26/04/2026
VIVER O HOJE ou criar expectativa para um FUTURO melhor?
O paradoxo de crenças que estavam brigando dentro de mim. Nos últimos 30 anos, mergulhei profundamente em espiritualidade, filosofia, radiestesia… e uma ideia que eu absorvi foi: “não ter expectativas evita frustração.” E, de certa forma, isso faz sentido. A expectativa gera apego… e o apego pode gerar sofrimento.
Mas hoje eu percebo que distorci isso. Na tentativa de proteger minha paz interior, eu comecei a me afastar do desejo. Parei de sonhar grande. Me encolhi para não me frustrar. E isso virou uma autossabotagem silenciosa. Porque *não criar expectativas não eliminou o sofrimento…só tirou ele do campo visível.*
E mais: *querer não sofrer já é, por si só, uma expectativa.*
Ao mesmo tempo, existe o outro extremo: o apego excessivo ao resultado, aquele que sequestra o presente e gera ansiedade. Então percebi que eu estava vivendo esse conflito interno: nem me permitia desejar de verdade…nem estava totalmente em paz. Agora eu entendo que o caminho não é eliminar as expectativas. É ordená-las. Estar animada com o futuro, sim. Mas sem excesso de cobrança. Sem transformar o plano em sofrimento. Planejar, mas sem perder a presença.
Desejar, mas sem se abandonar no processo. No final do ano passado me permiti parar para começar a romper esse padrão. Estou planejando, me movendo, enfrentando inseguranças…E percebi que o medo estava em acreditar que eu não conseguiria. Entendi que : o que foi criado para te proteger, pode ser justamente o que está te prendendo. E, no meu caso, foi exatamente isso.
*Me permito criar expectativas — não como fonte de ansiedade, mas como direção.*
E você, que tal se dedicar 15 min hoje para escrever o que você quer criar esta semana rumo ao meu sonho grande?