02/10/2025
Na tarde de hoje, 02/10, o Labfoto acompanhou o primeiro encontro do Projeto Grafitando equidade de gênero e combate à violência contra mulher, em parceria com o .
O bate-papo aconteceu no Colégio Estadual Professor Ernesto Faria, na Mangueira, e reuniu jovens do ensino médio para refletir sobre mulheres na ciência e o papel fundamental de ocupar espaços historicamente negados às pessoas periféricas.
Palestrante: Hildete Pereira de Melo, professora de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Organização: Thaiana Rodrigues, coordenadora do projeto.
Imagens: Laura Marques e Charlie Souza.
24/09/2025
Segunda-feira, dia 29, às 17h30, ocorrerá a exibição do documentário “Quando o medo faz chamada”, no auditório 91 da UERJ.
O filme, dirigido por dois alunos da FCS (Guibsom Romão e Sabrina Jacob), mostra o impacto das operações policiais nas escolas da Maré. O documentário foi vencedor do Prêmio Fernando Pacheco Jordão, concedido pelo Instituto Vladimir Herzog e foi orientado pela professora Fernanda da Escóssia.
Além da exibição, acontecerá também um debate acerca do conteúdo apresentado pelo documentário. Não percam!
17/09/2025
Registros da visita do Labfoto UERJ à exposição “Retratistas do Morro”, atualmente em exibição no Museu de Arte do Rio (MAR). Com curadoria de Guilherme Cunha, a mostra traz imagens construídas a partir do ponto de vista de fotógrafos que vivem e trabalham nas periferias urbanas de Minas Gerais.
Através da exposição, é possível visualizar a construção de uma narrativa que retrata o cotidiano e a vida dos moradores dessas regiões, trazendo um pouco de suas vivências, festas populares, rituais de passagem. As imagens carregam em si a valorização da fotografia como uma ferramenta de resistência e de afirmação cultural.
A mostra está em exposição no MAR desde junho e tem previsão de encerramento em 26 de outubro de 2025. Não perca a oportunidade de conferir esse trabalho fantástico.
Como fazer para visitar?
A visitação pode ser realizada de quinta à terça, das 11h até às 18h, com última entrada às 17h. Os ingressos variam de R$20,00 (inteira) a R$10,00 (meia). Às terças-feiras, o valor é gratuito. Mais informações podem ser conferidas através do .
📍MAR- Museu de Arte do Rio:
Praça Mauá, 5 - Centro, Rio de Janeiro, RJ.
A exposição espera pela visita de vocês!
15/09/2025
Luiz Braga, de 69 anos, é um fotógrafo e ativista visual. Nascido e criado em Belém, no Pará, iniciou suas atividades na fotografia aos 11 anos de idade.
Nos primeiros anos na profissão, fotografava em preto e branco. Em 1975, montou seu primeiro estúdio para trabalhar com retratos, e a partir de 1982 passou a fotografar com cores, após a descoberta da espectro vibrante presente na visualidade popular amazônica.
Suas principais características enquanto fotógrafo é a utilização de um enfoque distante das visões estereotipadas sobre a Amazônia e também o domínio das cores, sendo referência na fotografia brasileira contemporânea. Seu trabalho artístico é naturalista, e busca incluir em sua obra paisagens dos rios, florestas e igarapés e a relação do ser humano com o meio ambiente.
Entre seus trabalhos mais marcantes, estão o ensaio “A Margem do Olhar”, onde retrata com dignidade o caboclo amazônico em seu ambiente, e também a exposição “Retumbante Natureza Humanizada”, premiada pela APCA como melhor exposição de fotografia de 2014. Como artista, já expôs seu trabalho em locais como o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Centro Português de Fotografia, Museu de Arte do Rio e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Nesse ano, esteve presente no Instituto Moreira Salles (IMS), de São Paulo, com a exposição “Luiz Braga- Arquipélago Imaginário”. Com curadoria de Bitu Cassundé, o evento percorreu pelos 50 anos de carreira do fotógrafo, trazendo um catálogo com imagens inéditas que revelaram mais da sua profunda conexão com a região amazônica.
