inovações extraordinárias.
Algumas dessas ideias inovadoras ainda dependem da evolução outras tecnologias e outras de mudança no comportamentais, que podem ser revolucionárias.
Daqui vamos acompanhando e fazendo o máximo para entender as revoluções contidas em cada inovação.
Gostou? Compartilhe conhecimento.
26/05/2021
Para quem quer entender o mundo digital, entender a revolução que está mudando a forma de se comunicar no Mundo, precisa participar de alguns eventos, um deles é o Hotmart Masters.
Grandes nomes do Marketing Digital como, , , , e outros, que dominam a arte de crescer no digital, estarão nesse evento e darão muitas dicas para quem já está olhando esse mundo novo com bons olhos.
Vale a pena dedicar um tempinho, nessa 2ª edição, começa às 18 horas que é um bom horário para quem está envolvido em outras tarefas e só tem o final do dia para se dedicar, ao mundo On-Line ou ao “Mundo Paralelo” como fala , com olhar empreendedor.
E ai você já estava sabendo desse evento ou já participou de alguma edição?
13/05/2021
SOBRE EMPREENDER E A MATERNIDADE
Empreender é estar tempo integral em várias funções.
- Reunião de projeto
- Mães pacientes
Ok, eu sei, muitos dirão que não pega muito bem fazer reunião com as crianças por perto, mas a escolha por empreender foi por elas.
E vejam, percebam bem, normalmente as crianças começam a aparece no final, quando a reunião já durou mais do que deveria, rs.
Também sei que assim como nós, há muitas mamães que sonham em ter essa liberdade.
Então parabéns a todas às mulheres que têm a coragem de se arriscar em novos caminhos, por amor.
FELIZ TODO DIA DAS MÃES.
sousa
09/05/2021
Você é amado (You are Loved)
Essa é a frase que, para mim, define o primeiro olhar de uma mãe que esperou ansiosamente por nove meses seu filho(a).
Sonhei com maternidade por anos, sempre quis e tudo ficou mais claro quando fui me aproximando do ponto máximo da fertilidade feminina, os 40 anos.
O André nasceu logo depois que completei 41, foi uma gestação tranquila mesmo com a idade avançada, amei cada centímetro de barriga crescendo, amaei cada roupinha comprada ou ganhada. Pensava pouco no momento do parto, queria que acontecesse naturalmente.
Do dia 16/06/2013 esperei sem ansiedade, apenas deixando a natureza fazer sua parte, mas depois de 12 horas com pouca dilação e sem dor alguma, a médica me venceu com o argumento da idade mais avançada, gestação perfeita e não valeria arriscar um porto difícil. E ele veio com quase 4 quilos e 52 centímetros, é seria bem difícil.
Curti cada carinha e careta que ele fez desde o primeiro segundo que olhei para ele, fiquei por 3 dia na maternidade, recebi pouquíssimas visitas, já que junto com a chegada do meu André ao mundo, nascia lá fora um movimento especial para o Brasil, uma multidão invadiu a avenida Paulista gritando "VEM PRÁ RUA, VEM PRÁ RUA...". Era o povo clamando o fim da corrupção, e as visitas f**aram impedidas de chegarem na maternidade que f**ava ali bem no meio da multidão, conseguia sentir a vibração dentro do quarto, recordei de mim ao 20 anos, super atuante buscando meu direitos, me enchi de esperança: será que o André encontraria um país melhor....? Bom, vamos voltar para o bom dessa história, o momento dessa foto.
Essa foto foi tirada em um momento mágico, em poucos minutos eu sairia da maternidade e a partir dali, teria que cuidar dele sozinha. Com os poucos conhecimentos que tinha, alguns adquiridos da minha experiência de irmã mais velha cuidando dos mais novos e os adquiridos durante os nove meses, lendo, questionando minha mãe e todas as mães que eu via por perto e me davam bola, rs. Foi muita emoção junta.
Não sabia como iria ser, mas a única coisa que tinha certeza, absoluta, é que eu iria ser capaz de fazer tudo que precisasse para mantê-lo saldável e feliz e que ele era e é muito amado.
E é isso que faço até hoje: AMO E CUIDO e sou muito feliz.
Obrigada e por terem contribuído nesse meu projeto de vida a maternidade.