26/10/2021
Dicas ótimas para cuidar da saúde visual de todos. E principalmente das crianças que, agora, estão mais expostas às telas.
Para entender História sem necessidade de decoreba. Pais, acompanho as tarefas escolares dos seus fil
26/10/2021
Dicas ótimas para cuidar da saúde visual de todos. E principalmente das crianças que, agora, estão mais expostas às telas.
22/10/2021
Mas o que essa professora aqui realmente faz?
Bom, pessoal, eu dou aulas de história e desenvolvo tutoria para estudos, auxiliando as crianças e jovens a superarem as suas dificuldades de aprendizagem.
Em relação à História, procuro despertar a curiosidade dos alunos e apresento os conteúdos da disciplina de forma que entendam o processo histórico, sem decorar uma lista de nomes e datas. Porque decoreba não ajuda a desenvolver as principais habilidades do pensamento histórico, como estabelecer relações entre diferentes acontecimentos, perceber as diferenças entre tempo cronológico e o tempo histórico, compreender e aplicar conceitos, analisar a complexidade de um fato histórico, entre outras. Só assim a história se torna uma disciplina que desenvolve o pensamento crítico e a formação da cidadania.
Já nas tutorias, procuro detectar se existem dificuldades e como elas podem ser solucionadas. Ajudo a desenvolver habilidades de pesquisa, a fazer uma boa leitura e interpretação de texto nas diferentes disciplinas, a verif**ar diferentes fontes para saber se são confiáveis, como sites, livros, revistas.
Isso é importante para desenvolver bons hábitos de estudos, de forma que o aluno seja autônomo na busca pela solução de problemas e se comprometa com o seu aprendizado, sentindo-se protagonista do seu processo.
Em resumo, incentivo o aluno a aprender a aprender.
Como faço isso? Em aulas online individuais, ou em pequenos grupos, para alunos do 4º ao 9º ano.
Se seu filho está precisando dessa força, entre em contato pelo Whatsapp.
Olá, eu sou a Thelma, professora de história, mestre em Educação e autora de livros didáticos.
Me formei em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Logo que acabei o curso já comecei a dar aulas de história e, no início, foi muito difícil. É mais ou menos como ser mãe: nenhuma teoria prepara suficientemente para isso. Podemos fazer todo o tipo de curso, e eles são uma base imprescindível, mas é só na prática que realmente nos tornamos professores. Com o tempo, fui entendendo os processos, percebendo o tamanho da dedicação necessária para obter bons resultados e quando me dei conta, estava envolvida e completamente apaixonada pela sala de aula.
Depois de 12 anos de experiência em escolas particulares de Porto Alegre e São Paulo, senti a necessidade de refletir sobre o ofício e entrei no mestrado na Faculdade de Educação da USP, na área de Ensino de História. Como o envolvimento no curso e a carga de leituras eram muito grandes, acabei deixando de dar aulas.
Então, comecei a trabalhar na produção de livros didáticos, o que fiz por 14 anos trabalhando para várias editoras, atuando na concepção e elaboração de materiais impressos e digitais para o Ensino Básico. Mas nunca deixei de ser professora e a minha experiência em sala de aula foi o que guiou a minha escrita dos conteúdos que elaborei.
Só que eu sempre senti saudades da conexão com os alunos e, nesses tempos que vivemos, quero poder contribuir de alguma forma com os desafios que alunos, pais e professores estão enfrentando depois desses quase dois anos de pandemia, em que o aprendizado das crianças pode ter f**ado prejudicado.
E eu posso contribuir com o que eu sei e amo fazer, e estava com muita saudade de fazer, como ajudar os alunos a recuperar conteúdos compreendendo o sentido dos acontecimentos, suas causas e consequências. Dessa forma, f**a mais fácil para a criança assimilar os conteúdos fixando alguns marcos temporais, mas sem precisar decorar datas e nomes de pessoas sem nenhum signif**ado.
Você está precisando desta ajuda? Entre em contato comigo pelo WhatsApp.