Acima, você confere algumas imagens do artista que estiveram presentes na exposição, que teve seu encerramento no dia 7 de setembro. Através do site do IMS, é possível ter mais informações e fazer uma visita virtual ao material exposto.
11/09/2025
Hoje (11/09), às 18:00, o Centro Cultural Justiça Federal recebe a roda de conversa “Rede de fototecas”, um encontro sobre memória, políticas públicas e o futuro dos acervos fotográficos no Brasil.
O evento será mediado por Paulo Marcos, da FotoRio, e estarão presentes Monica Maia, da rede dos Produtores Culturais da Fotografia no Brasil, a deputada estadual Dani Balbi, a diretora de Projetos da Funarte Laís Almeida, o fotógrafo Bruno Bou.
A roda de conversa faz parte do Festival de Fotografia do Rio de Janeiro, que está aberto para visitação até o dia 9 de novembro de 2025 (terça a domingo, das 11:00 às 19:00).
Entrada gratuita. Não percam!
📍 Centro Cultural Justiça Federal: Avenida Rio Branco, 241 - Centro, Rio de Janeiro
08/09/2025
O Labfoto UERJ esteve presente na Intercom Nacional de 2025, em Vitória. O congresso é realizado anualmente para uma troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais da comunicação.
No evento, os bolsistas e .arjo apresentaram, respectivamente, dois projetos ligados ao laboratório: “Diálogos sobre maternidade ultrajada, amor incondicional e fotoativismo”, que debateu acerca do cenário da necropolítica no Rio de Janeiro, baseado na exposição de Marina S.Alves realizada no Labfoto; e “O papel da foto”, que registrou as atividades de um projeto de extensão do laboratório que leva o conhecimento agregado da fotografia para escolas públicas de regiões periféricas da cidade.
Nossos agradecimentos a todos os profissionais envolvidos no projeto, que contou também com a participação dos bolsistas , e , e ao CEH e à secretaria da FCS pelo incentivo e apoio que proporcionou a participação e a representação da universidade no congresso.
08/09/2025
O Labfoto UERJ esteve presente na Intercom Nacional de 2025, em Vitória. O congresso é realizado anualmente para uma troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais da comunicação.
No evento, os bolsistas e .arjo apresentaram, respectivamente, dois projetos ligados ao laboratório: “Diálogos sobre maternidade ultrajada, amor incondicional e fotoativismo”, que debateu acerca do cenário da necropolítica no Rio de Janeiro, baseado na exposição de Marina S.Alves realizada no Labfoto; e “O papel da foto”, que registrou as atividades de um projeto de extensão do laboratório que leva o conhecimento agregado da fotografia para escolas públicas de regiões periféricas da cidade.
Nossos agradecimentos a todos os profissionais envolvidos nos projetos, que também contou com a participação dos bolsistas , e , e ao CEH e à secretaria da FCS pelo incentivo e apoio que proporcionou a participação e a representação da universidade no congresso.
03/09/2025
Entre agosto e dezembro de 2025, o Núcleo de Estudos de Desigualdades e Relações de Gênero (NUDERG/UERJ) realizará um projeto em três escolas de nível médio do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover o debate sobre a equidade de gênero no espaço escolar e na sociedade como um todo.
As atividades serão desenvolvidas por meio de rodas de conversa, palestras e oficinas de grafite, estimulando a reflexão crítica e o engajamento dos(as) estudantes.
📩 Caso tenha interesse em levar esta proposta para sua escola, entre em contato com:
27/08/2025
Registros da abertura da exposição “Amamentamos esse País”, ocorrida no Retratos Espaço Cultural, na Glória, na última sexta-feira.
Com curadoria de Nana Moraes, a exposição fotográfica de Marina S. Alves é fruto do encontro promovido entre quatro mães: Mônica Cunha, Bruna da Silva, Nívia Borges e Nádia dos Santos, que perderam seus filhos vítimas da violência do Estado.
A exposição ficará aberta ao público até o dia 28 de setembro, e a entrada é franca. Não percam!
📍Retratos Espaço Cultural:
Rua Benjamin Constant, 115A, Glória - Rio de Janeiro.
Apoio: FAPERJ e CNPQ.
Realização: Labfoto/UERJ.
📸 Fotografias registradas por Juliana Silva.